Como economizar em viagem: 12 dicas imperdíveis

Dicas e Planejamento  / 

Viajar, para a maioria das pessoas, requer um tempo de planejamento e organização financeira. Envolve muito trabalho, economia e foco em um objetivo. Você não precisa ser rico para viajar. Tudo é uma questão de organização, planejamento e ajustes de expectativas. Veja neste artigo como economizar em viagem e viajar melhor.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

12 dicas para saber como economizar em viagem

Quando programamos uma viagem queremos que tudo seja perfeito, para isso, é necessário planejar cada detalhe para poder aproveitar muito.

Se você tem uma viagem marcada para o exterior ou até mesmo dentro do mesmo país, precisa comprar as passagens, reservar o hotel, guardar dinheiro suficiente para o período e conferir as atrações do local.

Uma viagem pode sair muito cara sem planejamento prévio, por isso, vamos te dar dicas de como economizar em viagem.

Pesquise muito para economizar em viagem

A pesquisa é importante não só na hora de escolher o destino, mas também pra saber como utilizar da melhor forma seu tempo e seu dinheiro quando chegar lá.

Então pesquise muito, leia blogs de viagem, veja Instagrams e matérias em revistas; entre em fóruns de viajantes e mochileiros e aproveite para descobrir que tipo de viajante você é. Isso ajuda a gerenciar suas expectativas do lugar e também a prevenir alguns erros de um viajante iniciante.

Pesquise como se deslocar do aeroporto ou estação de metrô até seu hotel, como circular pela cidade, quais as melhores opções de transporte, dias e horários em que algumas atrações são gratuitas, lugares para comer bem e barato.

Viaje na baixa temporada

Por norma, alta temporada é sinônimo de altos preços. Viajar à Europa no verão (de junho a agosto) será mais caro do que aproveitar a primavera e ir em meados de abril ou maio.

Pensar no Caribe na alta temporada (que vai de dezembro até março) com certeza aumentará seu orçamento, então que tal ver o mar azul em maio ou setembro?

Economizar em viagem

Outro fator importante no orçamento é o destino da viagem: grandes capitais, como Paris, Roma ou Londres possuem um custo diário mais alto do que o Leste Europeu, por exemplo.

Então aproveite para conhecer lugares menos famosos e não menos bonitos e interessantes na sua próxima viagem.

Saiba quando é baixa temporada na Europa e como economizar.

Compare preços e datas de passagens

Se você possui uma agenda flexível para planejar sua viagem, compare os valores de acordo com o período de dias ou semanas. Utilize buscadores de voos, como a Kayak, o Google Flights e o Skyscanner que te mostram os valores das passagens de acordo com os dias do mês, bem como a duração e companhia aérea de cada uma.

Fique atento também à melhor época para comprar suas passagens. Não existe regra, porém geralmente encontram-se os melhores preços em passagens internacionais em torno de 5 a 4 meses de antecedência da data da viagem.

Para conseguir passagens baratas pesquise em dias de semana, pois durante os finais de semana as passagens tendem a subir.

Além disso, faça simulações de diversas datas de partidas e voltas, normalmente períodos maiores de uma semana tendem a ficar mais baratos.

Outra dica fundamental é pesquisar passagens pela internet com a página incógnita (incognito window – navegador privado) do seu navegador. Dessa forma, você pode pesquisar diversas vezes e garantir que o preço não aumenta.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Veja como comprar passagens aéreas na Kayak e economizar.

Fique atento às promoções para economizar em viagem

Existem sites especializados em divulgar promoções de passagens aéreas e muitas vezes também de hospedagens. Alguns até possuem aplicativos.

Seja esperto, faça o download do aplicativo e ative as notificações – geralmente promoções imperdíveis acabam esgotando rapidamente, então quanto antes você souber, melhor.

Fizemos uma lista com 10 apps que são fundamentais para viajar. Confira quais são e faça o download para o seu smartphone.

Saiba escolher sua hospedagem

Na hora de selecionar nosso hotel, muitas vezes pensamos somente em como economizar em viagem e não prestamos atenção em alguns pontos-chave.

Avalie se vale a pena se hospedar em um hotel muito barato, porém longe do centro histórico e turístico da cidade você irá gastar tempo se deslocando para ir e voltar e dinheiro.

Viagem Econômica

Então, faça as contas e veja se não vale a pena se hospedar em um hotel ou hostel um pouco acima do preço inicialmente pensado, porém que seja mais perto das principais atrações da cidade. Assim você economiza tempo e o valor do transporte!

Também com a página incógnita do seu navegador, pesquise em sites como Kayak e Booking e coloque filtros do que você busca.

Informe a data da viagem e local e coloque buscar pelo menor preço. Na lista irá aparecer hostels, pousadas, apartamentos e hotéis. Você pode optar por aquele com preço mais baixo e comparar com a localização desejada (escolher a região da cidade e etc).

Além de hotéis, ainda há a opção de alugar um apartamento ou casa pelo Airbnb. O site é ideal para quem viaja em família e com crianças, dessa forma, podem ficar todos juntos em um apartamento, fazer as refeições em casa e se sentir mais confortáveis que em um hotel.

Saiba também como encontrar hotel barato na Europa.

Economize no Seguro Viagem

Se você está planejando uma viagem, ou já está de malas prontas, saiba que o seguro viagem é essencial. Para contratar um plano ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem.

Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado.

Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%).

Estude o mapa do local

Otimize seu roteiro e não fique indo de cidade em cidade a cada dois, três dias. Abra o Google Maps e faça um reconhecimento da área que irá visitar.

Não adianta querer fazer 10 países em 15 dias. Você não aproveitar, vai correr de uma cidade à outra e vai desperdiçar uma das melhores coisas em viagem: viver como um local.

Aproveite para se hospedar mais dias em uma mesma cidade e faça alguns bate-e-voltas em vilarejos vizinhos.

Confira 7 dicas essenciais para economizar na Europa.

Economize no chip internacional

Atualmente, é essencial poder usar internet na sua viagem e não é difícil ou tão caro assim. Mas como ter internet no celular durante a viagem sem ativar o plano fora do Brasil e pagar valores exorbitantes? Uma dica é comprar um chip internacional antes de sair do Brasil.

Uma boa opção é o Viaje Conectado, que tem chip internacional compatível com todos os aparelhos, sinal forte e cobertura em todo território.

Ganhe desconto no chip internacional

Ao comprar no site oficial, insira nosso cupom EURODICASTURISMO10 e garanta um desconto de 10% no valor. Você pode utilizar o código sempre que quiser.

Economize na alimentação

Se você estivesse em sua cidade, você não comeria em restaurantes todos os dias, certo? Então, uma boa forma de economizar em viagem é fazendo algumas refeições no seu hotel ou hostel.

Aproveite para reservar um hotel que garanta o café da manhã por um bom custo-benefício e na hora do almoço, fique atento às opções conhecidas como menu do dia.

Elas existem tanto na Europa, quanto na América Latina e costumam ser vantajosas – muitas vezes conta com 2 pratos (entrada ou sobremesa + prato principal) por preços excelentes.

Em toda cidade haverá opções baratas e caras para fazer as refeições. Para descobrir quais são os melhores restaurantes (e com melhor custo benefício), você pode acessar o site TripAdvisor e filtrar pelo tipo de culinária que gosta (italiana, internacional, japonesa, vegana, etc.), ver os restaurantes mais próximos de você e ver as avaliações dos viajantes.

Pelo site é possível ver a faixa de preços do lugar e até muitas vezes os cardápios com preços. Dessa forma, você evita surpresas e pode escolher um restaurante que cabe no seu bolso.

Faça visitas aos mercados locais, pois além de ser uma experiência, ver como é a rotina das pessoas, produtos diferentes, você encontra todo tipo de comida nos mercados e é um ótimo exemplo de como economizar em viagem.

Aqui vale de tudo: lanches para carregar na mochila no dia-a-dia, comidinhas práticas pra quando chegar à noite no hotel cansado e não quiser sair pra jantar.

Você também pode conferir se vale a pena comprar um pacote de viagem para a Europa.

Avalie a melhor forma de levar dinheiro

Para economizar na compra de moeda para o exterior, é preciso acompanhar a decida e subida do câmbio diariamente (assim como os acontecimentos políticos do país).

Pesquise com as casas de câmbio e bancos os valores e sempre compre tudo no mesmo dia, dessa forma consegue pedir desconto no IOF na hora da compra.

Como os saques e gastos feitos em cartões de crédito possuem cobrança de IOF, tente levar o máximo que der de dinheiro em moeda local em espécie, assim você terá um maior controle sobre seus gastos e não terá surpresas com o câmbio e taxas após sua viagem.

Saque moeda local

É sempre válido ter um cartão de crédito para emergências. Porém, muitos lugares podem aceitar somente pagamento em espécie ou até mesmo oferecer descontos com essa forma de pagamento. Então se planeje para levar uma boa quantia já na moeda local.

Confira o que nunca esquecer numa viagem à Europa.

Seja seu próprio guia

Passeios guiados costumam ser legais, mas já experimentou caminhar com calma, sentindo a cidade, se perdendo um pouco pelas ruas? Pegue um mapa da cidade no centro de informações e vá percorrendo os pontos turísticos com calma, no seu ritmo. Se permita demorar mais em certos locais.

Outra opção bacana é fazer um walking tour. Os guias normalmente são estudantes locais que te levam por uma caminhada pela cidade, contando um pouco da história e curiosidades da cidade. No final do tour, você escolhe o quanto pode pagar. É chamado de “tip-based“, ou seja, baseado em gorjetas.

Entenda como funcionam os Free Walking Tour na Europa.

Use o Tax Free para economizar em viagem

O tax free é a isenção fiscal sobre os impostos sobre produtos do país e você pode se beneficiar dele. Funciona apenas no exterior, para viajantes e para compras acima de 61,35€ (apenas sobre produtos).

Por exemplo, se você quiser comprar um tênis no exterior e seu valor for maior que 61,35€, antes de efetuar o pagamento você deve pedir o Tax Free.

Com seu número de passaporte em mãos e seus dados, irá preencher um formulário e poderá retirar o valor do imposto pago no aeroporto antes de voltar para casa, uma boa forma de voltar com dinheiro e economizar para sua próxima viagem.

Não deixe de ler também o que já escrevemos sobre como planejar uma viagem para a Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.