Viajar é uma experiência enriquecedora, mas muitos viajantes ficam com receio em relação à comunicação em um país estrangeiro, especialmente quando não dominam a língua inglesa. De fato, viajar sem saber falar inglês é a realidade de muitos turistas em todo o mundo. Mas será que é possível conhecer um novo lugar sem dominar inglês para viagem?

Descubra se é preciso dominar o idioma, como aprender inglês focado em viagem e o que fazer para se vivar sem o idioma.

É preciso falar inglês para viajar?

Não, não é preciso.

Saiba que não é obrigatório falar inglês para viajar, uma vez que você pode visitar diversos países estrangeiros sem dominar o idioma.

Muitos turistas ficam com receio de viajar sem dominar o inglês. Mas, é perfeitamente possível viajar sem falar a língua. A sua comunicação pode, por exemplo, ser baseada no domínio de outros idiomas (espanhol, italiano, francês, etc) e também em gestos.

Você também pode usar aplicativos de viagem que te ajudem com a tradução ao longo do seu passeio e, até mesmo, tentar aprender algumas palavras e expressões básicas antes de embarcar.

Porém, não podemos negar que o domínio do inglês pode facilitar muito a sua comunicação em um país estrangeiro. O inglês é considerado o idioma internacional e é falado como segunda língua em muitos destinos turísticos populares.

Dessa maneira, dominar o básico de inglês para viagem irá te ajudar a interagir com as pessoas locais, obter informações sobre pontos turísticos, fazer pedidos em restaurantes e bares, ler sinalizações e até mesmo lidar com situações de emergência.

O que é preciso saber em inglês para viajar?

Existem algumas situações específicas que sabemos que todos os viajantes vão passar em algum momento no exterior.

Se você vai viajar para um país de língua inglesa ou para destinos internacionais em que o inglês é amplamente falado, é útil ter pelo menos conhecimento básico do idioma para lidar com diversas situações. Veja as principais situações em que o inglês para viagem poderia ser muito útil:

  • No aeroporto: é provável que você precise pedir informações sobre voos, portão de embarque ou a situação da sua bagagem;
  • Na acomodação: pode ser que você precise conversar com os responsáveis pela sua acomodação para perguntar sobre check-in e check-out e serviços oferecidos ou para pedir assistência por algum motivo;
  • No transporte público: é provável que você, enquanto turista, precise comprar bilhetes, perguntar sobre horários e plataformas e sobre o melhor transporte para chegar em algum lugar específico;
  • Em restaurantes e bares: seria ótimo conseguir dominar o inglês para fazer um pedido, perguntar sobre o menu ou chamar o garçom, não é mesmo?

É muito provável que os turistas que decidem fazer uma viagem para a Europa ou para os Estados Unidos vivam as situações mencionadas. Assim, é inegável que conhecer algumas expressões e frases básicas em inglês pode ser muito útil nesses momentos.

Se você ainda não domina o idioma, fique tranquilo. Não é necessário adquirir fluência na língua inglesa antes do embarque. Contudo, ter uma compreensão básica do inglês para a viagem irá facilitar a sua estadia no exterior.

Para que você entenda ainda mais como o inglês será útil na sua viagem, assina ao vídeo da Carina Fragozo do canal “English in Brazil by Carina Fragozo” sobre 25 situações e frases essenciais em inglês para viagem.

Como aprender inglês para viajar?

Você já deve ter percebido a importância do inglês para viagem, não é? A boa notícia é que aprender inglês para viajar pode não ser uma tarefa tão complicada ou impossível.

Uma ótima opção para quem quer aprender inglês para uma viagem de forma descomplicada e em um curto período de tempo é fazer um curso online de qualidade.

Nós do Euro Dicas Turismo indicamos o curso de inglês da Fluencypass, um método que oferece um ciclo completo para você falar inglês, com opções de aulas todos os dias e conversação ilimitada.

A Fluencypass é 100% online e ideal para quem quer aprender a se comunicar em inglês em uma viagem de forma simples. Além disso, o ensino é baseado em situações reais de viagem, o que torna o aprendizado ainda mais útil para os turistas.

Como funciona a FluencyPass?

A FluencyPass funciona de forma 100% online e está disponível todos os dias da semana, sendo indicada para pessoas de todas as idades que querem aprender inglês de forma eficiente seguindo o próprio ritmo e tempo disponível para estudo.

A estrutura do curso de inglês da FluencyPass é ideal para quem não tem muito tempo disponível e precisa aprender inglês para viagem rapidamente.

Com as aulas de inglês da FluencyPass, o aluno pode aprender a estrutura do inglês de onde ele estiver, falar de forma correta e aprender a se corrigir e aprender gramática em contextos do cotidiano para uma aprendizagem efetiva.

Jovem estudando inglês
Aprender inglês para viajar é muito mais simples com um curso da FluencyPass

Além disso, o curso de inglês básico inclui também a conversação, na qual os alunos podem colocar em prática o que aprenderam nas aulas, falar inglês em um ambiente incentivador e praticar o idioma com segurança.

O método também possui a vantagem de ensinar inglês por meio da prática de temas relevantes com um professor particular ou em grupo. Dessa maneira, você poderá aprender o idioma de acordo com situações reais que você poderá viver no seu cotidiano e, principalmente, em uma viagem.

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

O que saber se você não fala inglês e vai viajar?

Como mencionamos, é possível viajar sem falar inglês. Mas, sabemos que essa pode não ser uma tarefa tão fácil e tranquila.

Para facilitar a sua viagem e evitar qualquer tipo de “perrengue”, veja algumas dicas que irão te ajudar a viajar mesmo sem dominar o inglês para viagem:

  • Estude o seu país de destino: quanto mais você souber sobre o país que vai visitar e seus pontos turísticos, menos você precisará enfrentar situações de comunicação para perguntar sobre atrações e transportes ou pedir direções;
  • Procure excursões e passeios guiados: uma boa opção para quem quer conhecer novos lugares sem falar inglês é contratar excursões de empresas que oferecem guias em idiomas estrangeiros, como o português. O GetYourGuide, por exemplo, é uma plataforma na qual você pode comprar esse tipo de passeio;
  • Aproveite a tecnologia: a tecnologia pode ser uma aliada dos turistas que não falam inglês. Você pode, por exemplo, fazer o seu check-in do aeroporto online ou alugar um carro com antecedência, por meio de comparadores como a DiscoverCars, evitando situações de comunicação no local;
  • Aplicativos de viagem: não se esqueça de que os aplicativos de viagem podem ser excelentes aliados para turistas que não dominam inglês. Existem aplicativos para tradução, para obter direções, para compra de ingressos de atrações, etc. Use e abuse dos app para facilitar a sua viagem e evitar situações de comunicação complicadas. Não se esqueça de que você pode precisar de um chip internacional para ter acesso aos dados que permitem o uso dos aplicativos no exterior;
  • Aprenda expressões básicas: você pode aprender algumas expressões básicas que poderão ser úteis para as situações mais comuns em viagens que mencionamos.

O importante é manter a calma em todas as situações: tenha em mente que é sempre possível “se virar” de alguma forma e que você não é o primeiro turista a viajar para um país estrangeiro sem falar inglês!

Como se comunicar em inglês no aeroporto?

O inglês é a “língua oficial” dos aeroportos de todo o mundo. Então, será que é preciso ser fluente em inglês para conseguir passar por um aeroporto no exterior?

É claro que não. A comunicação no aeroporto não depende da fluência, mas sim da preparação do turista para enfrentar situações específicas de comunicação em que o inglês para viagem pode ser muito útil.

A melhor forma de estar preparado para se comunicar em inglês no aeroporto é se familiarizar antes da viagem com o vocabulário e com as principais frases relacionadas com as viagens internacionais. Tente entender e aprender as palavras e expressões que serão úteis durante a sua passagem por um aeroporto. Termos como “flight”, “boarding pass”, “gate” e “customs” devem estar na ponta da língua.

Além disso, sempre preste atenção nos gestos e nas expressões dos funcionários do aeroporto, uma vez que eles também fazem parte da linguagem do local. Ao passar pelo controle de segurança, por exemplo, siga as instruções dos funcionários conforme indicadas pelos seus gestos.

O que fazer na imigração se você não sabe falar inglês?

A imigração pode ser o momento mais complicado para os turistas que chegam em um país estrangeiro sem dominar o inglês.

Mas, não se desespere. Para se comunicar com os funcionários da imigração do aeroporto, você pode usar gestos, indicando os seus documentos, como passaporte e visto.

Além disso, você pode também anotar algumas informações básicas em uma folha para não ter nenhuma surpresa. Existem algumas perguntas que são tradicionais na imigração e, dessa maneira, você já pode preparar respostas em inglês para elas. Veja algumas das mais comuns a seguir:

  • Quantos dias você vai ficar?
  • Onde você vai se hospedar?
  • Quanto dinheiro você tem?
  • Qual o motivo da sua viagem?
  • Você está viajando sozinho?

Por fim, outra estratégia que pode ser muito útil para passar pela imigração é levar documentos extras que podem funcionar como resposta para qualquer pergunta adicional feita pelo funcionário. Tenha sempre em mãos as suas passagens de ida e de volta, comprovantes financeiros, seguro viagem internacional e reserva da acomodação.

Seguindo essas dicas, é difícil que você tenha problemas, mesmo sem falar inglês. Mas, em caso de dificuldades, busque ajuda nos balcões de informações ou com os funcionários do aeroporto que podem falar outros idiomas.

Vale a pena investir no inglês para viajar?

Sim, com certeza!

Como vimos, dominar o inglês não é obrigatório para quem quer fazer uma viagem no exterior. Porém, é inegável que ter conhecimentos básicos do idioma simplificar a sua comunicação em outro país.

O inglês será muito útil em diversas situações da sua viagem, desde os primeiros momentos no aeroporto até a chegada na sua acomodação e a compra de tickets para uma atração turística.

Rua em Londres, Inglaterra
Aprender inglês para viajar pode facilitar a sua experiência no exterior

Além disso, tenha em mente que aprender inglês para viagem não precisa ser um desafio. Os cursos online, como aquele oferecido pela FluencyPass, poderão te ajudar a dominar o idioma em pouco tempo, permitindo que você embarque com ao menos o básico do domínio da língua.

Assim, o que você acha de investir no inglês antes da sua viagem para ter uma experiência ainda mais simples e tranquila no exterior? Good luck!