10 castelos na Escócia para você viajar no tempo

Visitar Escócia  / 

Todo mundo sabe que a Escócia é um país cheio de misticismo, beleza e castelos! Essas construções históricas estão presentes em todo território e podemos garantir que os castelos na Escócia estão entre os mais belos do mundo.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Para quem estiver de passagem e deseja conhecer um pouco da cultura desse país, vamos dar uma mãozinha. Listamos aqui os mais belos e importantes castelos na Escócia para você entrar no clima.

Vamos lá?!

Castelos na Escócia: o top 10

Preparamos para vocês uma lista dos castelos mais famosos e belos da Escócia. Acompanhe abaixo:

Castelo de Edimburgo

Não podemos falar em castelos na Escócia sem citar o mais famoso e visitado do país, bem na capital, em Edimburgo. O castelo de Edimburgo está localizado no alto da Castle Rock, bem na capital da cidade. Ele é sem sombra de dúvidas o principal ponto turístico da Escócia, isso porque é considerado uma das fortalezas mais importantes de todo o Reino Unido.

História

O Castelo de Edimburgo foi palco de diversas batalhas, guerras e cenário para a conquista da independência da Escócia. A história foi protagonizada por William Wallace, o principal herói escocês.

castelo de edimburgo

Também dizem que o castelo de Edimburgo foi o mais sitiado do mundo. Acredita-se que a vista espetacular de um dos principais castelos na Escócia tenha motivado muitos reis a utilizar a construção como moradia. Para comprar o ingresso para o Castelo de Edimburgo com atencedência e pular filas, clique aqui.

Veja também o que fazer em Edimburgo: 8 paradas obrigatórias na cidade.

Castelo de Cawdor

O castelo de Cawdor é uma das fortalezas associadas à famosa obra de William Shakespeare: “MacBeth”. Afinal, nela há o importante personagem “Senhor de Cawdor”. Certamente isso atrai muitos amantes e estudantes de literatura inglesa a visitar o castelo todos os anos.

Talvez essa seja uma das edificações mais singelas entre todas as citadas aqui. Mas a beleza também é única.

O castelo de Cawdor tem um jardim cercado por muitas árvores, flores e verde. Ele foi construído no século XIV pelo senhor de Cawdor que decidiu e escolheu o local devido a um sonho.

Castelo de Balmoral

O castelo de Balmoral é, atualmente, uma das residências oficiais da Família Real Britânica.

A rainha Victoria, no auge de seu reinado, tomou posse do castelo que hoje é um dos destinos preferidos dos membros da família real durante o verão.

Com uma estrutura clássica e imponente, o castelo de Balmoral atrai muitos turistas durante todo o ano.

Leia também nossos artigos sobre os castelos em Portugal e o Castelo de São Jorge, em Lisboa.

Castelo de Dunnottar

Pode não ser o castelo escocês mais imponente, mas a sua localização é uma das mais privilegiadas. Situado em um rochedo de frente para o mar, o castelo foi estrategicamente projetado para proteger a costa escocesa contra invasores inimigos.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

O isolamento e a paisagem digna de cinema serviram para contar outro clássico shakespeariano “Hamlet”, em 1990. Dessa vez nas telonas, o ator Mel Gibson foi o protagonista da obra.

Conheça também nosso guia sobre Stratford-upon-Avon, a terra de Shakespeare.

Castelo de Stirling

O Castelo de Stirling é sem sombra de dúvidas uma das melhores e mais ricas experiências para quem gosta de história e arte. A construção é majestosa e em seu interior pode ser visto importantes obras de artes que mostram bem a época de glória a qual a residência serviu de palco.

pontos turisticos na escocia castelo de stirling

Conta-se que muitos reis escoceses foram coroados em Stirling, dentre eles Maria da Escócia – prima de Elizabeth I. A sua construção lembra bastante os cenários de filmes e séries que retratam a era medial ou período das Cruzadas.

Veja também 5 castelos da Escócia que viraram hotéis.

Castelo de Caerlaverock

Também conhecido como “castelo da cotovia”, o Castelo de Caerlaverock está localizado ao sul do território escocês e é uma das construções medievais mais significativas e interessantes do país.

Sua construção é datada no século XIII e foi residência por mais de 400 anos do clã Maxwell. Este castelo foi projeto em volta de um fosso e tinha como principal objetivo servir de forte defensivo para o país.

Hoje é possível visitar a construção e ainda apreciar alguns eventos que trazem representações de fatos históricos que ali aconteceram.

Leia também o que já falamos sobre os castelos mais bonitos da Europa.

Castelo de Culzean

O Castelo dos 7 fantasmas! É assim que essa belíssima construção é conhecida por toda Escócia. O Castelo de Culzean fica no alto de uma falésia e pertenceu ao clã Kennedy (que nada tem a ver com o ex-presidente americano).

A edificação passou por algumas reformas e redecorações em seu interior e acabou ganhando ares de casa de campo. Após a segunda Guerra Mundial, um dos apartamentos do castelo foi doado ao general Dwight D. Eisenhower, como reconhecimento pelos serviços prestados em batalha. Hoje ele é um dos 7 fantasmas que assombram a residência.

O castelo de Culzean é também familiar a todos no Reino Unido, pois, desde 1987 é retratado no verso da nota de 5 libras.

Leia também o nosso artigo sobre os castelos da Inglaterra.

Castelo de Glamis

Sabe o castelo da Cinderela? Algo me diz que Walt Disney se inspirou no castelo de Glamis quando criou a animação. A beleza desse castelo é digna de contos de fada. Sua estrutura e engenharia tem tudo aquilo que imaginamos quando pensamos em reis, rainhas, príncipes e princesas.

Glamis foi outro cenário escolhido pelo escritor William Shakespeare para ser o lar de MacBeth.

Aliás, dizem que o castelo de Glamis também é mal assombrado e que muitos fantasmas podem ser vistos e sentidos por ali.

Castelo de Dunvegan

O belíssimo Castelo de Dunvegan, que fica na ilha de Skye, traz dois fatos muito curiosos: o primeiro é que até hoje o castelo serviu como residência pelo maior período de tempo em todo o país. Acredita-se que o clã dos MacLeod residiu em Dunvegan por mais de 800 anos.

O segundo fato fala sobre a “Fairy Flag”, ou em português, bandeira de Fada. Trata-se de um tecido que teria sido dado a um dos membros da família MacLeod por uma princesa fada.

Há, porém, quem acredite que, na verdade, essa bandeira foi conquistada pelo clã durante as Cruzadas.

Não deixe de conferir também nosso artigo com os principais pontos turísticos na Escócia.

Castelo de Inverness

O Castelo de Inverness fica localizado na maior cidade dos Highlands da Escócia, em Inverness, e está a 3 horas e meia de Edimburgo. Apesar de não ser aberto ao público, o visitante pode passear por seus belos jardins e desfrutar de uma das vistas mais bonitas do país.

A construção fica acima do rio Ness que corta a cidade e é uma ótima opção para quem deseja escapar um pouco da agitação do centro de Edimburgo.

E qual desses belíssimos castelos você está com vontade de conhecer? Não deixe de compartilhar essas dicas e comente a sua experiência.

Vai visitar Edibumburgo? Então recomendamos que você contrate um seguro viagem Europa. Veja nesse artigo porque ele é essencial.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.