Abadia de Westminster: tudo sobre a história, visitação, horários e preços

Visitar Londres  / 

Quem vai viajar para Londres não deve deixar de visitar a famosa Abadia de Westminster. A igreja de estilo gótico é uma das mais antigas da capital e certamente a mais famosa. Ela foi construída ao longo dos séculos e serviu de palco para coroações e casamentos reais.

Além de ser exemplo da história viva da Inglaterra, a Abadia também chama a atenção por sua arquitetura espetacular! Se você está curioso, então acompanhe o nosso artigo com todas as informações sobre como visitar esse ponto turístico tão importante.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Como ir até à Abadia de Westminster

Para visitar a Abadia de Westminster é muito fácil. De qualquer estação de metrô você pode pegar as linhas Circle, District ou Jubilee e descer na estação Westminster ou St. James Park (linhas District e Circle). Até a Abadia são apenas cinco minutos andando.

Se preferir, utilize as linhas de ônibus 11, 24, 88, 148 e 211 que param perto da Abadia.

Onde fica

Bem, para quem não conhece, a Abadia de Westminster fica na cidade de Westminster, na Grande Londres, ao lado do prédio do Parlamento britânico e também do Big Ben. Mas a principal igreja anglicana da Inglaterra também fica próxima a outros pontos turísticos importantes, como o London Eye, St. James Park e o Palácio de Buckingham.

 

Você pode andar de um local para outro. Aproveite e conheça tudo sobre Londres.

Como entrar

Certamente a melhor maneira de conhecer o interior da Abadia de Westminster é fazer um tour utilizando o audioguia – incluído no preço do ingresso. A duração do tour é de aproximadamente 1 hora e inclui todos os principais destaques da igreja.

Horário de funcionamento

Os horários da Abadia são o seguinte:

  • De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30h; *Chapter House abre das 10 horas até às 16h30;
  • Quartas-feiras, das 9h30 às 17h;
  • Sábados: abre das 9h30 às 14h30;
  • Domingo: fechado para turistas.

Os claustros funcionam diariamente das 9h30 horas até às 16h30. O College Garden abre todos os dias (com exceção de segunda-feira) das 10 horas até 16 horas. Nas terças, quartas e quintas a entrada é gratuita.

A igreja ainda está em funcionamento, com missas e serviços religiosos diários, portanto os horários ficam restritos e podem ser alterados devido a celebrações e eventos especiais.

Mas é preciso ficar atento porque apenas algumas áreas do complexo da Abadia de Westminster estão abertas ao público gratuitamente. Entre eles estão o claustro e o Jardim de 900 anos.

Eventos gratuitos

Um evento imperdível é o recital de órgãos que acontece aos domingos às 17h45. Tem duração de meia hora e é gratuito.

Aliás, se você tiver tempo, outra atração que não se deve perder é o coral da Abadia. Na verdade, é uma missa cantada – Evensong ou Evening Prayer da Igreja Anglicana. A apresentação, com duração de uma hora, acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 17 horas, e sábados e domingos, às 15 horas.

É uma tradição que remonta aos cantos recitados pelos monges da fundação monástica do século X.

Também não deixe de visitar os museus gratuitos em Londres.

Ingressos

Os valores dos ingressos apresentam preços variados, portanto é preciso prestar atenção:

  • Adultos – £22;
  • Estudantes maiores de 17 anos, e maiores de 60 anos – £17;
  • Crianças entre 6 e 16 anos – £9

Se você comprar o ingresso online um dia antes da visita ou com até dois meses de antecedência é possível utilizar o sistema fast track, basicamente uma fila mais rápida para entrar na Abadia. O valor do ingresso é £20 para adultos.

Vai visitar Londres? Faça tours exclusivos e evite filas

Entrar no London Eye sem filas? Visitar o estúdio do Harry Potter na Warner Bros? Ir à Torre de Londres? Sim, nós também achamos que são paradas obrigatórias.


Aproveite ao máximo Londres e tenha a melhor experiência da sua vida com os tours e acessos exclusivos da Get Your Guide.

VER ATRAÇÕES »

Você pode adquirir os tickets pelo site do Get Your Guide. O e-ticket tem validade de um ano. Os valores são 22,95€ para adulto. A entrada é gratuita para quem adquirir o London Pass.

Audioguia

Para quem quiser, o tour disponibiliza audioguias em vários idiomas, incluindo português. No entanto o áudio é no português europeu, mas ainda sim muito boa!

História

Provavelmente a Abadia de Westminster é a igreja mais famosa de Londres – e da Inglaterra. Ela foi fundada em 960 (AC) por monges beneditinos, mas na década de 1040, o rei Eduardo (mais tarde, São Eduardo, o Confessor) escolheu o mosteiro para ampliar as dimensões do seu palácio real.

 

Ele construiu uma grande igreja de pedra em homenagem ao apóstolo Pedro e foi conhecida como “west minster” para distingui-la da Catedral de São Paulo, localizada ao lado leste. A nova igreja foi consagrada em 28 de dezembro de 1065.

A Abadia é o local da coroação desde 1066 e o local de descanso final de 17 monarcas. A igreja que vemos hoje foi iniciada por Henrique III em 1245. Sobretudo, é um dos mais importantes edifícios góticos do país e tem o santuário medieval de um santo anglo-saxão em seu coração.

Modificações

A Abadia de Westminster sobreviveu até meados do século XIII, quando o rei Henrique III decidiu reconstruí-la no novo estilo gótico. Sob o decreto do rei da Inglaterra, a Abadia foi projetada para ser não apenas um grande mosteiro e local de culto, mas também um local para a coroação e sepultamento de monarcas. Ela foi consagrada em outubro de 1269.

No entanto, durante o século XVIII, ela sofre sua maior transformação com a construção das duas torres da entrada principal.

Igreja da Inglaterra

Por estar muito ligada à realeza britânica, a Abadia de Westminster conseguir se manter em pé e intacta mesmo após os ataques dos iconoclastas, em 1640, e também durante a dissolução dos monastérios, em 1540. No mesmo ano, Henrique VIII reergueu Westminster como uma igreja catedral com um bispo.

O bispado foi dissolvido em 1550 e a diocese foi reunida à Londres, tornando Westminster, por ato do Parlamento, uma igreja catedral na diocese de Londres.

Conheça outras igrejas famosas em Portugal.

Arquitetura

A arquitetura da Abadia de Westminster chama a atenção por sua mistura de estilos, entretanto o que chama mais a atenção é o estilo gótico medieval. Com certeza você vai se impressionar com os detalhes do prédio! Aliás, ela é considerada uma das mais lindas do mundo.

O que mais ver dentro da Abadia

Entretanto ainda mais impressionante do que a magnitude da arquitetura externa da Abadia de Westminster, o interior da igreja é de encher os olhos! Vale a pena pagar o valor do ingresso para conhecer um pouco mais da história da Inglaterra.

Henry VII´s Lady Chapel

Certamente uma das capelas mais impressionantes da Abadia de Westminster. Ela possui um teto impressionante e o conjunto de cadeiras do coro data de 1512. Aliás, foi considerada “maravilha do mundo” no século XVI devido a sua arquitetura espetacular.

 

É o local de sepultamento de quinze reis e rainhas, incluindo Elizabeth I, Mary I, Mary Queen of Scots e o que se acredita serem os restos mortais de Edward V e Richard Duke de York.

Poet´s Corner

Aqui estão guardadas as tumbas e memoriais de mais de 100 grandes poetas e escritores, como Charles Dickens, Shakespeare, William Blake, T.S. Eliot, Samuel Johnson e Rudyard Kipling. Além de inúmeros outros.

 

Trono da coroação

O trono da coroação medieval, que data do século XI, é o mesmo no qual se sentam os soberanos para serem coroados pelo arcebispo de Canterbury, incluindo a rainha Elizabeth II.

 

A Cadeira de Coroação na Capela de São Jorge é uma das peças de mobiliário mais preciosas e famosas do mundo.

Claustros

Os belíssimos claustros, construídos entre os séculos XIII e XIV, unem a igreja da Abadia ao resto das dependências.

 

Assim, era uma das partes mais movimentadas da Abadia, na qual os monges passavam a maior parte do tempo para meditar e fazer exercícios.

Chapter House

A sala com estrutura octogonal conhecida como Sala Capitular ainda conserva os chãos de mosaico do século XIII. Aqui os monges se reuniam com o abade para orar, ler as regras de São Bento e discutir os assuntos do dia. Eventualmente o abade decidia sobre alguma punição.

 

O Parlamento também se reunia aqui no século XIV, antes de ser transferido para o Palácio de Westminster.

Collage Garden

Com mais de 900 anos de antiguidade, o Collage Garden é o parque mais antigo da Inglaterra. Ao longo dos anos, os jardins foram abrigo de árvores frutíferas, hortas, colmeias e lagoas.

 

O local também tinha ervas medicinais para tratar os moradores da Abadia de Westminster. Um muro de pedra construído em 1300 ainda está em pé, assim como estátuas ornamentadas de 1600.

Sepulturas

Com mais de 700 anos de história, a igreja também é importante pois abriga sepulturas de personagens que mudaram o mundo, como Isaac Newton e Charles Darwin. Assim como poetas famosos, entre eles Charles Dickens e Tennyson.

Memoriais

Além das sepulturas, o prédio da Abadia de Westminster também homenageia outros nomes da história, como William Shakespeare, T.S, Elliot, Jane Austen e Winston Churchill.

Contudo, com certeza o que mais chama atenção é o memorial do Soldado Desconhecido, em homenagem a soldados mortos durante a I Grande Guerra Mundial. Ele está localizado já na entrada da Abadia.

Principais eventos realizados

Não podemos falar da Abadia de Westminster sem mencionar a realização de casamentos reais e inúmeras coroações de monarcas britânicos. Reis e rainhas são coroados, casados e enterrados aqui desde 1066.

 

Ao todo foram realizados 16 casamentos reais, mas certamente um dos acontecimentos mais importantes da história recente foi o funeral da princesa Diana, em 1997, e o casamento do príncipe William e Kate Middleton, em 2011.

Planeie a sua viagem e saiba o que fazer em Londres.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Nós usamos a Seguros Promo para comparar as várias opções de seguro e economizar.

    COMPARAR SEGUROS »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Onde fazer câmbio de Real para Euro? Economize e descomplique com esta solução

    Temos viajado para qualquer parte do mundo com o cartão pré-pago Internacional da Confidence. As taxas são super baixas e sempre conseguimos pagar em qualquer lugar sem problema algum. Basta carregar e você recebe em sua casa antes de viajar (também é possível recarregar facilmente durante a sua viagem).

    CARREGAR CARTÃO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.