Acredita-se que existem mais de 2 mil castelos na Escócia. Um país rico em história e mistério reserva muito para contar da sua própria cultura nessas propriedades encantadoras e imponentes. Neste artigo, selecionamos alguns dos mais bonitos e incríveis castelos escoceses e também alguns hotéis-castelos para se hospedar e ter uma experiência digna de rei e rainha na sua estadia pelo país.

Castelos mais bonitos da Escócia

Construídos principalmente para defesa e fins militares, muitos castelos se localizam no topo de penhascos na costa escocesa ou às margens de lagos, como o intrigante Loch Ness. Outros, que foram lares da realeza e de clãs nobres, parecem ter saído de contos de fadas. Os castelos na Escócia são belíssimos e também cercados de história e mistérios.

Listamos 10 dos castelos mais bonitos e imperdíveis da Escócia. Confira!

1. Castelo de Edimburgo

Não podia deixar de iniciar a lista de castelos mais bonitos da Escócia pelo também mais famoso deles, o Castelo de Edimburgo. Situado na capital do país, foi construído no topo do vulcão extinto de Castle Rock, entre os séculos XII e XIX.

Historicamente, além de casa da rainha Mary Stuart da Escócia, foi uma fortaleza militar importante, palco de batalhas e conflitos decisivos da história do país, incluindo as Guerras da Independência da Escócia e o levante jacobita. Hoje, guarda as Joias da Coroa, o Memorial Nacional da Guerra da Escócia e o Mons Meg, um enorme canhão do século XV.

O Castelo de Edimburgo é um dos principais pontos turísticos na Escócia, recebendo mais de um milhão de turistas todos os anos. Ele é visível de quase todos os pontos da cidade e se está planejando um roteiro pela capital escocesa, essa certamente é uma das atrações imperdíveis do que fazer em Edimburgo.

Como é visitar o Castelo de Edimburgo?

Para visitar o castelo, reserve aproximadamente 2 horas de tour guiado para saber mais sobre a história e fatos importantes do local. Aproveite para comprar os ingressos antecipados. O tour a pé sem fila no Castelo de Edimburgo é um dos mais procurados.

O Edinburgh Castle está aberto diariamente a partir das 9h30. Entre 1º de abril e 30 de setembro, fecha às 18h. Entre 1º de outubro e 31 de março, a atração fecha às 17h. Sendo a última admissão sempre 1 hora antes do encerramento. O castelo permanece fechado nos dias 25 e 26 de dezembro.

Quanto custa visitar o Castelo de Edimburgo?

Os ingressos para visitar o Castelo de Edimburgo custam a partir de £19,50 para adultos, no site oficial da atração.

O tour no Castelo de Edimburgo tem preços a partir de £34.

2. Castelo de Stirling

Stirling na Escócia é uma das cidades mais antigas do país, agrupada em volta do Castelo, símbolo da independência escocesa. Devido a sua localização próxima ao Rio Forth, o Castelo foi alvo de ataques e ponto estratégico nas Guerras de Independência escocesas.

Foi também palco de guerras e confrontos, como a Batalha da Ponte de Stirling e a Batalha de Bannockburn, quando William Wallace e o rei Robert, the Bruce, derrotaram o exército inglês. Por isso também, o castelo serviu de cenário para o filme “Coração Valente”.

Visitante em frente ao segundo castelo mais visitado da Escócia, em Stirling.
O Castelo de Stirling é um símbolo da independência escocesa. Não deixe de visitar o local

Entre os séculos XIV e XVIII, era a residência dos Stuart, governantes da Escócia, sendo o local da coroação de Mary Stuart, ou Mary Queen of Scots, em 1534.

O Castelo é o ponto mais alto da cidade, no topo da colina Stirling Sill de origem vulcânica. Ele é o segundo castelo mais visitado do país, atrás apenas do Castelo de Edimburgo.

Como é visitar o Castelo de Stirling?

A cidade de Stirling fica a cerca de 60 km da capital do país, Edimburgo. Opte por alugar um carro, utilizar transporte público como ônibus e trem ou fazer uma excursão. A mais procurada é a excursão de um dia incluindo Castelo de Stirling, Kelpies e Lago Lomond.

O Castelo de Stirling abre diariamente, entre às 9h e às 17h.

Quanto custa visitar Castelo de Stirling?

O valor para visitar o Castelo de Stirling custa a partir de £17,50 para adultos que comprarem ingressos antecipados pelo site oficial da atração. O preço aumenta para £19,50 se comprar no local.

Se estiver visitando a capital do país, também é possível contratar uma excursão ao Castelo de Stirling, a partir de £50,40 por pessoa.

3. Eilean Donan

O Eilean Donan Castle é reconhecido como uma das imagens mais icônicas da Escócia. Situado numa ilha no ponto onde três grandes lagos marinhos se encontram, é ligado ao continente por uma ponte de pedra. Rodeado por paisagens fascinantes, o castelo é hoje uma das atrações mais visitadas e importantes das Highlands da Escócia.

Vista aérea do Eilean Donan, nas Terras Altas escocesas.
O Castelo de Eilean Donan é um dos castelos mais românticos da Escócia

A primeira estrutura fortificada foi construída na ilha no início do século XIII como medida defensiva, protegendo as terras de Kintail contra os vikings que invadiram, colonizaram e controlaram grande parte do norte da Escócia e das Ilhas Ocidentais entre 800 e 1266.

Desde então, pelo menos quatro versões diferentes do castelo foram construídas e reconstruídas à medida que a história feudal da Escócia se desenrolava ao longo dos séculos.

Como é visitar o castelo Eilean Donan?

O castelo Eilean Donan se localiza a pouco mais de 310 km de Edimburgo. Para visitá-lo, a melhor opção é alugar um carro ou fazer uma excursão oferecida pelos sites como o GetYourGuide.

O tour mais bem avaliado é a excursão de 3 dias Ilha de Skye e Terras Altas. Além da visita ao Eilean Donan Castle, você irá visitar outros castelos na Escócia, como o Stirling e o Urquhart, além do Lago Ness e Inverness.

Se já está passeando pelas Terras Altas da Escócia, também há a opção de excursão de 1 dia à Ilha de Skye e Castelo de Eilean Donan com saída de Inverness.

Está aberto para visitação entre às 10h e às 16h, sendo a última admissão sempre 1 hora antes do horário de fechamento. Entre final de março e final de outubro, permanece aberto até às 18h. Mas confira sempre o site oficial antes de planejar sua visita, o Castelo é fechado para visitações nos dias que recebe cerimônias de casamento.

Sim! Por ser considerado um dos castelos mais românticos da Escócia, é possível realizar casamento no Eilean Donan Castle.

Quanto custa visitar o castelo Eilean Donan?

O preço de admissão de adultos para visitar o castelo Eilean Donan é de £11 no site oficial da atração.

As excursões do GetYourGuide variam entre £56 com saída de Inverness e £184 pelo tour de três dias saindo de Edimburgo.

4. Castelo Urquhart

O Urquhart já foi considerado um dos maiores castelos na Escócia. Atualmente, está em ruínas, com grande parte de seus complexos pela metade, devido à explosão proposital ocorrida no século XVII. Resta apenas a casa da torre e as vistas fascinantes do Lago Ness.

Inclusive, é do alto da torre desse castelo que a maioria das pessoas afirma ter avistado o monstro Nessie, que habita o Lago Ness.

São mais de mil anos de história que mudaram os rumos do país. Devido a sua posição privilegiada, foi conquistado por diferentes clãs, passando também pela mão dos ingleses. Estes o explodiram em 1692 para que nunca mais fosse utilizado como fortaleza militar.

O Castelo de Urquhart é a terceira atração turística mais visitada da Escócia, ficando atrás somente dos castelos de Edimburgo e de Stirling.

Como é visitar o Castelo Urquhart?

Localizado nas Highlands escocesas, o Castelo Urquhart pode ser visitado de carro, transporte público a partir de Inverness ou excursões oferecidas por sites de atrações turísticas.

O tour mais bem avaliado com saída de Edimburgo é a excursão de 3 dias Ilha de Skye e Terras Altas. Além da visita ao Castelo de Urquhart e Lago Ness, você irá visitar outros castelos, como o Castelo de Stirling e Eilean Donan Castle.

Castelo Urquhart, Escócia
A torre do Castelo Urquhart é o melhor local para avistar o monstro do Lago Ness

E se está hospedado em Inverness ou nas Terras Altas da Escócia, o GetYourGuide oferece a opção de um cruzeiro pelo Lago Ness e Castelo de Urquhart de 3 horas com saída de Inverness.

O local está aberto para visitação diariamente a partir das 9h30. Os horários de fechamento alteram entre 16h30 e 20h, conforme o mês e dia da semana.

Quanto custa visitar o Castelo Urquhart?

O valor do ticket para adultos para visitar o Castelo Urquhart é de £13 no site oficial da atração. Já as excursões do GetYourGuide variam entre £44 o cruzeiro com saída de Inverness e £184 pelo tour de três dias saindo de Edimburgo.

5. Castelo Culzean

O Castelo Culzean está situado nas falésias de Ayrshire. Foi construído, no final do século XVIII, para o clã Kennedy, cuja ascendência remonta a Robert, the Bruce.

Atualmente é conhecido como o castelo dos 7 fantasmas. Dizem que um desses fantasmas que vagam pelos corredores do castelo é o do Sir John, um assassino de mulheres jogado de um penhasco por sua última esposa. Algumas pessoas ainda afirmam ter passado por experiências paranormais no local.

O interior do castelo é belíssimo. Maravilhe-se com o mobiliário do século XVIII, o imponente hall de entrada e uma das maiores coleções de espadas e pistolas militares britânicas do mundo. Tudo rodeado por um parque de 600 acres.

Como é visitar o Castelo Culzean?

O Castelo Culzean está localizado a pouco mais de 146 km de Edimburgo. Alugar um carro e dirigir até o local é uma ótima opção para visitá-lo no seu tempo.

Você pode optar também por fazer uma excursão com saída de Glasgow na Escócia como, por exemplo, o tour Culzean Castle, Robert Burns Country e a costa de Ayrshire.

O Castelo Culzean está fechado até março de 2024. Os arredores e jardins podem ser visitados diariamente entre 10h e 16h, exceto de 24 a 26 de dezembro e 1º de janeiro, quando permanecem fechados para visitação.

Quanto custa visitar o Castelo Culzean?

Os ingressos para visitar o Castelo Culzean custam a partir de £7 para adultos no site oficial. E o tour do GetYourGuide pode ser adquirido por £91.

6. Castelo de Glamis

Um verdadeiro castelo de conto de fadas! Localizado em Angus, o Castelo de Glamis é considerado um dos mais belos castelos da Escócia.

Com mais de 600 anos de história, tem sido a residência ancestral dos Condes de Strathmore e Kinghorne desde 1372. Glamis também é conhecido pela sua rica história e visitantes famosos, incluindo Mary Stuart e James V.

O Glamis te transporta para um conto de fadas.
O Castelo de Glamis serviu de inspiração para Macbeth de William Shakespeare

O Castelo de Glamis sem dúvida é um castelo da realeza. Foi casa de infância da Rainha Elizabeth. Sua filha mais nova, a Princesa Margaret, nasceu no castelo e também foi visitante frequente durante sua infância, ao lado de sua irmã mais velha, a Princesa Elizabeth.

Também serviu de inspiração para Macbeth de William Shakespeare. A lenda situa nesse fabuloso palácio o assassinato do rei Duncan por parte de Macbeth, na parte conhecida como Duncan’s Hall.

Como é visitar o Castelo de Glamis?

Fica a 118 km do centro da capital escocesa. Mas se prefere chegar ao local de excursão, há uma opção com saída de Edimburgo: a excursão aos castelos de Glamis e Dunnottar.

Está aberto para visitação diariamente entre as 10h e às 17h, sendo a última admissão, às 15h30.

Quanto custa visitar o Castelo de Glamis?

O preço de admissão de adultos para visitar o Castelo de Glamis custa a partir de £5 no site oficial da atração. A excursão de um dia, partindo de Edimburgo, custa a partir de £52 por pessoa.

7. Castelo de Dunnottar

O Castelo Dunnottar está localizado em um afloramento rochoso na costa de Aberdeenshire, a apenas 2,5 km ao sul da histórica cidade portuária Stonehaven. Construído a mais de mil anos no topo de uma rocha de 50 metros e cercado em três lados pelo Mar do Norte. Uma localização privilegiada e de tirar o fôlego entre os castelos na Escócia.

O Dunnottar já hospedou algumas das maiores figuras históricas do país, incluindo William Wallace e Mary Stuart, Queen of Scots. É também famoso pelo seu papel como local de resistência durante oito meses contra o exército de Cromwell, na salvação das Honras da Escócia (as Joias da Coroa Escocesa) em meados de 1650.

Como é visitar o Castelo de Dunnottar?

O Castelo de Dunnottar se localiza a aproximadamente 181 km do centro de Edimburgo, mas existem algumas boas opções de excursões. Entre elas:

Está aberto para visitação diariamente entre as 10h e às 15h.

Quanto custa visitar o Castelo de Dunnottar?

O ticket para visitar o Castelo Dunnottar custa a partir de £10,50 para adultos no site oficial. As excursões de um dia custam a partir de £51 por pessoa.

8. Castelo Inveraray

Castelo Inveraray é a casa de campo do Duque e da Duquesa de Argyll, do Clã Campbell. Ele foi construído nas margens do Lago Fyne em 1400, na costa ocidental da Escócia, perto de Inveraray.

Castelo de Inveraray, Escócia
O Castelo de Inveraray foi usado para gravações do seriado inglês, Downtown Abbey

O castelo tem jardins formais e uma extensa coleção de armas, além de um Tearoom que oferece comida tradicional escocesa. Certamente é um dos castelos na Escócia mais bonitos e de estilo neogótico. Usado inclusive para gravações do seriado inglês, Downtown Abbey.

Como é visitar o Castelo Inveraray?

Aproximadamente 176 km de distância da capital, Edimburgo, o Castelo pode ser facilmente acessado de carro ou transporte público, mas se preferir incluir no tour mais alguns pontos incríveis da Escócia, opte por uma das excursões:

O castelo é aberto para visitação entre final de março e outubro, das 10h às 17h.

Quanto custa visitar o Castelo Inveraray?

O valor para visitar o Castelo Inveraray custa a partir de £16,50 para adultos no site oficial da atração.

As excursões têm uma variação de preço conforme o ponto de partida. A partir de Glasgow, os valores custam a partir de £54. Com saída de Edimburgo, os preços para adultos, custam em média £74.

9. Castelo de Dunrobin

O Dunrobin é um dos maiores castelos na Escócia, com 189 quartos. Também é uma das casas continuamente habitadas mais antigas da Grã-Bretanha, que remonta ao início de 1300, lar dos Condes e, mais tarde, dos Duques de Sutherland.

A imponente construção lembra muito um castelo francês devido as suas imponentes torres cônicas, dignas de contos de fadas. Na verdade, há muita influência francesa em todo o projeto, incluindo os jardins, baseados no Palácio de Versalhes, projetados na década de 1850.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Dunrobin Castle foi usado como hospital naval. E também se tornou um internato para meninos por um período de sete anos, entre 1965 a 1972, antes de voltar a ser uma casa de família.

Como é visitar o Castelo de Dunrobin?

Localizado a 1,6 km ao norte de Golspie, em Sutherland, na costa leste das Terras Altas da Escócia, o Castelo Dunrobin fica a cerca de uma hora de carro ao norte da capital das Terras Altas, Inverness.

Você pode visitá-lo através da excursão John O’Groats e o Far North Tour, com saída em Inverness.

O Castelo Dunrobin está aberto anualmente de 1º de abril a 31 de outubro. Das 10h30 às 16h30 nos meses de abril e outubro. E das 10h às 17h entre maio e setembro. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento.

Quanto custa visitar o Castelo de Dunrobin?

O valor da admissão para adultos visitarem o Castelo de Dunrobin é de £14 no site oficial da atração. Esta tarifa inclui entrada no Castelo, Museu, Falcoaria e Jardins.

A excursão de 11 horas, saindo de Inverness custa a partir de £56 por pessoa.

10. Castelo Balmoral

O Castelo de Balmoral é a casa escocesa da Família Real Britânica desde que foi comprado para a Rainha Vitória pelo Príncipe Albert em 1852. Antes disso, foi residência de várias famílias nobres, desde 1484, quando foi mencionado pela primeira vez em documentos.

E não à toa o local é uma das propriedades favoritas da realeza britânica, dada sua imponência e beleza, que o tornam também um dos castelos mais bonitos da Europa. O Balmoral fica no condado de Aberdeenshire, no vale do rio Dee. O clima no inverno é rigoroso, podendo alcançar temperaturas negativas de até -27 °C.

Foi nesse castelo também que a Rainha Elizabeth II estava sob cuidados médicos, quando foi anunciada sua morte, em setembro de 2022.

Como é visitar o Castelo Balmoral?

O Castelo de Balmoral se localiza a 169 km ao norte de Edimburgo. Além da opção de alugar um carro para visitar a propriedade, é possível fazer o tour Balmoral Castle Estate e Royal Deeside, com saída de Aberdeen.

Vista do Balmoral em dia lindo de sol na Escócia.
O Castelo Balmoral é uma das propriedades favoritas da realeza britânica

O local está aberto ao público em datas específicas durante os meses de inverno, entre às 10h e às 16h. Confira no site oficial a disponibilidade.

Quanto custa visitar o Castelo Balmoral?

A entrada no Castelo Balmoral é gratuita, não há necessidade de reserva de ingressos para visitar o local. Se optar pelo tour, o valor é de £70 por pessoa.

Vale a pena visitar os castelos da Escócia?

Vale muito a pena visitar os castelos na Escócia.

Paisagens de tirar o fôlego, detalhes ricos de arquitetura e decoração, história e até mistério. Você descobrirá muito sobre a cultura e o passado escocês visitando essas belas propriedades.

Os castelos escoceses são parte do imaginário em torno do país, seja em séries ou filmes, certamente a visita não vai decepcioná-lo.

Conheça também os principais pontos turísticos da Europa.

É possível se hospedar em um dos castelos na Escócia?

Sim, é possível se hospedar em um dos castelos na Escócia.

Existem muitos castelos da Escócia que viraram hotéis para dar aos visitantes a possibilidade de viver uma experiência incrível e inesquecível.

Muitos quartos desses castelos podem ser reservados pelo site oficial e também através do site de reservas online como o Booking.

A Escócia é o país com o maior número de castelos do Reino Unido e vários deles oferecem uma legítima experiência de rei e rainha. Preparamos uma lista com os melhores hotéis-castelos escoceses para você planejar sua estadia de realeza no país. Veja a baixo!

1. Glenapp Castle

O Glenapp Castle é um sonho de contos de fadas remontando a 1870. O luxuoso e premiado hotel 5 estrelas em Ayrshire, na Escócia, oferece 17 suítes e um nível de serviço íntimo com atenção genuína aos detalhes.

De grande beleza no mobiliário e interiores de época, bem como nos deslumbrantes 14,4 hectares de jardins, florestas e paisagens marítimas que rodeiam o castelo. De estilo Baronial Escocês, combina elementos do design gótico e renascentista para criar a grandeza e a aparência de conto de fadas.

As suaves ameias de arenito do castelo, encimadas por altas torres, deram a Glenapp um lugar de direito como um dos castelos de luxo mais românticos da Escócia.

Quanto custa se hospedar no Glenapp Castle?

Para se hospedar no Glenapp Castle, as diárias custam a partir de R$ 2.126, incluindo café da manhã em quarto para casal com vista para os jardins.

2. Glengorm Castle

O Glengorm Castle é um hotel-castelo para desfrutar de paz e tranquilidade na costa norte da Ilha de Mull. São 5 mil acres de terreno, onde você pode avistar águias de cauda branca, lontras, águias douradas e focas.

Escolha entre três diferentes tipos de apartamentos: a ala oeste, os quartos na Torre ou os apartamentos nos antigos estábulos agrícolas. Construído em 1860, o Glengorm Castle é avaliado como um hotel-castelo 4 estrelas.

Quanto custa se hospedar no Glengorm Castle?

As diárias do Glengorm Castle para um apartamento completo, capaz de acomodar três pessoas, custa a partir de R$ 2.486.

3. Tulloch Castle Hotel

O Tulloch Castle Hotel foi construído no século XII nas belas Terras Altas da Escócia. Os 22 quartos disponíveis estão decorados com características de época, mantendo a arquitetura parcialmente original.

O Tulloch é considerado um dos muitos castelos na Escócia mal-assombrados, e categorizado como um hotel 3 estrelas. Para quem gosta de história, mistério e suspense, a hospedagem por lá será uma experiência intrigante.

Quanto custa se hospedar no Tulloch Castle Hotel?

E uma grande vantagem do Tulloch Castle Hotel é o valor da diária. O preço da hospedagem para uma noite de um casal nesse belo castelo escocês custa a partir de R$ 496.

4. Inverlochy Castle Hotel

Um Hotel-Castelo 5 estrelas em meio às belas paisagens das Highlands Ocidentais da Escócia. O Inverlochy é um hotel de luxo premiado que remonta ao século XIX. Todos os quartos foram projetados individualmente e possuem decoração elegante.

Suíte do Inverlochy Castle Hotel
Uma das suítes de luxo do Inverlochy Castle Hotel, elogiado pela Rainha Vitória. Foto: Inverlochy Castle/Booking

Aproveite seu tempo na propriedade de estilo vitoriano para desfrutar de uma vista maravilhosa das montanhas ou praticar atividades de lazer como tênis, pesca e tiro ao prato.

Durante uma viagem a Balmoral em 1873, a Rainha Vitória passou uma semana em Inverlochy desenhando e pintando, onde escreveu em seus diários: “Nunca vi um lugar mais lindo ou mais romântico”.

Quanto custa se hospedar no Inverlochy Castle Hotel?

A diária do Inverlochy Castle para um quarto duplo de casal, com café da manhã incluso, no melhor hotel rural da Escócia custa a partir de R$ 2.548.

5. Cornhill Castle

Cornhill Castle foi construído em 1851 a apenas uma hora de carro de Glasgow e da capital da Escócia, Edimburgo. Um local para admirar a tranquilidade e beleza da idílica zona rural de Biggar.

Todos os quartos desse hotel 4 estrelas apresentam uma bela decoração e muitos oferecem vistas deslumbrantes da paisagem campestre ao redor. Uma variedade de acomodações luxuosas, desde quartos clássicos e contemporâneos e suítes grandiosas e opulentas, até luxuosos alojamentos com banheiras de hidromassagem privativas ao ar livre.

Situado na bela paisagem escocesa, o Castelo Cornhill é cercado por paisagens espetaculares e repleto de detalhes luxuosos para uma estadia perfeita. Você pode também desfrutar de diversas atividades nos arredores, incluindo golfe e pesca. Há ainda um heliporto para os hóspedes que desejam chegar de helicóptero. Um luxo!

Quanto custa se hospedar no Cornhill Castle?

O preço de uma diária no Cornhill Castle para quarto de casal, com café da manhã incluso, é de R$ 1.376.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Vale a pena se hospedar em um castelo na Escócia?

Claro que sim!

Se hospedar em um dos castelos na Escócia é como fazer parte de um conto de fadas ou da história do país e dos seus mistérios. Ir dormir e acordar como um membro da realeza e sentir-se em outra época e realidade é algo fantástico. Uma experiência única e incrível de ser vivida!

Como se planejar para visitar os castelos na Escócia?

Para programar uma viagem tranquila para visitar os castelos escoceses, comece verificando um orçamento de quanto custa viajar para a Escócia.

Não se esqueça também de preparar alguns detalhes que merecem mais atenção no planejamento. Confira a baixo nosso checklist para auxiliar seus preparativos:

  • Mantenha-se conectado: compre um chip internacional antes mesmo de sair do Brasil. A America Chip, por exemplo, oferece cobertura por toda Europa e internet ilimitada pelo menor preço;
  • Preparar um roteiro com antecedência é o segredo para aproveitar ainda mais sua viagem. Programe seus passeios e compre ingressos para atrações turísticas online. Verifique sempre os horários de funcionamento nos sites oficiais e confira as opções de excursões guiadas em sites como o GetYourGuide ou a Civitatis;
  • Adquirir um cartão de débito internacional é certamente a opção mais segura para uma viagem sem surpresas com a futura conta do cartão. Você deposita o dinheiro pelo aplicativo que converte os valores na mesma hora e já atualiza o seu saldo disponível. O Cartão Wise, por exemplo, é válido em mais de 200 países com tarifas econômicas em 50 moedas diferentes. Além disso, você pode sacar dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados por esses países e pagar faturas online ou nos próprios estabelecimentos;
  • É possível conhecer a Escócia por meio de belas viagens de trem ou ônibus, para garantir bilhetes com antecedência, utilize a Omio, uma plataforma que oferece diversas opções de transporte e é confiável;
  • Alugar um carro pode ser surpreendente, percorrer as estradas escocesas de carro é sinônimo de uma viagem encantadora e pode te ajudar a ter mais liberdade ao visitar os castelos na Escócia. Caso prefira desfrutar desse conforto, confira as possibilidades oferecidas pela DiscoverCars, um site que compara diferentes alternativas de locação de veículos, possibilitando a pesquisa dos melhores preços entre diversas locadoras no país.

Agora que você já sabe alguns dos melhores e mais belos castelos na Escócia para visitar e até se hospedar, prepare suas malas e tenha uma ótima viagem!