No coração do centro histórico da capital escocesa está o Castelo de Edimburgo, o ponto turístico mais visitado da Escócia. Se você está de passagem pelo país, não pode deixar de incluir essa atração interessantíssima no seu roteiro. Mas, existe mais de uma forma de comprar os ingressos para visitar o local.
Pensando nisso, separamos um guia completo sobre como visitar o castelo, quais as entradas disponíveis e preços médios, suas atrações principais e muito mais. Confira!
Índice do artigo
Como visitar o Castelo de Edimburgo?
A entrada ao Edinburgh Castle, como é conhecido em inglês, não é gratuita. Sendo assim, você precisará comprar ingressos para conhecer um dos pontos turísticos mais populares de Edimburgo.
A única exceção a essa regra é para os titulares do Explorer Pass, o cartão turístico da Escócia. Como o Castelo de Edimburgo está incluído no cartão, você não precisará comprar ingressos para conhecê-lo, mas precisará reservar a sua entrada com antecedência, pois o número de visitantes por horário é limitado.
A mesma regra é válida para as crianças de 7 anos ou menos, que não precisam pagar para visitar o castelo, mas devem reservar os ingressos com antecedência.
Quanto custa o ingresso para visitar o Castelo de Edimburgo?
Os ingressos custam a partir de £19,50.
O valor poderá variar bastante conforme a modalidade de ingresso, o local de compra, se vai comprar separado ou combinado com outras atrações, se prefere visita guiada, etc.
Para que você tenha uma estimativa de quanto custa conhecer o castelo, separamos os valores das principais opções de ingressos disponíveis.
Preços e tipos de ingressos pelo GetYourGuide
Várias opções de ingressos para visitar o Castelo de Edimburgo estão disponíveis no GetYourGuide, uma plataforma de passeios turísticos. A seguir, veja os preços das principais alternativas:
Ingresso | Preço |
Tour guiado com ingressos incluídos | £35 |
Tour guiado ao castelo, com ingressos incluídos | £58 |
Preços e tipos de ingressos pela Civitatis
Você também pode adquirir o seu passeio para conhecer o Castelo de Edimburgo na Civitatis. Conheça as opções vendidas pela plataforma:
Ingresso | Preço |
Visita guiada pelo Castelo de Edimburgo | R$ 124,80 |
Royal Edinburgh Ticket | R$ 538,30 |
O Royal Edinburgh Ticket inclui o ingresso aos outros monumentos famosos de Edimburgo e pode ser uma alternativa interessante para quem pretende se hospedar por alguns dias na capital escocesa.
Preços e tipos de ingressos pelo site oficial
O valor do ingresso disponível no site oficial irá depender da idade do visitante. Veja os preços a seguir:
Ingresso | Adultos (de 16 a 64 anos) | Idosos (65+) | Crianças (de 7 a 15 anos) |
Standard ticket | £19,50 | £15,50 | £11,40 |
Flexi ticket | £29,50 | £24 | £19 |
Quando estive em Edimburgo, em setembro de 2023, optei pelo standard ticket. Hoje, porém, recomendaria o flexi ticket, pois acredito que ele garanta mais flexibilidade para o passeio, já que você poderá visitar o castelo em qualquer horário e dia ao longo de um período de 7 dias.
Como comprar ingressos para Castelo de Edimburgo?
Existem 2 formas principais de comprar ingressos para conhecer o Castelo de Edimburgo e cada uma oferece vantagens e desvantagens.
A primeira forma é no site oficial da atração, onde você poderá visualizar várias opções de ingressos e escolher a melhor para o seu passeio. A principal vantagem do site são os descontos para famílias com crianças, mas não é oferecida a possibilidade de solicitar o reembolso em caso de cancelamento.
Os ingressos para o castelo também estão disponíveis em sites de atrações turísticas. No GetYourGuide, por exemplo, você encontrará diferentes opções de passeios e terá a facilidade de acessar o site em português e de solicitar o cancelamento gratuito em até 24 horas antes da visita, se necessário.
Você também pode adquirir os ingressos na Civitatis, outra plataforma de venda de passeios turísticos. A vantagem do site é a possibilidade de reservar o passeio até 1 hora antes do início, se ainda houver disponibilidade, e o reembolso gratuito em alguns casos.
Para decidir onde comprar os seus ingressos, é fundamental que você leia com atenção as especificidades das entradas vendidos em cada plataforma antes de realizar a compra. Verifique, por exemplo, a duração do passeio, o que está incluído, as opções de cancelamento, o idioma (para as visitas guiadas), etc.
Vale a pena fazer uma visita guiada pelo Castelo de Edimburgo?
Sim, vale muito a pena.
O Castelo de Edimburgo é um complexo de edifícios e salas que narram mais de nove séculos de história e a visita guiada é a melhor maneira de conhecer a atração sem perder nenhum detalhe sobre a sua importância em diferentes períodos.
Além disso, você não irá encontrar indicações tão precisas sobre o acervo de algumas salas do castelo. Dessa maneira, as explicações de um guia serão extremamente úteis para que você tenha uma experiência completa no local. É possível reservar uma visita guiada tanto no site oficial do castelo como também em sites de atrações turísticas.
Existem vários tipos de tours disponíveis, por exemplo, para quem quer conhecer melhor a história, o tour guiado ao Castelo de Edimburgo, com guia ao vivo é uma ótima escolha. A visita inclui os pontos turísticos mais importantes do complexo e acesso total ao castelo a partir de £36.
Já para os apaixonados pelo bruxinho mais famoso do Reino Unido, vale a pena fazer um tour do Harry Potter com entrada para o Castelo de Edimburgo que custa £34. A visita inclui alguns dos principais pontos da cidade que inspirou a saga e ainda uma visita ao castelo que explora as referências.
Se seu objetivo é fazer uma imersão mais completa pela cidade, então a melhor escolha é excursão de 1 dia a pé com o castelo incluído que custa £96 e inclui outros pontos turísticos da cidade. Como você pode perceber, a visita guiada é muito conveniente também do ponto de vista econômico.
O que ver no Castelo de Edimburgo Escócia?
Além de ser um dos pontos turísticos mais fotografados da capital, o Castelo de Edimburgo é o principal castelo da Escócia, representando mais de 900 anos de história.
O castelo é composto por 27 espaços diferentes, entre salas e edifícios, que abrigam museus com enormes acervos, apartamentos reais e aposentos em que são expostas coleções de diferentes períodos históricos.
Para que você não deixe de conhecer os pontos principais do monumento em sua visita, separamos as atrações mais importantes do Castelo de Edimburgo.
Honras da Escócia
Uma das principais salas do Castelo de Edimburgo é a “Honras da Escócia”, também conhecida como The Crown Jewels, em que estão os objetos que compõem o tesouro da Coroa escocesa e ainda são usados em cerimônias oficiais.
Lá, você também poderá apreciar de perto a coroa, a espada e o cetro que foram usados na coroação da rainha Maria da Escócia, uma das principais monarcas do Reino Unido, no século XVI.
Palácio Real
A construção do Palácio Real foi concluída no início do século XVI, durante o reinado de James IV. O edifício desempenha um papel fundamental para o país, pois alguns dos principais momentos da história nacional ocorreram no local.
No interior do palácio estão os aposentos reais, em que viviam Maria da Escócia e seu filho Jaime, bem como os demais membros da corte. O local foi usado como residência real até 1633, quando Carlos I assumiu o trono.
Capela de Santa Margarida
No século XII, o rei David I decidiu construir uma capela em homenagem à sua mãe, Margarida, que viveu no castelo e foi posteriormente canonizada.
Os visitantes podem entrar na capela para apreciar os vitrais que decoram o seu interior, bem como o arco que se destaca na estrutura medieval.
Great Hall
O Great Hall é uma das atrações mais populares do Castelo de Edimburgo. O grande salão foi construído em 1511 durante o governo de James IV.
A majestosidade do salão indica a importância que ele desempenhava para a monarquia escocesa. De fato, era no local que o rei recebia as principais figuras da realeza e organizava os banquetes reais.
As paredes vermelhas do salão são decoradas com armaduras e armas, que formam um contraste particular com o extenso telhado de madeira do espaço. É difícil não ficar impressionado com o excelente estado de conservação do salão.
Mons Meg
O Mons Meg é um canhão de seis toneladas que foi construído em 1457 para o rei escocês James II. Na época, o canhão era uma das armas mais potentes de toda a Europa, e foi usado em inúmeras ocasiões durante os conflitos contra a Inglaterra.
Dica: você pode assistir ao disparo do One O’Clock Gun, um canhão ao lado do Mons Meg, todos os dias às 13h, de segunda-feira a sábado. É uma experiência muito interessante, sem dúvidas.
Conheça o Castelo de Edimburgo na Escócia
Construído no topo de uma enorme rocha de formação vulcânica, conhecida como Castle Rock, o Castelo de Edimburgo é um dos castelos mais antigos da Europa.
A origem do monumento remonta ao século II, quando tribos celtas ocuparam o local e construíram uma fortaleza sobre a rocha pela primeira vez. Mas, o castelo se tornou a residência da família real escocesa somente a partir de 1058, quando o rei Malcolm III passou a residir no interior da fortaleza.
Com a invasão inglesa em 1296, o castelo se tornou palco de inúmeros confrontos entre ingleses e escoceses, que retomaram o controle do castelo somente em 1341. Desde então, o Castelo de Edimburgo desempenhou funções variadas ao longo dos anos, tornando-se uma prisão a partir do século XVIII.
O castelo passou por uma reforma significativa a partir de 1814, quando se tornou oficialmente um monumento nacional. A última restauração ocorreu em 1927, quando parte do monumento foi transformado no Memorial Nacional da Guerra.
Quer saber ainda mais sobre a atração escocesa? Assista ao vídeo da Angie e descubra mais detalhes sobre a incrível história da Castelo de Edimburgo:
Funcionamento do Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo abre diariamente às 9h30, o horário de encerramento varia conforme a época do ano:
- De outubro a março: às 17h;
- De abril a setembro: às 16h.
No dia 25 de dezembro o Castelo permanece fechado.
Onde fica o Castelo de Edimburgo?
O Castelo de Edimburgo está localizado no topo do Castle Rock, na porção oeste do centro histórico (Old Town) da capital escocesa. O endereço completo do castelo é: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG, Reino Unido.
Veja no mapa a localização da atração:
Quando estiver decidindo onde ficar em Edimburgo, considere também a proximidade em relação ao castelo, uma vez que a sua localização é central e se hospedar na região pode ser muito prático, principalmente se a sua estadia na cidade for curta.
Como chegar ao Castelo em Edimburgo?
Se você estiver no centro histórico de Edimburgo, a melhor forma de chegar ao castelo é a pé, pois ele está bem próximo de outras atrações importantes da Old Town, como a Catedral de St Giles.
Quando estive em Edimburgo, optei por caminhar poucos minutos pela Royal Mile, a principal rua da cidade, até chegar ao castelo.
Outra opção para alcançar a atração é usar o transporte público de Edimburgo, que funciona muito bem. Pegue o tram (bonde) até a Princes Street e de lá caminhe por cerca de 10 minutos até a entrada principal do castelo.
Quanto tempo dura a visita ao Castelo de Edimburgo?
De 2 a 3 horas, segundo o site oficial do castelo.
A duração da sua visita irá depender dos seus interesses pessoais em conhecer as atrações do castelo e da duração da visita guiada, caso você tenha optado por uma.
Quando estive no castelo, a minha visita durou cerca de 3h30. Sou uma grande fã de história e visitei todas as salas e edifícios com muita calma, prestando atenção em todos os detalhes.
Vale a pena visitar o Castelo de Edimburgo?
Sim, com certeza.
Se você está pensando sobre o que fazer em Edimburgo para aproveitar ao máximo a sua estadia na capital escocesa, o Castelo de Edimburgo deve estar em primeiro lugar na sua lista de lugares a serem visitados.
Eu estive no local em 2023 e o passeio foi surpreendente, pois o Castelo de Edimburgo era diferente de todos os outros castelos que eu já havia visitado em outros países da Europa.
Além disso, o Castelo de Edimburgo é o principal lugar que você deve visitar se quiser conhecer mais sobre os eventos que marcaram a história escocesa e que, hoje em dia, formam a identidade do país.
O que saber antes de visitar o Castelo de Edimburgo na Escócia?
Agora que você já sabe como comprar ingressos para o Castelo de Edimburgo e quais são as principais atrações do monumento, veja as dicas que separamos para a sua visita:
É obrigatório comprar os ingressos com antecedência. Os ingressos para o Castelo de Edimburgo não estão à venda no local, pois não existe uma bilheteria oficial no próprio castelo. Sendo assim, todos os turistas devem comprar os ingressos com antecedência pela internet, seja no site oficial do castelo ou em sites de atrações turísticas.
Recomendo que você reserve o seu lugar com ao menos três dias antecedência, pois o número de visitantes por horário e por dia é limitado.
Use calçados confortáveis, pois você precisará andar bastante para conhecer todas as atrações do castelo e, em alguns pontos do passeio, o terreno será bastante íngreme. Assim, recomendo que você vá visitar o monumento bastante confortável.
Com as informações e dicas que separamos, tenho certeza de que você já está pronto para conhecer o Castelo de Edimburgo, não é mesmo? Então, é hora de reservar os ingressos e aproveitar o passeio!