Paris no Inverno: veja como é conhecer a cidade luz na estação

Visitar Paris  / 

Diferente do Brasil, o inverno em Paris ocorre no final/início do ano, ou seja, quando é verão no Brasil. Além disso, aqui é bem mais frio que o Brasil, o que leva muitas pessoas a pensarem se vale a pena vir à Paris no Inverno. Vale sim! E neste artigo vamos te explicar o porquê.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Paris no Inverno

É a estação mais fria do ano. Além disso, também é a estação mais chuvosa e com os dias mais curtos e cinzas. Pode parecer ruim, mas tudo tem o seu lado bom. É também a estação das iluminações e comidas do Natal, além das deliciosas comidas de inverno, sem contar na possibilidade de poder ver neve. Além disso, as árvores ficam “peladas” o que realça ainda mais as construções.

Veja sugestões de passeios para fazer em Paris.

visitar de dia ou de noite torre eiffel

Fora da época do Natal e Ano Novos, as passagens são mais baratas para Paris. Além disso, costuma ter menos turista e filas menores nas atrações.

Comece a viajar antes mesmo de pegar o avião vendo vídeos de Paris no Youtube.

Quando é o inverno em Paris

O inverno vai de 21 de dezembro até 20 março. No dia 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno, ou seja, o dia mais curto do ano no hemisfério norte.

Durante o inverno os dias são mais curtos, escurecendo antes das 17h e amanhecendo depois das 9h para o mês de dezembro e janeiro. Em fevereiro o dia já começa a ficar um pouco mais longo. Em março, já amanhece por volta das 7h30 e escurece depois das 18h, as flores começam a nascer, você percebe que o inverno está dando um até logo.

Já ouviu falar das catacumbas de Paris?  Saiba mais sobre esse passeio diferente que pode ser feito na cidade luz.

Como é a temperatura de Paris no Inverno

Normalmente a temperatura de Paris no inverno varia entre 3°C e 8°C. Porém é comum chegar a temperaturas de 0°C, e em todos os anos que estive em Paris, pegamos alguns dias com sensação térmica de até -7°C.

Normalmente o mês mais frio é fevereiro, mas o clima anda meio doido. Por exemplo em 2019 tivemos temperaturas de primavera em fevereiro em Paris.

Além disso, não é certo nevar. Às vezes acontece de nevar um pouco. Em 2018 até tivemos bastante neve em Paris em fevereiro, mas isso não é o mais comum.

Aproveite os vinhos franceses para te aquecer.

Se quiser ver mesmo neve o bom é aproveitar e ir para os Alpes. Assim você também pode esquiar!

Venha preparado para o frio. Tenha sempre 2 casacos, luva, cachecol e gorro. Muita gente compra também calça e blusa térmica.

O que fazer em Paris no Inverno

Aproveitar os museus

Apesar do frio na rua, nos museus de Paris há aquecedor. Aproveite para conhecer alguns dos infinitos museus da cidade. Além dos principais museus como o museu do Louvre, museu d’Orsay e Centre Pompidou, Paris possui mais de 200 museus!

Veja também a lista dos museus gratuitos em Paris e aproveite.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Museu do Louvre em Paris

Comer sem culpa

A culinária francesa é deliciosa e no Inverno dá mais vontade ainda de comer. Aproveite o frio para provar a raclette, tartiflette, fondue, vin chaud (vinho quente), chocolate quente,..

Decoração de Natal

Se tiver a oportunidade de vir à Paris em dezembro ou no início de janeiro verá como as luzes de Paris ficam ainda mais lindas. A cidade fica toda decorada e ainda mais iluminada para o Natal em Paris. Ver a iluminação das Champs Elysées e as decorações das vitrines da Galeries Lafayette, é lindo demais!

Além disso é a época dos Mercados de Natal, que além das lindas decorações são ótimas opções para comprar lindos presentes e também comer comidas típicas.

luzes de paris no natal

Patinar no Gelo

Durante o inverno há diversas pistas de Patinação em Paris, principalmente em dezembro em janeiro. Em fevereiro normalmente fazem uma pista de patinação no alto da Torre de Montparnasse.

Paris no inverno: vá as compras

Há muitas lojas em Paris para todos os gostos e bolsos. Aproveite o frio e a “desculpa” de se aquecer para entrar em algumas das diversas lojas espalhadas pela cidade. E se você estiver em Paris em janeiro aproveite os soldes. Praticamente todas as lojas entram em promoção podendo chegar até 80% de desconto!! Então aproveite!!

Passeie pela cidade

Sei que estará mais frio do que você costuma pegar, mas ande! Passeie pela cidade, se agasalhe bem e vá. Pode até revezar um passeio a pé com uma ida a um museu. Mas ande. A cidade é perfeita para ser conhecida a pé, e se se cansar aproveite da excelente rede de transporte público em Paris.

Visitar os pontos turísticos de Paris

Independente da época do ano que você vá a Paris, não tem como não visitar seus principais pontos como:

Veja como comprar ingressos para a Torre Eiffel.

Andar pelas passagens cobertas

Antes do surgimento dos shoppings era principalmente nas passagens cobertas que a alta sociedade ia fazer compras e ia aos teatros. Paris ainda possui algumas dessas lindas passagens cobertas. Aproveite Paris no inverno para ir conhecê-las. As mais famosas são:

  • Galerie Vivienne: 5 rue de la Banque, aberta de 8h30 às 20h30;
  • Passage Verdeau: 6 rue de la Grande Batelière, aberta de 7h30 às 20h30;
  • Passage Jouffroy: 10-12 Boulevard Montmartre, aberta de 7h às 21h30;
  • Passage des Panoramas: 11 Boulevard Montmartre, aberta de 6h às 00h;
  • Passage Choiseu : 40 rue des Petits Champs, aberta de 8h às 20h (exceto aos domingos).

Veja também outras cidades perto de Paris para incluir no seu roteiro.

Ir ao Salão da Agricultura

Se você estiver em Paris no final de fevereiro aproveite para conhecer o Salão da Agricultura que acontece todos os anos no Parc des Expositions na Porte de Versailles. É um ótimo local para ver diferentes tipos de animais. Sério, as vacas, cavalos, galinhas, pombos,… são muito diferentes dos que costumamos ver no Brasil. Além disso, há diversos estandes com comidas típicas. Um dia inteiro lá é difícil de conseguir ver tudo. Vale muito a pena ir!

Veja 10 ruas de Paris que você precisa conhecer.

Le Printemps du Cinéma

Para se despedir do inverno, nos dias 17, 18 e 19 de março ocorre o Printemps du Cinéma. Ou seja, nesses dias, as entradas do cinema custam 4€.

Ir ao Palácio de Versalhes

A visita ao Palácio de Versalhes é aconselhável o ano todo e no inverno normalmente a fila para entrar é menor. Além disso, no primeiro domingo do mês de janeiro, fevereiro e março, o Palácio de Versalhes tem entrada gratuita para todos. Se você não for em algum desses dias, então aproveite e compre logo o seu ingresso.

Confira quanto custam e como comprar ingressos para Versalhes.

Onde ficar

Normalmente, o mais indicado é ficar próximo ao Sena, mas tudo depende do seu gosto e bolso.

Algumas sugestões de hotéis são:

Veja mais sobre os melhores lugares para ficar em Paris.

Outra opção é também reservar pelo Airbnb.

E você, já comprou passagem para Paris? Paris pode e deve ser visitada a qualquer época do ano, seja no inverno, no outono, no verão ou na primavera. Eu digo que existem quatros Paris diferentes, uma em cada época do ano, com cores e energia diferente. Qualquer hora é hora de se visitar Paris.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.