I amsterdam removido da cidade: descubra as razões

Visitar Amsterdam  / 

Muitos turistas costumam tirar fotos no letreiro I amsterdam. Com grande repercussão e sucesso, ele foi criado há 15 anos para colocar Amsterdam no mapa internacional. Ao todo, há cinco letreiros, dois deles que viajam entre a cidade e estão presentes em eventos, e três fixos: no Museumplein (o mais famoso deles), em Schiphol e no Sloterplas. Mas será o icônico I amsterdam removido? Todos?

De acordo com o jornal De Volkskrant, a resposta é sim para as duas perguntas. Os letreiros I amsterdam serão removidos de todos os pontos da cidade. Entenda por que neste artigo e as discussões que estão rolando por causa desse assunto.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

I amsterdam removido: o letreiro atrás do Rijksmuseum

O I amsterdam que fica no Museumplein, atrás do Rijksmuseum, o museu de arte mais importante da Holanda, é o mais famoso de Amsterdam e é inspiração para muitas pessoas que visitam a capital.

Isso porque o letreiro acabou se tornando um ponto turístico da cidade e, por causa disso, a maioria dos turistas quer tirar foto em frente a ele para “mostrar que esteve em Amsterdam”. É difícil conseguir ficar sozinho em frente ao slogan para tirar uma foto porque o “monumento” está sempre cheio!

As letras são grandes: têm mais do que dois metros de altura e 23,5 metros de comprimento.

I amsterdam removido: saiba mais sobre a fonte De Volkskrant

i amsterdam removido jornal

A fonte onde foi divulgada a noticia é o jornal diário matinal neerlandês De Volkskrant, um dos maiores jornais dos Países Baixos e com circulação de cerca de 250.000 tiragens, a maioria nos Países Baixos.

O De Volkskrant foi criado em 1919 e, desde 1921, é distribuído todos os dias pelas manhãs. Em 23 de agosto de 2006, foi publicada a 25.000ª edição do jornal.

I amsterdam removido: justificativa

Em outubro deste ano, a maioria do conselho decidiu pela remoção das letras com a marca dos metros que formam o slogan “I amsterdam” da cidade. A justificativa que a prefeitura de Amsterdam deu foi o combate ao “excesso de turismo” na capital.

Ainda segundo a prefeitura da cidade, as letras de Amsterdam devem sair e essa política muitas vezes precisa ter um simbolismo: “Nossas ruas não são mais uma atração“, afirma.

Marketing

De acordo com o governo de Amsterdam, teremos o I amsterdam removido por “representar um golpe de marketing, que é incentivado por um turismo egoísta e individualista, enquanto buscam a solidariedade e a diversificação na cidade”.

Isso não está limitado somente ao slogan. A coalizão do governo já decidiu que a agência de marketing de Amsterdã, que tinha a meta de atrair a maior quantidade de turistas, tem que desaparecer. A ideia é que o escritório seja convertido em uma agência de conhecimento para promoção cultural, conferências e distribuição de turismo.

Segundo o governo, o letreiro visa unicamente atrair um maior número de pessoas para a cidade, sem a necessidade de mostrar para elas a cultura local e fazê-las conhecê-la e respeitá-la.

Além disso, de acordo com o jornal neerlandês, os habitantes de Amsterdam veem como “um incômodo” os milhões de turistas que visitam Amsterdam e deixam sujeira na cidade, fazem barulho e ficam em aglomerados principalmente em frente aos letreiros.

I amsterdam removido: objetivo da ação

i amsterdam removido cidade

Ainda de acordo com o De Volkskrant, o objetivo de o letreiro ser removido é atrair o turismo em Amsterdam por meio da promoção da cultura nas ruas, espalhando o turismo realmente pelos pontos turísticos da cidade em vez de ele ficar concentrado apenas em um único ponto.

A maioria dos visitantes de Amsterdam se aglomerava em frente aos letreiros do museu para tirar fotos, o que não promovia a cultura da cidade.

Confira como visitar o Museu Van Gogh.

Nos últimos 3 anos, você teve uma passagem aérea que se atrasou ou foi cancelada?

Se você passou por atraso, cancelamento ou superlotação em um dos seus voos para a Europa, solicite uma compensação de até R$ 2700 por passageiro.

REINVIDICAR »

I amsterdam removido: opiniões divergentes

i amsterdam removido europa

A remoção do letreiro I amsterdam de todos os pontos da cidade tem causado opiniões divergentes. Muitos apoiam a decisão do governo em retirar o letreiro para incentivar a cultura na cidade. Porém, tal atitude tem causado revolta em algumas pessoas.

Segundo N. Walker de Amsterdam, o sentimento de anti-turismo na cidade adotou gradualmente formas histéricas:

As letras são coisas feias, de um ponto de vista estético, há algo a ser dito. Mas a motivação do Conselho da cidade é diferente: os turistas se entretêm com aquelas letras, escalam nele (no letreiro), penduram-se nele, deixam-se ser fotografados, e aquilo não é permitido, porque assim a cidade se torna demasiadamente atrativa. Amsterdam deve se tornar mais atraente para turistas.

De acordo com Gerard:

O marketing da cidade é uma atividade triste… Todo aquele dinheiro da comunidade é jogado na vala. Mas uma ação de marketing da cidade é brilhante: o slogan ‘I amsterdam’. Essas duas palavras têm tanta força de expressividade. Amsterdam é uma atmosfera, um estado de espírito, um modo de vida, um modo de pensar. E sim, eu Amsterdã.

Foi ainda mais brilhante colocar essas duas palavras sobre Manshoog, 23 metros de largura, cinco vezes na cidade. Quanta diversão as pessoas têm por causa deles. E isso pode ser visto como um ponto positivo para o Rijksmuseum. Os povos deixaram-se ser fotografados sobre as letras. Como fotógrafo de rua, eu tenho muitas fotos bonitas para agradecer.

Porém, leitores como Eric Baars de Haarlem querem ver as letras e a campanha de acompanhamento sumirem:

Em uma década e meia, os comerciantes de ‘I amsterdam’ transformaram a cidade em um Gomorra (cidade que foi destruída, conforme consta na Bíblia). E agora as entidades promotoras ainda continuam a atrair turistas com congressos e cultura. Será melhor para o bem-estar criar um plano de marketing que afirma que tantas pessoas quanto possível devem evitar o mesmo? Então a medida humana voltará a dominar ao invés da massa Rampzaligheid.

O membro do conselho da GroenLinks, Zeeger Ernsting afirma:

Em particular, as 10 letras para o Rijksmuseum tornaram-se uma atração em si nos últimos anos. 24 horas por dia aberto, por isso é anunciado online. Milhões de turistas já escalaram ou atacaram ou imortalizaram o bastão de selfie em uma única foto com as letras.

O pai espiritual Frits Huffnagel ficou desapontado com a decisão do governo em remover o I amsterdam. Segundo ele, as letras levam os turistas a se estabelecer em um local seguro em frente ao museu e isso aumenta a sua segurança.

E complementa, dizendo que é uma ilusão que a remoção “faça alguma coisa contra o afluxo de turistas, que se prevê que aumente pela metade nos próximos 12 anos”.

Zeeger Ernsting reage:

Não apreciamos essa ilusão.

Segundo o De Volkskrant, a cidade também toma medidas contra o Airbnb, o aumento de impostos, treinadores e navios de cruzeiro. Mas, de acordo com o jornal, o I amsterdam removido é como dizer claramente ao povo de Amsterdam: “nossas ruas não são mais uma atração”.

E você? É a favor ou contra a remoção do letreiro I amsterdam? Dê a sua opinião nos comentários.

Não deixe de conferir quais são as melhores épocas para visitar cidades europeias e poupar dinheiro.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.