Você conhece Sófia, na Bulgária? A capital do país não é tão visitada por brasileiros, mas os turistas que visitam a região se encantam com as estruturas arquitetônicas que remontam um passado rico.
Isso pode ser visto nos museus e nas belíssimas catedrais. Além disso, a gastronomia local e a movimentada vida noturna da metrópole se destacam.
Quer saber tudo sobre Sófia, na Bulgária? Então confira este artigo que preparamos para você!
Índice do artigo
Onde fica Sófia
A Bulgária fica localizada entre a Grécia, a Turquia e a Romênia.
Sófia, uma das capitais mais antigas da Europa, fica no oeste da Bulgária, no Leste Europeu, na região dos Bálcãs, aos pés do Maciço Vitosha.
Confira sua localização exata no mapa.
Como ir e como se locomover em Sófia, na Bulgária
Como ir
A melhor maneira para chegar a Sófia, na Bulgária, é de avião. O aeroporto de Sófia é o mais importante do país e a maioria dos voos internacionais tem pouso nele, com voos diretos e com escalas de outros países europeus.
Não há voos diretos partindo do Brasil. Então, é preciso fazer, no mínimo, uma conexão que poderá ser em Amsterdam, caso o voo seja com a KLM, em Paris, caso o voo seja com a Air France, em Istambul, caso o voo seja com a Turkish Airlines, ou então em Madri, caso o voo seja com a Iberia.
Saindo do Rio de Janeiro, por exemplo, um voo com uma escala tem duração de aproximadamente 16h40min e a passagem de ida e volta custa cerca de R$ 4 mil (simulação feita no site Kayak em setembro de 2019 para uma viagem em novembro de 2019).
Está querendo fazer o orçamento para a sua viagem e busca um bom preço de passagem aérea? Então confira o artigo que escrevemos sobre comprar passagens aéreas na Kayak e saiba tudo sobre a ferramenta que te ajuda a poupar!
Como se locomover
A melhor maneira para se locomover em Sófia, na Bulgária, é de ônibus, que serve a cidade toda. As linhas são bem extensas e cobrem todos os cantos da cidade, e o custo é barato.
Além dos ônibus, o transporte público em Sófia é composto por metrô (relativamente novo, com estações modernas), bonde (linhas rápidas e pontuais) e ônibus elétrico (conectados aos fios elétricos e suas linhas completam a grande rede de ônibus), que também são bons meios de locomoção dentro da cidade.
Mapa de linhas de trem da Europa: principais rotas do Velho Continente.
História de Sófia, na Bulgária
Sófia, na Bulgária, é a terceira capital europeia mais antiga. Ela é habitada desde tempos remotos, com uma história de mais de 7 mil anos.
Onde ficava um antigo assentamento neolítico, em volta de algumas fontes termais, no século VIII a.C., foi fundada uma cidade trácia: Sérdica. Durante o século IV a.C., a cidade foi possessão de Filipe II da Macedônia e de seu filho Alexandre, o Grande.
Em 29, a cidade foi conquistada por Roma. Quando o imperador Diocleciano dividiu a província da Dácia em: Dácia Ripensis, às margens do rio Danúbio, e Dácia Mediterrânea, Sérdica se tornou a capital da Dácia Mediterrânea.
Em 447, a cidade foi destruída pelos hunos e foi reconstruída pelo imperador bizantino Justiniano e renomeada para Triaditsa. A partir do século VI, a cidade renasce como um centro administrativo e econômico importante do Império Bizantino.
Cidade passa a se chamar Sredets e depois Sófia
A cidade era conhecida como Sredets pelos eslavos, nome que ficou depois da invasão dos búlgaros em 809, e passou a se chamar Sófia em 1376. Nome de uma mártir cristã que foi obrigada a presenciar, no início do século II, a tortura e a morte de suas três filhas por ordens do imperador romano Adriano.
Sófia foi conquistada pelo Império Otomano
Em 1382, Sófia foi conquistada pelo Império Otomano, tornando-se a capital da província turca de Rumélia durante mais de quatro séculos, fato que mudou o aspecto de Sófia, transformando-a em uma cidade Oriental com muitas mesquitas, fontes e diversos banhos turcos.
Nas últimas fases do domínio otomano, cresceu a agitação nacionalista, o que concedeu ao território uma determinada autonomia no Império Otomano, mantendo a cidade de Sófia como capital.
Posteriormente, em 1878, foi conquistada pelos russos, durante a Guerra Russo-Turca, na qual os russos intervieram a favor da independência da Bulgária. Depois, passou a ser a capital de uma Bulgária independente.
Segunda Guerra Mundial
No decorrer da Segunda Guerra Mundial, por causa da aliança da Bulgária com o Terceiro Reich, a cidade foi bombardeada por aviões britânicos e americanos.
Posteriormente, com a mudança do curso da guerra contra o Wehrmacht, o Exército Vermelho soviético entrou na Bulgária e Sófia em 1944, enquanto havia uma mudança de governo, quando a Bulgária passou a se unir aos Aliados, contra sua antiga aliada a Alemanha.
Pós-Segunda Guerra Mundial
Com o final da guerra, foi criada a República Popular da Bulgária de tendências comunistas, com presidente Georgi Dimitrov.
No dia 17 de setembro de 1992, foi declarado o Dia de Sófia, por esta ser a data cristã de Santa Sófia, a Mártir.
Leia também: Mochilão econômico: viajando pelos Bálcãs.
Pontos turísticos de Sófia, na Bulgária
1. Montanha Vitosha
O maciço montanhoso de Vitosha possui altitude de 2.290 metros e é um dos principais símbolos da cidade. O parque oferece ao visitante uma bela natureza, com rio de pedras, zonas verdes (para quem gosta de fazer piquenique ou dar uma caminhada), além de uma área ideal para praticar montanhismo e esqui no inverno e áreas para fazer trilhas.
Localização: 2346, Sófia
Como chegar: ônibus, linha 67
Horário: aberto 24 horas por dia
Ingresso: gratuito
2. Teatro Nacional Ivan Vazov
Foi construído em 1907 e marcado pelo estilo neoclássico. Todos os anos, a atração apresenta shows de balé, teatro e ópera, que encantam os visitantes.
O teatro tem mais de mil lugares e está localizado perto da Catedral Alexandre Nevsky e de charmosos bares e cafeterias que podem ser excelentes opções de divertimento no período da visita.
Localização: Dyakon Ignatiy 5, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 9 minutos de caminhada, partindo do centro de Sófia (Estação Serdika)
Horário: bilheterias abertas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h30 e sábados e domingos, das 11h30 às 19h30
Ingresso: os preços variam de acordo com a apresentação e o local escolhido para assisti-la, iniciando em 12 BGN. Todos os preços podem ser conferidos no site National Theatre
3. Catedral de Alexandre Nevsky
É uma Catedral ortodoxa e um dos principais símbolos de Sófia devido à sua bela arquitetura e de toda a decoração da fachada em estilo neobizantino, com espaço para 10 mil pessoas.
Ela foi construída no início do século XX e possui uma cúpula no centro com 45 metros de altura, janelas e torres em formato de arco, e seu interior é composto por magníficos vitrais, lustres e murais.
Programe sua visita para de noitinha, quando a catedral está mais bonita ainda, toda iluminada. Não se esqueça de acender uma vela e pedir pela saúde de seus familiares, é tradição.
Localização: Sveti Aleksandar Nevski, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 13 minutos a pé, a partir do centro de Sófia (Estação Serdika), 1 km de caminhada
Horário: todos os dias, das 7h00 às 19h00
Ingresso: entrada gratuita
4. Mesquita Banya Bashi
A construção da mesquita foi concluída em 1576, por cima de termas naturais. É a única mesquita de Sófia.
A capital da Bulgária é conhecida por suas fontes de água mineral. E, no lado de fora dessa construção, há nascentes por onde é possível encher a garrafa de água quentinha de graça. Você pode visitá-la se chegar fora dos horários de oração.
Localização: Knyaginya Maria Luiza 18, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 2 minutos a pé, do centro de Sófia (Estação Serdika), 200 m de caminhada
Horário: todos os dias, das 6h00 às 21h00
Ingresso: entrada gratuita
5. Mercado Central de Sófia
Vale muito a pena visitar o Mercado Central de Sófia. O local fica em uma edificação de 1909 e nos seus três andares, que se estendem por 3.200 m², você pode entrar em lojas que vendem comidas locais, lembrancinhas e roupas.
Localização: Knyaginya Maria Luiza 25, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 3 minutos a pé, do centro de Sófia (Estação Serdika), 270 m de caminhada
Horário: todos os dias, das 7h30 às 20h00
Ingresso: entrada gratuita
6. Museu da Arte Socialista
Museu da Arte Socialista é um espaço grande que valoriza a cultura do período do regime socialista. O local é ideal para quem curte história, pois tem diversas obras de arte da época de Stalin em um acervo com imagens do líder búlgaro Georgi Dimitrov, assim como de Che Guevara, Lênin e também algumas estátuas de relevantes para o socialismo.
Localização: Lachezar Stanchev 7, 1756 g.k. Iztok, Sófia
Como chegar: 30 minutos do centro de Sófia (Estação Serdika – M2) até (Metrostation G. M. Dimitrov), depois mais 650 m de caminhada
Horário: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingresso: inteira: 6 BGN / 3 BGN para estudantes e pensionistas / 2 BGN às quintas-feiras / entrada gratuita para crianças menores de 12 anos, visitantes com deficiência física, estudantes, jornalistas
7. Museu Nacional da História Militar
Com quase 100 anos de história, o Museu Nacional da História Militar de Sófia apresenta um acervo com mais de 1 milhão de artigos relacionados ao militarismo da Europa.
Ali, o visitante encontra armas de fogo, armas brancas, bandeiras, tanques de guerra, mísseis e até pode ver até cenários fictícios de combates importantes na história. Para quem gosta de história, vale a pena a visita!
Localização: Cherkovna 92, 1505 Oborishte, Sófia
Como chegar: ônibus: 9, 72, 120, 305, 413 / bondes: 20, 23
Horário: de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingresso: adultos: 8 BGN / militares: 6 BGN / bilhete em família: 10 BGN / estudantes, pensionistas e pessoas com deficiência: 2 BGN / entrada gratuita: crianças até 7 anos estão e para todas as pessoas na última quarta-feira do mês
Sófia, na Bulgária, está entre as cidades da Europa mais baratas para viajar. Confira as outras que estão na lista.
8. Sinagoga de Sófia
A capital da Bulgária tem a maior sinagoga da região dos Balcãs e a terceira maior da Europa. Ela foi criada em 1909 para a população judaica sefardita de Sófia e o czar Ferdinando I da Bulgária estava lá na inauguração.
Mais de mil pessoas podem entrar neste edifício em estilo mourisco Revival, inspirado no antigo templo sefardita em Viena, destruído em 1938, e ver a exposição permanente sobre a história das comunidades judaicas da Bulgária.
Localização: Exarch Joseph Street 18, 1000 Sofia Center, Sófia
Como chegar: 4 minutos a pé, do centro de Sófia, 350 m de caminhada
Horário: de segunda a sexta, das 10h00 às 16h00
Ingresso: 5 BGN
9. Avenida Vitosha
A Avenida Vitosha é a mais chique do centro de Sófia. Nela estão concentradas todas as boutiques e lojas de moda. Você pode caminhar pela avenida, ir a um café no caminho e lembrar os primeiros anos do renascimento búlgaro.
Localização: St Nedelya ao Southern Park
Como chegar: 20 minutos a pé, do centro de Sófia, 1,5 km de caminhada
Horário: todos os dias, das 9h00 às 19h00
Ingresso: gratuito
10. Palácio Nacional da Cultura
O Palácio Nacional da Cultura, que abreviado em búlgaro é NDK, é o maior centro do Leste Europeu. É ali que acontecem congressos, conferências, convenções e exposições. Além disso, você também pode aproveitar shows no local.
Localização: National Culture Palace, Bulevard “Bulgaria”, 1463 Ndk, Sófia
Como chegar: do centro 28 minutos estação (Serdika II) metrô, linha 2 – Vitosha
Horário: os eventos têm datas variadas e devem ser verificados na hora de comprar os ingressos
Ingresso: os ingressos têm preços variados. Confira no site oficial do NDK
Sugestão: descubra a histórica cidade em um passeio guiado a pé no centro de Sófia, com guia. A partir de 231,38 BGN, no Get Your Guide.
Mini roteiro de 2 dias em Sófia, na Bulgária
Primeiro dia em Sófia
- Sinagoga de Sófia;
- Mesquita Banya Bashi;
- Mercado Central de Sófia;
- Catedral de Alexandre Nevsky;
- Teatro Nacional Ivan Vazov;
- Avenida Vitosha;
- Palácio Nacional da Cultura;
- Museu da Arte Socialista;
- Museu Nacional da História Militar;
- Carrusel Club;
Segundo dia em Sófia
- Montanha Vitosha;
- Skara Bar.
Sugestão: se você tem mais dias na Bulgária, faça uma excursão ao Mosteiro de Rila e Igreja de Boiana. Confira os dois Patrimônios Mundiais da Unesco em uma excursão de um dia de micro-ônibus saindo de Sófia. Reserve por 59,84 BGN, no Get Your Guide.
Quando ir a Sófia, na Bulgária
A melhor época para visitar a Europa é a de abril a outubro: durante a primavera, verão e começo do outono, lembrando que o verão é bem quente e as passagens e hospedagens estão mais caras por conta das férias europeias.
Então, para economizar e aproveitar o melhor período em Sófia, na Bulgária, opte pelo mês de maio, junho ou outubro.
Confira quando é a baixa temporada na Europa e saiba como economizar.
Quanto custa viajar para Sófia, na Bulgária
Confira os gastos médios que uma pessoa tem, partindo do Brasil, para viajar para Sófia, na Bulgária, por uma semana, sem esbanjar e ficando em um hotel com bom custo-benefício.
Item | Preço |
Passagem aérea | R$ 4.000 |
Seguro viagem | R$ 100 |
Hospedagem | R$ 1.000 |
Supermercado | R$ 200 |
Alimentação na rua | R$ 1.000 |
Passeios e ingressos | R$ 700 |
Total (médio) | R$ 7.000 |
Quanto custa viajar para Europa: tudo o que precisa saber.
Onde se hospedar em Sófia
Confira algumas opções de hospedagens em Sófia, na Bulgária, para diferentes gostos e bolsos.
Observação: inserimos uma opção por segmento, mas no Booking você consegue visualizar todas as opções e verificar qual delas mais lhe agrade. A simulação foi feita em setembro de 2019 para uma viagem em novembro de 2019.
Hospedagem | Nome | Estrelas | Localização | Preço médio da diária |
Melhores hotéis | Hotel Marinela Sofia | 5 | Lozenets | 155,54 BGN |
Hotéis custo-benefício | Hotel Vega Sofia | 3 | Studentski Grad | 114,61 BGN |
Hotéis mais baratos | Park Hotel Amfora | 3 | Vitosha Boulevard | 45,67 BGN |
Hostels | Elegance Hostel and Guesthouse | 2 | Centro | 18,96 BGN |
Outros alojamentos | Like Home Guest Rooms | – | Centro | 30,16 BGN |
Comidas típicas e onde comer em Sófia, na Bulgária
Comidas típicas
- Shopska: salada sem folhas, com pepino, tomate, cebola roxa, pimentão e bastante salsinha e cebolinha e um queijo branco em cima;
- Mekitsa: bolinho frito semelhante ao nosso bolinho de chuva, mas sem canela;
- Rakia: bebida alcoólica, um licor forte;
- Ayran: iogurte de beber, mas salgado;
- Tarator: sopa de iogurte bastante popular no verão na Bulgária.
Onde comer
Alguns restaurantes que são bem avaliados no TripAdvisor são:
Veja um roteiro pelo Leste Europeu, passando por 4 cidades.
Dicas locais para visitar Sófia, na Bulgária
1. Em apenas dois dias, você consegue conhecer os principais pontos turísticos de Sófia, na Bulgária;
2. Aproveite para entrar na história, visitando as igrejas e monastérios, ruínas medievais, festivais. Mas não deixe de ir às montanhas e aos parques, ótimos passeios ao ar livre;
3. Ande com um GPS e saiba o roteiro que fará no dia, pois muitos búlgaros não falam inglês para que você possa se informar com facilidade. Confira nossa lista de melhores aplicativos de GPS sem internet.
4. O alfabeto utilizado na Bulgária é o cirílico e as ruas têm os nomes todos nesse alfabeto;
5. Uma sugestão é utilizar o aplicativo Google Lens. Com ele, você aponta a câmera do seu smartphone para o texto e consegue ver uma tradução instantânea sem a necessidade de internet.
6. Não deixe de viajar com um bom seguro viagem. Antes de contratar um seguro viagem, faça uma cotação online para conhecer as várias opções à disposição. Você pode usar o site Seguros Promo sem complicações e sem compromissos para descobrir qual a proteção mais barata e adequada para sua viagem.