Lagos em Portugal: praias paradisíacas no Algarve

Visitar Portugal  / 

Quando chega o verão, todos nós buscamos um destino turístico de praia e sol, e a região do Algarve é excelente para umas férias dessas, principalmente a cidade de Lagos.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Saiba tudo sobre Lagos, em Portugal, e escolha o melhor destino para as suas férias.

Onde fica Lagos?

Lagos fica no sul de Portugal, no limite oeste do Algarve. A 300km de Lisboa.

Como chegar?

De Avião: o aeroporto mais próximo é o de Faro, a 90km de Lagos.

De Comboio: Saindo de Lisboa, tem ligação direta para Lagos. Saindo de Sevilla (Espanha), também é possível chegar de trem em Lagos.

De Carro: Saindo de Lisboa, pela A2 em direção ao Algarve. Sai da A2 para A22 em direção a Portimão/Lagos, e pega a saída para Lagos/Odiáxere.

De Autocarro: existem ônibus saindo diariamente de Lisboa para Lagos.

Qual a melhor época do ano para visitar?

A melhor época do ano é definitivamente o verão. Não tem nada melhor do que passar o verão no Algarve, e Lagos no verão é maravilhoso. Mas por exemplo no final da primavera ou no início do outono também são épocas boas.

No inverno é que não é uma boa idéia, já que não há muito o que fazer em Lagos nessa época.

Praias fluviais em Portugal: o que visitar de norte a sul do país.

Principais pontos turísticos de Lagos

Igreja de Santo António

Igreja de São Sebastião em Lagos
Com um exterior simples, o turista se assusta ao entrar e ver um interior tão rico. Possui uma das mais belas talhas douradas do país, e data do século XVIII, um clássico exemplo do barroco português.

Igreja de São Sebastião

Em 1463 foi transformada em igreja, dedicada a São Sebastião. Originalmente, era uma capela (do século XIV). Sua principal atração é uma estátua de Nossa Senhora da Glória, que veio do Brasil, e data do século XVIII, e um crucifixo do século XVI.

Muralhas

Para apreciar as vistas panorâmicas, as muralhas são uma bela atração de Lagos.

Castelo dos Governadores

Esse castelo foi a residência dos governadores do Algarve. Com o sismo de 1755 que abalou Portugal, o castelo foi parcialmente destruído. Possui até hoje uma janela no estilo manuelino, onde dizem que o Rei D. Sebastião proclamou suas preces antes de partir para a África.

Também pode ser interessante conhecer o nosso guia para fazer turismo em Portugal.

Mercado de Escravos

É uma construção onde os escravos (trazidos da África) eram vendidos. Acredita-se que esse foi o primeiro mercado de escravos da Europa.

Museu Municipal

Um museu com uma grande variedade de arte sacra. Tem também uma parte dedicada à história de Lagos e do Algarve.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Forte da Ponta da Bandeira

É uma construção do século XVII, e tem um miradouro com belas vistas para a cidade. Tem ainda a ponte levadiça, a porta de armas e uma capela com azulejos.

Descubra os 30 incríveis pontos turísticos de Portugal para visitar.

Praias de Lagos

Praia da batata (formosa)

É a praia mais perto do centro e, consequentemente, a que fica mais cheia. Tem uma boa estrutura e é muito bonita.

Praia dos estudantes

Está logo ao lado da praia da batata. O acesso é feito por uma fenda na rocha, e fica relativamente vazia, porém não tem estrutura nenhuma. É necessário levar cadeira, guarda-sol e comida.

Praia do pinhão

Praia pequena e calma, contém um miradouro com uma escada que leva o turista direto para o mar, sem ter que passar pela areia. Possui falésias belíssimas, altas, com cores chamativas.

Praia Dona Ana

É um cartão postal do Algarve. Com águas transparentes e calmas (porém frias), rodeada de falésias, essa é uma das praias mais bonitas de Lagos. Contém toda a infraestrutura necessária para um turista passar o dia na praia.

Meia praia

Meia Praia em Lagos
É a praia que contém mais areia em Lagos. Tem uma extensão de 4km e é perfeita para quem gosta de esportes aquáticos.

Aproveite para conhecer a praia da Comporta em Portugal. Confira nosso guia de visita ao paraíso.

Melhores restaurantes

Para fazer a lista de melhores restaurantes de Lagos, recorremos ao TripAdvisor, com os restaurantes melhores classificados de gastronomia regional:

Real Portuguese Cuisine
Onde: Rua Infante de Sagres, 38-40

Casa do Prego
Onde: Rua Lancarote de Freitas 18

Chico Zé
Onde: Estrada Nacional 125, Sítio da Torre, Odiáxere

Restaurante Calhou
Onde: Rua Dr. Antonio Guerreiro Tello, Loja B, Lote 10

Prato Cheio
Onde: Rua Francisco Sa Carneiro

Comidas típicas

As comidas típicas são todas baseadas em peixes e frutos do mar, afinal esses ingredientes são muito frescos e abundantes na região.

  • Carapau alimado;
  • Feijoada de búzios;
  • Caldeirada de lingueirão;
  • Lulas.

Quanto custa para se hospedar

Em Lagos existe todo tipo de acomodação. Hostel com quartos compartilhados, apartamentos para alugar, resorts de luxo. Tem para todos os gostos e bolsos.

Por exemplo, para um fim de semana em agosto, de sexta a domingo, para duas pessoas, você pode encontrar diferentes preços e acomodações, como hostel em quartos compartilhados a partir de 18 euros a diária, até resorts 5 estrelas de 800 euros a diária.

Outras cidades para visitar próximas a Lagos

Portimão

Para Portimão pode ir de trem, e chegando a Portimão recomenda-se apanhar um táxi para ir até a praia da Rocha, a atração dos visitantes. Portimão tem várias praças bonitas e ruas para fazer compras, e a popular praia da Rocha é conhecida pela agitada vida noturna e pelos excelentes bares.

Silves

Silves no Algarve
Para ir a Silves basta pegar um trem. Depois, é necessário uma caminhada de 1,5Km para chegar ao centro histórico de Silves, onde meio dia é suficiente para visitar essa cidade histórica e encantadora.

Sagres

Dá para ir de ônibus de Lagos para Sagres, mas para conseguir explorar a região de Sagres toda, é necessário alugar um carro. Sagres é a cidade mais ocidental do Algarve, e de carro você consegue chegar ao ponto mais ocidental do continente europeu.

Veja como usar o rentcars para alugar carro em Portugal gastando menos.

Vale a pena visitar Lagos?

Eu sou simplesmente apaixonada pelo Algarve, então na minha opinião vale a pena visitar todas as praias do Algarve. E Lagos não é diferente. Suas vistas deslumbrantes, as praias maravilhosas e as baladas à noite são imperdíveis!

Se você é apaixonado por verão, praia e sol, não pode deixar de visitar Lagos. Com certeza não vai se arrepender, e suas férias vão ser inesquecíveis. Além de poder visitar as cidades vizinhas.

Conheça mais praias de Portugal e descubra as melhores praias da Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.