Se você gosta de história e está com viagem marcada para a Inglaterra, não esqueça de incluir uma visita a Stonehenge. Hoje vamos te contar mais sobre esta estrutura histórica de pedra tão curiosa que também é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Vamos nessa?

O que é o Stonehenge

Denominado pelos Saxões de “hanging stones” (pedras suspensas) e referido em escritos medievais como “dança dos gigantes”, existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade. É, de certeza, um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo.

Estudos apontaram que a vala que circunda o monumento foi criada por volta de 3 mil a.C., enquanto as pedras que formam o complexo começaram a chegar ao local cerca de 500 anos depois. Além disso, a organização e a colocação dos blocos, bem como a realização de escavações adicionais, continuaram acontecendo até, aproximadamente, 1,5 mil a.C., o que significa que Stonehenge levou 1,5 mil anos para ficar pronto.

o que e stonehenge
Dentre os enigmas remanescentes sobre Stonehenge está o de como seus construtores, que tinham apenas ferramentas primitivas, conseguiram transportar todas as pedras enormes para o local. Os construtores do Stonehenge não deixaram nenhum registro em escrito, e, por isso, estudiosos (e não estudiosos) especulam, há muito tempo, o porquê de sua existência.

O Stonehenge é uma estrutura formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos. Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.

Curiosidades sobre Stonehenge

Stonehenge é, sem sombra de dúvidas, um dos monumentos pré-históricos mais conhecidos e famosos do mundo. Até hoje muitas perguntas estão sem resposta em relação ao monumento e existem diversas curiosidades. Veja abaixo:

Conheça as melhores cidades e as atrações para se fazer turismo na Inglaterra.

Construção

A construção de Stonehenge durou 1,5 mil anos e ninguém consegue dizer, com absoluta certeza, quem foram os responsáveis por tal construção.

A construção foi dividida em 3 períodos (período I, período II e período III) sendo que o primeiro data de 3100 a.C., o segundo de 2150 a.C. e o último de 2075 a.C.

Origem das pedras

Estudos realizados nas pedras que compõem Stonehenge mostram que as maiores viajaram por 32 quilômetros até o local e as menores de mais longe ainda, cerca de 250 quilômetros. Porém, vale ressaltar que quando eu digo pedras grandes me refiro a pedras com 25 ou 30 toneladas e as menores com 4 toneladas cada.

Ou seja, num período onde não existiam caminhões e nem guindastes, eis que surge mais uma curiosidade sobre Stonehenge. Quem levou estas pedras para lá? E como isso aconteceu?

Confira uma lista com os 5 melhores lugares para viajar na Europa.

curiosidades sobre stonehenge

Stonehenge e Darwin

Charles Darwin dedicou seus últimos anos de vida e pesquisa a Stonehenge. Pois é, o naturalista inglês chegou a publicar um trabalho onde relaciona o afundamento das pedras de Stonehenge ao trabalho preciso e competente das minhocas que, por fazerem túneis, desestabilizam o monumento.

Veja uma lista com os 10 monumentos da Europa que você precisa visitar.

Teorias da conspiração

Geralmente o que não pode ser explicado começa a ser especulado e, dessa maneira, surgem as mais diversas teorias. Algumas em relação a Stonehenge dão conta de que o local era uma espécie de heliporto para naves extraterrestres.

Outra diz que Stonehenge servia para que os seres humanos pudessem observar o trabalho dos extraterrestres no céu e até que o monumento servia como calendário astronômico criado para prever eclipses e eventos solares. Confesso essa é a teoria que eu mais acredito e você?

Saiba tudo sobre como viajar para a Inglaterra e prepare seu roteiro de férias pela Europa.

Onde fica

O complexo se encontra na Inglaterra, no condado de Wiltshire, localizado no Sudeste, a 137 quilômetros de Londres. A melhor opção para visitar é viajar até Salisbury. Desde Bristol, Bath e outras cidades grandes é super fácil chegar de trem, eles são rápidos, confortáveis e possuem várias linhas diariamente.

Como chegar

Em Salisbury, não há transporte público para o monumento, mas há uma empresa, Stonehenge Tour, que oferece o serviço em um ônibus de dois andares em um esquema hop-on hop-off (que indica que você pode descer em pontos diversos do percurso quantas vezes quiser durante o dia). A passagem custa £14,00 e o percurso até Stonehenge leva cerca de 30 minutos, em um lindo passeio pelo interior da Inglaterra.

De Londres para Salisbury é possível encontrar passagens a partir de 10 libras pela Megabus. Também existe a opção de contratar um tour em uma das diversas agências de turismo de Londres. Eles partem ao meio dia da Victoria Station em ônibus ou micro-ônibus da agência de turismo e te deixam na entrada do monumento. Separe pelo menos 1h30, assim você poderá ver o museu com calma e depois dar a volta completa no círculo.

Saiba também como e onde comprar um chip de internet na Europa.

Quanto custa o ingresso e como comprar

Os ingressos para Stonehenge têm dia e hora marcados.Se você planeja visitar o monumento por conta própria (sem intermédio de agências), o ideal é comprar antecipadamente através do site oficial, principalmente se você viaja em alta temporada. Não deixa ainda de consultar as propostas da Get Your Guide. Os valores são £17,50 para adultos e £10,50 para crianças e jovens de 5 a 15 anos.No preço do ingresso está incluído um audioguia que também pode ser baixado aqui gratuitamente para seu iPhone.

Melhor época para visitar

Sem dúvida, fazer uma viagem para Europa nos meses de Primavera e de Verão no hemisfério norte são as melhores épocas para aproveitar. No Inverno e no Outono, por conta das baixas temperaturas e dos dias muito chuvosos no Reino Unido, a visita pode ser prejudicada.

Vale lembrar que, caso você visite Stonehenge no Verão, não esqueça de passar protetor solar, colocar boné ou chapéu e levar uma garrafa de água na mochila.

Veja também as nossas dicas sobre o visto de estudo e os melhores cursos para estudar na Inglaterra.

Vale a pena conhecer?

O monumento pré-histórico de Stonehenge é considerado o mais sofisticado do mundo em termos de arquitetura e é o único círculo de pedras do seu tipo ainda existente. O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO.O mais interessante da visita é conhecer as histórias através de uma visita ao museu para depois ver o monumento em si.

Acredite: é possível se transportar um pouco no tempo e conseguir imaginar tudo que se passou ali, mas sem esse conhecimento prévio algumas pessoas acabam ficando decepcionadas com o monumento e achando que ele não passa de um amontoado de pedras. Eu costumo usar o mesmo adjetivo que uso por exemplo, ao falar do Coliseu na Itália. Impressionante! Conheça o Stonehenge e depois me conta como foi essa experiência!

Aproveite sua viagem para Inglaterra e tenha uma boa viagem!