Compras em Londres: melhores vias comerciais, lojas e mercados

Visitar Londres  / 

Londres é um destino incrível para quem deseja conhecer os monumentos históricos, e aproveitar a intensa vida cultural. Mas existe um outro atrativo, a capital inglesa é uma cidade onde podemos encontrar produtos excelentes e com preços interessantes. Neste artigo, te contamos todos os detalhes sobre compras em Londres.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Compras em Londres: o que vale mais a pena?

Como toda grande capital, Londres oferece todos os produtos possíveis, para agradar a todos os bolsos. As grandes lojas de departamentos tem inúmeras opções, desde vestuário até eletrônicos.

Alguns artigos, devido à conversão da Libra Esterlina, podem ser inviáveis, mas pesquisando bem, é possível adquirir produtos de qualidade e que valem a pena.

E afinal, quem não gosta de voltar para casa com aquele produto único ou aquelas lembranças para a família e amigos?

Como evitar impostos e taxas nas compras em Londres

Você sabia que é possível receber o dinheiro dos impostos das compras realizadas na União Europeia e no Reino Unido? O VAT “Value Added Tax”, ou “Imposto sobre Valor Agregado” representa mais ou menos 20% do valor dos bens ou serviços.

Primeiramente é preciso verificar se a loja oferece o Tax Free, e então solicitar o formulário de reembolso VAT. Normalmente, as lojas têm um adesivo nas vitrines, indicando que a loja reembolsa o VAT. É importante saber qual o valor mínimo a ser gasto no estabelecimento. O formulário é preenchido na loja, com a apresentação do passaporte.

Como receber o imposto VAT?

O processo é bem simples. Com as notas fiscais e formulário preenchido, basta mostrar na alfândega do aeroporto os artigos comprados. Depois da inspeção, o formulário é carimbado e o dinheiro pode ser retirado antes do embarque, no balcão “Vat Refunds-Travelex”.

Se o balcão da empresa de reembolso estiver fechado, você pode enviar o formulário carimbado pelo correio. Existe uma caixa postal própria para isso. O recebimento do dinheiro poderá ser por cheque, em libras ou no cartão de crédito.

Também, se quiser, pode enviar o formulário carimbado para a loja onde foi feita a compra. Algumas lojas fazem o retorno pelo cartão de crédito.

Quem pode ser reembolsado

Para ter direito ao reembolso do valor do imposto VAT, alguns quesitos devem ser considerados:

  • Não residir na União Europeia;
  • Saída da União Europeia e Reino Unido até três meses depois de efetuar a compra;
  • Apresentar na alfândega os produtos adquiridos, notas, recibos e o formulário preenchido.

Onde solicitar a devolução?

O pedido de reembolso deverá ser solicitado no aeroporto de onde partirá seu voo para o Brasil. O site oficial da receita e alfândega britânica fornecem todas as informações detalhadas sobre o VAT.

compras londres impostos

Quanto custa viajar para Londres: aéreo, hospedagem, refeições e tours.

Compras em Londres: lojas a não perder

Certamente são muitas opções, desde grifes famosas, até grandes lojas de departamentos. O horário de funcionamento das lojas varia, mas normalmente elas abrem às 10h e fecham entre 18h e 20h. Aos domingos muitas lojas funcionam das 12h às 18h.

Harrods

Inicialmente, esta loja de departamentos luxuosa foi idealizada para ser uma casa de chá. A Harrods é imensa: são 7 andares, com mais de 330 departamentos, que têm absolutamente tudo! Desde roupas, eletrônicos, carros, joias, perfumes, objetos decorativos, além de restaurantes.

Todas as melhores grifes de luxo estão presentes na loja. É um verdadeiro labirinto e não é difícil perder-se lá dentro.

Depois de conhecer esse paraíso de compras, nada melhor do que tomar o tradicional chá das cinco, um dos programas tradicionais britânicos. A loja serve o chá completo em um ambiente requintado. Mas, para sentir-se como um membro da aristocracia, é necessário desembolsar 59£.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Endereço: 87-135 Brompton Road, Knightsbridge

Boots

Gosta de cosméticos? Não deixe de conhecer uma das lojas da rede Boots. É a maior rede de farmácias da Inglaterra e certamente é o melhor lugar para encontrar produtos para pele e maquiagem, entre outros.

Vale muito a pena aproveitar as promoções “leve 3 pague 2”.

Endereço: 44-46 Regent Street; 100 Oxford Street

Lillywhites

Se você curte esportes, não pode deixar de conhecer a Lillywhites, na Piccadilly Circus. Os cinco andares de loja oferecem absolutamente tudo relacionado a esportes e equipamentos. Os preços são bem acessíveis e tem muitas promoções.

Endereço: 24-36 Regent Street

Hamleys

A Hamleys é um verdadeiro paraíso para quem procura brinquedos. Os sete andares são repletos de bonecas, jogos de tabuleiros, bichinhos de pelúcia e tudo mais ligado ao universo lúdico.

A loja é a mais antiga do mundo e, tanto para adultos e crianças, é um passeio imperdível. Nada melhor do que fazer compras em Londres e ainda conhecer uma loja tradicional e super completa, não é mesmo?

Endereço: Regent Street 88-196, Soho

Primark

A Primark é conhecida pelos preços baixos. É possível comprar todos os itens de vestuário, acessórios e objetos para casa, por preços bastante convidativos.

Devido a isso, prepare-se para ficar algumas horas na loja, ela é superlotada! Entretanto, é bom prestar atenção, pois algumas peças de roupa não valem a pena, pois deixam a desejar na qualidade.

Na minha última viagem à Londres, depois de horas garimpando, encontrei um casaco de lã por 25£, realmente um achado!

Endereço: 499 Oxford Street

Top Shop

Para quem procura roupas mais estilosas e modernas, a Top Shop é uma excelente opção. A loja é enorme e está sempre cheia. E se você quiser um visual diferente, a loja oferece serviços para cabelos, sobrancelhas e cílios. Um bom motivo para conhecer a loja, não é mesmo?

Endereço: 216 Oxford Street

H&M

A loja sueca H&M está presente em vários locais de Londres. Os preços são acessíveis e as coleções bonitas e modernas. Se você estiver passeando pela Regent Street, Oxford Street, Covent Garden e Knightsbridge vai encontrar alguma loja H&M, aproveite para conhecer. Certamente encontrará bons produtos por preços interessantes.

Selfridges

É a segunda maior loja de departamentos de Londres. São seis andares que oferecem os melhores produtos das mais variadas marcas. A loja oferece roupas masculinas, femininas e infantis.

Além disso, é bem completa em decoração, maquiagem, acessórios, móveis, brinquedos e muitos mais itens. Entre uma compra e outra, dá para fazer um lanche nos muitos restaurantes.

A decoração das vitrines é um espetáculo à parte, a Selfridges investe na iluminação e na decoração impecável. Vale a pena dar uma olhada a noite, as vitrines são lindas!

Endereço: 400 Oxford Street

John Lewis

Certamente a loja de departamentos John Lewis é a mais procurada pelos britânicos. Muito completa, os vários departamentos têm desde artigos para casa, vestuário, produtos de beleza até eletrônicos.

Endereço: 300 Oxford Street

Fortnun & Mason

Fundada em 1707, a Fortnin & Mason é a loja mais antiga de Londres. Para quem aprecia chás é uma parada obrigatória, a qualidade do produto é inquestionável. São eles que fornecem os chás que são consumidos pela família real britânica.

Além de todo requinte das porcelanas e do ambiente, a variedade de biscoitos, geleias e vinhos é enorme. Aproveite e experimente o verdadeiro chá britânico, o serviço é perfeito e as tortas e bolos muito saborosos.

Endereço: 181 Piccadilly

bairros de Londres Camden Town

Veja onde guardar dinheiro na viagem e nossas dicas de locais seguros.

Compras em Londres: vias comerciais importantes

Existem excelentes ruas e regiões para se fazer compras em Londres. Algumas concentram marcas de luxo, outras pequenas lojas, daquelas onde se encontram de tudo.

Enfim, é possível fazer boas compras, pois existem lojas que oferecem produtos dos mais simples aos mais sofisticados, e com todas as faixas de preços.

Oxford Street

Sem dúvida a Oxford Street é a rua comercial mais famosa e importante de Londres. Por isso, esteja preparado, ela vive cheia de turistas. Estima-se que anualmente 40 milhões de pessoas visitem as lojas da Oxford Street.

A Oxford Street localiza-se no distrito de Westminster. É possível encontrar lojas que oferecem os mais diversos produtos, e com todos os preços. É impossível sair sem fazer umas compras.

A variedade de lojas é grande, são mais de 300, desde as menores até as famosas e imensas lojas de departamento. Entre elas, destacam-se a John Lewis e a Selfridge’s, onde você encontra de tudo um pouco.

Um dos destaques da Oxford Street é a Primark, conhecida pela variedade e por vender roupas bem baratas. Além dela, Forever 21, Gap, Outfitters Evans, Topshop, Urban, H&M, Accessorize, Clarks são algumas lojas interessantes para conhecer.

Uma boa dica é percorrer as ruas paralelas a Oxford Street, a variedade de lojas é grande e os preços são mais em conta.

Estações de metrô próximas: Marble Arch, Bond Street, Tottenham Court Road.

Regent’s Street

A rua Regent’s Street é parada obrigatória para quem quer fazer compras em Londres. Ela é ponto de passagem para quem parte da Oxford Circus ou da Piccadilly Circus.

As mais tradicionais e famosas lojas de Londres se encontram nesta rua. A loja de brinquedos Hamleys, a maior do mundo, é uma loja fantástica, tanto para adultos como para crianças.

Para quem procura eletrônicos, a mega loja da Apple é uma opção e tanto. Outras marcas como Burberry, Nike, Hugo Boss, Zara, Tommy Hilfiger se encontram na Regent Street.

A loja de departamento Liberty também é uma ótima escolha para compras em Londres. A parte de roupas femininas e masculinas é bem completa e sempre é possível encontrar peças em promoção. Não deixe de conferir a seção de papelaria, você encontrará uma grande variedade de itens, e todos muito bonitos.

Estações de metrô próximas: Picadilly Circus e Oxford Circus.

Se você está planejando uma viagem à Londres, é bom conferir os melhores bairros e dicas de onde se hospedar.

Knightsbridge

Knightsbridge é um bairro de luxo, e nele se encontram algumas lojas de departamentos mais conhecidas, entre elas a Harrods e Harvey Nichols.

É uma área bastante procurada por ter lojas sofisticadas e de grifes famosas. Entretanto, existem lojas com preços mais acessíveis, como a Top Shop e H&M.

Estação de metrô próxima: Kinghtsbridge.

Bond Street

Se você está disposto a gastar com marcas de luxo, Bond Street é o lugar certo. Marcas como Versace, Dior, Chanel, Prada, Louis Vuitton e Armani são algumas marcas de luxo encontradas na New Bond Street.

Na parte sul, na Old Bond Street, encontram-se algumas das joalherias mais famosas, como Cartier e Tiffany & Co.

Estação de metrô próxima: Bond Street.

Covent Garden

É o lugar ideal para quem procura restaurantes e pubs em Londres ou até mesmo aquelas lojas de grife descoladas. Se quiser comprar presentes, lembranças, ou mesmo visitar antiquários, existem lojas especializadas que merecem uma visita.

Localiza-se em uma área central, e abriga lojas de todos os tipos e para todos os gostos. Pode-se chegar em Covent Garden por metrô ou pegar uma das várias linhas de ônibus que servem a região.

Estação de metrô: Covent Garden.

Já pensou em fazer um cruzeiro no rio Tâmisa? Confira nosso artigo e saiba como aproveitar esse passeio.

Carnaby Street

É o local que reúne moda mais alternativa. Sabe aquele lugar onde se encontram pessoas diferentes, que lançam moda? Pois é, Carnaby Street é um deles.

A área reúne mais de 150 lojas, entre ateliês e lojas mais conceituais. O acesso é exclusivo para pedestres, então pode-se caminhar com tranquilidade para conhecer algumas das lojas mais descoladas de Londres.

Estações de metrô próximas: Oxford Circus e Picadilly Circus.

Se você pretende passar alguns dias em Londres, confira nosso roteiro e veja o que fazer em 3 a 5 dias na cidade.

Picaddilly Circus

A Picaddilly Circus é comparada a Times Square de Nova York. É uma das áreas mais importantes de Londres e atrai milhares de turistas pelos seus imensos painéis de publicidade e pela famosa estátua de Eros.

compras em londres melhores regioes

Localiza-se no cruzamento das ruas Shaftesbure Avenue, Piccadilly Streer, Haymarket Street e Regent Street. Nas imediações encontram-se algumas das maiores lojas de marca mundiais.

Estação de metrô: Picaddilly Circus.

Se você estiver em dúvida sobre o que fazer em Londres, temos ótimas dicas no nosso guia completo de viagem à capital inglesa. Certamente ajudará muito em seu roteiro.

Mercados em Londres

Existem vários mercados espalhados por Londres. Você pode se programar e conhecer alguns deles, para fazer compras ou mesmo só passear.

Camden Market

Camden Town é muito conhecido por ser o bairro onde morou Amy Winehouse. Além disso, o bairro abriga o mercado Camden Market, um dos mais visitados de Londres.

Se você procura itens diferenciados e estilosos, certamente encontrará nesta região. É um paraíso para os alternativos, e sofreu muita influência do movimento punk. O local é imperdível pela variedade de objetos e irreverência dos frequentadores.

Estação de metrô próxima: Camden Town.

Portobello Road

A Portobello Market é o mercado ideal para quem gosta de antiguidades, ele é o maior mercado de antiguidades do mundo. Nos sábados pela manhã, o local é repleto de barracas vendendo itens de artesanato, móveis e tudo mais relacionado a decoração.

mercado portobello em notting hill em londres

Muitas lojas são brechós, com peças realmente incríveis. E tudo isso no charmoso bairro de Notting Hill.

Estação de metrô próxima: Ladbroke Grove.

Shoppings em Londres

Se você quiser fazer compras em Londres em um só lugar, existem dois shoppings que valem a visita:

Westfield London

Fica na parte oeste de Londres, na área de Shepherds Bush. O shopping é imenso, com muitas marcas locais e mundiais.

Endereço: Ariel Way, Shepherds Bush.

Westfield Stratford City

Localiza-se na parte leste de Londres e é o maior shopping da Europa. No Westfield Stratford City você encontra todas as lojas e marcas disponíveis para quem deseja fazer boas compras.

Endereço: Montfichet Road, Olympic Park East London.

Estação de metrô próxima: Stratford Regional Station.

Depois de conhecer as principais vias comerciais, nada melhor que parar para experimentar a comida inglesa. Listamos os 20 melhores lugares para comer bem e barato.

Dicas para fazer compras em Londres

1. Evite fazer compras em lojas perto de atrações turísticas da cidade. Normalmente essas lojas cobram valores mais altos nos produtos. É possível adquirir os mesmos produtos em lojas mais afastadas e por um valor menor;

2. Se pretende visitar a Oxford Street, evite os sábados. As lojas ficam muito cheias e fazer compras é bem complicado;

3. Procure conhecer os mercados de rua de Londres, são ótimos para garimpar peças diferentes;

4. Normalmente, em janeiro e julho, as grandes lojas fazem liquidações. É possível adquirir ótimas peças por preços bem menores;

5. Se está planejando viajar para Inglaterra, é importante adquirir um seguro viagem. Faça uma cotação no nosso comparador de seguro viagem e descubra qual o melhor e mais barato para você.

Gostou de saber mais sobre compras em Londres? Espero que com essas dicas você faça boas compras, afinal existem muitas lojas onde certamente você encontrará algo interessante para comprar!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.