Melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro

Viajar pela Europa  / 

Você tem o sonho de visitar várias cidades da Europa, mas deixa de conhecê-las, reduz a quantidade de destinos ou o tempo de sua viagem para economizar? Então leia este artigo e saiba quais são as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

As estações do ano na Europa influenciam (e muito) no valor das hospedagens e das passagens aéreas. Você sabia que no verão europeu, principalmente nos meses de julho e agosto, período de férias escolares europeias, um turista pode gastar quase o dobro em sua EuroTrip?

Como são as estações do ano

dublin_irlanda

As estações do ano na Europa são as seguintes:

  • Primavera: de 21 março a 20 junho;
  • Verão: de 21 junho a 20 setembro;
  • Outono: de 21 setembro a 20 dezembro;
  • Inverno: de 21 dezembro a 20 março.

Na primavera europeia, os dias são mais longos e quentes e, normalmente, com ventos. No verão, a temperatura aumenta e, em alguns países europeus o clima ultrapassa os 30ºC.

No outono há bastante chuva, os dias são mais frios e anoitece mais cedo. No inverno o clima fica ainda mais frio e chuvoso e, muitas vezes, a temperatura na Europa pode ser negativa.

As melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro

A maioria das cidades europeias pode ser visitada o ano todo. Por isso, se o seu objetivo é economizar, é bom evitar os meses de julho e agosto e saber os meses que são mais baratos, de acordo com cada cidade da Europa. Vamos ver algumas das principais.

Paris, França

torre_eiffel

Paris é um dos destinos europeus mais populares. Turistas de todo o mundo sonham em visitar a Cidade Luz, que vive cheia e movimentada todos os meses do ano. Porém, o conhecido período de “entressafra” e “soldes” (janeiro e fevereiro) é o mais indicado para quem quer economizar com promoções.

Vale ressaltar que se você não gosta de frio deve evitar esse período. As temperaturas máximas não passam dos 10ºC.

Conheça nosso guia de turismo em Paris.

Zurique, Suíça

Zurique é a maior cidade da Suíça. Destaca-se pela qualidade de vida e, em contrapartida, pelo alto custo de vida e pelo valor que o turista deve desembolsar para visitar a região, especialmente quando falamos de hospedagens e entretenimento. Para se ter uma ideia, curtir uma noite em Zurique custa, em média, 100€!

De acordo com o site Booking.com, em abril as estadias custam cerca de 15% a menos do que nas demais épocas do ano.

Londres, Inglaterra

londres_big_ben

A cidade do Big Ben não é famosa apenas pelos seus marcos históricos, mas também pelo seu luxo. São boutiques, restaurantes renomados, hotéis 5 estrelas…

Mas, se o seu objetivo é economizar na sua viagem para Londres, opte por alugar um apartamento. O Airbnb é uma excelente alternativa aos luxuosos e caros hotéis.

De acordo com pesquisas em sites de busca, a segunda semana de fevereiro é a época mais barata para viajar para Londres. Sua viagem pode chegar a custar 33% a menos do que nas demais épocas do ano.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Saiba o que fazer em Londres, guia completo.

Você sabe qual é o Museu de Arte Moderna mais importante de Londres? Veja como visitar o Tate Modern.

Copenhagen, Dinamarca

A capital da Dinamarca está entre os destinos mais caros e charmosos da Europa. Viajar para a cidade das casas enfileiradas e coloridas e do porto de barcos pode custar até 41% mais em conta no mês de janeiro, de acordo com o Booking. Porém, o clima é bastante frio e os termômetros giram em torno dos 6ºC.

Maio e setembro também são bons meses para visitar Copenhagen. Há menos pessoas nos pontos turísticos e os valores de passagens e hospedagens também estão bons.

Saiba mais sobre como é o turismo em Copenhagen: atrações, preços e dicas de hospedagem.

Santorini, Grécia

A ilha de Santorini, composta por praias de seixos, casinhas brancas com tetos azuis em penhascos e vistas deslumbrantes para as paisagens também é um destino caro.

Por isso, se você procura por promoções e não está muito preocupado em mergulhar no mar Egeu com uma temperatura um pouco fria, saiba que em novembro as acomodações e as passagens aéreas saem por volta de 25% a menos do que nas demais épocas do ano.

Entenda como fazer turismo na Grécia e veja como visitar Santorini.

Roma, Itália

A capital da Itália, seus maravilhosos pontos turísticos, como o Coliseu e o Vaticano, além de sua famosa gastronomia, com pizzas, risotos, tiramisus, cannolis e gelatos nos deixam com água na boca e com vontade de embarcar agora mesmo para Roma.

Mas visitar Roma na alta temporada europeia talvez não seja uma boa ideia, caso você não queira gastar muito. É que no verão europeu os valores de hotéis e passagens aéreas tendem a ficar cerca de 28% a mais do que em março, mês mais barato para visitar a região, e cerca de 15% mais caros do que nas demais estações do ano.

Conheça as melhores praias da Itália.

Amsterdã, Holanda

A capital do País das Tulipas possui uma beleza impressionante e atrai milhares de turistas que desejam visitar as obras de Van Gogh, os moinhos de vento clássicos, o Palácio de Amsterdã, ou, mesmo, andar de bicicleta pela cidade.

Amsterdã é lindo em qualquer época do ano. Mas viajar para a região não custa barato. Dessa forma, se você fizer questão de pagar menos pela sua viagem e não se importar, de jeito nenhum, com o clima frio no inverno nem com chuvas inesperadas, vá nos meses de janeiro e fevereiro, quando os valores de passagens aéreas e hospedagens caem cerca de 15%.

Mas, se quiser aproveitar a primavera, apreciar as flores e fazer atividades ao ar livre, o mês que tem o melhor custo versus benefício é abril.

Saiba mais sobre os pontos turísticos da Holanda.

Dublin, Irlanda

Dublin, capital da Irlanda, é uma das cidades mais globalizadas do mundo e vem sendo um destino cada vez mais procurado por turistas.

Se você deseja economizar, a melhor época para visitar Dublin é a baixa temporada europeia, ou seja, não viajar entre o final de junho e o final de setembro. As hospedagens no verão chegam a custar 80% a mais, quase o dobro em relação aos demais meses.

Saiba ainda o que fazer em Dublin.

E com relação às passagens aéreas não é muito diferente: se o turista viajar de final de setembro a final de junho pode fazer uma economia de até 40%. Confira o artigo que fizemos sobre passagem para Irlanda.

Final de setembro é o período preferido dos turistas, pois alia o custo com o melhor clima da cidade.

Veja como é o turismo na Irlanda.

Lisboa, Portugal

praca_do_comercio_portugal

Portugal tem atraído cada vez mais turistas brasileiros, que vão à terrinha por diversos motivos, como: visitar familiares, tomar um bom e barato vinho, comer bem, conhecer pontos turísticos, etc.

Março é o mês mais em conta para ir a Lisboa. As passagens para este mês custam cerca de 26% a menos do que para julho, além ser o mês com o valor mais barato nas hospedagens.

Algumas companhias áreas, como a TAP Portugal, costumam fazer promoções de voos para a cidade nos meses de fevereiro e março.

Neste ano, por exemplo, muitos brasileiros compraram o translado do Rio de Janeiro para Lisboa e de Lisboa para o Rio de Janeiro por R$ 2.000,00, um valor muito bom para o trajeto de ida e volta.

Madri, Espanha

Uma das maiores e mais visitadas da Europa, a capital da Espanha, Madri, é outra cidade com bastantes atrações: touradas, shows na Plaza Mayor com artistas renomados, museus, restaurantes, etc.

O mês mais barato para visitar a cidade é março. Nesse período, as passagens e os hotéis custam, em média, 30% a menos do que em julho.

Assim como para Portugal, as companhias aéreas fazem promoções em passagens para o início do ano e é possível, com sorte, adquirir a sua por um valor bem em conta!

Veja as 6 atrações em Madrid que você deve visitar.

Afinal, como economizar?

Se você procura as melhores épocas do ano para visitar cidades europeias e poupar dinheiro, a melhor dica é pesquisar muito e só fechar o roteiro quando você vir que encontrou, realmente, um bom preço de passagens e hospedagens. Você pode fazer simulações de valores e datas em sites de busca de passagens aéreas, como:

A leitura do texto como comprar passagem aérea barata também é interessante para te ajudar nessa busca.

Para simular melhores locais para se hospedar, use sites de busca, como:

Boa viagem!

Conheça os melhores destinos para aposentados na Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.