Stuttgart: roteiro completo para visitar a cidade alemã

Visitar Alemanha  / 

Apesar de não estar na maioria das rotas dos brasileiros que visitam a Alemanha, Stuttgart é um cidade com muita história e que merece ser visitada. Descubra o que ver e fazer em Stuttgart e adicione essa cidade na sua próxima viagem à Alemanha.

Conhecendo um pouco mais sobre Stuttgart

Localizada às margens do rio Neckar, Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha e é considerada como um grande centro econômico e inovador de alta tecnologia na Europa. Diversas companhias globais como a Porsche, a Daimler AG (Mercedes-Benz), Bosh e Mahle estão instaladas em Stuttgart.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Além da excelente qualidade de vida, é uma ótima cidade para quem trabalha com tecnologia. Mesmo não sabendo alemão.

Além disso, é considerada como o local onde a motocicleta e o automóvel foram inventados por Karl Benz, Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

Quando ir

quando ir a stuttgart

Stuttgart pode ser visitada o ano todo. Porém, a primavera, Oktoberfest, festa do vinho e Natal são as datas que a cidade fica mais cheia e mais festiva. Então se puder ir nessa época, você aproveitará mais da cidade.

Confira também tudo sobre a Oktoberfest Munique.

Quanto tempo ficar

Se seu interesse é apenas conhecer o centro de Stuttgart, um dia é suficiente. Porém eu indico ficar mais tempo. Stuttgart tem excelentes museus que valem muito a pena serem visitados, além de vários castelos e regiões próximas. Quando fui, fiquei 2 dias mas poderia ter ficado mais.

Como ir

Você pode chegar a Stuttgart por ônibus, carro, trem ou avião. Se estiver em viagem pela Europa, indico chegar por trem, é bem tranquilo e rápido. A estação de trem fica dentro da cidade e os bilhetes de trem não são caros, por exemplo Paris-Stuttgart sai por 29€ e a viagem dura 3 horas.

O que fazer em Stuttgart

Ao chegar em Stuttgart, vá ao Centro de Informações ao Turista i-Punkt (tem um próximo da estação de trem – Königstraße 1A) e pegue mapas e folhetos.

Há muitas atrações em Stuttgart, abaixo listamos as que você não pode deixar de ver.

Marktplatz

Um linda praça com feira de produtos locais pela manhã. Aproveite para visitar também a igreja Stiftskirche localizada nessa praça.

Höhenpark Killesberg park

Lindo parque com um mirante para apreciar toda Stuttgart e seus vinhedos. Prepare-se para subir no mirante, lindo formato, apesar de balançar, é uma visita imperdível. Gratuito e apenas a 4 km da estação de trem.

Veja também como é a rota romântica na Alemanha.

Museu Mercedes-Benz

Localizado na Mercedesstraße 100 e aberto de 9h às 18h, para mim é a melhor atração de Stuttgart. Uma visita a esse museu já vale a pena a viagem. Quem ama carros vai se apaixonar, mas mesmo quem não liga para carros vai amar esse museu.

museu mercedes-benz em stuttgart.

Ele conta a história do surgimento do automóvel, da Mercedes-Benz e também aborda diversos fatos importantes no mundo.

Merece uma tarde de passeio para apreciar e ler/ver sobre os fatos presentes no museu.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

Neckar park

Aproveitando que foi ao museu da Mercedez-Benz, dê uma volta no Neckar park, parque perto do museu.

Casa da História

Localizada na Konrad-Adenauer-Straße 16, esse museu conta a história dessa região alemã. É aberto das 10 horas às 18 horas.

Leia também sobre Frankfurt.

Schlossplatz

Também conhecida como Praça do Castelo, é a principal praça de Stuttgart. Nessa praça estão localizados o Novo Castelo e o Antigo Castelo. Vale a pena conferir as fontes e estátuas da praça, observar o movimento e também aproveitar o shopping.

Oberer Schlossgarten

Conhecido como o Jardim dos Palácios, é nessa região que está localizada a Ópera de Stuttgart, construída em 1912 e o Teatro Nacional.

Castelo de Neuschwanstein: saiba como visitar a construção de conto de fadas

Königstraße

Rua de lojas e grifes em Stuttgart, é a maior rua comercial de pedestre da Europa.

Fernsehturm

É a torre de telecomunicações, símbolo da cidade. Compre seu ingresso e tenha outra bela vista da cidade

Stadtbibliothek

stadtbibliothek o que fazer em stuttgart

Biblioteca futurista, vale a pena conferir!

Turismo em Berlim: roteiro de 3 dias na capital da Alemanha

Kunstmuseum

Para quem gosta de arte moderna, esse museu gratuito é um bom local para visitar.

Museu Porsche

Outro museu super interessante e que vale a pena a sua visita é o museu da Porsche. Está localizado na Porscheplatz 1 e possui mais de 200 peças e 80 veículos.

Passeio nas vinícolas

Stuttgart é conhecida também por suas vinícolas, referência na Alemanha. Reserve sua visita.

Comidas e Bebidas

Uma viagem é feita por memórias, locais visitados e também comidas e bebidas experimentadas. Na sua viagem à Stuttgart não deixe de provar suas comidas típicas, as principais são:

  • Maultaschen: uma espécie de ravióli grande;
  • Spätzle: um macarrão mais grosso;
  • Schwabenteller (ou Schwabenpfännle, dependendo do restaurante): um prato que possui principais receitas dessa região alemã;
  • Schweinshaxe: joelho de porco da bavária;
  • Bratwurst: salsicha típica;
  • Chocolate Ritter Sport.

O restaurante mais famoso e mais típico de Stuttgart é o Carls Brauhaus. Outras boas opções de restaurantes são Sophie Brauhaus e Paulaner am alten Postplatz.

Descubra quais são as comidas típicas da Alemanha.

Estamos na Alemanha, terra da cerveja, mas no caso específico de Stuttgart, também é conhecida como a principal região vinícola da Alemanha. Se tiver oportunidade experimente as seguintes bebidas típicas :

  • Kessler Hochgewächs Chardonnay Brut;
  • Kessler Jägergrün Riesling Brut;
  • Kessler Rosé Brut;
  • Kessler Cabinet Brut;
  • Kessler Cabinet Sec.

Bate-volta

Caso você fique mais tempo em Stuttgart, há diversas opções de bate-volta, como:

  • Esslingen – linda cidade medieval a apenas 14km da estação central. Há trens frequentes saindo de Stuttgart o dia todo;
  • Schloss Solitude – lindo castelo a apenas 8km da estação de trem;
  • Ludwigsburg palace – outro castelo que merece sua visita a 14km da estação central;
  • Solitude allee – uma avenida arborizada de 13km que liga os 2 castelos citados acima;
  • Floresta Negra.

Entenda como é a cultura da Alemanha.

Onde ficar

Sugerimos as seguintes acomodações:

Você já tinha ouvido falar dessa cidade? Já teve oportunidade de conhecê-la?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.