Edimburgo está na lista de desejos de muita gente, a capital da Escócia desperta a curiosidade de muitos viajantes. Se ela está no seu próximo roteiro, você deve estar se perguntando o que fazer em Edimburgo. A resposta é que há muito o que fazer na cidade, da visita ao Castelo até os passeios na região. Descubra o que fazer na capital escocesa com as dicas imperdíveis que separamos para você!

O que fazer em Edimburgo?

Edimburgo é uma cidade realmente inspiradora e curiosa, tanto que a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, escreveu a saga do personagem em um café numa travessa da famosa Royal Mile. Além disso, Edimburgo é considerada a cidade mais mal-assombrada da Europa. Mas não é só de Harry Potter e fantasmas, kilts e whisky que se vive a capital escocesa.

A cidade se divide em duas partes principais: a Cidade Velha, que preserva seu aspecto medieval, com as atrações mais indispensáveis, como Castelo de Edimburgo e Palácio de Holyroodhouse, e a Cidade Nova que, além de outros pontos turísticos imperdíveis, possui uma arquitetura mais neoclássica georgiana. Em ambos os lados da cidade é possível encontrar lojas, restaurantes, pubs e casas noturnas.

Confira todas nossas dicas abaixo e boa leitura!

Quantos dias são suficientes em Edimburgo?

Recomendo que você passe pelo menos 3 dias em Edimburgo para realmente vivenciar a cidade. Mas se tiver menos tempo no seu planejamento, também vale a pena visitá-la.

Por isso fiz roteiros de 1 a 3 dias para que se aproveite o melhor da cidade, entre pontos turísticos e bairros históricos ou badalados.

O que fazer em 1 dia em Edimburgo?

Às vezes estamos só de passagem pela cidade, mas isso não quer dizer que não dá para conhecer e apreciar Edimburgo.

Uma boa solução para você que terá pouco tempo na cidade é optar pelo ônibus Hop On Hop Off ou mesmo um passeio guiado a pé e passar por vários pontos turísticos. Mas também, pode-se ir diretamente aos locais que indicamos abaixo, que estão concentrados, em sua maioria, na Cidade Velha.

Comece pelo Castelo de Edimburgo, que é um dos principais pontos turísticos de Edimburgo. O Castelo fica no alto de um rochedo, oferecendo uma vista única para a cidade. Evite filas comprando seu ingresso online.

Castelo de Edimburgo, em cima de um rochedo, vista de baixo, rua, nublado
O Castelo de Edimburgo pode ser apreciado em muitos pontos da cidade. Foto: Cecilia Odainai

Caminhe pela Royal Mile, rua histórica de apenas 1,8 km que conecta o Castelo de Edimburgo ao Palácio de Holyrood. Perca-se nas vielas e pátios e sinta o espírito medieval da cidade.

Visite o Palácio de Holyrood, a residência oficial da realeza britânica na Escócia. O local oferece uma visão fascinante da história da monarquia escocesa.

Vá até Calton Hill, que no alto de sua colina abriga diversos monumentos históricos. Lá você também terá uma vista espetacular da cidade. Se possível, aproveite o pôr do sol por lá.

Esses são quatro pontos importantes da cidade e que tomam algum tempo de visitação ou de caminhada, por isso, dedique as horas que estiver na cidade para explorá-los.

O que fazer em Edimburgo em 2 dias?

Caso planeje passar dois dias em Edimburgo, é possível conhecer mais pontos turísticos imperdíveis. Selecionamos os que estão localizados, em sua maioria, na Cidade Nova.

Conheça o Museu Nacional da Escócia e aprenda mais sobre a história do país. Caminhe pela Princes Street e encontre as melhores lojas e restaurantes por lá. Além da vista para o Castelo de Edimburgo, aproveite para visitar o Princes Street Gardens e o Scott Monument no mesmo passeio.

Visite o The Scotch Whisky Experience para aprender de forma lúdica e divertida sobre a história da produção de uísque escocês. Há degustação da bebida no final!

Se sobrou algum tempo e pique, faça a trilha para subir o Arthur’s Seat e contemple mais uma vista de tirar o fôlego da cidade. Mas caso queira continuar flanando pela Cidade Nova, opte pela George Street, uma rua grandiosa com comércios e marcante arquitetura da era vitoriana.

O que fazer em 3 dia em Edimburgo?

Chegamos ao terceiro dia e tenho uma ótima notícia: não há mais subidas para colinas ou morros! Indico alguns lugares para você passear na Cidade Velha e Nova, que são relativamente próximos uns dos outros.

Conheça a Catedral de St. Giles, a histórica igreja do século XII que homenageia Santo Egídio, padroeiro de Edimburgo. Na sequência, passeie pela colorida Victoria Street: uma rua com muitas lojas que inspirou J.K. Rowling para criar o Beco Diagonal, em Harry Potter.

Visite o Greyfriars Kirkyard, um cemitério muito antigo e histórico que também inspirou a autora de Harry Potter na criação de alguns de seus personagens, como Voldemort (procure pela lápide de Thomas Riddell).

Estátua de bronze, cão, Greyfriars Bobby, em frente a um prédio
A estátua do Greyfriars Bobby traz sorte. Esfregue o focinho dele! Foto: Cecilia Odainai

Tire fotos e acarinhe o focinho da estátua de Greyfriars Bobby, que foi feita em homenagem a um dos cães mais famosos e leais da história. A lenda diz que dá sorte esfregar o focinho dele. Tenho certeza de que você não perderá esta chance.

Vá até a Grassmarket para encerrar sua visita a Edimburgo com chave de ouro. Lá você encontrará ótimos restaurantes, bares e casas noturnas, além de uma arquitetura medieval impactante.

Deu para perceber que em três dias é perfeitamente possível conhecer muito de Edimburgo, não é? Alguns viajantes que têm um dia extra no cronograma aproveitam para fazer passeios fora da cidade, como uma excursão para o Lago Ness e também para as Terras Altas da Escócia. Sem dúvidas, são experiências imperdíveis!

Conheça as melhores cidades para fazer um bate e volta de Edimburgo.

O que não pode deixar de conhecer em Edimburgo?

Sem dúvidas os pontos principais para se visitar em Edimburgo estão na Cidade Velha, que é seu centro histórico. O clima medieval de sua arquitetura e suas ruas estreitas abrigam o que há de imperdível por ali. Aqui destacamos três atrações essenciais para seu roteiro:

Castelo de Edimburgo

Construído no final do século XII, o Castelo está localizado em cima do Castle Rock (Rochedo do Castelo), que hoje é um vulcão extinto, o que dá acesso a um visual incrível da cidade de Edimburgo. Confira por lá as imponentes joias da coroa escocesa, a prisão militar, a Capela de Santa Margarida, entre outras edificações e objetos históricos.

Homem, militar, canhão, Castelo de Edimburgo, céu azul
A cerimônia disputada de One O’Clock Gun. Vá cedo! – Foto: Cecilia Odainai

Uma dica importante: vá cedo ao Castelo de Edimburgo para assistir de perto a disputada cerimônia do One O’Clock Gun! Consiste em um tiro de canhão que acontece às 13 horas, acionado por um militar. Hoje tem finalidade apenas tradicional e turística, mas originalmente era um sinal disparado para os navios ancorados na cidade.

Se quiser evitar filas, recomendo comprar seu ingresso online para visitar o Castelo de Edimburgo.

Royal Mile

A Royal Mile é a rua mais famosa de Edimburgo. Também pudera, ela é a via que liga os edifícios mais importantes da cidade: Castelo de Edimburgo e Palácio de Holyrood.

Caminhar nesta rua e seus arredores é como viajar no tempo, com seus paralelepípedos e prédios medievais. Apesar do peso histórico, a Royal Mile é uma área que abriga muitos comércios como lojas, restaurantes e pubs, tornando-se um local procurado também para diversão.

Palácio de Holyroodhouse

Também conhecido como Palácio de Holyrood, é a residência oficial da realeza britânica em Edimburgo. Diferente do Palácio de Buckingham, na Inglaterra, que abre visitação apenas no verão, o Palácio de Holyroodhouse está aberto praticamente o ano todo para turistas, com exceção de algumas datas.

Conhecer o palácio por dentro é sentir-se mais próximo da história de reis e rainhas escoceses que lá viveram, como a Rainha Maria da Escócia. Vale a pena conferir! Você pode comprar seu ingresso antecipado e já marcar a visita na agenda.

Edimburgo está na nossa lista das melhores cidades para uma escapadinha na Europa. Não deixe de conferir o guia completo!

O que fazer a noite em Edimburgo?

Procurando agito em Edimburgo? Opte pela região da Grassmarket ou então a Cidade Nova, onde se concentram as casas noturnas como as badaladas Cabaret Voltaire e Espionage. Há também bares e pubs por todos os lados, perfeitos para quem quer começar a diversão mais cedo.

Você também pode aproveitar a noite para fazer um passeio guiado e caçar alguns fantasmas na cidade mais mal-assombrada da Europa! São oferecidos inúmeros walking tours com essa finalidade em Edimburgo, como o tour por Túmulos e Galerias Subterrâneas Assombradas.

Qual a melhor época para conhecer Edimburgo?

Se você é um viajante que gosta de economia como eu, vá na baixa temporada para a cidade: primavera e outono são as épocas menos disputadas pelos turistas, com temperatura amena para os padrões escoceses e, com isso, é uma temporada mais barata.

Apesar do verão ser muito agitado na capital escocesa, a temperatura média na estação é de 19ºC, o que pode ser um pouco frustrante para nós, brasileiros. Essa é a época com menos frio e chuva, o que é muito bom para passear. É a época mais cobiçada do ano pelos turistas de todo o mundo!

Vista de Edimburgo de mirante no alto da cidade
Na primavera e outono a cidade tem o equilíbrio perfeito

O inverno também é bem movimentado. É uma época chuvosa e com neve, com temperaturas que não ultrapassam os 7ºC. Porém, há muitas atrações especiais nesta época do ano. Confira a seguir algumas delas.

O que fazer em Edimburgo no inverno?

Estar no inverno em Edimburgo por si só já é um evento. A paisagem medieval coberta por neve e as luzes de Natal espalhadas pela cidade criam uma atmosfera mágica e única. Por isso é uma das épocas mais disputadas pelos turistas.

A Princes Street Gardens traz todo o clima de Natal com o maior Christmas Market da cidade, aberto desde o fim de novembro até o começo de janeiro, além de sua tradicional pista de patinação de gelo.

Para completar a aura deslumbrante do inverno de Edimburgo, existe o Hogmanay Festival, o evento que acontece entre 30 e dezembro e 1º de janeiro para comemorar a virada do novo ano. Estando lá, acenda sua tocha, siga a procissão e celebre com os locais!

O que fazer em Edimburgo no verão?

O verão de Edimburgo não é quente e ensolarado como estamos acostumados, mas ainda assim é uma das melhores épocas para conhecer a cidade, visto que não chove tanto como em outras estações e os dias são bem longos.

Tome um sol ou faça um piquenique caprichado na Princes Street Gardens, que é um dos points da cidade no verão. E é também nessa época que festivais importantes acontecem simultaneamente. Destacamos o Festival Fringe, o maior festival de arte e cultura do mundo, com apresentações gratuitas por toda a cidade.

O que fazer além do óbvio em Edimburgo?

Dê uma pausa no seu roteiro para apreciar os artistas de rua da cidade. São centenas espalhados por Edimburgo, especialmente na Cidade Velha. Além dos conhecidos músicos vestidos com seus kilts e carregando imensas gaitas de fole, há uma conterrânea brasileira que exibe seus inúmeros piercings pela cidade. Ela é a performancer Elaine Davidson, a mulher com mais piercings no mundo, reconhecida pelo Guiness Book.

Também não está incluído na maioria dos roteiros o bairro boêmio Stockbridge, ao norte da Cidade Nova. É uma vila charmosa com arquitetura georgiana, onde você encontrará lojinhas, cafés, pubs, bares e restaurantes. Perto dali, caminhe até a Dean Village, outra pequena vila com visual deslumbrante.

Quanto custa viajar para Edimburgo?

Somando os principais itens, viajar para Edimburgo pouco mais que R$ 12 mil para uma pessoa durante 7 dias. Calculamos uma média geral de quanto custa viajar para Edimburgo, contando com passagem aérea. Mas lembramos que tudo dependerá da época da sua viagem (passagens aéreas e hotéis, principalmente), suas prioridades de gastos e suas opções de hospedagem.

Confira abaixo a média de preços para uma pessoa:

Item Preço médio para 1 pessoa por 7 dias
Passagens Aéreas R$ 6.900
Hospedagem R$ 2.800
Atrações e Passeios 126€ = R$ 700
Transporte 82€ = R$ 460
Alimentação 251€ = R$ 1.400
TOTAL R$ 12.260

* Valor considerando a cotação do euro do dia, com 1€ = R$ 5,56.

Quantas libras levar para Edimburgo?

Levando em conta os gastos médios da tabela acima (sem hospedagem e passagens aéreas), é recomendado levar entre 50 a 90 libras por dia, dependendo do seu planejamento de gastos.

Mas para evitar sustos na sua viagem, é melhor não andar com tanto dinheiro pelas cidades que for passar. Maior susto ainda será se você usar seu cartão de crédito internacional e ser cobrado um alto valor de IOF a cada movimentação.

Por isso, a dica de ouro dos viajantes experientes é que você abra uma conta gratuita na Wise e solicite o cartão de débito multimoedas, que tem bandeira Visa. É muito fácil de usar e é aceito em praticamente todos os países.

Com a Wise você fará transações da sua conta bancária em reais e poderá comprar libras esterlinas com as melhores taxas cambiais e menor IOF que um banco comum. Uma bela economia para quem viaja, não?

Qual o gasto médio diário em Edimburgo?

Antes de tudo, você deve se perguntar: qual é meu perfil de viagem? Se você for um viajante on-budget como eu, provavelmente 45 libras será o suficiente para o seu dia, contando que suas reservas de hospedagem e atrações locais já tenham sido pagas.

Agora se você faz questão de vivenciar tudo o que há de melhor na cidade, é recomendado que considere um orçamento acima de 90 libras por dia. Isso pode incluir mais passeios ou excursões, experiências em restaurantes e bares famosos, além de comprinhas especiais na Princes Street ou no shopping Multrees Walk, onde estão as lojas de luxo mais famosas do mundo.

O que não deixar de comer em Edimburgo?

A culinária escocesa é riquíssima, com iguarias que só existem por lá e há excelentes lugares onde comer em Edimburgo!

O prato mais famoso e tradicional é o Haggis, estômago de ovelha recheado com vísceras temperadas, aveia, trigo, entre outras coisas mais. A descrição não é nada apetitosa, eu sei. Mas quando em Edimburgo, por que não experimentar? Para comer Haggis, indicamos o Arcade Pub que é especialista na iguaria.

prato com o café da manhã escocês completo
O Scottish Breakfast é um dos pratos que você precisa comer em Edimburgo

Se for muito difícil encarar o famoso Haggis, você pode saborear o Scottish Breakfast que é uma refeição de café da manhã similar com o English Breakfast. Também tem um pouquinho de Haggis para compor o prato, caso tenha curiosidade em experimentar, pelo menos. Prefere um Scottish Breakfast? Experimente-o no World of Mouth Café.

E como não poderia ser diferente, Edimburgo tem Fish and Chips assim como em todo o território do Reino Unido. É uma refeição popular, saborosa e que você pode encontrar em muitos restaurantes e pubs. Experimente o Fish and Chips em qualquer lugar, quando estiver com pressa ou mesmo querendo gastar pouco.

Onde se hospedar em Edimburgo?

A cidade conta com hotéis luxuosos a hostels econômicos, atendendo a expectativa de todos, por isso é relativamente fácil escolher onde ficar em Edimburgo. Mas já deu para perceber que tudo acontece entre a Cidade Velha e Cidade Nova, então hospedar-se nessas regiões é estar no centro de tudo.

Agora, se você procura por algo mais descontraído e alternativo, opte pelo bairro de Leith. É um pouco mais distante do centro, mas compensa pela experiência moderna, com muitos bares, restaurantes e galerias de arte.

Como são os transportes em Edimburgo?

A cidade de Edimburgo é muito pequena e por isso eu não utilizei transportes lá, exceto quando me desloquei do aeroporto para a cidade e da cidade para a estação central (Edinburgh Waverley). Mas andar por toda a cidade pode depender da sua disposição e disponibilidade, certo? Então aí vão as principais dicas de locomoção via meios de transporte na capital escocesa:

  • Ônibus: a Lothian Buses é a principal empresa de ônibus em Edimburgo, com uma rede que cobre toda a cidade. Há diversas opções de tarifas, incluindo bilhetes unitários, bilhetes diários e passes semanais;
  • Bonde (Tram): os trams conectam o centro da cidade às áreas norte e oeste. Eles circulam das 5h30 à meia-noite e as tarifas são semelhantes às do ônibus;
  • Táxi: existem muitos táxis em Edimburgo, de cor preta e amarela. Geralmente são caros, então recomendo que use táxi só quando realmente precisar;
  • Bicicletas compartilhadas (Just Eat Cycles): as bicicletas estão disponíveis em estações de aluguel em toda a cidade e podem ser desbloqueadas com um aplicativo de celular;
  • Aluguel de carro em Edimburgo: uma boa opção para quem quer se deslocar pela cidade com liberdade ou, ainda, conhecer outras cidades em um bate e volta de Edimburgo.

Como se planejar para visitar Edimburgo?

Apesar do Reino Unido não fazer mais parte da União Europeia, nós brasileiros não precisamos solicitar visto antes da viagem para lá. Leve com você o passaporte com validade mínima de seis meses, anote os locais que planeja visitar e imprima ou leve no celular os comprovantes de onde você vai se hospedar.

Não é obrigatório contratar um seguro viagem para ir ao Reino Unido, porém é altamente recomendado, pois o serviço público de saúde desses países não cobre internação para turistas. Então, melhor prevenir do que remediar, certo? Para isso, recomendamos que faça sua cotação com o Seguros Promo. Utilize nosso cupom EUDTURISMO5 para ter 5% de desconto na sua contratação de seguro.

Outra coisa que ajuda muito na viagem é ter seu celular sempre conectado, sem depender da disponibilidade de wi-fi dos lugares que for visitar. Por isso, considere contratar um serviço de chip internacional que possa te acompanhar em todas as cidades que viajar. Na America Chip você pode optar por um pacote com internet ilimitada e de alta velocidade, além de 100 minutos de ligações para o Brasil (opcional).

Para ser ainda mais prático em sua viagem, compre ingressos com antecedência para as atrações que você deseja visitar. Isso é economizar tempo e dinheiro na sua viagem. O Get Your Guide tem inúmeros passeios, excursões e, se preferir, apenas venda de tickets para os lugares mais cobiçados pelos turistas.

Por último e não menos importante, a dica de ouro que coloquei anteriormente: não ande com um montante de dinheiro pelas cidades que for visitar, isso é coisa do passado. Adquira seu cartão de débito Wise agora, fique seguro e economize com taxas e câmbio.

Depois desse checklist é só arrumar as malas e aproveitar esta cidade única que é Edimburgo. Boa viagem!