Praias do Algarve: conheça principais praias da região

Visitar Portugal  / 

O Algarve é umas regiões mais incríveis de Portugal e de toda a Europa. A beleza das praias chega a ser inacreditável, ainda mais quando temos a oportunidade de desfrutar disso no verão. Se você está de viagem marcada para terras lusitanas, considere sinceramente conhecer as espetaculares Praias do Algarve.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Conheça as principais praias do Algarve

É uma difícil missão elencar as melhores ou principais praias do Algarve, já que existem muitas interessantes. O Algarve é um destino surreal, que vale a pena ser visitado em qualquer época do ano, devido a sua beleza natural, mas principalmente na época de calor, para aproveitar o mar e o clima da região. Conheça agora 10 praias que valem a visitação.

1. Praia do Camilo, Lagos

Localizada em Lagos, a Praia do Camilo é extremamente linda. Na minha opinião é uma das mais surpreendentes praias da Europa. As escadarias que dão acesso à areia (que não é extensa) e ao mar proporcionam fotos incríveis da paisagem memorável e das falésias.

A praia do Camilo está próximo à praia da Dona Ana e você pode chegar até as praias a pé ou de carro, a partir do centro de Lagos. Mas atente-se: as vagas de estacionamento são limitadas. A praia possui apenas um restaurante, que se chama O Camilo.

Se você quer visitar uma praia paradisíaca em Portugal, Lagos é o destino ideal pra você.

2. Praia da Dona Ana, Lagos

A praia da Dona Ana, também localizada em Lagos, é facilmente acessada a partir do centro da cidade, pela Avenida dos Descobrimentos. Por ser uma das principais e mais famosas praias do Algarve, costuma ficar lotada no verão.

Entretanto, já estive lá entre setembro e outubro, quando o tempo costuma ser bom e não estava tão cheio. Inclusive, durante as primeiras horas da manhã, estava praticamente deserta.

Se você prefere não ir caminhando até a Praia da Dona Ana ou não vai de carro, existe a opção de utilizar o transporte urbano de Lagos. A linha Azul dá acesso à Praia da Dona Ana. Veja as rotas do transporte, no site A Onda.

A praia possui uma boa estrutura, permite o aluguel de guarda sol e tem um bom restaurante, o Marisol.

3. Praia de Benagil, Lagoa

O grande destaque é a famosa gruta de Benagil. Um dos cenários mais espetaculares do Algarve não pode ficar de fora do seu roteiro.

algarve de carro

O acesso se dá apenas de barco ou caiaque. O Get Your Guide oferece muitas opções de passeios para a gruta de Benagil. Escolha qual se enquadra melhor no seu roteiro.

Você também pode conferir nossa lista de Pousadas no Algarve, com excelentes opções para todos os bolsos.

4. Praia da Falésia, Albufeira

Localizada em Albufeira, a praia da Falésia é uma ótima opção para incluir no roteiro, sendo um dos destaques das praias do Algarve. Além da sua extensa faixa de areia, o azul do mar impressiona os turistas. Como diz no seu nome, a praia possui uma falésia, que é enorme e de cor avermelhada.

O acesso se dá através das escadarias e você pode chegar até a praia de carro (possui um estacionamento) ou de ônibus, através da Linha 8, saindo do Albufeira Caliços Terminal.

Se planeja conhecer Albufeira, confira nosso guia para visitar a bela cidade no Algarve.

5. Praia da Marinha, Lagoa

Localizada em Lagoa, a praia da Marinha é uma das mais bonitas praias do Algarve. Também conhecida como Praia Dourada devido as suas particularidades, é muito utilizada para mergulho.

Suas falésias deixam os viajantes encantados. Com boa estrutura e restaurante, a Praia da marinha é ideal para um passeio em família.

O acesso se dá pela escadaria e a forma mais fácil de chegar é de carro. Acesse o comparador de preços RentCars.

6. Praia dos 3 Irmãos, Portimão

Localizada em Portimão, a praia dos 3 irmãos não podia deixar de compor a nossa lista das praias do Algarve. É umas das praias mais surreais do país. Conta com uma ótima infraestrutura, estacionamento e restaurantes. O acesso se dá pra quem vem da praia do Alvor através das falésias.

Através do restaurante e bar Caniço (que fica localizado numa gruta da falésia), você também vai conseguir acessar a praia.

7. Praia do Carvoeiro, Lagoa

Localizada em Lagoa, a praia do Carvoeiro oferece ao turista uma bela paisagem, com as casinhas ao fundo e os barcos no mar. A faixa areal não é tão extensa, mas a praia vem sendo cada vez mais procurada por viajantes do mundo todo.

Possui bar, restaurante, estacionamento e uma boa infraestrutura. Você pode acessar a Praia do Carvoeiro, através da linha 107 (ônibus de Lagoa) para Carvoeiro.

8. Ponta da Piedade, Lagos

Sou suspeita pra falar sobre qualquer praia de Lagos, porque acho que é certamente o melhor destino do Algarve. Mas a Ponta da Piedade não é propriamente uma praia com faixa de areia. É uma formação rochosa, que proporciona uma vista extremamente linda.

ponta da piedade

Com muitas falésias e uma cor deslumbrante da água, o acesso é através das escadas do Farol da Ponta da Piedade ou através de barcos. Não deixe de apreciar o nascer do sol na Ponta da Piedade. É uma das melhores experiências que podes viver no Algarve.

Curta um passeio de barco até a Ponta da Piedade com a Get You Guide.

9. Praia de Armação de Pêra Silves

Localizada em Silves, a Praia de Armação de Pêra possui uma extensa faixa de areia, com água cristalina e ambiente calmo. Com uma excelente infraestrutura (possui wi-fi, toldos e espreguiçadeiras), além de interessantes bares e restaurantes.

A praia tem parque de estacionamento, então é uma vantagem ir de carro, a partir de Silves. Adquira seu passeio de caiaque com praias e cavernas, saindo de Armação de Pêra.

10. Praia de Odeceixe

Localizada em Aljezur, é uma praia setentorial, com boa estrutura e ideal para a prática de surf. É uma das praias mais diferentes e bonitas da nossa lista de praias do Algarve. O acesso é pela N120 com direção a Odeceixe.

Outras praias do Algarve

A quantidade de praias do Algarve que poderíamos citar é enorme. Além da nossa lista, se tiver a oportunidade, conheça também: Praia da Ilha de Tavira, Praia da Amoreira, Praia do Carvalho, Praia dos Estudantes, Praia do Barril, Praia dos Caneiros, entre outras.

Vale a pena conhecer as praias do Algarve?

Sim, com toda a certeza!

Se tem uma coisa que vale a pena é conhecer as praias do Algarve. Poucas semanas depois de chegar a Portugal tive a oportunidade de passar uns dias no Algarve. Sempre digo que foi literalmente um divisor de águas no meu intercâmbio.

A região é incrível e as praias são espetaculares. Você vai encontrar praias lotadas e praias completamente vazias, no mesmo dia. Os ambientes são leves, tranquilos e ideais para descansar.

As praias do Algarve são realmente experiências marcantes e inesquecíveis. Certamente uma das melhores vivências que usufruí nas terras lusitanas. Se tiver elaborando um roteiro por Portugal, considere incluir alguns dias para conhecer essas maravilhas.

Se planeja visitar as praias de Portugal, saiba que o seguro viagem é obrigatório. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Yara é brasileira, tem 22 anos e estuda Farmácia. Paulista que se encantou pelo Porto, pretende chamar essa cidade de lar em breve. Totalmente apaixonada por viagens (principalmente intercâmbio) e conhecer novas culturas, adora compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita.