Estações de trem mais bonitas: conheça o Top 11 da Europa

Viajar pela Europa  / 

Uma das minhas atrações favoritas da Europa é a viagem de trem. Adoro admirar a paisagem, a viagem da janela do trem. Se você, assim como eu, também adora, vai gostar de conhecer as estações de trem mais bonitas da Europa!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Viajar de Trem pela Europa

Viajar de trem é bastante tranquilo. Sem falar que, pelo menos nos países por onde passei, das experiências que tive ao viajar de trem, o serviço foi de ótima qualidade.

O que desanima um pouco, ou melhor, bastante, é o preço das passagens. Geralmente é mais barato viajar com companhias aéreas low cost ou até mesmo de ônibus. Aliás, aproveito para abrir um parênteses, as estradas na Europa fazem com que viajar de ônibus seja uma aventura divertida.

Voltando aos trens, não é preciso viajar para entrar “neste mundo”, que particularmente gosto tanto. Na Europa você encontrará provavelmente as estações de trem mais bonitas do mundo.

Estações de trem mais bonitas da Europa

Listamos 10 estações de trem mais bonitas da Europa que vale a pena inserir no seu roteiro de viagem, nem que seja só para visitá-las e tirar algumas fotos. Se for para embarcar em uma aventura, melhor ainda!

Estação de St Pancras em Londres

St Pancras, estações de trem mais bonitas
Vou começar pela estação em uma das minhas cidades favoritas, Londres. Ela fica bem no norte da cidade, no distrito de Camden.

Criada em 1861 pelo arquiteto George Gilbert Scott é um ótimo passeio para quem gosta de arquitetura. A estação de St Pancras tem estilo gótico vitoriano. Em 2007, a estação passou por reformas e hoje além de manter todo o seu charme do passado conta com novidades, como hotéis e restaurantes de luxo no seu interior.

Da estação você pode embarcar para cidades da Inglaterra como Leicester, Sheffield ou Yorkshire ou ainda, viajar em um dos trens com destinos internacionais, como Paris, por exemplo.

Eurail Pass: economize em sua viagem de trem pela Europa.

Estação Central de Amsterdã

A localização da estação de Amsterdã já merece uma visita. Ela fica exatamente em cima de uma ilha artificial. O que pode fazer você pensar que se trata de uma construção moderna, porém, não é. Foi erguida em 1889, uma obra de Pierre Cuypers.

Ela recebeu o título de “monumento nacional”. Fazendo recordar o passado marítimo de Amsterdã, a estação foi construída com tijolos vermelhos e o estilo escolhido foi o neorenascentista holandês.

Veja dicas para visitar Amsterdam.

Estação Guillemins Liège na Bélgica

Estação Guillemins de Liége, estações de trem mais bonitas
Inaugurada em 1842, passou por uma grande reforma em 2009, quando começaram a circular os trens de alta velocidade por lá. Um espanhol, Santiago Calatrava, foi o responsável por fazer com que Liège entrasse para a lista das estações de trem mais bonitas. Agora o que você terá diante dos seus olhos é uma estação de trem moderna, feita com muito cimento, aço e vidro. Bem diferente do estilo das duas primeiras que citamos anteriormente.

Estação Central de Antuérpia na Bélgica

Vamos continuar falando de estações de trem mais bonitas sem sair da Bélgica. Localizada na cidade de Antuérpia, na região flamenga do país, esta estação conserva na sua arquitetura a mistura de três estilos, que são eles: art nouveau, neorenascentista e neobarroco. Uma verdadeira obra de arte criada entre os anos de 1895 e 1905. O arquiteto responsável pela obra foi Louis de la Censerie.

Que tal aproveitar para fazer turismo na Bélgica?

Estação Central de Milão

Pertinho do centro da cidade italiana, vá até lá, olhe para cima, para os lados e se perca nesta estação. Sem dúvidas é uma das estações de trem mais bonitas da Europa, com sua arquitetura imponente.

A estação central de Milão não é tão antiga, foi inaugurada em 1931, e se você é um amante de arquitetura e arte, entenderá que apesar de sobressair o estilo moderno, outros e muitos outros estilos foram usados na construção. Felizmente, em 2005, foi terminado o trabalho de reestruturação da estação central de Milão e o que podemos ver hoje é uma beleza de tirar o fôlego.

Estação de Roterdã na Holanda

Não é somente Amsterdã que tem uma das estações de trem mais bonitas. Roterdã também tem sua estação que chama atenção pela grandiosidade e sua forma de bumerangue. A estrutura é feita de madeira e aço inoxidável.

Estação Gare do Oriente em Lisboa

Gare do Oriente, estações de trem mais bonitas
Em Portugal, está na lista das estações de trem mais bonitas, a estação de Lisboa, Gare do Oriente. O seu ponto diferencial é justamente o teto, parece que estamos olhando para uma folha. Já na parte externa, uma estrutura muito interessante abriga 8 plataformas de trem.

Estação São Bento no Porto

E não podíamos deixar de citar a famosa Estação São Bento na Sé do Porto, em Portugal. Inaugurada em 1896, a estação São Bento com certeza é uma das estações de trem mais bonitas da Europa.

Foi construída onde antigamente era um convento, este destruído para dar lugar à obra ferroviária. O hall da estação São Bento é todo adornado com azulejos azuis, um dos símbolos portugueses mais conhecidos no mundo. Seus azulejos cobrem cerca de 550 metros quadrados e contam diversas histórias vividas pelo país, como por exemplo o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, e outras imagens que referenciam o estilo de vida português há 150 anos atrás.

Portanto, se você estiver de visita pela cidade Invicta, não deixe de conhecer a linda estação.

Conheça outros pontos turísticos do Porto.

Estação The Hundertwasser Bahnhorf na Alemanha

A estação de trem Hundertwasser está localizada na cidade de Uelzen, no norte da Alemanha. Sempre esteve entre as mais bonitas estações de trem do mundo, porém, depois da sua reestruturação, em 2000, passou a chamar mais atenção. O arquiteto responsável pela obra foi o austríaco Friedensreich Hundertwasser.

Aproveite para conhecer as cidades da frança mais encantadoras.

Estação Atocha em Madri

Você se maravilha quando vê por fora a estação de trem Atocha de Madri. Além da construção e com o anexo, construído em 1992, a estação é um lugar muito agradável se você tiver que esperar um trem para embarcar ou estiver esperando alguém. Foi construído um jardim tropical com áreas de espera, cafés e restaurantes que deixaram a estação ainda mais bonita.

Conheça as 6 atrações de Madri que você deve visitar.

Estação de Mez na França

Vamos fechar com a estação de trem mais bonita da França, segundo os próprios franceses. Foi feita uma pesquisa no país e eles elegeram a estação de Metz como a mais bonita, deixando a estação Gare du Nord de Paris, em segundo lugar.

A estação está localizada no nordeste da França, uma construção datada de 1908, cujo relógio que exibe na parte frontal, em uma torre de 30 metros, é um dos monumentos históricos da cidade.

Ouigo: quanto custa viajar de trem low cost e destinos pela França.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.