As escapadinhas na Europa são ótimas opções para turistas que já estão pelo continente, mas tem um tempo extra para conhecer mais uma ou algumas cidades. E também são ótimas sugestões para quem já mora na Europa e quer aproveitar uns dias de folga ou um fim de semana prolongado para viajar.

Selecionamos uma lista de cidades encantadoras, ideias para passar até quatro dias. Destinos românticos, históricos, perfeitos para aproveitar as praias no verão ou para curtir muita neve nos dias de inverno. Confira!

Melhores destinos para escapadinhas na Europa

Confesso que foi bem difícil listar apenas 13 cidades imperdíveis para escapadinhas pela Europa. Apesar de ser um continente bem pequeno, há uma variedade enorme de culturas, incluindo gastronomia, língua e arte; paisagens – desde as mais belas praias e cenários naturais até as construções mais primorosas do homem; e muita história para contar.

E se você está passeando pela Europa ou já mora por aqui, considere incluir os melhores destinos para escapadinhas na Europa no seu roteiro.

1. Atenas, Grécia

A cidade dos deuses, unindo a história de 3 mil anos a céu aberto com ares de uma capital contemporânea de vida noturna agitada. Atenas é um centro de arte, cultura e filosofia, foi o berço da civilização ocidental.

Turistas observando ponto turístico de Atenas em dia ensolarado
Se encante com 3 milênios de história na bela capital da Grécia, Atenas

Além disso, a culinária grega é reconhecida pelos seus sabores marcantes e figura como uma das favoritas de muitos turistas.

2. Barcelona, Espanha

Um dos destinos mais queridinhos pelos brasileiros que vivem na Europa: curtir as praias e a vida noturna de Barcelona. Mas o que fazer na capital catalã envolve muita arte, história e gastronomia também.

Praia de Barceloneta cheia de turistas em dia de verão.
A praia de Barceloneta é uma das mais famosas da cidade que atrai milhares de brasileiros todos os anos

Comece seu roteiro pela famosa catedral Sagrada Família, construída por Antonio Gaudí e que contabiliza aproximadamente 2,8 milhões de visitantes por ano.

3. Cracóvia, Polônia

A Cracóvia é considerada a capital cultural da Polônia, são mais de mil anos de história e o centro histórico foi declarado o Primeiro Património da Humanidade pela UNESCO em 1978.

Outro atrativo é que esse é um dos destinos mais baratos para uma escapadinha na Europa. Sem falar que se você gosta de história, ela fica bem próxima ao campo de concentração de Auschwitz – vale a pena a visita. E se você quer mais dicas de uma viagem inesquecível pela cidade, confira nosso guia do que fazer em Cracóvia.

4. Dubrovnik, Croácia

A “Pérola do Adriático” é a cidade mais visitada da Croácia. São diversos atrativos, incluindo boa culinária, muita história e claro as suas indescritíveis praias de água cristalinas e belezas naturais.

Dubrovnik também é uma cidade declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1979. E se você é fã de Game of Thrones, a série teve quatro temporadas filmadas na cidade; vale a pena procurar pelos tours guiados.

5. Edimburgo, Escócia

Dividida entre Cidade Velha e Cidade Nova, Edimburgo desperta a curiosidade de muitos por ser considerada a cidade mais mal-assombrada da Europa.

Também conhecida pelo whisky, prepare-se para se surpreender com a arquitetura medieval, embalada por escoceses vestindo kilts e tocando gaita-de-fole nas ruas de um típico dia cinza.

Vista do Castelo de Edimburgo
Uma cidade que fascina com sons e cores, mesmo em dias nublados. Do alto da Castle Rock, o Castelo de Edimburgo. Foto: Fê Fassina

A capital escocesa tem muito a oferecer para encantar os turistas, saiba tudo sobre o que fazer em Edimburgo antes da sua viagem.

Edimburgo está na lista do nosso guia com destinos de inverno da Europa. Não deixe de conferir!

6. Holanda, Amsterdam

Uma capital charmosa e sem tabus. Amsterdã fascina, seja pelo encanto de seus canais; pela quantidade de bicicletas como transporte alternativo; pela liberdade das suas coffee shops e do Red Light District.

São ainda diversos museus, história e arte na cidade de Anne Franke e Van Gogh. Para não perder nenhuma atração durante sua escapadinha, confira o que fazer em Amsterdam.

7. Interlaken, Suíça

A combinação perfeita da região alpina da Suíça em meio às águas cristalinas dos lagos Thun e Brienz. Uma paisagem de tirar o fôlego cercada por alpes nevados.

A cidade é conhecida como a “Capital da Aventura” no país e são diversas as atividades durante todo o ano, especialmente famosa pelo esqui no inverno e diversas trilhas. Esse ainda é um destino que aparece na lista dos lagos mais bonitos da Europa.

8. Londres, Inglaterra

A perfeita mistura de cidade grande e cosmopolita, com prédios históricos e a Família Real mais popular dos tempos atuais. A capital britânica tem diversos pontos turísticos para serem visitados, e atrações para agradar a todos: desde os fãs de Harry Potter, Sherlock Holmes ou Shakespeare, até Beattles e Amy Winehouse.

Vista da Tower Bridge no fim de tarde de Londres
A Tower Bridge é um cartão postal e atração imperdível na sua escapadinha em Londres. Foto: Fê Fassina

Antes da sua escapadinha em Londres, confira um guia completo na cidade.

9. Paris, França

Paris é um dos destinos mais visitados do mundo. E também um dos mais românticos. Viva todo o encanto da Torre Eiffel, iluminando a noite na Cidade Luz; aproveite um passeio pelo Sena; visite a Catedral de Notre-Dame; vá ao Museu do Louvre ver a Mona Lisa, de Da Vinci. Curta o pôr do sol do alto da Basílica de Sacré-Coeur e termine a noite com um espetáculo no Moulin Rouge.

Vista dos Jardins de Luxemburgo em Paris
Na cidade romântica de Paris, aproveite um passeio pelos belos Jardins de Luxemburgo. Foto: Fê Fassina

Paris é um clássico e tem que fazer parte da sua lista de escapadinhas na Europa. Confira um guia completo pela cidade e saiba o que fazer em Paris durante sua estadia por lá.

10. Porto, Portugal

Na Cidade Invicta, desfrute de uma caminhada pelas ladeiras para admirar a linda arquitetura portuguesa, com edifícios cobertos pelos azulejos típicos do país. Ande até a Ponte Dom Luís I para observar um pôr do sol espetacular enquanto aprecia um vinho do Porto ou um pastel de nata nos inúmeros restaurantes da beira do Rio Douro.

Vista do Rio Douro em dia ensolarado em Porto
Apreciar a vista de Porto nas margens do Rio Douro é uma das atrações imperdíveis da cidade. Foto: Fê Fassina

Sinta-se em casa com a hospitalidade dos portuenses e confira o que fazer no Porto para preparar o seu roteiro na cidade.

11. Praga, República Tcheca

A Cidade das Cem Torres é como uma viagem de conto de fadas, repleta de cultura e história. Também é conhecida por ser um dos destinos mais econômicos da Europa. Praga também é uma ótima opção para visitar no inverno; a cidade fica coberta de neve, com pistas de patinação de gelo e os lindos mercados de Natal espalhados pela capital Tcheca.

Vista da cidade de Praga coberta de neve em dia de sol.
Praga é uma cidade de conto de fadas e um dos destinos mais econômicos da Europa.

Para se encantar ainda mais com a cidade, leia nosso roteiro sobre o que fazer em Praga.

12. Roma, Itália

Talvez uma das cidades mais históricas da nossa listagem, a Cidade Eterna, reúne inúmeros monumentos e ruínas conservados no tempo. Visite desde o Coliseu dos gladiadores, até a mística Fontana di Trevi; o Vaticano e os restos do Foro Romano.

Aproveite também para experimentar muito a deliciosa culinária italiana. E, acredite, quatro dias em Roma pode não ser muito tempo para visitar tudo que a capital tem a oferecer. Por isso, confira antes da sua viagem o que fazer em Roma.

13. Veneza, Itália

O conjunto de ilhas, considerado um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco, é mais um dos destinos mais visitados do mundo.

Seja por seus canais embelezados pelas lindas gôndolas artesanais; pelo clima romântico da cidade; ou pela sua arte e história, Veneza certamente não pode ficar de fora da lista de escapadinhas na Europa. Confira um guia completo na cidade romântica para planejar seus dias por lá.

Como organizar as Escapadinhas na Europa?

Agora que você já sabe quais são as melhores escapadinhas na Europa, é hora de começar a organizar e planejar a sua viagem. Tenha o país onde você está no momento como seu ponto de partida e a partir daí, considere as opções a baixo para chegar no seu próximo destino.

Sempre que organizo um roteiro para a Europa, considero os pontos turísticos imperdíveis para definir quantos dias vou ficar na cidade; além disso, a distância do país em que estou até a próxima parada é fundamental para definir qual o melhor meio de transporte usar. Veja a baixo as opções e as vantagens de cada uma.

Escapadinhas na Europa de carro

Se você está disposto a viajar de carro na Europa, saiba que essa é uma opção incrível para curtir ainda mais da sua viagem. Dessa forma, você pode fazer o trajeto no seu tempo, parando para conhecer outros cantinhos encantadores que com certeza surgirão pelo caminho.

Alugar um carro na Europa é bem fácil e seguro através de um site confiável. Indicamos a DiscorverCars que tem ótimas opções de custo-benefício. No site, escolha o local de retirada e entrega e selecione as datas e horários. Dentre as opções, você define tipo e estilo de veículo e extras, como ar condicionado e tamanho de porta malas.

Fizemos uma rápida simulação, e a diária do aluguel de um carro popular com ar condicionado, em Roma na Itália, custa a partir de 63€*. Confira sempre as condições de combustível e quilometragem.

Lembrando ainda que a carteira brasileira de habilitação é válida nos países que fazem parte do Espaço Schengen e pode ser usada por turistas por até 3 meses. Não esqueça de carregar seu passaporte carimbado pela imigração com você.

*Simulação feita em 18 de julho de 2023 – para diárias no mês de agosto de 2023.

Escapadinhas de avião

Sem dúvidas, escapadinhas na Europa de avião é a opção queridinha da maioria dos turistas, já que é realmente fácil encontrar passagens de baixo custo com as companhias locais lowcost. Sem contar que, dependendo a distância entre as cidades, vale muito a pena viajar de avião, levando em conta que o tempo de locomoção será bem menor que as demais opções. É possível comprar passagens aéreas baratas com uma boa pesquisa.

Lembro que a primeira vez que fiz uma Eurotrip, encontrei passagem aérea de Roma para Paris por 7€, em algum dia do mês de outubro. O segredo é ficar verificando os preços em sites como o Omio, que mostra os valores de diferentes companhias aéreas de tipo lowcost. Simulando uma viagem de Roma para Paris, ida e volta, por 4 dias, entre 17 e 21 de outubro de 2023, o Omio traz valores a partir de 86€* por pessoa.

*Simulação feita em 18 de julho de 2023.

Escapadinhas de ônibus ou trem

Mesmo que viajar de ônibus ou trem possa ser mais demorado, essas opções tem algumas vantagens e devem sim ser consideradas na hora de programar a sua escapadinha na Europa. Os trajetos de ônibus costumam ser os mais econômicos, além das rodoviárias sempre se localizarem próximo ao centro das cidades.

Quando falamos em viajar dentro da Europa, logo vem à mente as belas viagens de trem. E elas podem realmente ser encantadoras, porém costumam custar ainda mais que as passagens de avião. A grande vantagem, além da vista durante o trajeto, é a bagagem ilimitada que pode ser transportada sem custo adicional.

Turista conferindo bilhete em estação ferroviária.
Não deixe de incluir uma viagem de trem nas suas Escapadinhas pela Europa, uma experiência incrível

Utilizando o site Omio, e realizando a mesma simulação que fizemos para as passagens aéreas – de Roma para Paris, ida e volta, por 4 dias, entre 17 e 21 de outubro de 2023 – encontramos valores a partir de 192€* por pessoa para viajar de trem. Não há a opção de ônibus para esse mesmo trecho.

Simulando uma viagem de Paris para Amsterdã, ida e volta, por 4 dias, entre 17 e 21 de outubro de 2023, o Omio traz valores a partir de 50€* por pessoa. Na opção mais rápida, a viagem tem duração de aproximadamente 7 horas saindo 7h da manhã do ponto de partida. Também simulamos essa mesma viagem pelo site Flixbus, com valores a partir de 42€* por pessoa.

A Flixbus tem opção de viagem entre Roma e Paris, ida e volta, entre 17 e 21 de outubro de 2023, mas a duração de viagem é de quase 22 horas e o valor total é de 89.96€*.

*Simulações feitas em 18 de julho de 2023.

Quanto custa fazer uma escapadinha na Europa?

Uma escapadinha na Europa pode custar em média 763€ – considerando deslocamento, hospedagem, alimentação e atrações turísticas para 4 noites na cidade de Veneza. Mas saiba que esse custo total de viagem pode variar muito dependendo de alguns fatores.

Primeiro, o destino escolhido e o seu ponto de partida. Cidades como Praga, na República Tcheca, e Cracóvia, na Polônia, estão entre as cidades mais econômicas da Europa. Já países como Grécia, Inglaterra e Suíça podem ter preços mais altos.

Segundo, seu perfil de viagem: procura economizar e prefere acomodações em hostels, por exemplo, ou quer usufruir de conforto e luxo?

Outro fator que pode influenciar o orçamento de uma escapadinha na Europa, é a época em que pretende viajar. Destinos de praia na alta temporada europeia, além de serem lotados de turistas, tem preços mais elevados para transporte, alimentação e acomodação.

Gôndolas no Grand Canal de Veneza em dia ensolarado.
Calculamos o custo de uma Escapadinha em Veneza, uma das cidades mais românticas da Europa

Veja a baixo uma simulação de custos na cidade de Veneza. Para deslocamento, levamos em consideração o bilhete para 3 dias de Vaporetto (o ônibus aquático da cidade). Hospedagem em hotel 4 estrelas no bairro San Marco.

Para alimentação, considera-se uma média da soma das três principais refeições de acordo com o site Quanto Custa Viajar. Cotamos as principais atrações turísticas do centro de Veneza no site GetYourGuide: incluindo passeio de gôndola pelo Grand Canal, Palácio Ducal e Visita guiada à Basílica de São Marcos com acesso ao terraço.

Item Preço
Deslocamento 45€
Hospedagem 402€ / 4 noites em novembro de 2023*
Alimentação 208€
Atrações turísticas 108€
Total 763€

*Simulação realizada em 19 de julho de 2023.

Dicas para fazer as suas escapadinhas na Europa

Agora que você já sabe quais são as melhores escapadinhas na Europa, já definiu quais cidades vai adicionar na sua Eurotrip e como chegar aos destinos, é importante fazer um checklist de viagem. Criamos também uma lista com algumas dicas importantes para a sua viagem. Confira!

  1.  A melhor maneira de trazer dinheiro é sempre uma das principais dúvidas dos turistas. A opção mais segura e simples é adquirir um cartão de débito internacional. Com o Cartão Wise você deposita o dinheiro pelo aplicativo que converte os valores instantaneamente e já atualiza o seu saldo disponível. Além disso, ele é aceito em mais de 200 países em 50 moedas diferentes;
  2. Prepare um roteiro com os pontos turísticos ou atividades que não podem ficar de fora da sua programação. É importante programar os passeios com antecedência e comprar os ingressos antecipados para não perder tempo em longas filas nas bilheterias ou não conseguir visitar a atração. Confira sempre as opções nos sites oficiais ou no GetYourGuide;
  3. Passaporte e visto: brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Europa como turistas por até 90 dias. Mas tenha certeza que seu passaporte é válido por mais 3 meses após a sua saída do Espaço Schengen. Caso você esteja no Continente há mais de três meses, leve a autorização de residência do país em que você mora sempre com você.

Vale a pena fazer escapadinhas na Europa?

Claro, vale muito a pena fazer escapadinhas na Europa. O continente apesar de pequeno é muito diversificado quando se trata de cultura, gastronomia, paisagem e história.

Se você tiver tempo disponível durante a sua passagem por aqui, aproveite para acrescentar mais cidades no seu roteiro. Se já mora na Europa, considere as melhores escapadinhas na Europa para programar férias ou curtir um fim de semana prolongado e se encantar com algum cantinho novo.

Tenha uma ótima viagem!