10 cidades da Holanda mais turísticas para visitar

Visitar Holanda  / 

Quando se pensa em cidades da Holanda, a capital Amsterdam é a primeira que passa na cabeça de qualquer viajante. Contudo, o que muitos turistas não sabem é que o país, apesar de pequeno, possui inúmeras outras cidades dotadas de belezas e atrações riquíssimas e que valem a pena visitar.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Vamos conhecer algumas?

10 cidades da Holanda que você deve visitar

A Holanda é, sem dúvida, um dos países mais visitados do mundo. E a sua lista de cidades com atrações para todos os gostos e bolsos certamente ajudam a colocar o país entre os melhores do ranking.

Além de Amsterdam, os turistas ainda podem conhecer outras cidades da Holanda durante a viagem. Confira a nossa lista com as principais cidades holandesas para visitar. Vamos lá?

1. Utrecht

Esta é uma das mais antigas cidades da Europa e a quarta maior cidade da Holanda. Tem um centro antigo clássico, canais, monumentos, castelos e fortalezas, museus e galerias.

A partir da Dom Tower, é possível ter uma vista panorâmica de boa parte da cidade. Você pode reservar um ticket para visitar a Dom Tower no visit-utrecht.com.

Utrecht é a cidade natal do mundialmente famoso designer e arquiteto Gerrit Rietveld, um dos inovadores do movimento artístico De Stijl. Se você é um admirador, não pode deixar de visitar o Centraal Museum, que possui a maior coleção do artista no mundo.

Como chegar

Há trens saindo da Estação Central de Amsterdam a cada 20 minutos levando aproximadamente meia hora para chegar. Veja a localização no mapa.

Veja também top 10 atrações para visitar em Utrecht.

2. Delft

Delft combina arquitetura medieval com obras do século XVII, da chamada Era do Ouro Holandesa. Conhecida pelas famosas cerâmicas azuis, a cidade já teve 33 fábricas, mas agora tem apenas a Royal Delft, fundada em 1653.

Outra das principais atrações é a Nieuwe Kerk, igreja onde estão os restos mortais de parte da família real holandesa. Compre seu ingresso no site oficial.

Se quiser conhecer uma das principais cidades da Holanda mais a fundo, o site Get Your Guide tem duas boas opções de tour.

O Tour Guiado a Pé em Delft, que dura cerca de 2h30, e o City Center Discovery Game, um tour via aplicativo, no qual você pode visitar lugares incríveis e pouco explorados.

O site da cidade conta com uma seção, chamada Things to Do, com várias dicas para os turistas que estão visitando-a pela primeira vez.

Como chegar

O trem de Amsterdam para Delft é a melhor opção. Mas certifique-se de ir para a estação Delft Central, que fica mais próxima dos pontos turísticos. Veja a localização no mapa.

Confira aqui quais são os principais pontos turísticos da Holanda.

3. Leiden

Terra natal do pintor Rembrandt, Leiden é uma cidade universitária com lindas paisagens naturais que lembram Amsterdam por seus canais e casas de tijolos com grandes janelas nos arredores. No entanto, há uma diferença fundamental entre as duas – a quantidade de turistas.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Leiden é menos movimentada e tem muitos lugares a serem explorados, como museus e galerias. Para conhecer a cidade sem deixar passar nenhum detalhe, indicamos o tour guiado pela cidade do portal Get Your Guide.

Se você sempre sonhou em conhecer as paisagens clássicas das cidades da Holanda no interior, não pode deixar de visitar o Molenmuseum De Valk, um antigo moinho transformado em museu.

Há ainda o Burcht, uma antiga fortaleza que é um dos marcos históricos da cidade. No site Visit Leiden, você pode acessar o centro de informações para turistas e ajuda para planejar sua viagem.

Como chegar

Pegue um trem na estação Central em Amsterdam. A viagem dura 40 minutos. Veja a localização no mapa.

Amsterdam é uma das principais cidades da Holanda

Confira aqui o que é e como funciona o Cannabis Tour em Amsterdam.

4. Roterdã

Considerada a segunda cidade da Holanda, Roterdã (Rotterdam) exibe ao mesmo tempo uma arquitetura do século XVII e algumas das construções mais modernas do país.

Seu ar vanguardista surgiu com a reconstrução da cidade após ser fortemente bombardeada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-a uma das cidades da Holanda mais cosmopolitas e ativas da Europa.

Seus canais são cruzados por pontes de design urbano moderno e cercados por cafés charmosos. A cidade também tem dezenas de museus assim como os moinhos de Kinderdijk, patrimônio reconhecido da Unesco.

No Harbor Tour, você pode ver toda a costa da cidade e visitar as atrações à beira d’água.

Agora, se você procura um passeio diferente, o Sightseeing Splash Tour leva os turistas num passeio por terra e água, em um divertido ônibus aquático.

Como chegar

Roterdã fica a 1h de trem a partir da Estação Central de Amsterdam, o que faz dela uma boa oportunidade para um bate-volta. Veja a localização no mapa.

5. Giethoorn

Giethoorn é um vilarejo pitoresco com uma peculiaridade – lá não existem ruas! A cidade é cercada por canais e pontes. Só é possível se locomover em Giethoorn de barco (meio de transporte oficial), de bicicleta ou a pé.

Você pode reservar ingressos para um tour de barco no portal Get Your Guide.

Uma das cidades da Holanda mais tradicionais, Giethoorn parece saída de uma história de contos de fadas: em sua maioria, as casas da região são cabanas com telhados de palha. Mas, ao contrário da expectativa, a cidade é bastante movimentada.

Há vários eventos ao longo do ano na cidade. O principal acontece em agosto e se chama Gondelvaart Giethoorn, um desfile noturno de barcos decorados.

Como chegar

Gierthoorn fica a cerca de 1h 30 de carro de Amsterdam. Como é muito pequena, não possui estação de trem. A melhor forma de visitar a cidade é contratar uma excursão a partir de Amsterdam ou ir por conta própria.

Outra opção de rota é a cidade de Steenwijk. Você pode pegar um trem da Estação Central de Amsterdam até lá e pegar o ônibus 70 – Giethoorn Express até o ponto Dominee Hylkemaweg.

Veja a localização no mapa.

Aproveite e descubra o que fazer em Amsterdam e planeje uma viagem inesquecível.

6. Den Haag (Haia)

Den Haag, a terceira cidade mais populosa da Holanda, é a sede da realeza. Além de abrigar os edifícios oficiais do governo e ser considerada o centro político do país, Haag oferece muitas atrações que vão incrementar sua experiência na Holanda.

No centro da cidade há lugares como o Binnenhof – um conjunto de prédios construídos no século XIII que abrigam o ‘Ridderzaal’ (Hall dos Cavaleiros), a câmara do parlamento e o House of Representatives, que seria algo como a câmara dos comuns da Inglaterra.

Uma das principais atrações para quem visita Haag é o Mauritshuis Museum, que tem por obra principal o famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola”.

Você pode adquirir o ingresso na entrada do museu, ou, se preferir, reservar ingressos para um tour completo pela cidade e o museu no portal Get Your Guide.

O Palácio Noordeinde, a antiga casa da família real holandesa e local de trabalho do rei, é outro atrativo dessa cidade da Holanda.

Há também o Palácio da Paz (Vredespaleis), atual sede do Tribunal de Justiça da ONU, conhecido popularmente como “Corte de Haia”, outra atração que vale a pena conferir.

Como chegar

Na Estação Central de Amsterdam, pegue o trem operado pela po Dutch Railways, que sai da estação Den Haag HS. A tarifa custa a partir de 11 euros e a viagem dura 52. Veja a rota no mapa.

Lisse é uma das cidades da Holanda mais bonita

Confira aqui como funciona o passeio pelos canais de Amsterdam e inclua no seu roteiro.

7. Lisse

Uma das cidades mais belas da Holanda, Lisse é conhecida como a cidade das flores, e é o lugar perfeito para tirar fotos inesquecíveis estilo cartão postal nos campos de tulipas holandeses.

Conhecida por ser um retiro de férias dos ricos, é lá que estão os Jardins Keukenhof, um gigantesco parque com milhares de espécies de flores, entre elas, várias colorações de tulipas. A atração é imperdível na primavera.

Como chegar

Para ir de Amsterdam até Lisse, você pode embarcar no ônibus 852 que sai da Estação Central. A viagem dura 49 minutos e custa entre 6 e 10 euros. Veja o local no mapa.

Confira aqui como e onde comprar ingressos para o Keukenhof pelo melhor preço.

8. Maastricht

Maastricht é bem diferente das outras cidades da Holanda Primeiro porque sua arquitetura não é exatamente o tipo clássico holandês. Ela mistura ruínas romanas, história espanhola e arquitetura francesa.

No centro histórico estão a igreja Sint Janskerk e a basílica românica de St. Servatius, que abriga uma grande coleção de arte sacra. Nas margens do rio Mosa, que corta a cidade, está o Bonnefanten, um museu com um design futurista.

Como chegar

Maastricht está localizada no outro lado do país em relação à capital. O tempo médio de viagem entre as cidades é de 2h28 minutos, saindo da Estação Central, mas o trajeto de trem acaba sendo bem confortável. Por dia, circulam 31 trens, saindo a cada 45 minutos.

Veja a localização no mapa.

9. Haarlem

Localizada a apenas 15 minutos de trem de Amsterdam, a pequena cidade de Haarlem é uma excelente opção de bate e volta para quem está na capital.

E Haarlem certamente entra na lista das principais cidades da Holanda para visitar, já que é considerada a cidade das flores.

O motivo é simples e muito lindo: aqui é o centro da produção de bulbos de tulipa que são distribuídos para os principais jardins do país e do mundo.

Além disso, você também pode visitar outras atrações como o Grote Markt, localizada na praça central, a catedral gótica Sint Bravo ou as casas privadas chamadas de Hofjes.

Você pode aproveitar para conhecer a cidade a bordo de um cruzeiro de 50 minutos pelo canal de turismo.

Também não deixe de visitar o Teylersmuseum, o museu mais antigo da Holanda.

Como chegar

Haarlem fica a apenas 15 minutos de trem de Amsterdam. E o custo do bilhete da empresa Intercity é de 5 euros em média. Você pode conferir a localização da cidade no Google Maps.

10. Amsterdam

E é claro que não poderíamos deixar de incluir Amsterdam na lista de cidades da Holanda para visitar. A capital é um dos destinos mais populares da Europa e, certamente, do mundo.

A pequena cidade oferece inúmeras atrações gastronômicas e culturais para todos os tipos de gostos e certamente deve ser incluída em sua viagem ao país.

Aqui, os turistas podem visitar a famosa Casa de Anne Frank, o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, certamente os pontos turísticos mais populares da cidade.

Se você gosta, é possível contratar um passeio a pé para conhecer a fascinante história de Anne Frank.

Conheça nosso top 10 dos melhores tours em Amsterdam.

Como se locomover para visitar cidades da Holanda

Um dos principais meios de transporte para os turistas no país é o trem. A Holanda conta com uma ampla malha viária, e praticamente todas as cidades contam com uma estação de trem.

A partir da Estação Central de Amsterdam você pode chegar, em até duas horas, na maioria das cidades da Holanda mais turísticas.

Além disso, há também ônibus com wifi disponível, o que pode ajudar a pesquisar linhas e rotas durante a viagem.

Para consultar mais informações sobre o país antes de viajar, veja o Consulado da Holanda no Brasil.

Dicas para uma viagem tranquila pelas cidades da Holanda

Apesar de pequena, por receber uma grande quantidade de turistas todos os anos, a Holanda possui várias opções de traslado entre cidades. O segredo é saber como escolher a melhor opção transporte público.

Para facilitar essa busca, veja nossas dicas para comprar sua passagem para a Holanda com o melhor custo benefício.

Ao entrar no país, é preciso comprovar o propósito de sua viagem e que possui condições de custear sua estadia. Porém, andar com uma grande quantidade de dinheiro é inviável e pagar tudo no cartão pode sair caro (cuidado com o IOF e outros impostos na volta ao Brasil).

Uma boa ideia é levar cartões pré-pagos e ter uma conta em uma plataforma que permita o envio de dinheiro para o exterior, para que você possa movimentar seu saldo bancário e ter acesso a Euros sem complicações.

Para não passar aperto durante a viagem, veja como enviar dinheiro para a Holanda.

Seguro Viagem Holanda

Agora que você já conhece as 10 melhores cidades da Holanda para visitar, é importante lembrar do seguro viagem. Além de ser exigido para todos os turistas que desejem visitar a Europa, o seguro viagem é a sua ferramenta para receber atendimento médico-hospitalar fora do Brasil sem pagar taxas exorbitantes.

Além de reembolsar possíveis gastos médicos, o seguro oferece assistência em caso de extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo, dentre outras emergências.

Quer simular o preço de uma cotação de seguro personalizada para sua viagem? Recomendamos o nosso comparador de seguro viagem. Apresentamos planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores.

Caso ainda esteja difícil de decidir, veja também o Top 5 Seguro Viagem para Europa com dicas para contratar um excelente seguro com o melhor custo benefício.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.