Conhecer a capital da Escócia é uma experiência incrível, mas fazer um bate e volta de Edimburgo aproveitando a posição estratégica da cidade pode ser ainda mais interessante para enriquecer a sua experiência no país.

Separamos um guia completo com todas as informações de que você precisa para que você possa conhece as cidades próximas de Edimburgo. Vamos lá!

Melhores destinos para um bate e volta de Edimburgo

Edimburgo (Edinburgh, em inglês) é espetacular e cheia de pontos turísticos muito interessantes. Porém, a cidade também está localizada em uma posição estratégica para os turistas que querem se hospedar no local e conhecer outros destinos da Escócia.

Vamos descobrir algumas das melhores opções de cidades próximas de Edimburgo, as principais atrações turísticas de cada uma, qual a distância da capital e como chegar até elas.

1. Peebles

Peebles é uma pequena cidade a 36km de Edimburgo, nas margens do rio Tweed, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e sua arquitetura tradicional.

A cidade costuma ficar de fora dos roteiros tradicionais dos turistas que viajam para a Escócia. Dessa forma, as excursões guiadas no local são muito limitadas e a melhor forma de conhecer Peebles é passeando a pé pelas suas principais atrações.

O Castelo de Neidpath, construído no século XIV, é uma das principais atrações de Peebles. A arquitetura do castelo é um exemplo da arte medieval escocesa, além de contar também com exemplos do estilo barroco adicionados no século XVII.

Ainda, quem visita Peebles não pode deixar de conhecer a Cross Kirk, uma igreja em ruínas construída no século XIII. O local foi usado com fins religiosos até o século XVI, quando se tornou uma das principais atrações turísticas da cidade.

Como ir de Edimburgo para Peebles?

A forma mais simples de chegar até Peebles saindo de Edimburgo é de carro. Você deverá realizar um trajeto de 45 minutos pela rodovia A703.

Também é possível ir de ônibus, mas a viagem será mais longa: pegue a linha X62, que sai do centro de Edimburgo. A viagem demora 1 hora e 15 minutos e custa cerca de £8.

2. Stirling

Stirling é uma excelente opção para quem quer fazer um bate e volta de Edimburgo. A cidade fica a cerca de 60km de Edimburgo, mais ou menos 1 hora de carro.

Esse é o lugar certo para quem quer conhecer uma pequena cidade medieval que fica em volta de um dos castelos mais bonitos da Escócia.

Stirling é uma cidade que atrai dezenas de turistas todos os anos devido ao seu clima sombrio, suas pequenas ruas e seu aspecto histórico, que nos dá uma impressão de voltar no tempo.

Stirling, na Escócia, boa opção de bate e volta de Edimburgo
Stirling é uma ótima opção para quem quer fazer um bate e volta de Edimburgo

O Castelo de Stirling é a principal atração da cidade. Construído no século XII, o castelo é o ponto mais alto da cidade e fica localizado no topo de uma colina de origem vulcânica. A paisagem lá de cima é indescritível!

A entrada no castelo custa £19,50 para adultos. Porém, se você quer garantir o seu lugar de forma muito prática, vale a pena contratar uma excursão. A opção com melhor custo-benefício é a excursão em Castelo de Stirling, Kelpies e Lago Lomond. Fiz esse passeio em 2023 e achei que vale muito a pena, especialmente porque ele inclui 3 pontos turísticos diferentes por £47,70.

Outro ponto turístico de Stirling que você não pode perder é o Monumento Nacional a William Wallace, construído em 1869 como homenagem a um dos heróis mais famosos da Escócia.

Como ir de Edimburgo para Stirling?

Existem diversas maneiras de chegar até Stirling saindo de Edimburgo. Você pode ir de carro e alcançar a cidade em menos de 1 hora. A forma mais fácil é pegar a estrada M9 até Stirling.

Porém, a opção mais econômica é utilizando os transportes públicos escoceses. O ônibus realiza o trajeto em 1h30 e os valores dos bilhetes giram em torno de £9. Também é possível realizar o percurso com os trens operados pela ScotRail, saindo de Edinburgh Waverley (EDB). O trajeto dura 40 minutos e custa cerca de £12.

Por fim, uma possibilidade interessante para quem busca conforto é conhecer Stirling com uma excursão saindo de Edimburgo.  Existem opções econômicas no Get Your Guide a partir de £40. As excursões do GYG podem ser interessantes especialmente para quem tem pouco tempo em Edimburgo e quer conhecer a maior quantidade de pontos turísticos na Escócia possível.

3. Highlands e Lago Ness

Quem visita a Escócia não pode deixar de conhecer as Highlands e o Lago Ness, dois dos pontos turísticos mais importantes do país localizados a cerca de 270km da capital. É possível visitar os dois lugares fazendo um bate e volta de Edimburgo, mas você vai precisar separar um dia inteiro para o passeio.

As Highlands e o Lago Ness são, na verdade, dois lugares separados. Porém, como eles são muito próximos, costumam ser visitados de uma só vez pelos turistas que optaram por se hospedar em Edimburgo.

As Highlands, Terras Altas escocesas, são o lugar perfeito para os amantes da natureza. Elas ficam no noroeste do país e são regiões pouquíssimo povoadas e urbanizadas. No local é possível visitar lagos belíssimos, fiordes e montanhas (com neve, se você for no inverno). As Highlands são imperdíveis!

Castelo de Eilean Donan nas Highlands
As Highlands são imperdíveis e podem ser visitadas em um bate e volta

A capital das Highlands é Inverness, cidade que fica à beira do misterioso Lago Ness (Loch Ness, no idioma local). Além de ser um dos lagos mais bonitos da Europa, o Lago Ness é conhecido pela lenda do monstro do Lago Ness – apelidado de “Nessie”.

O primeiro relato do monstro é de 565 d.C., mas o mito continua vivo até os dias de hoje. É possível fazer um passeio de barco no Lago Ness saindo do centro da pequena Inverness.

Você também pode conhecer todas as paisagens mais lindas das Highlands e procurar pelo monstro do Lago Ness no mesmo dia, principalmente se optar por um passeio guiado pelas Terras Altas Escocesas.

Como ir de Edimburgo para as Highlands e o Lago Ness?

As Highlands e o Lago Ness não ficam tão perto de Edimburgo (270 km). Porém, o maior problema não é nem a distância, mas sim o caminho que deve ser feito para chegar até lá: quando você não conhece a região, chegar até ela com o seu próprio carro pode ser um verdadeiro desafio.

É possível ir de ônibus até as Highlands, mas é um pouquinho complicado: você precisará trocar de ônibus pelo menos 2 vezes e toda a viagem irá demorar cerca de 5 horas, o que não é muito interessante para quem pensa em fazer bate e volta de Edimburgo. A empresa que opera nesse trajeto é a Stagecoah.

Também não existe nenhuma linha de trem direta até o destino. Assim, eu recomendo que você reserve uma excursão saindo de Edimburgo e conheça as Highlands e o Lago Ness no mesmo dia, de forma muito confortável e com um bom custo benefício. A opção mais completa do GYG é a excursão Lago Ness, Glencoe, Terras Altas e Ben Nevis, que custa a partir de £63 por pessoa.

4. Aberdeen

Fundada por volta do ano de 700, Aberdeen é uma cidade de mais de 200 mil habitantes localizada no norte da Escócia. A cidade é a terceira maior de todo o país e fica a 209km de Edimburgo.

Aberdeen é muito agitada e dinâmica, principalmente devido ao porto presente no local. Porém, além disso, a cidade oferece algumas opões interessantes para os turistas que querem conhecer mais sobre o Reino Unido.

Quem está em Aberdeen não pode deixar de fazer um passeio pela área litorânea de Aberdeenshire, região com 32 subdivisões banhada pelo Mar do Norte. Além das paisagens imperdíveis, você poderá conhecer também as pequenas e peculiares aldeias costeiras que ficam no local.

Centro de Aberdeen, Escócia
Existem diversas maneiras de fazer um bate e volta de Edimburgo até Aberdeen

O Slains Castle é um castelo construído entre os séculos XVI e XVII. Atualmente, as suas ruínas atraem muitos turistas todos os anos.

Uma curiosidade interessante é que dizem que o castelo serviu de inspiração para a criação do castelo do Conde Drácula pelo escritor Bram Stoker, que esteve no local.

Por fim, a St Machar’s Cathedral é o monumento mais antigo de Aberdeen que é usado ainda hoje. A catedral é belíssima e pode ser visitada por turistas todos os dias da semana de forma gratuita.

Como ir de Edimburgo para Aberdeen?

Saindo de Edimburgo, é possível chegar em Aberdeen de diversas maneiras, tanto com transporte privado como com transporte público.

A viagem de carro pode ser feita em 2h30 pela rodovia A90. Mas, como Aberdeen fica nas Highlands, as estradas que você terá que enfrentar ao longo da sua viagem podem ser muito desafiadoras, especialmente para quem não está acostumado com a região.

Se você quer uma alternativa mais confortável para visitar a cidade, uma opção é ir para Aberdeen de trem, saindo de Edimburgo Waverley. O trem realiza o trajeto em 2 horas e meia os bilhetes custam a partir de £30 por pessoa.

Os ônibus da empresa MegaBus UK também podem te levar até Aberdeen. A viagem dura 3 horas e custa £15.

5. Linlithgow

Linlithgow é uma cidade histórica que fica a apenas 25km de Edimburgo, cerca de 25 minutos de carro.

Linlithgow é uma cidade de apenas 12 mil habitantes e é muito difícil encontrar excursões e passeios guiados pelas atrações do lugar. Contudo, você pode conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Linlithgow por conta própria.

A St. Michael’s Parish Church foi construída no século XV e é uma das maiores igrejas da Escócia, além de um dos principais locais religiosos de Linlithgow. A igreja é conhecida por sua arquitetura gótica e por abrigar um órgão belíssimo e muito antigo.

Pátio interior do Castelo Linlithgow
O Castelo Linlithgow foi cenário de Outlander e é uma das principais atrações da cidade

O Palácio de Linlithgow, construído no século XV, é um dos exemplos mais importantes da arquitetura renascentista escocesa. No interior do prédio, você poderá visitar o Grande Salão, a Capela Real e também a Torre de Chimney.

Além disso, o palácio tem atraído dezenas de turistas todos os anos, uma vez que foi um dos cenários da série de TV “Outlander”. De fato, é possível encontrar algumas excursões pensadas para os fãs do seriado que levam até o local. Confira algumas opções saindo de Edimburgo:

Você deve ter percebido que todas as excursões saem da capital escocesa, não é mesmo? Pois é. Linlithgow é uma das melhores opções para quem quer fazer um bate e volta de Edimburgo.

Como ir de Edimburgo para Linlithgow?

A forma mais simples e econômica de chegar até Linlithgow é pegando um trem na estação de Haymarket ou Waverley em Edimburgo. A viagem dura cerca de 30 minutos e custa £4. Além disso, outro ponto positivo é que os trens partem com frequência ao longo do dia.

Ainda pensando em opções de transporte público, você também pode ir até Linlithgow com o ônibus que sai do centro de Edimburgo. Os bilhetes variam entre £3 e £5 e a viagem demora 40 minutos.

Por fim, como Linlithgow é muito perto de Edimburgo, você também pode ir de carro até a cidade. A viagem demora 25 minutos e a rodovia M9, que leva até o local em menos tempo, é bem tranquila, apesar de não ser muito moderna.

6. Falkirk

Falkirk, localizada a 34km de Edimburgo, é uma ótima opção para um bate e volta da capital escocesa. A viagem até Falkirk demora cerca de 30 minutos de carro. Se você quer conhecer Falkirk, existem algumas atrações que não podem ficar de fora da sua lista.

As Kelpies são duas esculturas gigantes em formato de cavalos. Elas foram construídas em 2013 para comemorar o papel dos cavalos na história da Escócia.

A fama das Kelpies faz com que elas sejam incluídas em diversos roteiros de excursões pela região. Como a excursão ao Lago Lomond, Kelpies e Castelo de Stirling: a partir de £77,67 por pessoa.

Outra importante atração da cidade é a Falkirk Wheel (Roda de Falkirk) é uma estrutura de aço que eleva barcos do canal que atravessa a cidade a uma altura de 35 metros, permitindo que eles cruzem os canais. Para ter uma experiência completa na cidade, você pode passear em um barco pelo canal e experimentar o elevador em ação.

Por fim, outra atração turística importante de Falkirk é a Muralha Antonina, uma antiga fortificação romana construída no ano de 142 a.C. e que atravessa a Escócia central.

Como ir de Edimburgo para Falkirk?

É muito fácil ir de Edimburgo para Falkirk. Além da viagem de carro, que leva cerca de 30 minutos pela rodovia M9, você pode optar também por pegar um trem da ScotRail saindo das estações de Haymarket ou Waverley em Edimburgo. A viagem de trem é direta, dura 35 minutos e os bilhetes custam £8 por pessoa.

Também é possível chegar até Falkirk com os ônibus da linha X38 operado pela empresa Midland Bluerbid. O trajeto é um pouco mais longo do que aquele do trem (dura 1h20) e o bilhete custa £5.

7. Glasgow

Outra opção para quem quer fazer um bate e volta de Edimburgo é Glasgow, a maior cidade da Escócia que fica a apenas 70 km da capital escocesa.

Sendo uma cidade grande, Glasgow conta com ônibus hop-on hop-off da empresa City Sightseeing. Essa é uma opção muito interessante para quem quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade em pouco tempo. Os preços giram em torno de £18.

Você não pode deixar de visitar alguns monumentos deslumbrantes, como a Universidade de Glasgow, fundada em 1451, é uma das mais importantes do Reino Unido. A arquitetura do lugar é impressionante e merece uma visita.

Universidade de Glasgow
A Universidade de Glasgow é um dos pontos turísticos da cidade

Além disso, você pode conhecer o museu mais antigo da Escócia: o The Hunterian Museum, que fica na Universidade. Ele reúne obras muito conhecidas e relevantes de diferentes períodos históricos.

Outra atração imperdível é a Glasgow Cathedral (Catedral de Glasgow), a igreja mais importante da cidade. Assim como a maioria das catedrais escocesas, a Glasgow Cathedral conta também com um cemitério visitável: o Glasgow Necropolis.

Ah, e se você for até a ponta do cemitério é possível ter uma vista panorâmica maravilhosa da cidade, uma vez que o local fica no topo de uma colina.

Como ir de Edimburgo para Glasgow?

Como Glasgow está pertinho de Edimburgo, você pode escolher a opção mais confortável para as suas necessidades.

Recomendo ir até Glasgow de carro, uma vez que o percurso é muito tranquilo e dura pouco mais de 1h se você for pela rodovia M8.

Se você quiser ir de trem, também é possível: a viagem dura 50 minutos e custa £14. Os trens são operados pela ScotRail e partem regularmente de Waverley para a estação central de Glasgow.

Existem também algumas linhas de ônibus que levam até Glasgow, como aquelas operadas pelo MegaBus. O problema é que o percurso do ônibus costuma demorar mais, o que pode não ser interessante para quem pensa em fazer um bate e volta de Edimburgo.

8. Stonehaven

Stonehaven é uma pequena cidade costeira de 11 mil habitantes conhecida pelas suas belíssimas praias e monumentos. A cidade fica localizada a 160 km de Edimburgo, cerca de 2h de carro.

O Castelo de Dunnottar é, sem dúvida, a principal atração turística de Stonehaven, além de ser também um dos castelos mais famosos da Escócia. A localização do castelo é uma das suas características mais marcantes, uma vez que ele está situado em um rochedo de frente para o mar.

Castelo de Dunnottar na Escócia
As ruínas do Castelo de Dunnottar compõem uma paisagem belíssima

Ah, e você sabia que o Castelo de Dunnottar já foi usado como cenário de um filme? Isso mesmo! Ele aparece no filme “Hamlet”, produzido em 1990.

Um dos passeios mais completos para visitar o local é a excursão aos castelos de Glamis e Dunnottar, partindo de Edimburgo. Esse passeio oferecido pelo Get Your Guide permite que você conheça o Castelo de Dunnottar, saindo de Edimburgo, e também o Castelo de Glamis, localizado nas proximidades.

O passeio custa £52 por pessoa. O maior problema, porém, é que ele não está disponível em português, mas somente em espanhol e italiano.

Como ir de Edimburgo para Stonehaven?

A forma mais simples de alcançar Stonehaven é de carro, em cerca de 2h30. Para chegar até a cidade, pegue a A90 em direção a Aberdeen e, depois, a A92 para Stonehaven.

Se você prefere ir de transporte público, não tem problema. Uma opção confortável é ir de trem, que sai da estação Waverley de Edimburgo. A viagem leva cerca de 2h e pode exigir uma ou duas conexões, dependendo do horário. O bilhete custa £27.

Por fim, também é possível ir até Stonehaven de ônibus, mas essa é a alternativa mais demorada: a viagem leva cerca de 3h30. Os bilhetes giram em torno de £30 e você precisará trocar de ônibus em Aberdeen.

9. Dunfermline

Dunfermline não faz parte do roteiro tradicional dos turistas que visitam a Escócia, mas é uma excelente opção para quem quer fazer um bate e volta de Edimburgo. A cidade fica a 32 km da capital, cerca de meia hora de carro.

Apesar de não ser tão conhecida, a cidade conta com atrações turísticas muito interessantes e monumentos relevantes para a história do país.

A Abadia de Dunfermline, fundada no século XI, é a principal atração turística da cidade. Ao longo da história, ela foi escolhida como o local de sepultamento de muitos monarcas da Escócia, incluindo Roberto I, conhecido como Robert the Bruce, uma das figuras histórias mais importantes do país.

O Dunfermline Palace é um palácio construído no século XVI cujas ruínas podem ser visitadas até hoje.

E o que você acha de fazer um piquenique durante o seu passeio? O Palácio fica em um parque enorme, o Pittencrieff Park, local em que acontecem os eventos mais importantes da cidade.

Como ir de Edimburgo para Dunfermline?

É claro que a opção mais fácil para ir até Dunfermline de Edimburgo é de carro, uma vez que a distância é muito pequena. Para chegar à cidade, basta seguir a A90.

Porém, existem também outras alternativas. Você pode pegar o ônibus da Stagecoach ou do MegaBus na estação de ônibus de Edimburgo e fazer uma viagem de 40 minutos até Dunfermline. O bilhete custa cerca de £8.

Uma boa opção também é ir de trem da empresa ScotRail a partir da estação Waverley de Edimburgo. A viagem leva 25 minutos e os bilhetes custam £4.

10. St Andrews

St Andrews é uma das cidades próximas de Edimburgo que não podem ficar fora do seu passeio, principalmente devido à proximidade com a capital: 80 km.

A pequena cidade de 20 mil habitantes é conhecida pela sua belíssima costa banhada pelo Mar do Norte e pelos campos de golfe de renome mundial. Além disso, St Andrews também é conhecida por ser a sede da melhor universidade do Reino Unido: a University of St Andrews.

A melhor forma de conhecer as principais atrações de St Andrews é a pé. Você pode, por exemplo, optar excursão a pé histórica de 90 minutos, oferecida pelo Get Your Guide, para conhecer o lado medieval da cidade.

St Andrews, na Escócia, boa opção de bate e volta de Edimburgo
St Andrews é uma cidade encantadora perto de Edimburgo

St Andrews é encantadora e foi sem dúvidas a minha cidade favorita quando visitei a Escócia. Vamos conhecer outras algumas das atrações mais interessantes da cidade a seguir:

Old Course

O Old Course é um dos campos de golfe mais importantes de todo o mundo. É possível praticar o esporte no local pagando uma diária, que gira em torno de £270.

Se você quer conhecer mais sobre a importância do Old Course para a história do golfe, uma boa opção é o tour guiado St. Andrews: história do golfe e tour pelo antigo campo, com valores a partir de £16.

St Andrews Castle

O St Andrews Castle é o castelo medieval da cidade que fica localizado à beira-mar. No local, você terá a oportunidade de caminhar entre as ruínas da fortificação, além de ter acesso a uma das paisagens mais bonitas da cidade.

St Andrews Cathedral

A St Andrews Cathedral foi construída no século XII e é uma das principais atrações turísticas de St Andrews.

No local, você poderá visitar as ruínas da catedral e ver de perto as imponentes torres e janelas góticas que estão preservadas.
Poucas pessoas sabem, mas é possível visitar a maior parte da catedral de graça. O ingresso é, na verdade, vendido para aqueles que querem visitar o museu de artefatos religiosos presentes na parte interior do monumento.

Como ir de Edimburgo para St Andrews?

Já fui de Edimburgo para St Andrews de carro e de ônibus e por isso aconselho: vá de carro, evite o ônibus.

De carro, você irá levar cerca de 50 minutos para chegar até St Andrews pela rodovia A91. De ônibus, porém, essa viagem pode durar até 3 horas, uma vez que o ônibus para em várias cidadezinhas antes de chegar em St Andrews.

Porém, não podemos negar que o ônibus é muito barato: em 2023, o bilhete de ida e volta custava £6. Além disso, existem opções mais rápidas dependendo da linha que você escolher: opte sempre pela X59, que faz o trajeto em cerca de 2h.

Não é possível ir de trem até St Andrews, uma vez que a cidade não tem estação ferroviária.

Vale a pena fazer um bate e volta de Edimburgo?

Sim, vale muito a pena fazer um bate e volta de Edimburgo.

Como Edimburgo não é muito grande, é possível conhecer todos os monumentos e atrações da cidade em poucos dias. Com isso, você pode separar o restante da sua viagem para conhecer as cidades vizinhas da capital escocesa.

Além disso, você deve ter percebido que os bilhetes de transporte público, tanto de trem como de ônibus, são muito baratos. Assim, conhecer as cidades próximas de Edimburgo é uma excelente opção para quem quer fazer uma viagem econômica e, ao mesmo tempo, conhecer diversos lugares do país.

Mas, não se engane: fazer um bate e volta de Edimburgo pode ser muito interessante também para quem alugou um carro na Escócia, uma vez que a maioria dos trajetos não é tão longo e as estradas escocesas tendem a ser bem cuidadas e tranquilas.

Como alugar um carro para conhecer as cidades próximas de Edimburgo?

Alugar um carro para conhecer as cidades próximas de Edimburgo pode ser a melhor alternativa para a sua viagem.

Você pode alugar o seu automóvel quando chegar ao destino, uma vez que existem diversas empresas que fazem esse serviço. Porém, a forma mais fácil de alugar um carro em Edimburgo é fazendo a sua reserva com antecedência pela internet.

Existem diversos sites de locadoras e de comparadores que te mostram opções de carros para aluguel no país. Basta encontrar o melhor para você e reservar. Assim, quando você chegar no país, o seu carro já estará te esperando.

Nós do Euro Dicas indicamos o DiscoverCars, um comparador de preços que te mostra os preços mais baixos e as melhores condições de serviço.

Para que você possa fazer uma estimativa de quanto irá gastar com o aluguel de um carro na Europa, separamos alguns valores retirados do site do DiscoverCars em maio de 2023.

Modelo do carro Valor por 3 diárias
Econômico Fiat 500 (ou similar) R$ 1.336,52
Econômico Kia Rio (ou similar) R$ 1.465,73
Compacto Kia Ceed (ou similar) R$ 1.616,15

Com base nessas informações, podemos dizer que o valor médio do aluguel de um carro por 3 dias para fazer bate e volta de Edimburgo gira em torno de R$1.400 ou £227 (considerando a cotação da libra em 12 de maio de 2023, £1 = R$ 6,16).

Cuidados ao programar seu bate e volta de Edimburgo

Programar um bate e volta de Edimburgo não é uma tarefa difícil, mas exige alguns cuidados importantes. Para que tudo ocorra bem no seu passeio, confira alguns pontos que devem ser levados em consideração.

O horário do transporte público

O transporte público da Escócia funciona em horários limitados nas cidades pequenas, especialmente durante o inverno.

Dessa maneira, se você for fazer bate e volta de Edimburgo usando algum tipo de transporte público (como ônibus ou trem), é importante que você confira com antecedência o horário de funcionamento do mesmo para evitar surpresas desagradáveis.

Confira a previsão do tempo antes de sair

Todos nós sabemos que o tempo das cidades escocesas pode ser um pouquinho complicado às vezes, não é mesmo?

Assim, é legal conferir a previsão do tempo antes de sair de Edimburgo para fazer o seu passeio. Essa estratégia irá te ajudar a organizar a sua viagem da melhor forma possível e a levar roupas e objetos adequados para enfrentar o mau tempo em uma cidade, quando for o caso.

Contrate um seguro viagem

É fundamental que você contrate um seguro viagem Europa com cobertura para todo o seu período de viagem pela Escócia.

Apesar de não ser obrigatório para a Escócia, o seguro viagem permite que você viaje de forma tranquila, sabendo que terá toda ajuda e auxílio caso alguma coisa aconteça durante o passeio.

Nós recomendados o Seguros Promo, um comparador de seguros muito fácil de ser usado e com um ótimo custo-benefício. É possível encontrar planos básicos a partir de R$13 por dia de viagem.

Compre um chip internacional

Se você vai visitar diferentes cidades da Escócia, considere que nem sempre você terá acesso a uma conexão wi-fi, especialmente nas cidades menores ou em regiões isoladas, como as Highlands.

Dessa maneira, é muito importante que você compre um chip internacional para garantir o acesso aos dados móveis durante todo o seu passeio.

Recomendamos garantir o seu chip ainda no Brasil na America Chip, para garantir conexão com internet, mensagens e ligações durante todos os seus passeios pelas cidades próximas de Edimburgo.

É melhor levar um cartão

Você sabia que muitos lugares na Escócia, como restaurantes, bares e lojas, não aceitam dinheiro, mas somente cartão?

É isso mesmo. Assim, para evitar surpresas, é importante que você leve um cartão com você que seja aceito em qualquer parte do país.

Nós recomendados o cartão de débito da Wise, que pode ser solicitado de forma gratuita no site da Wise e é aceito em qualquer parte da Escócia.

Agora que você já sabe tudo sobre fazer um bate e volta de Edimburgo, é só preparar as malas e aproveitar o passeio. Boa viagem!