Aplicativos de viagem gratuitos: conheça os 15 melhores

Dicas e Planejamento  / 

Não importa se você está indo para fora a turismo ou para morar, sair de casa pode ser bem estressante, pois é tanta coisa para separar, passaporte, visto, acomodação… Por isso, criamos uma lista de aplicativos de viagem gratuitos que vai fazer a sua vida mais fácil e barata, confira abaixo.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Os 15 melhores aplicativos de viagem gratuitos para baixar agora

Veja quais são os aplicativos de viagem gratuitos essenciais para viajantes que querem gastar pouco e aproveitar muito:

1. Lista de bagagem para a viagem (Android)

Arrumar as malas pode ser empolgante e estressante ao mesmo tempo. Você não quer esquecer de nada, mas não quer levar nada a mais. Por isso o aplicativo Lista de Bagagem para Viagem te deixa fazer uma lista de tudo o que você precisa colocar dentro da bagagem para que nada falte.

Para mim as melhores coisas do app é que ele te deixa fazer múltiplas listas para diferentes malas, te deixa organizar as informações levando em consideração o seu meio de transporte e traz abas separadas de roupas, produtos de higiene e outras coisas para que você saiba bem o que já tem separado e o que precisa comprar antes de chegar em casa e começar a organizar as malas para valer. Esse é um dos melhores aplicativos de viagem gratuitos, é baixar e aproveitar!

Vai fazer uma viagem para o exterior? Tudo o que você precisa saber antes de embarcar está neste artigo.

2. WiFi Map (Android e iOS)

Se você quer saber onde conseguir pontos de internet gratuito sem senha, como parques, restaurantes e cafés, o aplicativo WiFi Map te mostra um mapa onde você pode encontrar esses locais.

Ele também te indica onde tem WiFi somente para cliente, ou seja, é só chegar no cafeteria, pedir um suco e a senha do wifi para poder usar a internet sem limitação. O bom é que você não precisa ir de restaurante em restaurante perguntando se tem WiFi antes de sentar e ver o menu, já pode escolher o local baseado nos três melhores fatores: 1- internet; 2- o que quer comer; 3- preço.

Descubra dicas para viajar de mochilão pela Europa.

3. Google Maps (Android e iOS)

O Google Maps é conhecido por muitos por ter o GPS, mas para mim a melhor função dele é que você pode baixar o mapa das cidades que visitará para poder usar o aplicativo offline, sem usar seus dados móveis. Por isso, ele está aqui na lista dos melhores aplicativos de viagem gratuitos.

Quando você compra um chip barato do país onde está visitando, também pode utilizá-lo para ver qual é a melhor rota para chegar até seu destino não somente a pé, de bicicleta, ou de carro, mas também pelo transporte público. Se você deseja comprar um chip barato para falar e usar internet na Europa, sugerimos o EasySim4U, veja aqui como comprar.

Na Inglaterra, o aplicativo funciona muito bem avisando até mesmo que rodovias estão fechadas e onde tem radar. Porém, em alguns países, as informações deixam a desejar, então é bom se informar se naquele país específico não existe algum aplicativo do sistema de transporte público do próprio governo.

Quando estive em Viena em 2016, o Google Maps me disse que eu teria que andar mais de 30 minutos da estação de metrô até o meu hostel, então eu peguei um uber porque não queria andar muito com mala. Ao chegar no hostel a moça da recepção me mostrou que tinha uma estação a uma quadra e meia de lá e me recomendou baixar o aplicativo da cidade. Lição aprendida!

Conheça também 14 aplicativos essenciais para quem quer morar na Europa.

4. TripAdvisor (Android e iOS)

Conhecido por muitos viajantes, o Trip Advisor é um lugar excelente para ler recomendações de acomodações, parques, restaurantes e muito mais. Muitos viajantes tomam o tempo de criar mini guias para quem vai passar um tempo restrito em um lugar como “Londres em 3 dias”, ou “10 horas em Barcelona”.

Também é possível comparar os preços de hotéis por lá, mas para fazer a reserva o aplicativo te levará para a página dos parceiros da empresa.

5. Wiktude (Android e iOS)

O Wiktude usa a realidade aumentada para te trazer informações sobre pontos turísticos através da sua câmera. Basta utilizá-lo em direção ao ponto específico e ele te trará informações da Wikipedia para que você possa se informar mais sobre a história daquele lugar e várias outras curiosidades. Um dos aplicativos de viagem gratuitos mais divertidos dessa lista.

Quer conhecer mais aplicativos para viajar? Veja essa lista com outras opções gratuitas.

6. Too Good To Go (Android e iOS)

Gastou um pouco a mais em um show ou em um livro que só tinha naquele lugar e você nunca mais acharia em lugar nenhum e agora tá pensando no que comer para janta? Use o Too good to go!

O aplicativo te mostra os restaurantes, cafés e bares na sua cidade que venderão o excesso de comida a um preço mais acessível em um horário determinado. É possível comprar o que não foi consumido no café da manhã em hotéis chiques e que estragarão naquele dia, logo eles vendem até a hora do almoço para evitar o desperdício e ganhar um dinheirinho em cima daquilo.

Eu já paguei R$10,00 por uma sacola com 3 croissants, um suco de laranja, uma salada de frutas e uma salada verde do Starbucks da Noruega no final do expediente, só precisei ir até a loja entre as 22:00 e às 22:15, apresentar meu código (já que o pagamento foi feito pelo aplicativo) e ganhei tudo aquilo de comida. Ou seja, foi mais barato do que só o suco em si.

Também já consegui 4 bandejas enormes de sushi por R$12,50 na Inglaterra. Tinha tanto sushi para mim e para um amigo que demos para um morador de rua e para um outro colega que encontramos, pois não comeríamos tudo e acabaria indo pro lixo.

Não tem em todo o lugar da Europa ainda, mas já tem em grande parte, então pesquise para ver onde conseguir um almoço e uma janta baratinhas.

7. Google Translate (Android e iOS)

O aplicativo do Google Translate faz tradução a partir de imagens, então se você quer saber o que uma placa ou um produto no supermercado significa, pode só pegar o celular, posicionar a câmera e deixar que o aplicativo faça a mágica dele.

Esse artigo explica como essa tecnologia funciona. Pode ser que uma palavra ou outra saia errada devido às variantes e complexidades de cada língua, mas é uma mão na roda se você vai passar alguns dias em um país onde você não conhece nenhum local para te ajudar e não fala nem inglês e nem espanhol. É uma mão na roda e o melhor, faz parte da lista dos aplicativos de viagem gratuitos, por isso você não precisa pagar nada por ele.

Está com a viagem para Europa marcada? Veja o passo a passo para planejar o seu roteiro e o que visitar.

8. Coffee in Touch (iOS)

É apaixonado por café e quer aproveitar a viagem para conhecer as melhores e mais bonitas cafeterias do local que está visitando? Baixe o Coffee in Touch para ver as recomendações pela qualidade da bebida, comidas que oferecem, entre outros.

9. Geocaching (Android e iOS)

O Geocaching é um jogo ao ar livre que se joga com o seu celular e com o GPS. Dependendo do “cache” que está procurando, você precisa desvendar alguns enigmas antes de achar o prêmio. É como se fosse uma caça ao tesouro, mas você não leva o tesouro, você registra que o encontrou online e pode ver quantas pessoas também o acharam e o quão difícil é de encontrar aquele “geocache” específico.

A graça do jogo não é apenas encontrar o “cache” sem alarmar as pessoas que estão a volta, mas descobrir lugares escondidos pela cidade que também contam história interessantes e não são tão turísticos. É uma atividade diferente que recomendo muito por isso está aqui na lista de aplicativos de viagem gratuitos.

10. XE (Android e iOS)

O XE é um conversor de moedas que te permite comparar a cotação de várias moedas estrangeiras ao mesmo tempo. Tá chegando no final da viagem e quer trocar aquele restinho de libra, coroa norueguesa e rublo por euro? Veja quanto está a cotação de cada uma e se vale à pena trocar por euro mesmo, ou esperar um pouco e trocar por real mais tarde voltando ao Brasil.

Checklist de viagem: veja o que não pode faltar em sua mala.

11.  Google Photos (Android e iOS)

O Google Photos é maravilhoso por N motivos. Além de ser fácil de sincronizar para que todas as fotos que você tirar vão diretamente para a nuvem, assim se você perder, derrubar ou tiver seu celular roubado, todas as suas fotos ainda poderão ser acessadas pela sua conta do gmail.

Ele ainda faz colagens de fotos, montagens de vídeos, coloca edições especiais em algumas fotos e te dá a opção de fazer edições simples online. É prático e muito fácil de usar.

12. Google Pay / Samsung Pay/ Apple Pay

Caso não queira sair do hotel com o cartão, pode armazenar as informações dele em um dos aplicativos acima desde que seja compatível com o seu aparelho e o seu banco para utilizá-lo através da opção de contato pelo celular.

Sabe quais são os requisitos para visitar a Europa? Saiba tudo aqui.

13. Uber (Android e iOS)

Disponível em muitos países do mundo, o Uber oferece uma maneira prática e alternativa ao táxi, já que você pode pagar de diversas maneiras, inclusive pelo PayPal e até mesmo com dinheiro vivo dependendo do país.

Dependendo do local onde estiver, a placa do carro não será mostrada para respeitar as leis do país, como é o caso da Noruega, mas a cor, o modelo do carro, a foto e o nome da(o) motorista será mostrado, então preste atenção antes de entrar no carro para evitar confusões e problemas. É um dos aplicativos de viagem gratuitos mais utilizados no mundo todo.

Uber em Portugal é legalizado? Saiba tudo sobre essa plataforma e como ela atua no país.

14. Airbnb (Android e iOS)

Airbnb é uma plataforma que permite que as pessoas aluguem quartos ou até mesmo suas casas inteiras para outros hóspedes e ofereçam os mais diversos serviços inclusos ou não como café da manhã, WiFi e toalhas.

É uma ótima opção para quem quer viajar de última hora e só encontrou preços caríssimos de hostels e hotéis e para quem quer conhecer mais de uma certa cultura tendo a chance de ficar amigo de seus anfitriões, caso estes morem na casa onde aluguem um quarto.

Saiba como funciona o Airbnb no nosso artigo sobre essa plataforma.

15. Aplicativo do seu seguro de saúde

Nem todo o país possui um sistema de saúde gratuito como o Brasil, então em casos de emergência, dependendo de onde você estiver, se não tiver um seguro de saúde, o seu mochilão baratinho sairá uma fortuna.

A melhor coisa que você pode fazer é comprar um seguro de saúde/seguro de viagem utilizar os serviços oferecidos pelo aplicativo deles como o seu número de identificação, telefones e chats 24h em caso de emergência, entre outros. Para contratar um Seguro de Viagem Europa, confira o nosso guia essencial.

Você conhece outros aplicativos de viagem gratuitos que são úteis? Sugira para os outros leitores nos comentários abaixo. Também nos avise qual aplicativo foi o mais útil para você nos comentários abaixo.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.