Sófia na Bulgária: tudo para visitar a cidade do Leste Europeu

Viajar pela Europa  / 

Você conhece Sófia, na Bulgária? A capital do país não é tão visitada por brasileiros, mas os turistas que visitam a região se encantam com as estruturas arquitetônicas que remontam um passado rico.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Isso pode ser visto nos museus e nas belíssimas catedrais. Além disso, a gastronomia local e a movimentada vida noturna da metrópole se destacam.

Quer saber tudo sobre Sófia, na Bulgária? Então confira este artigo que preparamos para você!

Onde fica Sófia

A Bulgária fica localizada entre a Grécia, a Turquia e a Romênia.

Sófia, uma das capitais mais antigas da Europa, fica no oeste da Bulgária, no Leste Europeu, na região dos Balcãs, aos pés do Maciço Vitosha.

Confira sua localização exata no mapa.

Como ir e como se locomover em Sófia, na Bulgária

Como ir

A melhor maneira para chegar a Sófia, na Bulgária, é de avião. O aeroporto de Sófia é o mais importante do país e a maioria dos voos internacionais tem pouso nele, com voos diretos e com escalas de outros países europeus.

Não há voos diretos partindo do Brasil. Então, é preciso fazer, no mínimo, uma conexão que poderá ser em Amsterdam, caso o voo seja com a KLM, em Paris, caso o voo seja com a Air France, em Istambul, caso o voo seja com a Turkish Airlines, ou então em Madri, caso o voo seja com a Iberia.

Saindo do Rio de Janeiro, por exemplo, um voo com uma escala tem duração de aproximadamente 16h40min e a passagem de ida e volta custa cerca de R$ 4 mil (simulação feita no site Kayak em setembro de 2019 para uma viagem em novembro de 2019).

Está querendo fazer o orçamento para a sua viagem e busca um bom preço de passagem aérea? Então confira o artigo que escrevemos sobre comprar passagens aéreas na Kayak e saiba tudo sobre a ferramenta que te ajuda a poupar!

Como se locomover

A melhor maneira para se locomover em Sófia, na Bulgária, é de ônibus, que serve a cidade toda. As linhas são bem extensas e cobrem todos os cantos da cidade, e o custo é barato.

Além dos ônibus, o transporte público em Sófia é composto por metrô (relativamente novo, com estações modernas), bonde (linhas rápidas e pontuais) e ônibus elétrico (conectados aos fios elétricos e suas linhas completam a grande rede de ônibus), que também são bons meios de locomoção dentro da cidade.

Mapa de linhas de trem da Europa: principais rotas do Velho Continente.

História de Sófia, na Bulgária

Sófia, na Bulgária, é a terceira capital europeia mais antiga. Ela é habitada desde tempos remotos, com uma história de mais de 7 mil anos.

Onde ficava um antigo assentamento neolítico, em volta de algumas fontes termais, no século VIII a.C., foi fundada uma cidade trácia: Sérdica. Durante o século IV a.C., a cidade foi possessão de Filipe II da Macedônia e de seu filho Alexandre, o Grande.

Em 29, a cidade foi conquistada por Roma. Quando o imperador Diocleciano dividiu a província da Dácia em: Dácia Ripensis, às margens do rio Danúbio, e Dácia Mediterrânea, Sérdica se tornou a capital da Dácia Mediterrânea.

Em 447, a cidade foi destruída pelos hunos e foi reconstruída pelo imperador bizantino Justiniano e renomeada para Triaditsa. A partir do século VI, a cidade renasce como um centro administrativo e econômico importante do Império Bizantino.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Cidade passa a se chamar Sredets e depois Sófia

A cidade era conhecida como Sredets pelos eslavos, nome que ficou depois da invasão dos búlgaros em 809, e passou a se chamar Sófia em 1376. Nome de uma mártir cristã que foi obrigada a presenciar, no início do século II, a tortura e a morte de suas três filhas por ordens do imperador romano Adriano.

Sófia foi conquistada pelo Império Otomano

Em 1382, Sófia foi conquistada pelo Império Otomano, tornando-se a capital da província turca de Rumélia durante mais de quatro séculos, fato que mudou o aspecto de Sófia, transformando-a em uma cidade Oriental com muitas mesquitas, fontes e diversos banhos turcos.

Nas últimas fases do domínio otomano, cresceu a agitação nacionalista, o que concedeu ao território uma determinada autonomia no Império Otomano, mantendo a cidade de Sófia como capital.

Posteriormente, em 1878, foi conquistada pelos russos, durante a Guerra Russo-Turca, na qual os russos intervieram a favor da independência da Bulgária. Depois, passou a ser a capital de uma Bulgária independente.

Segunda Guerra Mundial

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, por causa da aliança da Bulgária com o Terceiro Reich, a cidade foi bombardeada por aviões britânicos e americanos.

Posteriormente, com a mudança do curso da guerra contra o Wehrmacht, o Exército Vermelho soviético entrou na Bulgária e Sófia em 1944, enquanto havia uma mudança de governo, quando a Bulgária passou a se unir aos Aliados, contra sua antiga aliada a Alemanha.

Pós-Segunda Guerra Mundial

Com o final da guerra, foi criada a República Popular da Bulgária de tendências comunistas, com presidente Georgi Dimitrov.

No dia 17 de setembro de 1992, foi declarado o Dia de Sófia, por esta ser a data cristã de Santa Sófia, a Mártir.

Leia também: Mochilão econômico: viajando pelos Bálcãs.

Pontos turísticos de Sófia, na Bulgária

1. Montanha Vitosha

O maciço montanhoso de Vitosha possui altitude de 2.290 metros e é um dos principais símbolos da cidade. O parque oferece ao visitante uma bela natureza, com rio de pedras, zonas verdes (para quem gosta de fazer piquenique ou dar uma caminhada), além de uma área ideal para praticar montanhismo e esqui no inverno e áreas para fazer trilhas.

Endereço: 2346, Sófia
Como chegar: ônibus, linha 67
Horário de funcionamento: aberto 24 horas por dia
Preço: gratuito

2. Teatro Nacional Ivan Vazov

Foi construído em 1907 e marcado pelo estilo neoclássico. Todos os anos, a atração apresenta shows de balé, teatro e ópera, que encantam os visitantes.

Sofia na Bulgária Teatro Nacional Ivan Vazov

O teatro tem mais de mil lugares e está localizado perto da Catedral Alexandre Nevsky e de charmosos bares e cafeterias que podem ser excelentes opções de divertimento no período da visita.

Endereço: Dyakon Ignatiy 5, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 9 minutos de caminhada, partindo do centro de Sófia (Estação Serdika)
Horário de funcionamento: bilheterias abertas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h30 e sábados e domingos, das 11h30 às 19h30
Preço: os preços variam de acordo com a apresentação e o local escolhido para assisti-la, iniciando em 12 BGN. Todos os preços podem ser conferidos no site National Theatre

3. Catedral de Alexandre Nevsky

É uma Catedral ortodoxa e um dos principais símbolos de Sófia devido à sua bela arquitetura e de toda a decoração da fachada em estilo neobizantino, com espaço para 10 mil pessoas.

Ela foi construída no início do século XX e possui uma cúpula no centro com 45 metros de altura, janelas e torres em formato de arco, e seu interior é composto por magníficos vitrais, lustres e murais.

Programe sua visita para de noitinha, quando a catedral está mais bonita ainda, toda iluminada. Não se esqueça de acender uma vela e pedir pela saúde de seus familiares, é tradição.

Endereço: Sveti Aleksandar Nevski, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 13 minutos a pé, a partir do centro de Sófia (Estação Serdika), 1 km de caminhada
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h00 às 19h00
Preço: entrada gratuita

4. Mesquita Banya Bashi

A construção da mesquita foi concluída em 1576, por cima de termas naturais. É a única mesquita de Sófia.

A capital da Bulgária é conhecida por suas fontes de água mineral. E, no lado de fora dessa construção, há nascentes por onde é possível encher a garrafa de água quentinha de graça. Você pode visitá-la se chegar fora dos horários de oração.

Endereço: Knyaginya Maria Luiza 18, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 2 minutos a pé, do centro de Sófia (Estação Serdika), 200 m de caminhada
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h00 às 21h00
Preço: entrada gratuita

5. Mercado Central de Sófia

Vale muito a pena visitar o Mercado Central de Sófia. O local fica em uma edificação de 1909 e nos seus três andares, que se estendem por 3.200 m², você pode entrar em lojas que vendem comidas locais, lembrancinhas e roupas.

Endereço: Knyaginya Maria Luiza 25, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 3 minutos a pé, do centro de Sófia (Estação Serdika), 270 m de caminhada
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h30 às 20h00
Preço: entrada gratuita

6. Museu da Arte Socialista

Museu da Arte Socialista é um espaço grande que valoriza a cultura do período do regime socialista. O local é ideal para quem curte história, pois tem diversas obras de arte da época de Stalin em um acervo com imagens do líder búlgaro Georgi Dimitrov, assim como de Che Guevara, Lênin e também algumas estátuas de relevantes para o socialismo.

Endereço: Lachezar Stanchev 7, 1756 g.k. Iztok, Sófia
Como chegar: 30 minutos do centro de Sófia (Estação Serdika – M2) até (Metrostation G. M. Dimitrov), depois mais 650 m de caminhada
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Preço: inteira: 6 BGN / 3 BGN para estudantes e pensionistas / 2 BGN às quintas-feiras / entrada gratuita para crianças menores de 12 anos, visitantes com deficiência física, estudantes, jornalistas

7. Museu Nacional da História Militar

Com quase 100 anos de história, o Museu Nacional da História Militar de Sófia apresenta um acervo com mais de 1 milhão de artigos relacionados ao militarismo da Europa.

Ali, o visitante encontra armas de fogo, armas brancas, bandeiras, tanques de guerra, mísseis e até pode ver até cenários fictícios de combates importantes na história. Para quem gosta de história, vale a pena a visita!

Endereço: Cherkovna 92, 1505 Oborishte, Sófia
Como chegar: ônibus: 9, 72, 120, 305, 413 / bondes: 20, 23
Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00
Preço: adultos: 8 BGN / militares: 6 BGN / bilhete em família: 10 BGN / estudantes, pensionistas e pessoas com deficiência: 2 BGN / entrada gratuita: crianças até 7 anos estão e para todas as pessoas na última quarta-feira do mês

Sófia, na Bulgária, está entre as cidades da Europa mais baratas para viajar. Confira as outras que estão na lista.

8. Sinagoga de Sófia

A capital da Bulgária tem a maior sinagoga da região dos Balcãs e a terceira maior da Europa. Ela foi criada em 1909 para a população judaica sefardita de Sófia e o czar Ferdinando I da Bulgária estava lá na inauguração.

Mais de mil pessoas podem entrar neste edifício em estilo mourisco Revival, inspirado no antigo templo sefardita em Viena, destruído em 1938, e ver a exposição permanente sobre a história das comunidades judaicas da Bulgária.

Endereço: Exarch Joseph Street 18, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 4 minutos a pé, do centro de Sófia, 350 m de caminhada
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00
Preço: 5 BGN

9. Avenida Vitosha

A Avenida Vitosha é a mais chique do centro de Sófia. Nela estão concentradas todas as boutiques e lojas de moda. Você pode caminhar pela avenida, ir a um café no caminho e lembrar os primeiros anos do renascimento búlgaro.

Endereço: St Nedelya ao Southern Park
Como chegar: 20 minutos a pé, do centro de Sófia, 1,5 km de caminhada
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h00 às 19h00
Ingressos: gratuito

10. Palácio Nacional da Cultura

O Palácio Nacional da Cultura, que abreviado em búlgaro é NDK, é o maior centro do Leste Europeu. É ali que acontecem congressos, conferências, convenções e exposições. Além disso, você também pode aproveitar shows no local.

Endereço: National Culture Palace, Bulevard “Bulgaria”, 1463 Ndk, Sófia
Como chegar: do centro 28 minutos estação (Serdika II) metrô, linha 2 – Vitosha
Horário de funcionamento: os eventos têm datas variadas e devem ser verificados na hora de comprar os ingressos 
Preço: os ingressos têm preços variados. Confira no site oficial do NDK

sofia bulgaria

Sugestão: descubra a histórica cidade em um passeio guiado a pé no centro de Sófia, com guia. A partir de 231,38 BGN, no Get Your Guide.

Mini roteiro de 2 dias em Sófia, na Bulgária

Primeiro dia em Sófia

  • Sinagoga de Sófia;
  • Mesquita Banya Bashi;
  • Mercado Central de Sófia;
  • Catedral de Alexandre Nevsky;
  • Teatro Nacional Ivan Vazov;
  • Avenida Vitosha;
  • Palácio Nacional da Cultura;
  • Museu da Arte Socialista;
  • Museu Nacional da História Militar;
  • Carrusel Club;

Segundo dia em Sófia

  • Montanha Vitosha;
  • Skara Bar.

Sugestão: se você tem mais dias na Bulgária, faça uma excursão ao Mosteiro de Rila e Igreja de Boiana. Confira os dois Patrimônios Mundiais da Unesco em uma excursão de um dia de micro-ônibus saindo de Sófia. Reserve por 59,84 BGN, no Get Your Guide.

Quando ir a Sófia, na Bulgária

A melhor época para visitar a Europa é a de abril a outubro: durante a primavera, verão e começo do outono, lembrando que o verão é bem quente e as passagens e hospedagens estão mais caras por conta das férias europeias.

Então, para economizar e aproveitar o melhor período em Sófia, na Bulgária, opte pelo mês de maio, junho ou outubro.

Confira quando é a baixa temporada na Europa e saiba como economizar.

Quanto custa viajar para Sófia, na Bulgária

Confira os gastos médios que uma pessoa tem, partindo do Brasil, para viajar para Sófia, na Bulgária, por uma semana, sem esbanjar e ficando em um hotel com bom custo-benefício.

Item Preço
Passagem aérea R$ 4.000
Seguro viagem R$ 100
Hospedagem R$ 1.000
Supermercado R$ 200
Alimentação na rua R$ 1.000
Passeios e ingressos R$ 700
Total (médio) R$ 7.000

 

Quanto custa viajar para Europa: tudo o que precisa saber.

Onde se hospedar em Sófia

Confira algumas opções de hospedagens em Sófia, na Bulgária, para diferentes gostos e bolsos.

Observação: inserimos uma opção por segmento, mas na Kayak você consegue visualizar todas as opções e verificar qual delas mais lhe agrade. A simulação foi feita em setembro de 2019 para uma viagem em novembro de 2019.

Hospedagem  Nome Estrelas  Localização  Preço médio da diária
Melhores hotéis Hotel Marinela Sofia 5 Lozenets 155,54 BGN
Hotéis custo-benefício Hotel Vega Sofia 3 Studentski Grad 114,61 BGN
Hotéis mais baratos Park Hotel Amfora 3 Vitosha Boulevard 45,67 BGN
Hostels Elegance Hostel and Guesthouse 2 Centro 18,96 BGN
Outros alojamentos Like Home Guest Rooms Centro 30,16 BGN

Comidas típicas e onde comer em Sófia, na Bulgária

Comidas típicas

  • Shopska: salada sem folhas, com pepino, tomate, cebola roxa, pimentão e bastante salsinha e cebolinha e um queijo branco em cima;
  • Mekitsa: bolinho frito semelhante ao nosso bolinho de chuva, mas sem canela;
  • Rakia: bebida alcoólica, um licor forte;
  • Ayran: iogurte de beber, mas salgado;
  • Tarator: sopa de iogurte bastante popular no verão na Bulgária.

Onde comer

Alguns restaurantes que são bem avaliados no TripAdvisor são:

Veja um roteiro pelo Leste Europeu, passando por 4 cidades.

Dicas locais para visitar Sófia, na Bulgária

1. Em apenas dois dias, você consegue conhecer os principais pontos turísticos de Sófia, na Bulgária;

2. Aproveite para entrar na história, visitando as igrejas e monastérios, ruínas medievais, festivais. Mas não deixe de ir às montanhas e aos parques, ótimos passeios ao ar livre;

3. Ande com um GPS e saiba o roteiro que fará no dia, pois muitos búlgaros não falam inglês para que você possa se informar com facilidade. Confira nossa lista de melhores aplicativos de GPS sem internet.

4. O alfabeto utilizado na Bulgária é o cirílico e as ruas têm os nomes todos nesse alfabeto;

5. Uma sugestão é utilizar o aplicativo Google Lens. Com ele, você aponta a câmera do seu smartphone para o texto e consegue ver uma tradução instantânea sem a necessidade de internet.

6. Não deixe de viajar com um bom seguro viagem. Antes de contratar um seguro viagem, faça uma cotação online para conhecer as várias opções à disposição. Você pode usar o nosso comparador de seguro viagem sem complicações e sem compromissos para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.