Jardim de Tuileries: conheça um dos mais belos jardins de Paris

Visitar Paris  / 

Paris não é só a Torre Eiffel. A Cidade Luz tem muitos jardins lindos a serem visitados. E um dos mais visitados é o Jardim de Tuileries. Você sabia que ele é um jardim de um Palácio que não existe mais? Venha saber mais sobre esse lindo jardim que não pode estar fora do seu roteiro em Paris.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Informações sobre o Jardim de Tuileries

Endereço: Place de la Concorde, 75001 Paris;

Horário: o horário varia de acordo com o dia do ano, sendo das 7h30 às 19h30 (do último domingo de setembro até o último sábado de março); 7h às 21h (do último domingo de março até o último sábado de setembro) e 7h às 23h (todos os dias de junho, julho e agosto);

Como chegar: de metrô ou ônibus. Veja detalhes mais abaixo;

Preço: gratuito.

História do Jardim de Tuileries

O jardim inicialmente era o jardim do Palais des Tuileries. Esse palácio foi construído por ordem de Catherine de Médicis a partir de 1564. Porém, foi incendiado em 1871 e totalmente destruído em 1883.

Foi construído ao longo de vários anos. Em 1664, Colbert e o Rei Luís XIV ordenaram que o jardim fosse redesenhado pelo famoso jardineiro do rei André Le Nôtre, o mesmo que fez os jardins do Palácio de Versalhes.

O que ver no Jardim de Tuileries

A visita ao Jardim de Tuileries pode ser ligada com sua visita ao Museu do Louvre, afinal eles estão muito perto.

Dica: visite o Museu do Louvre e depois venha descansar (afinal se anda muito no museu) nas cadeiras verdes do Jardim de Tuileries.

Não há nada melhor do que sentar em uma de suas cadeiras verdes perto de um de seus lagos e relaxar, observar as pessoas… Você verá que no verão, ou num dia de sol, essas cadeiras são disputadíssimas!

Além de suas belas flores e do desenho do jardim e de seus lagos, há diversas estátuas espalhadas para serem apreciadas. É um ótimo local para ler um livro, descansar ou observar seus patos e as pessoas passando.

Dentro do Jardim de Tuileries também está localizado o Museu de l’Orangerie, onde estão famosos quadros impressionistas e pós-impressionistas, além das famosas pinturas Nymphéas, de Claude Monet, que ele pintou retratando seu jardim em Giverny (por sinal outro excelente passeio se você estiver em Paris).

O Museu de l’Orangerie é ainda um dos museus imperdíveis em Paris. E no primeiro domingo do mês a entrada é grátis.

O jardim é um excelente lugar para observar o alinhamento perfeito entre Praça da Concórdia, Champs-Elysées, Arco do Triunfo e Arco de la Défense. Do jardim é possível avistar a Torre Eiffel.

O local é palco de diversos eventos na cidade, como a Fête des Tuileries, Marché de Noel e concertos de música.

Para conhecer o melhor que a Cidade Luz tem a oferecer, faça um circuito turístico em um ônibus Hop-On Hop-Off. Reserve no Get Your Guide a partir de 35,10€.

Onde fica

O Jardim de Tuileries está localizado na margem direita do rio Sena, entre o Arco do Triunfo e a Praça da Concórdia.

Como chegar no Jardim de Tuileries

É fácil chegar no jardim através do transporte público de Paris, a estação mais próxima é Tuileries, servida pela linha 1 de metrô. Outras estações próximas são:

  • Concorde: linhas 1, 8 e 12;
  • Pyramides: linhas 7 e 14;
  • Gare Musée d’Orsay: RER C;
  • Assemblée Nationale: linha 12.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento varia de acordo com o ano:

  • Das 7h30 às 19h30: do último domingo de setembro até o último sábado de março;
  • Das 7h às 21h: do último domingo de março até o último sábado de setembro;
  • Das 7h às 23h: todos os dias de junho, julho e agosto.

Curiosidades e dicas

Origem do seu nome

Você sabe da onde vem o nome Tuileries? Esse nome vem das fábricas de “tuilles” (telhado) que estavam localizadas onde hoje é o Jardim de Tuileries.

Voo de balão a gás

Em 1783, ocorreu a primeira ascensão de pessoas num balão a gás. Hoje em dia, é possível ver uma placa alusiva a esse fato dentro do jardim.

visitar o jardim de tuileries

Fête des Tuileries

Durante o verão, de 21 de junho até final de agosto, ocorre a Fête des Tuileries. No Jardim de Tuileries é montado um pequeno parque de diversão para todas as idades. Venha andar na linda roda gigante e ter uma vista diferente de Paris. Se posssível vá na hora do pôr do sol. Será inesquecível!

Para aqueles que gostam de adrenalina, venha experimentar os brinquedos radicais da Fête des Tuileries. Há também brinquedos mais tranquilos para crianças, e os tradicionais de tiro. Claro que não poderia faltar comida! Venha se deliciar com as comidas franceses enquanto se diverte.

Marché de Noel

O Marché de Noel é uma das principais atrações do Natal em Paris. Além de saborear as deliciosas comidas de inverno, você poderá comprar diversos presentes especiais. Isso tudo com uma linda vista para a Champs-Elysées toda iluminada e decorada para o Natal.

Visita guiada gratuita no Jardim de Tuileries

Para quem for visitar Paris de março à dezembro, pode aproveitar e fazer uma visita guiada gratuita pelo jardim. Ela é feita apenas em francês.

Escape game

Nos últimos anos, está sendo organizado um escape game gratuito no Jardim de Tuileries durante o verão. É uma forma divertida de conhecer mais sobre o jardim e se divertir com amigos e familiares.

Apesar de ser gratuito, é bom fazer a reserva pela internet, pois é bem concorrido. Principalmente se você quiser fazer num final de semana. Eu fiz e recomendo!

O que ver por perto do Jardim de Tuileries

O Jardim de Tuileries está localizado no coração da cidade, perto de suas principais atrações de Paris. Próximo ao Jardim de Tuileries você poderá visitar:

  • Champs-Elysées, considerada a mais bela avenida do mundo;
  • Praça da Concórdia, suas belas fontes e seu obelisco;
  • Ponte Alexandre III, mais linda ponte de Paris;
  • Museu do Louvre, o maior museu de Paris.

Dica: lembre-se de fazer o seguro viagem antes da sua viagem à Paris. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.