Hostel na Europa: o que é e como funciona

Dicas e Planejamento  / 

Sempre que precisamos viajar, encontrar um local para se hospedar pode ser um problema, por isso falamos em Hostel na Europa. Dependendo da época do ano, os preços podem estar nas nuvens por conta das poucas vagas disponíveis, mas para isso sempre existem alternativas.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Hoje vamos lhe apresentar diferentes tipos de hospedagem para que, na sua próxima viagem, você experimente dormir em um local diferente do habitual e o melhor, com preços super atraentes. Você conhece um hostel?

Não, você não leu errado, é hostel na Europa mesmo. Conheça a diferença entre hotel, hostel e albergue.

O que é um Hostel na Europa

O hostel é um local de acomodação de hóspedes que estão fazendo uma viagem a turismo na Europa, porém os dormitórios e banheiros são coletivos. A ideia primordial que você deve ter ao se hospedar em hostel, é em relação a coletividade.

Por exemplo, se você é daquelas pessoas que primam pela privacidade, se hospedar em um hostel pode seriam experiência horrível e assustadora.

Digo isso porque em um hostel a cozinha é coletiva, os banheiros são coletivos bem como os quartos. Em muitos deles existem quartos exclusivos para homens e outros para mulheres, mas na maioria é unissex mesmo. Agora, se você curte fazer novos amigos, conhecer pessoas de todos os cantos do mundo e não gosta da solidão do quarto de hotel, se hospedar em um hostel pode ser uma grande e prazerosa experiência.

Você também pode conferir dicas para encontrar hotel barato na Europa.

Acomodação em Hostel

O que é um Albergue

Albergue é a tradução para o português de hostel. Aliás, acredito que o uso preferencial pela palavra hostel é por conta da palavra albergue ser “pejorativa”, já que os albergues geralmente são locais de acolhimento para pessoas que estão passando por alguma dificuldade social ou financeira. Em Portugal, por exemplo, é muito comum encontrarmos a denominação de Alojamento Local para hostels.

Diferença entre Hotel e Hostel

Existem inúmeras diferenças entre hotel e hostel, começando pela oferta de serviços. Quer ver? — Em um hotel não existe a cultura do “faça você mesmo” e sempre existe algum funcionário para lhe ajudar. Por exemplo, em um hotel o café da manhã está sempre servido na mesma hora e os hóspedes só precisam se servir.

Em um hostel, o café da manhã é bem mais simples (quando tem) e o que impera é o “se vire e faça você mesmo”.

Tipos de acomodação em hostels

Além disso, hotéis oferecem quartos individuais, duplos e triplos. Em hostels existem quartos onde dormem 10, 11, 12 ou até mais pessoas em beliches e, novamente, a ideia de coletividade é imperativa. Como os banheiros são coletivos nos hostels, raramente você dormirá em uma suíte como faria em um hotel. Essas são apenas algumas diferenças, mas existem muito mais.

Quando você escolhe um hostel, geralmente a escolha é baseada no baixo custo, então esqueça os luxos.

Como fazer um mochilão pela Europa. Veja as dicas.

Como funciona um hostel na Europa?

Não pense que um hostel na Europa é um lugar sem regras e bagunçado, pois não é. Existem regras que devem ser seguidas para o bom convívio entre os hóspedes, os horários são rígidos e o silêncio é sempre levado muito a sério por todos.

Até porque, quem opta por se hospedar nesse tipo de acomodação faz uma viagem com um custo menor e isso significa que os dias são mais longos, começam mais cedo e as pessoas caminham muito, já que evitam gastar dinheiro com transporte, por exemplo.

Café da manhã

Café da manhã em Hostel
Em alguns hostels o café da manhã é oferecido, mas sem luxo. É pão, café ou chá, presunto, queijo e manteiga. Bem diferente daqueles cafés da manhã de hotel, mas muito mais cheio de conversa e entrosamento entre os hóspedes.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Um hostel parece aquelas casas de praia onde estão vários amigos e parentes hospedados, porém cada um fala o seu idioma e todos se arranjam no inglês.

Ficar num Hostel na Europa

Na Europa é possível dizer que existe um cultura muito forte em relação a se hospedar em hostel. Isso acontece por conta dos preços elevados de hospedagem em hotéis ou até mesmo porque o custo de vida nas cidades europeias é mais alto e os viajantes preferem economizar na noite de sono para aproveitar melhor o dinheiro em outras coisas.

Em todos os países da Europa existe uma grande oferta de hostels e você encontra opções de todos os tipos, qualidade e valores.

Saiba como economizar em viagem e gastar menos dinheiros na sua próxima viagem.

Como encontrar?

Se você pretende se hospedar em um hostel na Europa, é possível encontrar sites especializados em hostels como:

Vale a pena?

Vale muito. Se você nunca se hospedou, experimente. Claro, se você preza pela sua privacidade e não gosta de “muvuca”, se hospedar ali pode ser um suplício, porém se a sua viagem será solitária e você sente necessidade de conversar e aproveitar para praticar um idioma, conheça um hostel na Europa, se hospede, faça amigos e aproveite.

Alternativas

Se a grana estiver curta, você poderá também optar pelo Airbnb para encontrar um lugar legal para descansar quando estiver viajando.

O site Airbnb oferece milhares de opções de hospedagem em dezenas de países pelo mundo e, quando você ativa os filtros do site, fica super fácil e simples encontrar um quarto ou até um apartamento inteiro para se hospedar.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.