A Eslováquia é um país muito pequeno, mas a sua belíssima capital está sempre presente nos roteiros de quem visita o leste europeu. Muitas vezes subestimada pelos viajantes, a cidade tem um charme próprio que faz a visita valer a pena. Se você está organizando o seu planejamento de viagem, é bom saber o que fazer em Bratislava para aproveitar a cidade ao máximo.

Preparamos um guia super completo, desde os pontos turísticos até o que comer na cidade. Vem comigo organizar esse roteiro!

O que fazer em Bratislava?

O que fazer em Bratislava vai depender de quantos dias você vai passar na cidade, pois a capital da Eslováquia tem um roteiro mais enxuto, se comparado a outras capitais do roteiro pelo leste europeu.

Ao caminhar pela cidade, logo perceberá que Bratislava é uma capital com um ar de interior, apesar da sua população ultrapassar os 400 mil habitantes. Ao menos eu, que nasci no interior, tive exatamente essa sensação quando caminhei por ruas, entrei nos cafés e fui mercado da cidade. A minha impressão foi de que todo mundo se conhece de alguma forma.

Muitas pessoas incluem no roteiro apenas 1 dia em Bratislava e optam por conhecer todos (ou quase todos) os pontos turísticos, mas apesar de pequena, aconselho a separar entre 2 a 3 dias para curtir tudo com calma, sem precisar ficar correndo de um lado para o outro e também para apreciar os restaurantes, bares e cafés da cidade.

Para te ajudar com o que fazer em Bratislava, preparei esse mapa com as atrações e dividi as cores por dia (azul para o 1º dia, verde para o 2º dia e vermelho para o 3º dia), para o caso de seguir o meu conselho e fazer um turismo mais slow.

O que fazer em 1 dia em Bratislava?

Tem gente que faz todo o roteiro em um único dia, mas já adianto que vai ser corrido. No entanto, se você tem apenas um dia para curtir Bratislava, recomendo fazer um passeio a pé pela cidade.

A Hlavné Námestie é a praça principal e marca o centro histórico, podendo ser um bom indicador de onde começar o seu tour por Bratislava. A sua arquitetura chama a atenção e a atmosfera é muito boa. Diferente das grandes capitais que sempre têm muitos turistas aglomerados, a Hlavné Námestie é uma exceção. É possível admirá-la tranquilamente.

Aproveite o passeio pelo centro histórico para conhecer outros pontos turísticos, tais como:

Palácio dos Primados

Outra coisa para fazer em Bratislava em 1 dia é conhecer o Palácio dos Primados, que hoje abriga a Prefeitura. Durante a visita, você vai poder ver a coleção de tapeçarias encontradas após a reforma do edifício, os salões mobiliados com móveis que remontam os séculos e a fonte de São Jorge localizada no pátio interno. Além disso, a arquitetura do edifício construído no século XIII é linda e impressiona quaisquer olhos!

Portão de São Miguel

Passeando pelas ruas históricas, com certeza, uma hora ou outra, você vai passar pelo Portão de São Miguel, o ponto zero de Bratislava.

No século XIV foram construídas 4 fortificações para proteger Bratislava de invasões e o Portão de São Miguel foi o único que restou ao longo de tantos séculos. O seu nome se dá pela escultura do arcanjo Miguel localizada no topo da sua torre de 54 metros.

O ponto zero está desenhado no chão do portão e também mostra a distância de Bratislava com várias cidades outras do mundo.

Old Town Hall

Na própria Hlavné Námestie, se encontra a Old Town Hall, a antiga prefeitura da cidade, que hoje tem sede no Palácio dos Primados.

Old Town Hall data o século XII e abriga exposições que se dedicam a contar a história e o desenvolvimento de Bratislava, permitindo que você faça um mergulho na sua linha do tempo, desde os tempos feudais aos dias atuais.

Já o pátio interno, conta com uma programação variada, sobretudo no verão, onde exposições contemporâneas (eu cheguei a ver uma), programas culturais e concertos são recorrentes.

Palácio de Grassalkovich

Que tal visitar a casa do Presidente da Eslováquia? O Palácio de Grassalkovich é uma das atrações para adicionar na lista sobre o que fazer em Bratislava. Infelizmente, você não vai entrar e percorrer todos os corredores, pois ele não é aberto ao público.

A arquitetura do palácio é linda e o parque que o circunda também, sendo permitida a entrada de pessoas. Inclusive, uma das atrações mais visitadas do parque fica exatamente em frente ao portão do palácio: a Fonte da Paz, uma fonte que carrega a escultura de um globo com pombas cravadas, simulando um planeta.

Mercado de Bratislava

Para finalizar o dia, uma voltinha pelo Mercado de Bratislava, mas sendo bem sincera, não crie expectativas. Pessoalmente, achei o mercado bem fraquinho. Ele pode ser interessante apenas para comprar lembrancinhas.

Contudo, no entorno do mercado tem vários bares e restaurantes para você curtir e experimentar a gastronomia eslovaca.

O que fazer em 2 dias em Bratislava?

Vai seguir o meu conselho e ficar um pouco mais para conhecer a cidade? Então, separe o segundo dia para visitar igrejas, palácios e castelos. Vamos começar!

Igreja de Santa Isabel

É mais fácil chegar na igreja de Santa Isabel buscando por Igreja Azul, como ela é conhecida por todos. Contudo, ela já não faz parte do centro histórico, pelo contrário, para chegar nela, vai passar por ruas bem residenciais. Lembro que comecei o meu dia passando por ela, já que estava no meu caminho entre o hostel e o centro histórico (cerca de 15 minutos).

Infelizmente, quando a visitei, as suas portas estavam fechadas e não consegui entrar. Apenas pelo vidro da porta secundária, consegui ver que o seu interior era bastante simples, o que me deixou menos frustrada. Contudo, fiquei admirada com o exterior ao ver a sua arquitetura em estilo Art Noveau Húngaro, que na minha visão, é bem diferente do francês.

Catedral de São Martinho

Como nasci numa cidade com dezenas de igrejas históricas, se tem uma coisa que amo fazer quando viajo é visitá-las. Não pela devoção religiosa, mas sim, pela curiosidade em ver como ela é por dentro e conferir se tem obras de arte, ouro, etc.

E claro, quando estive em Bratislava, fui visitar a Catedral de São Martinho, que data o século XIII e traz uma arquitetura gótica com uma torre enorme. No topo da sua torre de 85 metros (um dos pontos mais altos da cidade), está a réplica de uma coroa e não um crucifixo. Interessante, né?

Por dentro, ela também impressiona com os seus vitrais, o órgão de 4.500 tubos, túmulos de figuras religiosas da cidade, lindas capelas nas laterais e um altar principal maravilhoso todo decorado em estilo barroco.

A Catedral de São Martinho em dias de celebrações litúrgicas e eventos é fechada para turistas.

Castelo de Bratislava

Atravessando a rua da Catedral de São Martinho, você já pode aproveitar para subir até o Castelo de Bratislava, a linda fortificação localizada no alto de uma colina e com uma vista exuberante para a cidade e para o Rio Danúbio. E para visitá-lo, pode reservar umas boas horinhas do seu dia.

Curtir os mirantes é uma das coisas da lista sobre o que fazer em Bratislava
A vista panorâmica do Castelo é linda e você ainda pode admirar a Catedral de São Martinho. Foto: Lívia Tostes

O Castelo de Bratislava data o século X, mas foi incendiado por completo pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Ao longo dos anos, foi reconstruído, mas não há nada de antigo para ver, como móveis, tapeçarias, louças, etc. Por outro lado, há exposições temporárias e fixas que contam a história de reconstrução do castelo.

Mesmo não tendo exposições com objetos antigos, vale a pena visitá-lo para se deslumbrar com a sua arquitetura e, claro, com os lindíssimos jardins e curtir a vista panorâmica para Bratislava. O parlamento eslovaco também está localizado dentro da fortificação. É realmente um lugar que não pode faltar no seu roteiro.

Most SNP

Para finalizar o que fazer em Bratislava em 2 dias, aproveite a descida do Castelo e vá em direção ao Most SNP, cuja sigla significa a Ponte da Insurreição Nacional Eslovaca. Apesar da ponte ter sido construída em 1972, ela recebeu esse nome para homenagear os eslovacos que lutaram contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A principal atração é o UFO Tower, uma torre com 95 metros em formato de Ovni, que conta comum observatório e um restaurante. Preciso dizer que a vista lá de cima é incrível? O campo de visão é de 100 km.

O que fazer em 3 dias em Bratislava?

Finalizando o roteiro e a lista sobre o que fazer em Bratislava, recomendo mais duas atrações para fechar com chave de ouro esse tour.

Slavín

O Slavín é um Memorial de Guerra e um cemitério que abriga quase 7 mil soldados do Exército Vermelho que morreram durante as últimas semanas de combate da Segunda Guerra Mundial.

O monumento conta com um obelisco de 11 metros que ostenta a estátua de Alexander Trizuljak, um soldado soviético, carregando uma bandeira. Já na base do obelisco, há o nome de todas as cidades da Eslováquia que foram libertas pelos soviéticos.

Aproveite a visita na parte da manhã para admirar a belíssima vista panorâmica para Bratislava.

Castelo de Devon

Já na parte da tarde, vale fazer um tour pelo Castelo de Devon, uma das construções mais antigas da Eslováquia, localizada no topo de um desfiladeiro e a cerca de 12 quilômetros de Bratislava.

O Castelo se encontra em ruínas, mas com certeza é uma zona arqueológica bem interessante e vai te permitir viajar no tempo. O Devon remonta o século IX (apesar de já haver resquícios de ocupação mais antiga) e foi um dos principais portos alfandegários dos rios Danúbio e Morava, devido a sua localização na divisa entre eles.

Além disso, costuma ter algumas performances artísticas no local, com artistas vestindo trajes e objetos da época em um teatro para te levar de volta ao passado.

Quantos dias são suficientes em Bratislava?

2 dias são suficientes para conhecer Bratislava.

Como já mencionado, muitas pessoas incluem a cidade apenas como passagem rápida de 1 dia entre o caminho de Budapeste e Viena, Budapeste e Cracóvia ou Budapeste e Praga.

Sinceramente, acho que passar apenas 1 dia na cidade é muito pouco, pois acaba fazendo um turismo muito superficial. Para mim, não faz muito sentido passar por Bratislava só para dizer que conheceu um país a mais, sendo que, na verdade, apenas caminhou rapidamente por lá.

Por isso, a minha sugestão é considerar 2 dias ou, pelo menos, um dia e meio. Agora três dias na cidade é realmente se você quer fazer o seu roteiro de um modo mais calmo, curtindo a atmosfera incrível de Bratislava e aproveitando também a sua gastronomia.

O que não pode deixar de conhecer em Bratislava?

O Castelo de Bratislava, a Catedral de São Martinho e as estátuas de Bratislava são atrações que devem entrar no seu roteiro, independente de quanto tempo vai permanecer na cidade e eu explico os motivos!

O Castelo de Bratislava, além de ser rico em história (ele foi incendiado pelas tropas de Napoleão), tem uma arquitetura maravilhosa, jardins incríveis e uma vista de tirar o fôlego para a cidade.

A Catedral de São Martinho impressiona qualquer pessoa que passe por ela com a sua torre gótica e o seu interior magnífico. Ela é tão grande, que você vai se sentir um hobbit dentro dela.

Já as estátuas de Bratislava tem os seus encantos e são um verdadeiro símbolo para a cidade. É muito divertido caminhar por suas ruas em busca de cada uma delas.

Čumil e outras estátuas

As estátuas de Bratislava são famosas e tem muitas lendas. Na própria Hlavné Námestie você já vai encontrar algumas, mas a estátua Čumil (O Observador) é a mais famosa e visitada, ficando a poucos metros da praça principal.

As estátuas são um símbolo de Bratislava, na Eslováquia
O Observador é a estátua mais visitada e fotografada de Bratislava. Foto: Lívia Tostes

Confira 10 estátuas que você pode conhecer ao caminhar pelas ruas de Bratislava:

  • Čumil: a estátua de um homem trabalhador emergido de uma tampa de esgoto e observando os pedestres;
  • Paparazzi: a estátua de um fotógrafo posicionado na esquina como se estivesse fotografando pessoas em um restaurante;
  • Soldado do exército de Napoleão: a estátua de um militar francês;
  • Hans Christian Andersen: a estátua do escritor dinamarquês que visitou a cidade em 1841;
  • Schöne Náci: a estátua de um morador da cidade e filho de sapateiro que ficou bastante conhecido pelo seu carisma;
  • Pavol Országh Hviezdoslav: a estátua do poeta e dramaturgo eslovaco;
  • A Bruxa: a estátua de uma mulher rodeada de corvos e com cabelos similares ao da medusa;
  • Svatopluk I: a estátua de rei da Grande Morávia, um reino eslovaco do século X;
  • Slovak Post Office: a estátua de duas garotas — uma sentada no skate e outra sentada na caixa de correios — com expressões cansadas;
  • Lion 4: a estátua do animal faminto e em busca da uma presa;

Preparei um mapa com as principais estátuas de Bratislava para facilitar esse tour.

O que fazer a noite em Bratislava?

A noite, recomendo passar pelo Palácio de Grassalkovich que fica lindo com a iluminação noturna. E por falar em iluminação, o centro histórico também fica lindo a noite. Aproveite os restaurantes para experimentar a gastronomia eslovaca, tomar uma cerveja (que é super barata) ou um vinho.

Agora, se você é de balada, pode anotar na sua lista sobre o que fazer em Bratislava, uma ida aos pubs e boates para curtir um showzinho com banda local e djs.

Qual a melhor época para conhecer Bratislava?

Sem dúvida alguma, a melhor época para conhecer Bratislava é durante a primavera e o verão. Por estar no leste, a Eslováquia não tem um verão com temperaturas insuportáveis como acontece com os países mais ao sul do continente, caso da Espanha. Fui em setembro, logo no finalzinho do verão. O dia estava bem agradável e a noite já era preciso um casaquinho.

No outono, o frio está começando e ainda é uma boa época para visitar até o final de outubro. Passando disso, não recomendo, pois o frio é intenso, costuma nevar e ter muita ventania, e o mais chato: escurece muito cedo, fazendo com que você tenha a impressão que o dia não rende.

O que fazer em Bratislava no inverno?

Se vai conhecer Bratislava no inverno, já vá sabendo que vai precisar de um bom casaco e o seu roteiro vai ser mais limitado a conhecer as atrações turísticas fechadas e galerias de artes (tem várias na cidade) e não ficar caminhando por suas ruas.

Mas você pode aproveitar o frio e a neve para ter a experiência de patinar no gelo, esquiar nas montanhas do entorno e aproveitar os tradicionais mercados de Natal.

O que fazer em Bratislava no verão?

O verão é uma excelente estação e você pode fazer todo o roteiro com calma, passando por todas as atrações turísticas de Bratislava. Também pode aproveitar para fazer piquenique nos parques, um passeio de barco pelo Rio Danúbio e ainda curtir os festivais de verão — se der sorte de estar rolando nos dias da sua passagem por lá.

Bratislava no verão (e na primavera) é uma delícia e uma experiência muito mais legal do que no inverno. Garanto!

O que fazer além do óbvio em Bratislava?

Não que fazer o roteiro básico e que fugir do óbvio em Bratislava? Então, vai aí uma nova listinha para incluir no passeio:

  • Torre Kamzík: um teleférico que oferece uma vista linda para Bratislava;
  • Cemitério Ondrejský: pode parecer mórbido visitar um cemitério, mas esse é um o mais antigo da cidade e protegido até por lei patrimonial. Caminhar por lá é bem interessante e tranquilo. Eu, curiosa que sou, aproveitei que o meu hostel era muito pertinho e fui visitá-lo antes da minha partida;
  • Cervejarias: se você é cervejeiro como eu, um tour que vale fazer por Bratislava é pelos bares para conhecer a produção eslovaca. Eles sabem fazer boas (e fortes) cervejas. Inclusive, recomendo fazer uma degustação de cerveja artesanal;
  • Zoo Bratislava: se você gosta de visitar zoológicos ou vai viajar com crianças para a Europa, essa pode ser uma boa ideia;
  • Galerias de Arte: tem muitas galerias de arte em Bratislava e se você gosta desse tipo de passeio, com certeza vai adorar fazer um tour pelas galerias.

Quanto custa viajar para Bratislava?

Viajar para Bratislava custa cerca de R$ 1.684, considerando uma viagem de 3 dias para uma pessoa e desconsiderando o valor da passagem aérea.

Para te dar uma noção de quanto custa, listei alguns preços médios considerando uma viagem de 3 dias para cumprir toda a lista sobre o que fazer em Bratislava.

Item Preço médio
Hospedagem em hotel 3 estrelas 120€ (R$ 650)
Atrações turísticas 50€ (R$ 272)
Alimentação 90€ (R$ 490)
Gastos extras 50€ (R$ 272)
Total 310€ = R$ 1.684

*Cotação realizada no dia 15 de agosto de 2023, com 1€ = R$ 5,44.

Calcular quanto custa viajar para Bratislava acaba sendo relativo, pois depende do seu perfil de viagem. Alguns vão gastar mais e outros menos. O valor indicado é uma média.

O que você precisa ter em mente é que não há voos do Brasil para Bratislava, sendo o aeroporto internacional mais próximo, o de Viena. Portanto, você terá que se deslocar internamente de trem, ônibus ou por alguma companhia aérea low cost da Europa.

Qual o gasto diário em Bratislava?

Você vai gastar uma média de 100€ por dia, considerando a hospedagem, alimentação, atrações turísticas e gastos extras.

De maneira geral, Bratislava é uma das cidades mais baratas da Europa para viajar e o gasto diário não vai ser muito. São muitas as atrações turísticas gratuitas e as que são pagas, têm preços baixos — você vai pagar no máximo 10€, como no Castelo de Bratislava. Ou melhor, você pode adquirir o Bratislava Card por cerca de 21€ e garantir o acesso gratuito ou com descontos em várias atrações e atividades.

Além disso, o deslocamento também não terá muitos gastos (o Bratislava Card inclui o transporte público), visto que é uma cidade para caminhar, não tendo muita necessidade de grandes deslocamentos.

Quantos euros levar para Bratislava?

Considerando o gasto médio diário em Bratislava, você consegue fazer um cálculo de quantos euros precisa levar para curtir a cidade. Se a viagem durar os 3 dias recomendados, você vai gastar em média 300€. Com esse valor, com certeza, você vai comer e beber muito bem e ainda curtir todas as atrações turísticas.

E para levar dinheiro para Europa, recomendo providenciar um cartão de débito internacional para você ter mais segurança e evitar carregar altas quantias de dinheiro durante a sua viagem. O cartão de crédito não vale a pena ser utilizado, por cobrar taxas e IOF altos, fazendo com que a sua viagem extrapole o orçamento inicial.

Além disso, se vai para Bratislava, com certeza vai estender o roteiro para outros países do leste europeu — lembrando que o seu voo do Brasil provavelmente será para Viena. E está aí mais um motivo para contar com um bom cartão de débito internacional, para lidar com o câmbio de diferentes moedas. Para ter uma ideia, cada país vizinho da Eslováquia tem uma moeda diferente:

  • Hungria utiliza o Forint (HUF);
  • Polônia utiliza o Zlot (PLN);
  • Eslováquia e Áustria utilizam o Euro (EUR);
  • República Tcheca utiliza a Coroa Checa (CZK).

Imagina ter que ficar convertendo dinheiro em cada um dos países que viajar? É fácil fazer confusão. Por isso, recomendo solicitar o cartão Wise. Ele é um cartão multimoedas e pré-pago, que funciona como débito internacional, oferece taxas justas e transparentes e faz o câmbio automaticamente para você. Assim como permite sacar dinheiro nos caixas eletrônicos de todos os países.

O que não deixar de comer em Bratislava?

Se tem uma coisa que adoro é experimentar pratos típicos de cada cidade que frequento e com Bratislava não foi diferente. Contudo, é bom ressaltar que a Eslováquia tem muitas referências austríacas e húngaras por conta da sua localização.

Estando por lá, você precisa comer:

  • Bryndzové halušky: o meu predileto e o mais típico de toda a Eslováquia. Ele lembra um nhoque, mas leva um molho de queijo de ovelha meio-azedo e bacon;
  • Kapustnica: sopa de cogumelo com chouriço e, a meu ver, super temperada;
  • Vyprážaný syr: queijo empanado e frito maravilhoso!;
  • Lokša: panqueca de batata que pode ser recheada com doce ou salgado (essa eu não experimentei);
  • Buchty na pare: um tipo de bolinho recheado por dentro nos mais variados sabores. Digamos que ele tem gostinho de casa de vó.

Esses nomes são impronunciáveis, eu sei. Por isso, anota em algum lugar para não esquecer. Contudo, fique tranquilo, pois como a cidade recebe muitos turistas, os restaurantes sempre contam com opções de cardápio em outros idiomas, como o inglês, espanhol, italiano e francês.

Bryndzové halušky é um prato típico eslovaco.
Eu simplesmente amei o Bryndzové halušky e recomendo! Foto: Lívia Tostes

Uma boa ideia é fazer um tour gastronômico por Bratislava em que pode experimentar os pratos marcantes da culinária eslovaca. E para sobremesa, vá fazer uma degustação na Konditorei Kormuth, uma das confeitarias mais antigas e lindas da cidade.

Onde se hospedar em Bratislava?

A sua lista sobre o que fazer em Bratislava está pronta? Então, é hora de escolher onde ficar em Bratislava.

O centro histórico é, sem dúvida, a melhor opção de onde ficar em Bratislava, afinal, ele reúne todas as atrações turísticas (exceto a igreja azul). Além disso, conta com ótimos restaurantes, bares e pubs para você curtir a sua noite.

E não pense que só vai ver turistas no centro histórico. Como a cidade é muito pequena, tudo se concentra nessa região e os próprios moradores também a frequentam, justamente por sua oferta de comércio diurno e noturno.

Qual o melhor transporte para conhecer Bratislava?

Sem dúvida alguma, caminhar por Bratislava é a melhor forma de conhecer a cidade, pois ela é muito pequena e as atrações turísticas são muito próximas umas das outras.

Contudo, se você não for uma pessoa adepta a caminhada, você pode optar pode uma excursão turística de ônibus em um veículo bem característico e charmoso do centro histórico. Também pode optar por fazer um tour em um segway ecológico.

Uma dica é que Bratislava está no meio do caminho entre Budapeste e Viena. Você pode alugar um carro para fazer um bate e volta. Além da comodidade, você ainda pode aproveitar para conhecer outras cidades da Eslováquia.

Como se planejar para visitar Bratislava?

Agora que já sabe tudo o que fazer em Bratislava, vamos planejar o restante da viagem? Separei algumas dicas importantes que devem ser consideradas.

Seguro viagem

O seguro viagem Europa é obrigatório para a Eslováquia, visto que ela faz parte do Espaço Schengen, o acordo de 27 países para manter as suas fronteiras livres para circulação. Além da obrigatoriedade, há também a exigência de ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas e hospitalares.

Para encontrar o plano ideal para a sua viagem e o seu perfil, recomendo fazer uma cotação no Seguros Promo, um comparador de seguro viagem que reúne em um só lugar, diferentes seguradoras e planos, facilitando a sua busca pela melhor proteção.

Chip internacional

Para se manter conectado durante toda a sua viagem pelo leste europeu, recomendo contar com um chip internacional para não ficar dependente de Wi-fi de hotéis e restaurantes. Assim, você poderá utilizar o seu smartphone normalmente, ou seja, poderá acessar aplicativos de mapas, redes sociais, WhatsApp, e-mails, entre outros.

Se deseja uma recomendação, a America Chip oferece bons planos de chip internacional para a Europa, garante uma boa cobertura e ainda envia o chip para a sua casa no Brasil para você já desembarcar no continente com conexão 4G. Vale a pena conferir!

Comprar ingressos antecipadamente

Diferente de muitas capitais europeias, Bratislava tem um turismo mais calma, sem filas enormes para visitar as atrações turísticas, mas ainda assim, aconselho a comprar os seus ingressos antecipadamente, pelo GetYourGuide.

Os tours de passeios pelas ruas de Bratislava, bem como o de degustação de comidas, vinhos e cervejas, podem ser uma excelente alternativa e pelo GetYourGuide, você pode pagar os seus passeios em real e dessa forma economizar com o câmbio do euro.

É isso, escreva a lista sobre o que fazer em Bratislava, aproveite essa linda capital com ar de interior e faça uma boa viagem!