Praias fluviais em Portugal: o que visitar de norte a sul do país

Visitar Portugal  / 

Além do vasto litoral e das belíssimas praias, existem diversas praias fluviais em Portugal que fazem a alegria dos moradores e dos turistas no verão.

Veja a lista das melhores praias fluviais em Portugal.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

O que são praias fluviais

São praias formadas pelas cheias dos rios (podem ser formadas também pelas represas). Durante a época das cheias elas podem inclusive desaparecer, e nas épocas de seca ficam maiores e com uma área de areia mais extensa.

Melhor época do ano para ir às praias fluviais em Portugal

A melhor época do ano para aproveitar as praias fluviais é no verão, pois está calor e se refrescar nas águas transparentes é muito bom! Durante a primavera e no início do outono as pessoas também frequentam as praias fluviais em Portugal.

Descubra as estações do ano em Portugal.

Praias fluviais no norte de Portugal

O norte de Portugal possui diversos locais para descobrir e, entre eles, estão maravilhosas praias fluviais, cercadas de lindas paisagens e com excelentes infra-estruturas para os banhistas.

Praia Fluvial de Estorãos – Ponte de Lima

Ponte de Lima já é naturalmente um local turístico. Mas durante os dias mais quentes passa a ser muito frequentada por causa da sua praia fluvial. No meio da natureza, ela surpreende os banhistas pela beleza ao seu entorno e por suas águas cristalinas.

Depois de se refrescar na praia fluvial de Estorãos, dar um passeio por Ponte de Lima significa fechar o dia com chave de ouro!

Lagos em Portugal: conheça as praias paradisíacas no Algarve.

Praia Fluvial da Valeta – Arcos de Valdevez

Muito procurada pela sua localização (dentro do perímetro urbano), essa é das praias fluviais em Portugal com melhores infra-estruturas para os banhistas. Possui sanitários, bar, área com sombra, área gramada, extensa parte de areia e vigilância.

Ideal para passar a tarde com a família, a praia fluvial da Valeta, banhada pelo rio Vez, apresenta água calma e limpa, controlada regularmente pela autoridade de saúde.

Conheça também o Parque Nacional de Peneda Gerês.

Praia Fluvial do Ermal – Vieira do Minho

Situada a 10 quilômetros da sede do concelho, a praia fluvial do Ermal é o local de escolha dos amantes de esportes aquáticos. Durante os meses de mais calor (principalmente julho e agosto) muitos banhistas se divertem praticando esqui aquático.

Os que não gostam de esportes aquáticos também têm o seu cantinho nessa praia fluvial. Por estar inserida na Barragem do Ermal, ela é excelente para um mergulho, para um picnic e para curtir a paisagem que a cerca.

Minho em Portugal: conheça a região norte do país luso.

Praias fluviais no centro de Portugal

O centro de Portugal é banhado por diversos rios, o que torna uma excelente rede de apoio às praias fluviais em Portugal. Cercadas de natureza, as praias fluviais do centro de Portugal atraem muitos banhistas nos dias de calor.

Praia Fluvial do Alamal – Gavião

Situada às margens do rio Tejo, essa praia fluvial está no meio de um complexo de lazer que tem disponível para os banhistas atividades como rappel, tirolesa, ou passeios de barco e canoa.

praias fluviais em portugal alamal

Saiba quais são os documentos obrigatórios para viajar para a Europa

Receba grátis nosso CHECKLISTcom todos os documentos obrigatórios e outras dicas para viajar para a Europa com toda segurança e conforto.

RECEBER GRÁTIS »

É uma das praias fluviais em Portugal mais queridinhas dos turistas, pois possui uma excelente infraestrutura, vistas deslumbrantes e água cristalina.

Praias de nudismo em Portugal: roteiro para uma experiência naturista.

Praia Fluvial de Loriga – Seia

Para quem busca um ambiente envolto na natureza, para descansar e curtir a calmaria, essa é a melhor opção. Em pleno parque natural da Serra da Estrela (exatamente, a Serra da Estrela não é atração só no inverno), essa praia fluvial é muito bem preservada e conta com uma boa infraestrutura para os banhistas.

Além disso, dispõe também de outras atividades de aventura e caminhadas para desvendar a beleza da Serra da Estrela.

Praia Fluvial do Poço Corga – Castanheira de Pêra

É uma praia fluvial com acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida. Possui uma água de excelente qualidade. Conta com instalações sanitárias bem preparadas para os banhistas, serviços de primeiros socorros, salva-vidas e acesso pedonal. Essas são algumas das vantagens que a praia fluvial do Poço Corga oferece.

Além disso está rodeada de uma belíssima paisagem bucólica que, na primavera fica ainda mais bonita devido às cores das flores.

Praias fluviais no sul de Portugal

O sul de Portugal também tem praias fluviais. Essa região do país é muito conhecida por suas belas praias de água salgada, e por isso muitos esquecem das icônicas praias fluviais de Portugal.

Pego Fundo – Alcoutim

Com águas cristalinas e rasas, é ideal para famílias com crianças. Possui um jardim gramado ao seu redor (ótimo para fazer um pic-nic), árvores que fazem sombras para quem gosta de esconder do sol, e alguns espaços para esportes como redes de vôlei e equipamentos para fazer exercícios físicos.

Açude do Gameiro – Mora

A infraestrutura dessa praia fluvial é o que mais atrai os banhistas. Possui um espaço de camping, espaço para alimentação, espaço de diversão (arvorismo, caminhada, pingue-pongue, internet) e uma grande área de areia para que os banhistas possam passar o dia tranquilos.

Praia Fluvial de Moinhos – Alcochete

Possui um extenso areal e nele três lindos moinhos de vento (agora estão desativados mas são excelentes para tirar belas fotos). Essa praia fluvial é muito boa pois não venta muito e possui a água em temperatura amena.

Para aqueles que são fãs de esportes aquáticos, a praia fluvial de Moinhos é uma excelente pedida. É ideal para a prática de windsurf, kitesurf e paddle surf.

Além dessas praias fluviais em Portugal, existem diversas outras espalhadas pelo país. Aproveite para visitar Portugal e explorar um pouco mais da sua natureza, parques e praias fluviais.

Praias do país: beleza natural

Além das praias fluviais, obviamente indico conhecer as melhores praias de Portugal!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai viajar em breve? Tenha sempre internet no celular

    Viajar com internet é fundamental para acessar o Google Maps, para chamar um Uber, para ver o horário do transporte público ou para tirar qualquer dúvida. Nós recomendamos o chip SIMPREMIUM. Basta encomendar e você recebe em sua casa antes de viajar.

    PEDIR CHIP »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.