Apesar de não estar muito presente nos roteiros tradicionais de quem visita Paris, o Parc Monceau é lindo e merece sua visita.

Não é lotado como os principais parques de Paris, ótimo para caminhadas e piqueniques, e pode ficar por ali para observar suas plantas e seus animais.

O Parc Monceau é um dos mais belos jardins de Paris e é frequentado principalmente pelas locais que moram na região.

História do Parc Monceau

No ano de 1769 o Duque de Chartres comprou terrenos onde mandou construir um jardim à francesa, hoje conhecido como Parc Monceau. Nele, foram construídos edifícios de diversos estilos e épocas como um castelo gótico, ruínas de um templo de Marte, moinho holandês, pagode chinês, pirâmide egípcia.

Além disso, mandou cavar rios e construir a famosa Naumachie, uma bacia cercada por colunas coríntias (na antiguidade romana era uma bacia onde ocorreram as batalhas navais).

Em 1787, foi construída uma rotunda colunar, chamada de pavilhão de Chartres, que serviria como torre de vigia, à beira do atual Boulevard de Courcelles. Já em 1793, uma estufa e um jardim de inverno foram feitos por Thomas Blaikie, responsável pelo maravilhoso parque de Bagatelle, transformando o Parc Monceau em um jardim Inglês.

Conheça, também, a famosa Ponte dos Cadeados em Paris.

Parque de todos

Durante a Revolução, o Monceau passou a ser nacional. Porém, alguns anos depois ele foi devolvido para a família d’Orléans, até que finalmente em 1852 o Estado comprou o parque.

Após a aquisição pelo Estado, diversas mansões foram construídas em volta do Parc, assim como o museu Cernuschi (arte asiática).

Atualmente, o parque tem a metade do seu tamanho original e suas últimas modificações foram feitas a mando do barão Haussmann. E em 1861, Napoléon III inaugurou o Parc Monceau do jeito que ele é até hoje.

Veja qual é a melhor época para visitar a França.

Onde fica

Monceau está localizado na Boulevard de Courcelles número 35 no 8º Arrondissement de Paris, próxima a Champs- Élysées.

Como chegar

É possível chegar ao parque facilmente por metro, basta pegar a linha 2 e descer na estação “Monceau”.

Veja dicas de como usar o transporte público em Paris.

O que visitar no Parc Monceau

Dentro do Parc Monceau, além da calma para se passear, você pode observar diversas estátuas como: Gounod (1897), Musset (1906), Chopin (1906), Ambroise Thomas (1902), Guy de Maupassant (1897) e Édouard Pailleron (1906).

No parque é possível encontrar árvores espetaculares, como um sicômoro com galhos retorcidos de 1853 (árvore mais antiga do parque), a árvore mais grossa possui 4,18 metros e a mais alta tem 30 metros.

Lar dos pássaros em Paris

O Parc Monceau é também a área verde do bairro que tem a maior diversidade de aves de Paris. Eles são atraídos pela altura das árvores e pelo frescor da lagoa que possui pequenos peixinhos dourados.

Confira esse vídeo incrível do Parque:

[youtube url=”https://youtu.be/IgSnYNCORCg” autoplay=”no”]

Ficar conectado na Europa nunca foi tão fácil

Com a America Chip você tem internet 4G ilimitada durante toda a viagem. Escolha entre o chip e o eSIM e aproveite a Europa com a melhor conexão a partir de USD 40.

Ver Planos →

Hotéis próximos ao Parc Monceau

Paris é muito bem servida por hotéis e transporte  em comum. De qualquer lugar de Paris é fácil chegar no Parc Monceau, porém caso você queira ficar hospedado próximo ao Parc Monceau, há diversos hotéis como:

Curiosidades sobre o Parc

O parque está presente em muitas obras artísticas. Já foi retratado em quadros de Claude Monet em 1876 e 1878 e também já foi cenário de alguns filmes como:

  • Paris, je t’aime (2005);
  • Ne le dis à personne (2006);
  • Le Cœur des hommes 3 (2013).

Além disso, o parque foi cantado por Yves Duteil na música Au Parc Monceau.

Gostou de conhecer o Parc Monceau? Portanto, não deixe de conhecer o parque ao visitar Paris.