Viajar pela Europa gastando pouco é o desejo de muitas pessoas que querem conhecer mais de um país na mesma viagem. Mas como fazer para economizar?

Neste artigo, vamos lhe contar algumas dicas e truques de viagem para poupar dinheiro.

Como viajar pela Europa gastando pouco?

Todos sabemos que viajar para a Europa não custa barato. E, com a taxa do euro que não para de subir, fica mais difícil aumentar a sua programação e viajar pela Europa gastando pouco. Por isso, listamos algumas dicas para você economizar na sua trip.

Economize na hospedagem

Você pode escolher uma hospedagem com um bom custo-benefício, porém nem tão cara quanto você poderia pagar, caso sua viagem fosse apenas para um país. Muitas pessoas optam por ficar em hostel na Europa.

Além disso, é possível se hospedar um pouco mais longe do centro, tendo em vista que muitas cidades da Europa possuem bons acessos e transportes públicos eficientes. A diferença dos valores entre ficar alojado no centro ou um pouco mais longe pode chegar a 100%.

Veja como encontrar hotel barato na Europa.

Economize nas refeições

É possível economizar muito nas refeições quando você quer viajar pela Europa gastando pouco. As refeições em restaurantes localizados próximos a pontos turísticos normalmente custam mais caro. Por isso, evite almoçar ou jantar todos os dias nesses locais.

restaurante gastando pouco

Como os dias do turista são bastante corridos, comer em fast-food, em restaurantes que tenham prato feito a um custo baixo, longe das regiões turísticas (desde que seja perto de sua hospedagem, para valer a pena), restaurantes de comida a quilo ou, até mesmo, comprar comida no mercado, são atitudes simples que nos fazem economizar tempo e dinheiro.

Compre passagens aéreas baratas

Comprar passagem aérea barata faz toda a diferença para viajar pela Europa gastando pouco.

Uma dica é monitorar o valor das passagens aéreas por meio de sites de busca, como o Vai de Promo. Fique atento, também, às promoções de milhagens aéreas.

Outra dica neste item é aproveitar as conexões dos voos, para passar alguns dias em determinado país.

Voos low cost

Há muitas companhias europeias que realizam low cost para você viajar pela Europa gastando pouco. Vale a pena pesquisar e comprar, com antecedência, suas passagens aéreas para conhecer mais de um país do velho continente.

Muitas vezes, voos entre países europeus saem mais em conta do que meios de transportes, como trens ou ônibus. Vale a pena comparar antes de comprar sua passagem. E fala conferir nosso artigo sobre como comprar passagem de ônibus na Europa.

Viaje de trem

Locomover-se de trem também é outra opção para viajar pela Europa gastando pouco. É possível viajar para vários países europeus de trem pagando um valor fixo e com direito, ainda, a admirar a paisagem dos locais por onde você passar. Esses meios de transporte possuem total infraestrutura e conforto.

Evite comprar passes multipaíses; opte por comprar bilhetes de ponto a ponto e com antecedência, direto nos sites das companhias. Dessa forma, poderá conseguir descontos de até 70% nos preços das passagens ferroviárias.

Como dissemos acima, indicamos sempre que você compare os preços das passagens de avião com as do trem, por exemplo, pois muitas vezes sai mais barato viajar de avião.

Lembre-se de que se locomover de táxis pelas cidades encarece – e muito – a sua viagem. Portanto, informe-se sobre os meios de transporte que passam perto do local de sua hospedagem e opte por eles.

Há diversos apps de viagem que te ajudam a se locomover na Europa.

Caminhe

Caminhar faz bem à saúde e ao bolso. Apesar de os transportes na Europa serem eficientes, se você puder fazer determinado trajeto a pé, é melhor. Com essa opção, você acaba conhecendo ainda mais o local e vendo pontos que não veria se estivesse dentro de um meio de transporte.

Pechinche

Pechinche, sim! Por que ter vergonha?! Em alguns lugares, como feirinhas e lojas de rua, os turistas costumam pechinchar e, muitas vezes, entram em um acordo com o lojista e negociam o preço de determinados produtos. Não custa nada tentar.

Compre antecipadamente seus ingressos e faça programas gratuitos

Vale a pena comprar antecipadamente seus tickets para atrações turísticas. Outra dica é verificar as atividades e os museus que são gratuitos para visitação. Na Europa há muitos passeios agradáveis e de graça.

Fique mais tempo em um país

Essa dica tem a ver, também, com a programação para a sua viagem. Evite viajar para vários países em poucos dias. Você não irá conhecer tanto os lugares interessantes de cada local e vai acabar gastando bem mais.

Por exemplo: é melhor você viajar durante duas semanas para Porto, Lisboa e Madri do que nesse período tentar conhecer, ainda, outras cidades, como Barcelona, Paris e Londres.

Em algumas cidades é comum serem cobradas taxas turísticas. Entenda o que são antes de embarcar.

Opte por destinos mais em conta

Países como Inglaterra e Dinamarca possuem custo de vida mais elevado (alimentação, meios de transporte, hospedagem etc.) e, consequentemente, ao viajar para esses destinos sua viagem encarecerá.

Portugal e Espanha, por exemplo, são destinos onde o custo de vida é mais “acessível” e, portanto, você gastará menos na sua viagem.

Entenda o passo a passo de como planejar uma viagem para a Europa.

Planeje sua viagem com antecedência

Faça seu roteiro antes de sua viagem, saiba exatamente os países que você vai conhecer e o que fazer em cada um. Não invente mais países para conhecer que não estejam na sua programação para esta viagem somente porque encontrou uma promoção de um voo de última hora.

Por exemplo: é possível comprar voos com preços muito baratos e viajar pela Europa gastando pouco. Mas lembre-se de que vários outros custos estão agregados a esses dias a mais na sua trip, como hospedagem, passeios, alimentação etc.

Distribuir bem os dias dos passeios também te ajuda a se organizar melhor e a economizar. Ao fazer isso, você não gasta muito todos os dias.

Tudo é questão de se planejar bem. Por isso, faça um orçamento de quanto você poderá gastar por dia em sua viagem e se monitore para não exceder esse valor e calcule bem quanto dinheiro levar para Europa.

Tem mais alguma dica para viajar pela Europa gastando pouco? Então compartilhe conosco.

Saiba onde comprar euros para viajar com bom custo-benefício!