O transporte em Londres é um dos mais eficientes do mundo, mas pode ser um pouco confuso para quem visita à cidade pela primeira vez. Por isso, elaboramos este guia com as principais informações sobre como você pode se locomover pela cidade de forma prática e eficiente usando o sistema de transporte público.

Como usar o transporte público em Londres?

Os metrôs e ônibus são as opções de locomoção mais usadas pelos viajantes em Londres. Além de rápido e eficiente, o sistema de transporte público é bastante extenso, chegando a ser intimidador para visitantes de primeira viagem.

A rede de transporte está dividida em 9 zonas tarifárias, com as zonas 1 e 2 localizadas no centro de Londres e aumentando de número conforme a distância dessa região. O aeroporto de Heathrow, por exemplo, está situado na zona 6.

O transporte em Londres é operado pelo Transport for London (TfL), órgão governamental responsável por todos os aspectos do sistema de transporte da cidade, incluindo estradas, trilhos, emissão de bilhetes e até manutenção.

Viajantes caminhando na estação de metrô Earl's Court
O metrô é um dos meios de transporte mais usados pelos londrinos e viajantes.

Para usar o transporte na capital inglesa é preciso comprar uma passagem individual ou pacote de tickets. Podem ser pagos usando um cartão sem contato, Oyster Card, TravelCard ou comprando um Oyster Card de visitante com seu London Pass.

Muita informação? Não se preocupe, explicaremos detalhadamente cada aspecto do transporte público de Londres mais adiante.

Zonas de transportes em Londres

As zonas de transportes em Londres são um sistema usado pela Tfl para determinar a distância da jornada de um cliente e cobrar a taxa correspondente. Está dividido em 9 zonas concêntricas, sendo a zona 1 a central e a 9 mais externa.

Entender como o sistema de zonas funciona é crucial para conseguir se locomover pela cidade. Abaixo está um resumo do que você pode encontrar em cada zona:

  • Zona 1: centro da cidade, onde você encontra pontos turísticos como Big Ben e a Torre de Londres;
  • Zona 2: Notting Hill, Camden Town, Zoológico de Londres e dois estádios de futebol são algumas atrações dessa zona;
  • Zona 3: aqui você encontra Kew Gardens, Wimbledon e o aeroporto da cidade de Londres;
  • Zona 4: para quem deseja visitar Wembley, museu RAF e o parque Richmond;
  • Zona 5: Twickenham e Inglaterra Rugby Union estão nessa área da cidade;
  • Zona 6: é o fim da linha para Central, District, Thameslink, Heathrow Express, Elizabeth, Metropolitan, Overground e Piccadilly. Essa zona é muito usada para conexões de Heathrow;
  • Zona 7: área onde está situada a periferia norte de Londres;
  • Zona 8: London Overground Terminal, não tem grandes atrações turísticas;
  • Zona 9: estão mais zonas periféricas da cidade.

A tarifa para uma viagem na rede de transporte público de Londres, que inclui metrô, ônibus e trens subterrâneos, é determinada por suas zonas de partida e chegada. A taxa máxima cobrada pela TfL para um dia a qualquer hora usando o Travelcard entre as zonas 1-6 é de £21,50.

Como usar o metrô de Londres?

Apesar da sua extensão, usar o metrô de Londres é muito mais simples do que se imagina. Para isso, basta encontrar a estação mais próxima pesquisando “London Underground Station” no Google Maps e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Entre na estação do metrô: existem um conjunto de catracas para seguir em direção à plataforma do trem nas estações menores. Já nas maiores, é preciso seguir as indicações para o metrô da cidade ou trem específico que você está procurando;
  2. Efetue o pagamento: você encontrará leitores de cartão amarelo próximo a cada catraca. Toque no cartão de crédito sem contato ou Oyster Card no leitor de cartão e siga pelas catracas;
  3. Passe pela catraca: as catracas são usadas tanto para entrada quanto para saída de pessoas do metrô. Algumas estações mais movimentadas possuem luzes vermelhas e verdes indicando em qual direção você deve seguir;
  4. Encontre a plataforma para o trem certo: existem grandes placas em todas as estações que facilitam a identificação da plataforma. Caso não saiba qual trem pegar, você pode consultar a lista das próximas paradas para cada direção da viagem;
  5. Embarque: quando o trem chega e para, as portas de abrem automaticamente para o embarque de passageiros. Ao entrar, dirija-se para o centro do vagão e aguarde até que a sua parada seja anunciada no alto-falante;
  6. Desembarque: ao chegar ao seu destino, desembarque do trem com rapidez e segurança. Siga as placas até a saída da estação;
  7. Toque no leitor de pagamento: antes de sair da estação, é preciso passar novamente pelas catracas. Para isso, use o mesmo método de pagamento e toque novamente no leitor de cartão amarelo para passar pela catraca.

Para pagar pela passagem do metrô de Londres, você pode usar qualquer cartão de crédito sem contato ou um Oyster Card, que pode ser adquirido em qualquer estação de metrô da cidade. Também é possível conseguir um Visitor Oyster Card online antes da sua viagem.

Quanto custa o metrô em Londres?

O preço da passagem única de metrô em Londres custa entre £2,80 a £6,70 em 2023. O valor varia conforme a zona e horário escolhido. Na prática, quanto mais distante a zona estiver do centro, mais caro será a tarifa, assim como se a viagem acontecer durante o horário de pico em Londres, ou seja, nos dias de semana entre as 6h30 e as 9h30 horas e entre as 16h e as 19h.

Comprar um cartão de transportes como o Oyster Card do tipo Pay as You Go ou Travelcard é uma alternativa para economizar nas viagens de metrô em Londres. Esse cartão custa £7 e oferece pacotes de passagens diárias, semanais, mensais e anuais com um valor mais barato.

Veja abaixo as tarifas cobradas nesses cartões:

Pay as you go

Zonas Diário a qualquer horário Diário fora do horário de pico Semanal
Zona 1 £8,10 £8,10 £40,70
Zona 1 e 2 £8,10 £8,10 £40,70
Zona 1, 2 e 3 £9,60 £9,60 £47,90
Zona 1, 2, 3 e 4 £11,70 £11,70 £58,50
Zona 1, 2, 3, 4 e 5 £13,90 £13,90 £69,60
Zona 1,2, 3, 4, 5 e 6 £14,90 £14,90 £74,40

Travelcard

Zonas Diário a qualquer horário Diário fora do horário de pico Semanal Mensal
Zona 1 £15,20 £15,20 £40,70 £156,30
Zona 1 e 2 £15,20 £15,20 £40,70 £156,30
Zona 1, 2 e 3 £15,20 £15,20 £47,90 £184
Zona 1, 2, 3 e 4 £15,20 £15,20 £58,50 £224,70
Zona 1, 2, 3, 4 e 5 £21,50 £15,20 £69,60 £156,30
Zona 1, 2,3, 4, 5 e 6 £21,50 £15,20 £74,40 £285,70

Como funciona o ônibus em Londres?

O ônibus de Londres funciona por uma extensa rede composta por quase 400 linhas e mais de 15 mil paradas. Por conta disso, se locomover por esse meio de transporte pode ser um desafio para os turistas.

Para evitar se perder nas ruas de Londres, o ideal é consultar na própria parada de ônibus quais são as linhas que param ali e seu destino. Também é possível consultar essa informação no site do TfL informando a rota ou local da cidade.

A tarifa única da passagem de ônibus em Londres para adultos é de £1,75. No entanto, se efetuar o pagamento com cartão sem contato ou dispositivos móveis, você pode ter acesso à tarifa Hopper para fazer viagens ilimitadas por £1,75 durante 1 hora após o primeiro embarque.

Assim como o metrô, não é possível comprar passagem em dinheiro nesse meio de transporte em Londres. Para tanto, você precisa utilizar:

  • Visitor Oyster;
  • Oyster card;
  • Travelcard;
  • Cartão contactless.

Quanto custa o ônibus em Londres?

O valor da passagem de ônibus em Londres varia com base na forma de pagamento e no tipo de pacote escolhido pelos usuários. As passagens adquiridas com cartão contactless ou Oyster no plano Pay as You Go custam £1,75.

Ônibus de 2 andares e vermelho na cidade de Londres
As tarifas de ônibus em Londres são mais econômicas e há linhas para as principais zonas da cidade.

Também é possível comprar passagens para ônibus com limite diário por £5,25 e semanal de £24,70. Dessa forma, você pode escolher qual pacote atende melhor às suas necessidades de locomoção durante sua estadia em Londres.

A grande vantagem de pegar ônibus na capital inglesa é que você pode fazer alguns passeios turísticos até chegar ao seu destino.

Ônibus turístico em Londres

Além dos ônibus públicos, você também pode utilizar os ônibus turísticos ou Hop-on Hop-off como meio de transporte em Londres. Neles, os guias oferecem informações históricas e fatos interessantes enquanto você conhece os locais mais icônicos da cidade.

Além disso, algumas rotas regulares de ônibus de turismo em Londres disponíveis no site do TfL também são boas para passeios turísticos, como:

  • Rota 9: para conhecer palácios reais como o de St James, Clarence House e Kensington Palace, assim como museus como London Transport Museum, Natural History Museum e outros pontos turísticos;
  • Rota 17: para visitar os pubs mais antigos de Londres, o Charles Dickens Museum e a St Paul’s Cathedral;
  • Rota 22: para explorar várias lojas de antiguidades, galerias de arte, mercados e lojas famosas de Londres;
  • Rota 35: para andar pelos mercados de Londres, que vendem desde comida até flores, roupas e presentes;
  • Rota 139: para ver algumas das principais atrações de Londres, como Piccadilly Circus e Trafalgar Square.

Se você busca algo um pouco diferente, pode experimentar os passeios de ônibus temáticos e fazer uma excursão comédia e horror no ônibus fantasma, por exemplo. No Get Your Guide existem diversas opções de passeios desse tipo a partir de £28 por pessoa.

Quanto custa o ônibus turístico em Londres?

A tarifa Hopper da TfL custa £1,75 e permite a realização de viagens de ônibus ilimitadas por até 1 hora. Com ela, você pode embarcar e desembarcar em quantos pontos quiser e pagará apenas pela primeira passagem.

No entanto, se você busca mais liberdade para conhecer a cidade sem se preocupar com limite de tempo, pode optar pela passagem diária de £5,25 paga pelo cartão Oyster ou cartão contactless. Dessa forma, você pode explorar Londres por um dia inteiro de ônibus sem pagar mais do que essa taxa.

Já a tarifa do ônibus turístico Hop-on Hop-off varia segundo o tipo de passeio escolhido. Listamos abaixo algumas opções disponíveis no Get Your Guide para que você tenha uma noção mais clara dos valores:

Passeio Duração Preço por pessoa a partir de
Circuito de Ônibus Turístico Hop-On Hop-Off 1 a 2 dias £32
Circuito Ônibus Hop-On Hop-Off da Tootbus 1 a 3 dias £26,35
Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off da Big Bus 1 a 3 dias £36,90
Chá da Tarde de Ônibus com Taça de Espumante 1h30min £45
Excursão Comédia e Horror no Ônibus Fantasma 1 hora £28
Passeio turístico noturno em Ônibus Panorâmico 1h30min £29

Alugar carro em Londres vale a pena?

Alugar carro em Londres vale a pena para os viajantes que planejam conhecer outras cidades em um bate e volta de Londres. Também é uma opção vantajosa para quem busca mais conforto e não quer usar o transporte público na capital ou até mesmo para idosos.

A maioria dos londrinos e viajantes preferem usar o transporte público para se locomover na cidade. Isso acontece porque o trânsito na capital é intenso, existem poucas vagas disponíveis para estacionar e o preço do combustível costuma ser alto.

Quanto custa?

É possível encontrar carros para alugar em Londres por 7 dias a partir de R$1.689,54. Mas esse valor pode variar bastante dependendo do modelo escolhido, época do ano, período da locação e até a política de combustível e quilometragem.

Consultamos a DicoverCars em março de 2023 para demonstrar como esses fatores influenciam no preço do aluguel de carro em Londres. Veja abaixo a simulação da locação de diferentes modelos de carros por uma semana de junho de 2023:

Modelo Categoria Política de combustível Preço para 7 dias
Fiat 500 ou similar Mini Igual — Igual R$ 1.689,54
Peugeot 208 ou similar Econômico Cheio — Cheio R$ 2.398,07
Ford Focus ou similar Compacto Igual — Igual R$ 1.822,05
Citroën C5 Aircross ou similar Standard Cheio — Cheio R$ 4.240,22
Skoda Yeti ou similar Intermediário Igual — Igual R$ 2.517,78
Nissan Juke ou similar SUV Igual — Igual R$ 2.737,58
Volvo XC60 ou similar Premium Igual — Igual R$ 4.538,66
BMW 3 Series ou similar Premium Elite Cheio — Cheio R$ 4.471,34
Mercedes Benz E Class ou similar Luxo Elite Cheio — Cheio R$ 5.317,51
Mercedes Benz C Class Cabrio ou similar Conversível Cheio — Cheio R$ 5.450,38

Como ir do aeroporto de Londres para o centro?

Os trens, metrôs e ônibus são as formas mais rápidas de ir de qualquer um dos aeroportos até o centro da Londres. Mas para usar esses transportes públicos, você precisa de algumas informações básicas para escolher a melhor opção.

Confira quais são os transportes disponíveis para os 3 maiores aeroportos de Londres.

1. Aeroporto de Heathrow

O aeroporto de Heathrow é um dos maiores do mundo, milhares de pessoas passam por ele anualmente. Também é o que possui as melhores conexões com o centro da cidade e você pode usar o trem, metrô ou ônibus para chegar ao seu destino.

Trem

Existem duas possibilidades na hora de ir de trem até o centro da cidade, sendo o Heathrow Express a alternativa mais rápida e cara e a TfL Rail a mais lenta e econômica.

O Heathrow Express sai de qualquer uma das três estações do aeroporto e chega na estação Paddington, que fica no West End e tem conexões com o resto da cidade. A frequência de saída desse trem é de 15 minutos e funciona das 5h12 às 23h27.

O preço da passagem individual para adulto é de £25 na classe econômica. No entanto, é possível conseguir descontos especiais caso a passagem seja adquira com antecedência.

A outra opção é a TfL Rail, que conecta a estação central de Heathrow (terminais 2 e 3) e o Terminal 4 do aeroporto com Paddington. Embora seja possível conseguir passagens de £12,30, essa alternativa costuma ser mais lenta devido ao número de paradas.

Ônibus

O ônibus é um dos meios de transporte em Londres que pode ser usado para sair do aeroporto de Heathrow até o centro da cidade. Existem várias opções de linhas que podem ser escolhidas, como a National Express e o Rail-Air.

A linha do National Express é a mais usada e vai da estação central de Heathrow (terminais 2 e 3), parando em todos os terminais até a estação Victoria no centro. Nesse caso, o preço da passagem única varia de £6 a £8,40 dependendo do horário.

Metrô

É possível chegar a qualquer área de Londres usando o metrô. A linha que liga o aeroporto ao centro da cidade é a Piccadilly e tem parada em todos os terminais de Heathrow (terminal 1, 2, 3 e 4).

A viagem até o destino dura cerca de 1 hora. O preço da passagem única é de £6, mas você pode optar pelo cartão diário e pagar £8,10 para circular pelo metrô na zona 1 durante um dia inteiro ou £14,90 para as zonas 1 a 6.

2. Aeroporto de Gatwick

O aeroporto de Gatwick é o segundo com maior número de passageiros em todo o Reino Unido. Serve de base para companhias aéreas mundialmente conhecidas, como Easyjet, Norwegian ou British Airways.

Apresentamos a seguir as opções de transporte em Londres que você pode usar para ir do aeroporto de Gatwick ao centro da capital inglesa.

Trem

A estação de trem fica situada no terminal sul do aeroporto de Gatwick. Nela, você encontra diversas opções de rotas para chegar ao seu destino, sendo a de Thameslink e Southern Railway as mais populares.

O Thameslink é a alternativa mais confortável de chegar ao centro de Londres desde o aeroporto de Gatwick. A viagem dura cerca de 40 minutos e o preço da passagem única varia entre £19,40 e £29,10, dependendo da classe escolhida.

Trem na plataforma do aeroporto de Gatwick
O ThamesLink é uma alternativa para ir do aeroporto de Gatwick ao centro de Londres.

A Southern Railway também pode ser uma boa opção para os viajantes que desejam mais praticidade para chegar ao destino. As viagens do aeroporto de Gatwick para o centro de Londres também duram cerca de 40 minutos, mas é possível encontrar passagens de £13,50 a £29,10 segundo o horário e classe.

Ônibus

Embora seja mais lento e desconfortável, o ônibus é a opção de transporte em Londres mais econômica que o trem para chegar ao centro da cidade desde o aeroporto de Gatwick. Existem duas empresas que oferecem essa viagem: a National Express e EasyBus.

Ao pegar um ônibus pela National Express, você consegue chegar ao centro de Londres em cerca de 2 horas. A compra da passagem é feita online ou diretamente no terminal e custa em média £10.

A EasyBus é outra empresa com rota do aeroporto de Gatwick para o centro de Londres. Ao escolher essa alternativa, você pode embarcar em ambos os terminais até a Victoria Station. A duração da viagem é de 2h20min e o preço da passagem individual.

3. Aeroporto de Stansted

O Aeroporto de Stansted é o terceiro maior de Londres com um fluxo de 27 milhões de viajantes por ano. Aliás, quem planeja viajar pela Ryanair, provavelmente, irá desembarcar nele. Está localizado há cerca de 50 km de distância de Londres e existem três principais meios de transporte para chegar até o centro: trem e ônibus. Saiba mais!

Trem

O Stansted Express é um trem que faz a rota entre o Aeroporto de Stansted com a Liverpool Street em um trajeto com duração de 45 minutos. Os embarques acontecem a cada 15 minutos, perfeito para quem acabou de chegar e não quer esperar muito.

Em relação ao preço das passagens ele é um pouco alto. Em 2023, um ticket de ida para 1 adulto na classe econômica custa £21,90. Mas é possível economizar fazendo a reserva com antecedência pelo site da Stansted Express, segundo o site a tarifa é a partir de £9,70.

Ônibus

O ônibus é uma alternativa para quem busca por um transporte mais barato e tem tempo disponível para uma viagem longa. O EasyBus sai da estação Victoria, Baker St ou Stratford e chega ao centro da cidade em cerca de 1h a 1h20min. Em média, a passagem custa £10, mas é possível economizar reservando com antecedência.

Também existem ônibus expressos saindo do aeroporto como o Airport Bus Express com paradas em Stratford, Liverpool Street, Baker Street e Victoria. O valor da passagem varia entre £7 a £12 e há ônibus partindo das 7h às 1h50min.

Ao sair do aeroporto os viajantes podem pegar um ônibus da National Express que faz a rota Stansted – Londres. A rota tem 3 paradas em Victoria, Stratford e Liverpool St. O preço da passagem custa entre £8 a £12, a depender da parada.

Distância do aeroporto de Londres para o centro

Por estarem situados em diversos pontos da cidade, a distância dos aeroportos de Londres para o centro varia de maneira significativa. Isso pode ser observado na lista apresentada a seguir:

  • London Heathrow: 26 km do centro de Londres;
  • Gatwick: 48 km do centro de Londres;
  • Stansted: 48 km do centro de Londres;
  • Luton: 50 km do centro de Londres;
  • London City: 11 km do centro de Londres;
  • London Southend: 68 km do centro de Londres.

Preparando sua viagem para Londres

Após conhecer bem como funciona o transporte em Londres, ficará mais fácil decidir qual meio é o ideal para você. Para fazer uma viagem inesquecível e tranquila, vale a pena providenciar outros itens ainda no Brasil, veja a seguir quais são eles:

  • Seguro viagem Londres: o seguro viagem não é obrigatório no Reino Unido, mas sua contratação é recomendada para evitar os altos custos médicos, caso seja necessário. No site do Seguros Promo é possível cotar e comparar planos das melhores seguradoras do país e com coberturas que atendem aos mais diversos estilos de viajantes que planejam conhecer Londres e a Europa;
  • Cartão de débito internacional: usar um cartão de débito em Londres é uma maneira prática para fazer compras e pagamentos em libras. Dentre as opções existentes, o cartão Wise é o melhor cartão para usar na Europa, pois ele faz a conversão de reais em libras com a taxa média do mercado e tarifas econômicas.
  • Chip de celular: ter acesso à internet durante a sua estadia em Londres é essencial. Assim, poderá publicar suas fotos no Instagram, acessar aplicativos e se comunicar com seus amigos e familiares. A America Chip é uma das maiores empresas que comercializam chips internacionais aceitos em mais de 200 países e o melhor: é possível comprar um ainda estando no Brasil.

Gostou das nossas dicas? Então, planeje bem o que fazer em Londres e faça uma boa viagem!