Fontana di Trevi: dicas para conhecer a fonte mais famosa do mundo

Visitar Roma  / 

Um ponto turístico eu considero imperdível para quem visita Roma é a Fontana di Trevi. Localizada no centro da Cidade Eterna, além de ser a maior fonte de Roma, a Fontana di Trevi é, sem dúvida, uma das fontes mais famosas do mundo.

O que fazer em Roma: confira dicas.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

História da Fontana di Trevi

A história da fonte de Trevi está intimamente ligada à da restauração, no período do renascimento italiano, do aqueduto romano de Aqua Virgo (também conhecido com aqueduto de água virgem).

O aqueduto de Aqua Virgo, construído durante o período do imperador romano Augusto, possuía mais de 20 quilômetros de comprimento, quase todo subterrâneo.

Durante a Idade Média, mesmo comprometido e com seu tamanho reduzido em virtude das invasões dos Godos, o Aqua Virgo continuou em uso pelos moradores de Roma.

Quer conhecer mais da Itália? Montamos um roteiro pela Itália de 7 dias.

O nascimento das famosas fontes romanas

Porém, foi após a Idade Média, no período conhecido como a Renascença Italiana (século XV), que o costume romano de construir imponentes fontes no final dos aquedutos foi retomado.

Em 1453, o Papa Nicolau V determinou a restauração do aqueduto de Aqua Virgo e a construção de uma pequena fonte em seu final.

Saiba quais são as 6 principais fontes de Roma que você não pode deixar de conhecer.

Concurso da mais bonita fonte

Nos séculos seguintes, a Fontana di Trevi passou por algumas reformas, até que em 1730, o Papa Clemente XII organizou uma competição para escolher quem seria o arquiteto responsável pelo projeto de uma imponente fonte em substituição à existente.

Apesar do ganhador da competição ter sido o arquiteto francês Lambert-Sigisbert Adam, quem realmente projetou a fonte foi Nicola Salvi.

Concurso da mais bonita fonte

A obra da construção da fonte iniciou em 1730, por Nicola Salvi, e terminou em 1762 por Giuseppe Pannini.

A Fontana di Trevi é uma fonte barroca, construída em mármore Travertino e metais. É toda branca e imponente com seus 26 metros de altura.

Descubra qual a melhor época para viajar para a Itália.

Como visitar a Fontana di Trevi

Erguida no centro de Roma, na praça de mesmo nome, a Fontana di Trevi é um local aberto ao público e pode ser visitada a qualquer horário, sem nenhum custo.

A dica que eu dou aqui é tentar chegar bem cedo no local, para evitar a multidão de turistas que se aglomeram tentando tirar uma foto em frente à bela fonte de mármore.

É possível chegar na Fontana di Trevi pela linha A do metrô, descendo nas estação Barberini.

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

Dica: Visite também o Fórum Romano e o Coliseu de Roma.

Tradição para quem visita a Fontana di Trevi

Quem visita a fonte deve, de costas para a fonte, jogar na água uma moeda e fazer um pedido. Dizem que se você pedir para voltar a Roma, seu desejo será realizado.

Por via das dúvidas, em todas as vezes em que estive em Roma, joguei uma moedinha na Fontana di Trevi.

Tradição para quem visita a Fontana di Trevi

Tour pelas fontes

Uma ótima ideia é fazer um tour guiado pelas fontes e praças de Roma. É uma passeio incrível!

Curiosidades sobre a Fonte

Para quem gosta de cinema clássico, foi ali que Anita Ekberg entra na água junto com o Marcello Mastroianni, no filme La Dolce Vita, de Fellini. Pois é, uma das mais clássicas cenas do cinema foi filmada na mais famosa fonte do mundo, a Fontana di Trevi.

E então, gostaram de conhecer a história da maior e mais famosa fonte de Roma?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.