O Parlamento de Budapeste é daqueles edifícios que dificilmente saem da sua cabeça depois que você o conhece. Sendo um dos prédios mais antigos da Europa, ele fica na margem do Rio Danúbio. Hoje você vai conhecer tudo sobre o maior edifício da Hungria. Saiba tudo a seguir!

Como visitar o Parlamento de Budapeste

O Parlamento de Budapeste está aberto de segunda a sexta-feita, das 8h às 18h, e no sábado e domingo o prédio conta com o mesmo horário de abertura, porém fecha mais cedo, às 16h.

O melhor é se programar e comprar a excursão pelo parlamento húngaro com antecedência pelo Get Your Guide. Com duração de uma hora, a visita permite que os turistas vejam as jóias da coroa húngara, passem pela Sala de Sessões, conheçam o hall central e a escadaria que impressiona.

Parlamento Húngaro em Budapeste

Ingressos para visitar o Parlamento de Budapeste

Os ingressos custam 28,00€ (vinte e oito euros) por pessoa e incluem, além da visita, serviço de translado no hotel onde você está hospedado, bilhete de entrada prioritária para o edifício do Parlamento (sem filas), visita guiada com guia turístico que fala espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano.

Também é possível comprar diretamente no site do Parlamento de Budapeste e agendar o dia e horário da sua visita. Há visitas guiadas em diversos idiomas.

Como chegar

Você pode utilizar o transporte público da cidade ou então pegar um táxi para chegar até o Parlamento de Budapeste:

  • De metrô: Kossuth Lajos tér, linha M2.
  • De bonde: Kossuth Lajos tér, bonde 2.
  • De ônibus: Kossuth Lajos tér, linhas 15, 70, 78 e 115.

Endereço do Parlamento de Budapeste para quem vai a pé ou de táxi: Budapest, Kossuth Lajos tér 1-3, 1055 Hungria.

História

A construção do edifício do Parlamento de Budapeste iniciou em 1885 e a conclusão da obra foi em 1904. Sendo completamente simétrico, o prédio é o maior da Hungria e na obra foram utilizados mais de 40 milhões de tijolos e mais de 1.000 pessoas trabalharam por 17 anos na construção.

Características especiais

Com 17.745 metros quadrados, o Parlamento de Budapeste tem 268 metros de comprimento, 123 metros de largura e 96 metros de altura. Ao todo são 691 salas, 27 portões, 29 escadas no interior do edifício, 13 elevadores de carga e passageiros e 200 escritórios.

O Parlamento de Budapeste é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Romênia e da Argentina. A fachada principal do prédio está virada para o Rio Danúbio, porém a entrada principal se dá pela Praça Kossuth Lajos. Se os números anteriores não lhe causam impressão, saiba ainda que no Parlamento de Budapeste estão 90 estátuas.

O que visitar perto do Parlamento de Budapeste

Ponte

Budapeste é uma cidade linda e seu apelido é “Pérola do Danúbio”. Quando você for visitar a capital da Hungria vai entender melhor o apelido e terá a oportunidade de cruzar a Ponte Margit híd (Margaret Bridge) sobre o Rio Danúbio.

A ponte foi totalmente renovada e sua cor dourada completam o cenário. Seus 637,5 metros mostram a importância da ponte que liga Buda a Pest e a ilha dos bancos. Para muitos, é uma das pontes mais bonitas da Europa.

Bastião dos Pescadores

Do outro lado do Rio Danúbio, na colina de Buda, você encontra o Bastião dos Pescadores. O monumento é lindo e depois de se encantar pelo Parlamento de Budapeste e seu suntuoso prédio, você poderá visitar o terraço do Bastião dos Pescadores e conferir um visual de tirar o fôlego da cidade e contemplar Peste.

Castelo de Buda

O Castelo de Buda fica em Buda, do outro lado do rio, e é tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. Ele é lindo, assim como os outros edifícios da capital húngara, e fazer uma visita vale muito a pena. São duas horas de imersão na história (que não é pouca) e um brinde aos olhos.

Termas de Széchenyi

As Termas de Széchenyi são um excelente lugar para passar o dia e aproveitar os tratamentos com águas termais. Além disso, por terem uma boa estrutura, são também um ponto turístico muito procurado por quem visita Budapeste.

Confira o nosso roteiro para Budapeste e descubra como aproveitar 3 dias de turismo pela capital da Hungria.

História de Buda e Peste

Visitar uma cidade com centenas de anos como Budapeste exige que a gente tente, mesmo que de maneira rápida, compreender a história para entender o presente. Buda e Peste eram cidades separadas e que foram conquistadas por diferentes tribos, povos e civilizações.

A nação da Hungria nasce no ano 1000 quando o Rei Estevão I é coroado na então cidade de Obuda. Porém, ela é destruída pelos mongóis em 1241. Já sob o comando do Rei Bela IV, a cidade é reconstruída e passa a se chamar Buda, que virou a capital do país em 1361.

Do outro lado do Rio Danúbio, Peste é dominada pelos turcos em 1526 e alguns anos depois o mesmo acontece a Buda (1541). Buda se torna, então, a capital turca e Peste fica desabitada, quando em 1686 os Habsburgo derrotam os turcos e fundam a Budapeste já dominada pelos austríacos.

O império Austro-húngaro, constituído em 1867, dá início à época dourada para a capital da Hungria e Budapeste cresce, se moderniza e ganha dezenas de edifícios e construções maravilhosas, incluindo igrejas, o Parlamento de Budapeste entre outros.

Dicas e curiosidades

Budapeste é uma cidade linda e a moeda da Hungria, o Florim Húngaro, é bastante desvalorizada em relação a outras moedas. 1€ euro, por exemplo, vale 320 florim e com isso o poder de compra de quem visita a cidade é grande. Está é uma das cidades da Europa mais baratas para viajar.

Outra curiosidade é que Budapeste é considerada por muitos como uma das cidades mais bonitas do mundo. Passear pela capital húngara e pelas margens do Rio Danúbio, especialmente durante a noite, ajuda a perceber porque a cidade mantém o título de uma das mais belas do mundo. Até porque ela fica ainda mais linda quando está iluminada.

De dia o Parlamento de Budapeste é lindo, mas de noite ele fica sensacional. Aliás, aqui entra uma curiosidade muito interessante. O arquiteto húngaro Imre Steindl foi o responsável pela construção do Parlamento de Budapeste, mas jamais viu a obra concluída. Não por ter falecido, mas por ter ficado cego anos antes do prédio ficar pronto.

Descubra o que não deve deixar de fazer em Budapeste e como funciona o ônibus de turismo na cidade. Também considere bem onde ficar em Budapeste.

Melhor época para visitar Budapeste

Uma última dica é sobre a melhor época para visitar Budapeste. Se você não liga muito para o frio, não encontrará grandes problemas em visitar a cidade no inverno.

Porém, se você tiver a oportunidade de conhecer a capital húngara na primavera ou no verão (entre a abril a setembro), terá as melhores fotos da sua vida. Dias longos e quentes são um convite e Budapeste nunca mais sairá da sua memória. Pode acreditar!