Os 10 melhores museus de Londres para incluir no seu roteiro

Visitar Londres  / 

A terra da Rainha reserva muitas visitas em museus. A cidade é grande, recheada de atrações e passeios históricos e culturais, gratuitos ou pagos. Veja quais museus em Londres não devem faltar no seu roteiro.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Londres é uma cidade cinematográfica, charmosa e com muitas atrações para seus visitantes. Na hora de escolher o que visitar é preciso levar em consideração o tempo da sua viagem e o que você tem mais vontade de visitar.

Hoje vamos te contar tudo sobre os melhores museus de Londres para você preparar sua programação turística. Também já fizemos uma lista com os melhores museus da Europa.

A boa notícia é que quase todos os museus de Londres são gratuitos, então não há desculpa para não conhecer um dos melhores acervos de arte e história do mundo.

Museus de Londres: da arte à história natural

São muitos os museus a visitar na cosmopolita Londres. Desde histórias do Velho Continente, até curiosidades da realeza.

Considerada, inclusive, um grande museu à céu aberto, a cidade conta muitas estórias e mostra o desenvolvimento do mundo ocidental. O lar de muitos museus, galerias e instituições culturais, todos desempenham um papel importante de pesquisa artística.

A cidade abriga, ao todo, 240 museus, sendo a sua maioria financiada pelo próprio governo. O primeiro a ser estabelecido foi o Museu Britânico, em 1753. Originalmente, continha antiguidades, espécimes e história natural, além de sua Biblioteca Nacional. Hoje, reúne 7 milhões de artefatos de todo o mundo.

Ou seja: são muitos a se visitar. Separamos aqui alguns museus em Londres que devem constar no planejamento da sua viagem à cidade.

O que fazer de graça na cidade? Veja os melhores passeios gratuitos em Londres.

Veja uma lista com os 10 melhores museus de Londres

1. British Museum

O primeiro de Londres, o British Museum, ou Museu Britânico, é considerado um dos mais importantes do mundo. Sua coleção vai desde múmias do Egito até obras de arte.

A entrada é gratuita mas, se você quiser conhecer em detalhes, pode fazer uma excursão guiada no Museu Britânico com entrada sem fila de 2 horas a partir de £22 por pessoa.

Endereço: Great Russell Street London WC1B 3DG
Como chegar: Metrôs Holborn, Russel Square, Goodge Street, Tottenham Court Road
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 17h30 e nas sextas, das 10h às 20h30
Ingressos: Gratuito

visitar o museu britânico

2. National Gallery

A National Gallery (Galeria Nacional) é outro dos museus em Londres considerados dos maiores e melhores do mundo. São mais de 2.300 quadros em toda a sua coleção.

A National Gallery é visita obrigatória em Londres, sua localização é privilegiada na Trafalgar Square. Vale a pena a visita, mesmo que seja só na frente do museu e em seu entorno.

O museu de arte mais visitado do mundo reúne obras de pintores renomados, como Van Gogh, Boticelli, Caravaggio, Michelangelo, Raphael e, claro, Pablo Picasso.

Também tem entrada gratuita. O Get Your Guide oferece uma visita guiada pela National Gallery a partir de £68 por pessoa.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Endereço: Trafalgar Square, London WC2N 5DN
Como chegar: Metrôs Charing Cross, Leicester Square, Westminster, Embankment, Piccadilly Circus
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h e nas sextas, das 10h às 21h
Ingressos: Gratuito

3. Victoria and Albert Museum

E se você tem curiosidade de ver artes decorativas e design de todo o mundo, o museu Victoria and Albert possui uma coleção permanente com mais de 4 milhões de objetos.

Eles vão desde pinturas e esculturas, até gravuras, acessórios de moda, roupas, joias e fotografias. O museu ganhou esse nome em homenagem à Rainha Victoria e ao Príncipe Albert.

Endereço: Cromwell Road London SW7 2RL
Como chegar: Metrôs South Kensington, Knightsbridge
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 17h45. Às sextas-feiras, o funcionamento vai até às 22h
Ingressos: Gratuito. Porém, caso tenha alguma mostra especial, o valor pode ser cobrado e muda de acordo com a temporada.

4. Tate Modern

O Tate Modern fica em uma das melhores localizações dentre os museus em Londres: às margens do Rio Tâmisa. Com instalações novas, desde do ano 2000, ele conta com uma coleção de arte moderna e contemporânea e, por isso, é famoso em todo o mundo.

Dentre as obras do Tate Modern, é possível conferir Chagall, Francis Bacon, Matisse e Picasso.

Endereço: Bankside, London SE1 9TG
Como chegar: Metrô Southwark
Horário de funcionamento: De domingo a quinta, das 10h às 18h; Sextas e sábados, das 10h às 22h
Ingressos: Gratuito

5. Natural History Museum

E para os que gostam de museu com obras que mostram curiosidades sobre o nosso planeta, o Natural History Museum, ou Museu de História Natural, é um dos museus de Londres que deve constar no roteiro.

Ele existe desde 1881. Suas duas principais exposições mostram mamíferos e dinossauros, com esqueletos e réplicas em tamanho real. Programa para se fazer em família.

Fica próximo ao Museu de Ciências e ao Victoria & Albert Museum: dica para visitar mais de um no mesmo dia.

Se tiver com crianças, faça um tour familiar sobre dinossauros, com duração de 2 horas, por £180, em grupo de até 5 pessoas.

Endereço: Cromwell Road London SW7 5BD
Como chegar: Metrôs South Kensington, Gloucester Road
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 17h50 – última entrada às 17h30
Ingressos: Gratuito

Museus em Londres História Natural

6. Science Museum

E já que falamos dele, se tiver com crianças aproveite para conhecer o Science Museum, o Museu de Ciências de Londres. Fascinante para todas as idades, porém mais para a turma infanto-juvenil, o museu possui mais de 300 mil itens.

Para os que gostam de espaço, esse passeio não pode faltar: na coleção está a cápsula do Apollo 10.

Endereço: Exhibition Road, South Kensington, London, SW7 2DD
Como chegar: Metrôs South Kensington, Gloucester Road
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 19h – última entrada às 18h15
Ingressos: Gratuito

7. Museum of London

Aproveite sua visita à capital inglesa e vá a um dos museus de Londres que conta a sua história. O Museum of London, ou Museu de Londres, é dividido desde a Londres Vitoriana, passando pela Grande Praga, o Grande Incêndio e a Londres Romana.

Além de também ser gratuito, o Museu de Londres, que data de 1976, possui um acervo desde os tempos pré-históricos, até os dias de hoje. Vale a visita.

Endereço: 150 London Wall, EC2Y 5HN
Como chegar: Metrôs Barbican, St. Paul’s, Moorgate
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuito

8. Imperial War Museum

E para os interessados em guerras, o Imperial War Museum, ou Museu de Guerra Imperial, reúne informações dos conflitos bélicos do Império Britânico ao longo de sua história.

Fazem parte da exposição sobre as Grandes Guerras, e até da Guerra Fria, tanques, aviões, interatividades e curiosidades sobre o assunto. Também é gratuito.

Endereço: Lambeth Road London SE1 6HZ
Como chegar: Metrôs Lambeth North, Waterloo
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuito

9. Madame Tussauds

Sabe aquele famoso museu com bonecos de cera que parecem de verdade? Londres também tem um museu de cera Madame Tussauds. Uma dica de passeio para família, ele recria com perfeição alguns dos nomes mais importantes das artes e da cultura.

No Madame Tussauds de Londres, um dos mais populares museus de Londres, é possível sentar-se ao lado do músico Will.I.Am no The Voice Experience, acompanhar a Família Real na icônica sacada e tirar uma selfie com os recém-casados da família real, Harry e Meghan, dentre mais de 300 recriações.

Endereço: Marylebone Rd, Londres NW1 5LR, Reino Unido
Como chegar: Metrôs Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee
Horário de funcionamento: De segunda à sábado, das 9h às 18h. Aos domingos, das 9h às 16 horas. Os horários podem variar, dependendo do mês do ano. Confira o calendário completo no site oficial
Ingressos: no site do Museu Madame Tussauds, os ingressos custam a partir de £34
No Get Your Guide, o ingresso para o Madame Tussauds custa a partir de £29 por pessoa

madame tussauds em londres

10. Tate Britain

Considerado o museu oficial de arte moderna do Reino Unido, a Tate Britain, antiga Tate Gallery, abriga exposições de artistas modernos atuais e antigos. Recentemente, recebeu uma mostra sobre Van Gogh, dentre a sua coleção fixa.

O Tate Britain destina, também, espaço para novos artistas e sedia shows e eventos populares. O prédio do Tate Britain é uma obra arquitetônica à parte.

Endereço: Millbank, SW1P 4RG
Como chegar: Metrôs Pimlico, Westminster
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 18h – às sexta vai até 22h
Ingressos: Gratuito

E se você for viajar com crianças, também vale muito a pena visitar o Sea Life London.

O que você tem que visitar além dos museus em Londres

Além dessa seleção de melhores museus de Londres, há muito mais opções e atrações. Não deixe de visitar o top 5 de Londres.

Se você ainda estiver planejando sua viagem, não deixe de ler nosso roteiro de 2 dias em Londres, nossa sugestão de hotéis na capital inglesa e ainda quanto custa viajar para Londres.

E não deixe de viajar com um bom seguro viagem. Faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICAS5 para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autores

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.