Highlands da Escócia: como conhecer essa deslumbrante região

Visitar Escócia  / 

A Escócia é um país pequeno em extensão, mas com as mais espetaculares paisagens! Percorrer o país é um encontro com a beleza digna de filmes. Por isso mesmo, as impactantes vistas das montanhas e colinas das Highlands, serviram de cenário para vários! Quem não se encantou com “Coração Valente” ou “Outlander”?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Para conhecer a mais deslumbrante região do país, é só seguir em direção ao norte. Lá encontram-se as famosas Highlands ou Terras Altas, a região montanhosa envolta em mistério e com histórias fascinantes! Acompanhe nosso artigo e se encante pelas Highlands da Escócia!

O que são as Highlands da Escócia?

As Highlands, ou Terras Altas, são uma região montanhosa da Escócia. Sabe aquele lugar lindo, com paisagens de tirar o fôlego? Certamente são as Highlands da Escócia. É um lugar de sonhos, onde os campos verdes contrastam com os lagos cristalinos, tudo isso rodeado por montanhas nevadas.

Também para aqueles que adoram um turismo de aventura, é um destino imperdível!

Onde ficam as Highlands

A Escócia pode ser dividida em duas regiões distintas: as Terras Baixas (ou Lowlands) e as Terras Altas (ou Highlands). As Terras Baixas fazem fronteira com a Inglaterra e são mais desenvolvidas. Nesta região se encontram as cidades de Glasgow, Stirling e Edimburgo.

Já as Highlands, ou Terras Altas, ficam no noroeste da Escócia. A região é pouco povoada, mas em contrapartida, as belezas naturais são surpreendentes e únicas. Lagos, colinas e montanhas nevadas povoam esta região e são das maiores atrações da Escócia.

Veja mais sobre o que fazer em Edimburgo.

Inverness

A capital das Highlands é Inverness, próxima ao famoso e misterioso Lago Ness. Prepare-se para conhecer uma cidade pequena, mas com habitantes muito amigáveis. A hospitalidade é uma característica do povo escocês!

Entre os pontos turísticos que valem uma visita estão a Cathedral Church of Saint Andrew e o Castelo de Inverness, datados do século XIX.

Como chegar nas Highlands da Escócia

O transporte público na Escócia é eficiente, existem muitas linhas de ônibus e trens que cortam o país. Normalmente, os turistas preferem escolher Edimburgo como base, e partir daí em direção as Highlands. Lembre-se que são necessários alguns requisitos para visitar a Europa.

De trem ou ônibus

Se você estiver em Edimburgo ou Glasgow, poderá pegar o trem em direção às Highlands. As partidas são a cada 30 minutos. A duração da viagem, normalmente, é de 1 hora e o desembarque é na estação de trem de Inverness. A empresa ScotRail é a única que atua no país.

Se você quiser um serviço de transporte rodoviário interurbano, de qualidade e com menor custo, a empresa Megabus oferece viagens com preços interessantes.

A rodoviária fica bem próximo da estação de trem de Inverness. Para chegar aos menores vilarejos, pode-se utilizar os ônibus intermunicipais da empresa Scottish City Link.

Se você pretende viajar de ônibus pela Europa, e quer saber como é quando vale a pena, confira nosso artigo.

Contratando um Tour

Se o turista deseja conhecer as Highlands da Escócia, contando com um serviço de guia, existem várias empresas de turismo que oferecem esse serviço. Os principais tours saem de Edimburgo e existem opções de passeios de um dia até uma semana. Lembre que algumas atrações são vistas apenas de dentro do ônibus. Além disso, o deslocamento de Edimburgo até Inverness dura cerca de 3 horas e meia.

No Get Your Guide, por exemplo, você tem a opção de fazer uma excursão ao Lago Ness, Glencoe e Terras Altas a partir de Edimburgo. As avaliações dos usuários são excelentes! Pode reservar facilmente online, por 56,55€, com possibilidade de cancelamento.

De avião

O aeroporto de Inverness é um dos mais importantes da Escócia. Localiza-se a 13 km do centro da cidade e é possível percorrer essa distância de táxi ou ônibus. No centro de informações turísticas no aeroporto, você pode conferir os horários dos ônibus até o centro de Inverness.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

No entanto, se escolher fazer o trajeto de táxi, o valor fica em torno de 30£ até o centro da cidade.

De carro

Alugar um carro é a forma mais indicada para conhecer as Highlands da Escócia. Nada melhor do que parar para tirar fotos e apreciar a paisagem, não é mesmo? Além disso, existem lugares onde só o acesso com o carro permite conhecer as vistas mais impressionantes. E o melhor: as estradas são excelentes e muito bem sinalizadas.

Se a ideia for alugar um carro, existem balcões de atendimento dentro do Aeroporto de Edimburgo. Saiba também como funciona e quanto custa alugar um carro na Europa.

  • Distância de Edimburgo até Inverness: 250km;
  • Distância de Glasgow até Inverness: 270Km.

Turismo nas Highlands da Escócia: o que conhecer

A região das Highlands é deslumbrante, tanto pelas incríveis paisagens, como pela história riquíssima! Lugares para conhecer não faltam, desde o misterioso Lago Ness até a montanha Ben Nevis, a mais alta do país.

Fort Augustus

É um vilarejo localizado entre Fort William e Inverness, às margens do Lago Ness. A cidade é pequena e algumas horas são suficientes para conhecê-la.

A cidade também é conhecida pelo Canal Caledonian. Ele faz a ligação entre o oeste da Escócia, passando pelo Great Glen, antiga falha geológica, até a costa leste.

O passeio é lindo, são 96Km de comprimento, então para conhecê-lo totalmente o turista deve dispôr de tempo. Esta distância pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou por barco.

Loch Ness

O lago Ness é bastante profundo, em alguns pontos atinge 225 metros. Em termos de volume de água é apontado como o maior lago do Reino Unido. E acredite, a água do lago é muito escura! Isso se deve a presença da turfa, material vegetal decomposto.

E o monstro? Bem desde a Idade Média, o enorme monstro vive na imaginação dos turistas e moradores. Quem quiser se aventurar e procurá-lo pode fazer um passeio de barco pelo lago. Várias empresas realizam esse tour. O passeio dura, em média, uma hora e é muito interessante.

Quem sabe se o monstro Nessie não aparece por lá?

pontos turisticos na escocia lago ness

Se vai conhecer as Highlands da Escócia, você pode também visitar o Centro de Visitação do Lago Ness. Ali é possível conhecer um pouco da história, contratar os passeios e fazer compras de souvenirs.

Urquhart Castle

As ruínas do que já foi o maior castelo da Escócia situam-se a beira do Lago Ness. Inclusive, a vista que se tem do lago é espetacular. A construção é do século XIII e historicamente é muito importante para a Escócia. Por muitos séculos o controle do castelo foi disputado entre ingleses e escoceses.

Nosso artigo lista 10 castelos da Escócia para quem quer viajar no tempo.

Fort William

A cidade fica no caminho para o Vale Glencoe e a montanha Ben Nevis. É conhecida como a capital dos esportes ao ar livre do Reino Unido. Se você estiver procurando turismo de aventura ou escaladas, essa é a cidade perfeita! A infraestrutura é boa, apesar da cidade ser pequena.

Um passeio interessante é subir ao alto da montanha Aonach Mor em um bondinho, chamado de Gôndola. A vista panorâmica é fantástica! Se o dia estiver claro, pode-se avistar as Hébridas Interiores.

Parque Nacional Loch Lomond e Parque The Trossachs

O Loch Lomond é o maior lago da Grã-Bretanha. São 39km de comprimento e 8km de largura. Cerca de 20 ilhas se encontram em sua extensão. As paisagens, formadas há mais de 400 milhões de anos, são incríveis e a diversidade de espécies animais é grande.

Existem vários passeios que podem ser feitos por trilhas ou balsas.

A leste do Parque Nacional encontram-se os Trossachs. O local é a transição das planícies baixas para as montanhas escarpadas.

Estes parques exibem uma beleza fascinante, e é grande a variedade de espécies animais. É uma ótima oportunidade para fazer trilhas e explorar florestas, montanhas e lagos.

Toda a área é preservada e para aqueles que adoram acampar é uma oportunidade imperdível! Todas as informações sobre o funcionamento dos parques podem ser consultadas no site Lochmond Trossachs.

Vale Glencoe

O Vale Glencoe é o mais conhecido e um dos mais bonitos vales da Escócia. A paisagem do lugar é magnífica, tanto que foi cenário do filme Coração Valente. Mas em meio a tanta beleza, um triste acontecimento marcou a história da Escócia. No ano de 1692, o vale foi o cenário do massacre do clã MacDonald. Esse fato é lembrado até os dias atuais, por ter sido uma terrível traição.

Percorrer as estradas que cortam o vale é uma experiência única. Se a intenção é aventurar-se, basta escolher uma entre as várias trilhas existentes. No entanto, é recomendável contratar um guia.

Para escolher passeios e tours, uma boa dica é consultar a Get Your Guide. Você pode, por exemplo, comprar com antecedência um passeio para conhecer o Vale Glencoe e o Lago Ness. E acredite, isso facilita muito sua viagem!

Ben Nevis

A montanha Ben Nevis situa-se na região do Vale Glencoe. É o ponto mais alto do Reino Unido. São 1344 metros de altura que atraem montanhistas e aventureiros. A beleza e a magnitude deste lugar são impressionantes. No inverno, você pode aproveitar a neve, na estação de esqui.

Aviemore

A cidade é cercada por montanhas e florestas densas. É uma excelente opção para quem pratica montanhismo. A região atrai muitos adeptos deste esporte e também esquiadores.

A partir de Aviemore é possível visitar o Parque Nacional Cairngorms, o maior dos parques nacionais do Reino Unido. A diversidade de plantas e animais é imensa. Além disso, cinco das mais altas montanhas do Reino Unido estão dentro do Parque.

Ilha de Skye

Dentro do território das Highlands da Escócia, mas um pouco mais distante, fica a Ilha de Skye. Ela é a maior ilha do arquipélago de Hébridas.

Este destino é imperdível, você sabe o por quê? Simplesmente porque engloba o que existe de mais incrível na Escócia, ou seja, paisagens surpreendentes!

Vale a pena conhecer a colina The Old Man of Storr e o Kilt Rock, uma queda d’água com mais de 60 metros. A cidade de Portree, capital da ilha, com suas casinhas coloridas também é um charme!

ilha de skye na escócia

Onde se hospedar nas Highlands da Escócia

Inverness

Sem dúvida, a melhor opção para quem deseja conhecer as Highlands da Escócia é se hospedar na capital Inverness. A cidade é pequena, mas a localização é estratégica. Além disso, oferece boa infraestrutura, com várias opções de restaurantes e lojas.

Pesquisando pelo Booking encontramos algumas opções de hospedagem:

Fort William

Embora seja uma cidade com menor infraestrutura, você pode encontrar outras opções de hospedagem em Fort William:

Melhor época para visitar

A melhor época para visitar as Highlands da Escócia é no verão, entre maio e setembro. Nesta época os dias são mais longos e a temperatura é mais amena. Mas não custa lembrar, mesmo no verão, os dias costumam ser chuvosos. Antes de partir para as Highlands é interessante conferir as condições do clima.

Quem gosta de frio e pretende aproveitar as estações de esqui, pode programar a viagem para o inverno. Entre novembro e março as temperaturas estão bem baixas, ideais para esportes de inverno. No entanto, se você não está interessado em esquiar, evite escolher esta estação. Pelo clima ser muito frio e chuvoso, algumas atrações turísticas podem estar fechadas.

Dica: se está planejando viajar para a Escócia, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICASTURISMO para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

As Highlands da Escócia são um lugar onde beleza e história se completam. Além disso, a hospitalidade do povo escocês é um atrativo a mais! Está curioso para explorar essa fantástica região? Certamente será uma viagem inesquecível!

Já pensou em conhecer o País de Gales? Leia nosso guia completo de viagem e surpreenda-se com esse país britânico.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.