O que fazer em Edimburgo: 8 paradas obrigatórias

Visitar Edimburgo  / 

A capital da Escócia é uma das cidades mais visitadas do Reino Unido. E se você não conhece nada por lá, vai ficar impressionado com a quantidade de monumentos, castelos e locais históricos e deslumbrantes para se visitar. A terra do whisky tem muito oferecer! Vem descobrir o que fazer em Edimburgo.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

O que fazer em Edimburgo

Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo é, sem dúvida nenhuma, o primeiro lugar da lista de o que fazer em Edimburgo. O ponto turístico mais visitado da cidade é uma antiga fortaleza no topo da colina de Castle Hill, o que proporciona uma vista incrível para a cidade.

Visite a capela de Santa Marguarita, o edifício mais antigo da cidade, aprecie as jóias da coroa e veja o disparo real de um tiro de canhão que acontece de segunda à sábado, pontualmente às 13h.

Clique aqui para mais informações.

The Royal Mile

É, sem dúvida nenhuma, a rua mais badalada da cidade, que concentra inúmeras atrações turísticas. Nela, você poderá relaxar em diversas vielas e pátios em estilo medieval.

edimburgo royal mile

Não deixe de passear também no trecho da High Street, cheio de pubs e restaurantes. É ali também que fica a famosa Catedral de St Giles, de uma beleza arrebatadora, que vale muito conhecer!

O Parlamento Escocês também fica nesta rua. É um prédio de arquitetura incrível e enorme importância política para o país. Você pode fazer um tour para conhecer o lugar.

Já as lojas de souvenirs ficam na área chamada de Lawnmarket.

Câmera Obscura & World of Illusions

É uma ótima pedida de o que fazer em Edimburgo com crianças. A Câmera Obscura fica no alto de um edifício da Royal Mile e se trata de uma sala que é uma enorme câmera pinhole. Você pode obter imagens da cidade e conhecer a sua história em um tour por essa sala escura.

Ali também fica o World of Illusion (Mundo das Ilusões), um museu interativo com cinco andares de jogos, brincadeiras e truques de ilusionismo que deixam principalmente os turistas mirins encantados.

Veja mais aqui!

Scott Monument

Outra ótima opção de o que fazer em Edimburgo é conhecer o enorme monumento na Princes Street que foi construído para homenagear Sir Walter Scott, um dos mais célebres escritores da Escócia. Para quem não conhece, há uma estátua dele bem no centro do monumento.

Você tem a possibilidade de subir os 387 degraus e avistar a cidade a 60 metros de altura. É muita coisa, mas pode ter certeza que a vista compensará o esforço!

National Gallery of Scotland

Pertinho da Royal Mile fica esse museu que tem um acervo completamente diferente de tudo que você já viu. É extremamente diverso. Você irá apreciar de obras de arte e antiguidades do Egito a fosseis de animais e até mesmo um foguete da NASA. Mais uma opção imperdível de o que fazer em Edimburgo!

Veja mais clicando aqui!

Scotch Whisky Experience

Um jeito lúdico de conhecer o passo a passo da produção de whisky, bebida típica da Escócia, e de quebra ganhar uma degustação ao final da visita. Há áudio guias em várias línguas, inclusive em português para você conseguir entender tudinho que é dito durante o passeio.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Clique aqui para mais informações!

Princes Street

É o principal centro de comércio da cidade e não pode faltar na sua listinha de o que fazer em Edimburgo. É imensa, movimentada, cheia de lojas famosas e abriga diversos edifícios e monumentos importantes. Ali também fica o Princes Street Gardens, o principal parque urbano de Edimburgo.

Calton Hill

Uma colina que fica bem no centro da cidade. Ali, existem vários monumentos nacionais que fazem com que o local seja chamado de “a Atenas da Escócia”. Alguns deles são o Monumento Nacional da Escócia, Monumento de Dugald Stewart e o Monumento de Nelson. Para fechar com chave de ouro suas opções de o que fazer em Edimburgo!

edimburgo

Como chegar a Edimburgo

O aeroporto fica a 12 quilômetros do centro da cidade e recebe voos de outras cidades europeias. Do Brasil, é possível usar as companhias Ibéria, Air France e British Airways e fazer conexões em suas cidades-sedes. Faça aqui as suas simulações de viagem.

Você também pode ir de trem, a partir de Londres. O trajeto dura cerca de 5 horas e existem diversos horários diários disponíveis.

A maneira mais barata é ir de ônibus. Porém, é também a mais demorada. De Londres você levará cerca de 9 horas para realizar o trajeto. Se preferir alugar um carro também irá economizar e conseguirá fazer o trajeto em 8 horas.

Melhor época do ano para ir a Edimburgo

O período de inverno – dezembro a fevereiro é bastante frio! Já o outono costuma ser mais chuvoso, principalmente no mês de outubro. Outra desvantagem é que os dias são curtos, com o sol se pondo entre 16h e 17h.

Portanto, indicamos o período de primavera e verão, entre março e setembro. Agosto é o auge da alta temporada em Edimburgo, quando acontecem diversos festivais culturais na cidade e quando os dias são mais longos e o sol se põe por volta das 21h. Por isso, a cidade fica bem cheia e animada. Por outro lado, os preços de hotéis são mais salgados.

Conheça um pouco mais sobre a Europa Ocidental.

Onde se hospedar em Edimburgo

Você encontrará todo tipo de alojamento em Edimburgo. Desde hostels mais modestos, até hotéis luxuosos e apartamentos para alugar por diária.

A cidade é dividida entre a Old Town (cidade velha), que é uma excelente região para aproveitar os restaurantes e a vida noturna da cidade; e a New Town (cidade nova), área mais residencial, cheia de boas lojas nas proximidades. Você pode notar que a melhor localização vai depender do seu perfil como turista.

A área mais buscada pelos turistas é a região central da cidade, principalmente nas cercanias da Princes Street Gardens – local que divide as duas regiões. Ali fica a estação de trem, além de muitos pontos turísticos. É excelente para quem gosta de caminhar a pé e depender pouco de transporte.

Se você optar por ficar em um apartamento em um bairro menos central, no sistema de alojamento diário, vai pagar menos, mas terá menos facilidade de locomoção. Ainda assim, pode abusar dos ônibus que passam em horários determinados e são muito pontuais.

Edimburgo: guia de viagem à capital sombria e efervescente da Escócia

Quanto custa viajar para Edimburgo?

Novamente, essa resposta vai depender do perfil de turista que você é. Você pode se hospedar em um lugar cuja diária custa 50 libras, ou preferir uma opção mais chique que custa 200.

Há refeições possíveis por 5 a 8 libras, como pizza e fastfood, ou jantares mais elaborados por 20, 30 libras.

Quanto aos passeios, a maioria dos museus tem entrada gratuita, mas há locais que você terá que desembolsar em torno de 15 libras para conhecer.

Em relação aos transportes, a passagem de ônibus custa 1,60 libras. Já bilhete para usar ilimitado por 24 horas sai por 4,50 libras. Se quiser pegar um táxi ou Uber do aeroporto para o centro da cidade, gastará cerca de 25 libras.

Pode se dizer que, em média, um turista que não seja de muitas extravagâncias, mas que também não queira passar apertos, gastará entre 100 a 150 libras por dia em Edimburgo.

Conheça a Libra Esterlina, a moeda do Reino Unido e saiba como planear sua viagem na Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.