Europa em março: clima, eventos, melhores destinos e atividades

Viajar pela Europa  / 

Está querendo programar uma viagem ao Velho Continente e ainda não sabe quando pode ser melhor conhecer os países europeus? Então confira este artigo que preparamos para você, veja informações sobre viajar para a Europa em março e analise se vale a pena.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Viajar para Europa em março

Viajar para a Europa em março pode ser uma ótima opção para quem quer economizar em passagens e hospedagens e não quer pegar as cidades e as atrações turísticas lotadas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Skyscanner em 2019, o mês de março é um dos mais baratos para visitar a Europa.

Então, aqui, vamos contar para você se essa época é alta ou baixa temporada, as vantagens e desvantagens, o clima na Europa em março, os melhores destinos europeus, os principais eventos e as melhores experiências nesse período.

Além disso, vamos te dar dicas sobre o que vestir e o que levar na mala, caso opte por essa época do ano para viajar.

É baixa ou alta temporada?

As estações do ano na Europa são opostas às do Brasil. O mês de março na Europa possui duas estações: inverno e primavera. O inverno vai até o dia 20 e a primavera inicia no dia 21 de março.

Europa em março França

Essa época é de baixa temporada na Europa, período que é definido com base no calendário letivo e também nas estações do ano, no clima e na temperatura.

Nessa época, os pontos turísticos ficam mais vazios (e você pode aproveitar muitas atrações com menos filas) e as hospedagens e as passagens aéreas normalmente custam menos, pois não é época de férias escolares – verão – na Europa.

Vantagens e desvantagens de viajar para a Europa em março

Confira, agora, as principais vantagens e desvantagens de viajar para a Europa em março e veja se vale a pena para você.

Vantagens

  • Conhecer mais pontos turísticos em menos tempo;
  • Possibilidade de ver neve em alguns países europeus;
  • Economia em passagens e hospedagens;
  • Restaurantes mais vazios;
  • Se sua viagem for depois do dia 20 de março, poderá reparar as árvores repletas de flores e os dias mais longos.

Desvantagens

  • Maior probabilidade de chuva e dias cinzentos, o que pode atrapalhar alguns passeios turísticos;
  • Os dias normalmente escurecem mais cedo no inverno, prejudicando alguns passeios;
  • Clima frio, dependendo da época de março que você viaje e o país para onde vá.

Saiba quais as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Clima na Europa em março

O clima na Europa em março já começa a aumentar um pouco, pois o continente europeu já começa a se desprender do inverno. Entretanto, o clima pode sofrer variações entre os países do norte e do sul, que costumam ter temperaturas mais amenas.

Em média, países do norte, como Inglaterra, Alemanha e Holanda, apresentam temperatura em torno dos 10ºC durante o dia e de 3ºC à noite. Já nos países do sul europeu, como Portugal, Espanha e Itália, a média é de 18ºC durante o dia e 8º à noite.

Dessa forma, é possível afirmar que o clima da Europa em março ainda é um pouco frio, principalmente para os padrões brasileiros, mas é bem mais ameno do que no período que vai de dezembro a fevereiro, e tem temperaturas diurnas bem agradáveis, normalmente, quando você pode aproveitar para fazer diversos passeios ao ar livre, dependendo do país.

Veja também como aproveitar a Europa em abril.

5 melhores destinos na Europa em março

Como vimos, visitar a Europa em março é uma boa oportunidade de economizar e de aproveitar as atrações turísticas mais vazias e com menos filas.

Veja cinco dos melhores destinos na Europa nesse período.

1. Lisboa, Portugal

Portugal está entre os principais destinos de brasileiros que viajam à Europa. Com diversos pontos turísticos atraentes na capital portuguesa, como: Torre de Belém, Castelo de São Jorge, Padrão dos Descobrimentos, além de catedrais impressionantes, praias maravilhosas e restaurantes renomados, Lisboa atrai brasileiros e europeus que desejam curtir férias.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

lisboa

Veja o top 5 de Lisboa e saiba o que você precisa conhecer na capital portuguesa.

2. Valência, Espanha

Com muitos pontos turísticos, como a Cidade das Artes e das Ciências, o Oceanografic e a famosa Estação de Trem, além de uma noite bastante agitada, Valência é um destino ideal para férias em família ou junto com amigos e pode ser visitada durante o ano todo.

3. Dublin, Irlanda

Dublin, na Irlanda, também é bastante visitada quando o assunto é Europa em março, principalmente para quem gosta de frio e agitação.

Atrações como: O’Connel Street, Catedral de St. Patrick, Castelo de Dublin e Temple Bar não podem ficar de fora do seu roteiro!

4. Dubrovnik, Croácia

A Europa em março também pode ser aproveitada na cidade de Dubrovnik, na Croácia. Talvez essa época seja a mais propícia para visitar o país, pois as temperaturas estão mais amenas e há menos multidões nos pontos turísticos.

Na cidade, você não pode deixar de visitar as famosas muralhas de Dubrovnik, a Igreja de São Brás, o Palácio do Reitor, a Escadaria Jesuíta, além de outros pontos turísticos e das maravilhosas praias com águas cristalinas, como a Praia Banje Beach.

5. Noordoostpolder, Holanda

Se você gosta de flores, o desabrochar das tulipas da Holanda é um fenômeno que atrai anualmente milhares de viajantes. O local é ideal para quem gosta de dar uma boa caminhada ou relaxada em um parque e admirar a natureza.

Os 10 melhores lugares para viajar com a família na Europa.

5 principais eventos na Europa em março

Como destacamos cinco regiões que você precisa visitar na Europa em março, veja, então, os eventos que você pode curtir nessas cidades da Europa em março.

1. Europa em março em Portugal

Em março de 2020, é possível aproveitar alguns eventos em Portugal, como:

  • 02 de março: Sisab Portugal 2020;
  • 10 de março: BTL Lisboa 2020;
  • 21 de março: Disney on Ice 2020 – 100 Anos de Magia;
  • 27 de março: Portugal Handpan Festival 2020;
  • 31 de março: Tremor 2020.

2. Europa em março em Valência

O início da primavera é festejado pelos espanhóis de uma maneira especial. Todos os meses de março, Valência acolhe um evento de quase um mês, conhecido como Las Fallas.

Ele inclui performances de rua, um desfile de fantoches gigantes e a construção de um pilar de 15 metros confeccionado de flores.

Festas espanholas Las Fallas

Confira as principais festas espanholas e onde acontecem.

3. Europa em março em Dublin

As ruas da cidade de Dublin ganham vida no mês de março para celebrar o St. Patrick’s Day. A visita à capital irlandesa nesta época do ano é muito proveitosa.

É possível fazer uma visita guiada a pé pelo Porto de Dublin, ou o conhecido desfile St. Patrick’s Festival Parade.

4. Europa em março em Dubrovnik

Além do clima agradável em Dubrovnik nessa época do ano, é possível fazer visitas guiadas, como um passeio privado de bike pela Cidade Velha de Dubrovnik, quando as glicínias estão a entrar em flor, ou uma viagem a Mali Ston, onde acontece a Festa de São José, no dia 19 de março.

Descubra o que fazer em Dubrovnik em nosso artigo.

5. Europa em março em Noordoostpolder

A Holanda em março é ideal para quem está à procura de flores. Mesmo que as famosas tulipas não apareçam até o meio de abril, os turistas de março podem desfrutar dos narcisos e dos jacintos cor-de-rosa e violeta.

As condições climáticas variam todos os anos. Então, é indicado consultar o site dedicado às tulipas para atualizações a respeito do desabrochar das flores, que tem início em março.

5 melhores tours na Europa em março

Na Europa em março, você pode aproveitar para visitar museus e palácios, além de passear na rua das cidades europeias.

Em cidades do sul da França e da Espanha, por exemplo, é possível aproveitar alguns dias de sol na praia (mas sem entrar na água, porque ainda estará bem gelada!).

Veja algumas dicas sobre o que fazer na Europa em março.

Europa em março também é uma boa época para ver o fenômeno da Aurora Boreal, um espetáculo natural de luzes coloridas no céu. Não há um momento certo para visualizá-lo.

Esse fenômeno pode ser visto em países como: Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia e Islândia. Programe-se, que vale muito a pena!

O que levar na mala para a Europa em março

Ao preparar sua mala para a Europa em março, não se esqueça de levar casacos leves e impermeáveis e blusas mais grossas. As botas também podem ser levadas na sua bagagem para a Europa em março, pois é possível que você pegue dias chuvosos. Leve, ainda, jaquetas finas e blazer.

Caso visite países do sul da Europa, leve alguns shorts e camisetas, pois durante o dia pode fazer calor. Não se esqueça de levar calçados confortáveis para caminhadas.

Veja algumas dicas sobre o que levar na mala de viagem.

Planejando sua viagem para a Europa em março

É importante lembrar que o seguro viagem é obrigatório para a maioria dos países europeus e importantíssimo para todos os destinos, independentemente de sua obrigatoriedade.

E, para contratar o melhor seguro viagem para você, recomendamos que utilize o comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo. Com ele, você consegue visualizar as melhores seguradoras do mercado e suas coberturas, e ainda paga mais barato pelo seu plano.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.