Essa incrível construção fica a 40 quilômetros de Londres e pode ser uma excelente opção para se visitar saindo da capital. O Castelo de Windsor tem mais de 900 anos de história e se tornou o castelo mais antigo da Europa ainda em uso.

Uma das residências oficiais da família real britânica, o Castelo de Windsor ganhou nova visibilidade recentemente, quando o príncipe Harry e Meghan Markle se casaram lá, em maio de 2018. Foi lá também que Elizabeth II comemorou seus 90 anos em 2016.

Como visitar o Castelo de Windsor

O castelo fica na cidade de Windsor, condado de Berkshire, a cerca de uma hora de Londres. A melhor maneira de se chegar é pegando o trem na estação Waterloo, no centro de Londres. O trajeto dura em torno de 50 minutos e custa entre 9 e 19 libras, a depender do dia e horário.

O percurso é muito bonito e você consegue ver as belezas de Windsor e até avistar o Castelo de dentro do trem. Salte na estação Windsor & Eaton Riverside e siga a pé por cerca de 5 minutos até chegar lá.

castelo casamento harry

Dias e horário de funcionamento

O Castelo de Windsor fica aberto de 1 de março a 31 de outubro, das 9h30 às 17h15 (última entrada às 16h); e de 1 de novembro a 28 de fevereiro, das 9h45 às 16h15 (última entrada às 15h).

O ingresso para adulto para o Castelo de Windsor custa 21,20 libras, e inclui um guia multimídia. Menores de 17 anos e deficientes físicos pagam 12,30 libras. Crianças menores de 5 anos não pagam para entrar. Saiba mais no Get Your Guide.

Reserve ao menos três horas no local para visitar tudo com calma. Algumas salas ficam fechadas em determinadas épocas do ano, por isso é importante consultar o site oficial.

Exposição “Um Casamento Real: O Duque e a Duquesa de Sussex”

De 26 de outubro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, as roupas de casamento do Duque e da Duquesa de Sussex (Harry e Meghan Markle) estarão expostas no Castelo de Windsor, na exposição “Um Casamento Real: O Duque e a Duquesa de Sussex”. A entrada para a exposição está incluída no valor do ingresso para o castelo.

O que visitar no Castelo de Windsor

Diariamente, há uma excursão gratuita que dura em torno de 30 minutos pelos principais recintos do castelo. Os passeios são conduzidos por guardas reais e acontecem em vários horários ao longo do dia. É uma excelente maneira de conhecer a história de quase mil anos do castelo e saber um pouco mais do seu papel hoje como residência oficial da rainha.

Capela de São Jorge

Um excelente exemplo de arquitetura gótica na Inglaterra. Além de abrigar os túmulos de vários monarcas – como Eduardo IV da Inglaterra e Henrique VI da Inglaterra -, a capela recebeu 14 casamentos reais ao longo de sua história – incluindo os dos filhos da rainha Vitória e, recentemente, o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle.

Queen Mary’s Dolls House

Construída no início dos anos 20, a Casa de Bonecas da Rainha Maria é a maior e mais famosa casa de bonecas do mundo. É repleta de réplicas em miniatura, produzidas com muito esmero por artistas e artesãos. A casa ainda conta com iluminação elétrica e é de uma riqueza de detalhes de tirar o fôlego. Impressiona a todos que a visitam!

State Apartments

Foram a maior parte da ala superior do Castelo e são espetaculares quartos decorados com grandes peças da coleção de obras de arte real, incluindo pinturas de Rembrandt e Canaletto, objetos de porcelana e até armaduras.

Semi-state rooms

São locais utilizados pela rainha para eventos oficiais e cerimônias. Estes luxuosos apartamentos tem os interiores extremamente luxuosos. Eles foram originalmente criados para George IV, que era conhecido por seu amor por objetos de design extravagantes.

Grand Reception Room

O local era usada como o principal salão de baile do Castelo. Guarda imponentes lustres e tem as paredes e tetos cobertos de ouro.

Troca da Guarda no Castelo de Windsor

É muito interessante assistir a esse ritual ao menos uma vez na vida. Como o Castelo de Windsor não é tão visitado quando o Palácio de Buckingham, é um lugar mais calmo e tranquilo para assistir.

mudanca de guarda windsor

O privilégio de vigiar o castelo pertence às chamadas tropas domésticas e acontece desde 1660, cheio de pompa e sempre com muitos espectadores. Nela, os guardas marcham pela cidade de Windsor até chegarem lá.

A troca da guarda acontece no pátio interno do Castelo. Mas atenção para as programação: A cerimônia geralmente acontece às 11:00 às terças, quintas e sábados, mas a programação pode mudar de acordo com a época do ano ou o clima, por isso, é importante conferir no site do Exército Britânico.

O que fazer em Londres: guia completo

História do Castelo de Windsor

A primeira construção erguida ali teve origem no ano 1000 d.C. Era um forte que visava proteger a área oeste de Londres e o Rio Tâmisa de possíveis invasores. O lugar foi construído a mando de Willam, O Conquistador.

Por volta de 1500, a edificação foi crescendo para abrigar os militares, servos e deixou de ser apenas uma fortaleza para virar uma residência.

Durante a Guerra Civil Inglesa, foi tomado pelos parlamentaristas que comandaram o lugar até 1645 quando a monarquia conseguiu retomar o comando do Palácio. O Rei Carlos II restaurou as salas, jardins e a mobília e deixou de ser uma fortaleza oficialmente para virar uma das residências da família real.

O lugar se tornou o refúgio predileto da Rainha Elizabeth. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando Londres foi atacada, foi lá que ela passou parte da infância.