Quem não gosta de viajar? Muitas vezes não conseguimos planejar a viagem na mesma data que nossos amigos e família, e então temos que viajar sozinhos, mas você sabia que isso não é um problema? Veja as vantagens e desvantagens de viajar sozinho, quais os cuidados que devemos ter e onde é melhor para ir.

Como é viajar sozinho

Viajar sozinho é se aventurar por territórios desconhecidos, conhecer pessoas do mundo inteiro, tirar várias selfies, e descobrir que você é capaz de fazer o que você quiser, sem precisar de ninguém. Essa é a sensação que eu tenho todas as vezes que viajo sozinha.

Já começou a preparar a sua viagem? Veja quanto custa viajar para a Europa.

Para quais países é mais fácil viajar sozinho

Para aqueles que falam a sua língua, claro. E para os que você consegue falar a língua deles, ou pelo menos enrolar. Uma das maiores dificuldades para quem viaja sozinho é a comunicação. Por exemplo, se você vai viajar sozinho para a Rússia, e não sabe falar russo, e quer perguntar alguma coisa, vai ser bem mais difícil do que se você estivesse com um amigo.

Na minha opinião esses são os melhores países da Europa para se viajar sozinho:

  • Portugal;
  • Espanha.

Para quais países é mais difícil viajar sozinho

Para os países que têm dificuldade com o inglês (ou as cidadezinhas em países famosos, onde a população não fala outra língua além da língua nativa).

Para países com culturas muito diferentes da nossa. Por exemplo países do oriente médio, onde as mulheres se vestem e se comportam de maneira diferente da nossa. Nesses países temos que ter muito cuidado com o que fazemos, para não ofender a cultura de ninguém.

Países do leste europeu também são um desafio a mais quando viajamos sozinhos, mas para quem gosta de desafios, por que não?

Veja dicas de viagem para Europa e conheça os 5 melhores lugares para viajar na Europa.

Quem deve viajar sozinho?

Quem quiser! Comigo não tem dessa de “ah mas você é mulher”. Só não é muito indicado viajar sozinho as pessoas muito dependentes (na minha opinião né), que não conseguem se virar, que precisam sempre de alguém para resolver um problema.

Mas se você não tem esse perfil, não se preocupe, você vai se dar bem viajando sozinho. Veja dicas de como organizar sua primeira viagem para o exterior.

Cuidados para viajar sozinho

Cuidados para viajar sozinho
Quando viajamos sozinhos temos que ter um cuidado a mais do que quando estamos em grupo.

O que não fazer quando viajar sozinho

Quando viajamos sozinhos, a única coisa que não devemos fazer é ficar com preguiça porque estamos sozinhos! Hahaha

Brincadeiras à parte, temos sempre que dar notícias para amigos e família, dizendo onde estamos e que estamos bem. Garantir que alguém em quem confiamos saiba o nosso roteiro, onde vamos ficar, para o caso de alguma emergência.

Viajar com internet ilimitada no mundo todo?

Nós avaliamos as principais empresas de chip internacional e a nossa favorita é a America Chip. É a única empresa que oferece internet ilimitada e ligações pelo melhor preço. Visite o site e confira.

Ver Planos →

Evitar ruas desertas, principalmente à noite. Nós brasileiros temos a mania de achar que fora do nosso país tudo é muito seguro, mas não é bem assim.

Ter cuidado com os nossos pertences, principalmente nosso passaporte.

Vai fazer um mochilão? Não deixe de ler o nosso artigo sobre Mochilão na Europa.

Vantagens de Viajar Sozinho

  • Conhecer novas pessoas;
  • Se aventurar;
  • Fazer o que você quiser (em grupo sempre temos que ceder para que todos fiquem felizes);
  • Visitar os pontos turísticos que te interessam;
  • Crescimento pessoal.

Desvantagens de Viajar Sozinho

  • Não ter com quem dividir os momentos de felicidade;
  • Ter saudades das pessoas;
  • Vontade de falar com os amigos;
  • Dificuldade de comunicação;
  • Pode ficar mais caro (para quem não gosta de dividir quarto com desconhecidos por exemplo).

Leia sobre os golpes mais comuns em turistas na Europa, e saiba como se prevenir.

Como é viajar sozinha pela Europa sendo mulher

Durante as minha viagens sempre conheci meninas viajando sozinhas, por isso nunca me senti em perigo ou insegura por viajar sozinha.

As pessoas são muito respeitadoras, existem hostels com quartos somente para mulheres e algumas cadeias de hostels somente femininos, por isso, se você não gosta de dividir quarto com homens, essa é uma boa solução.

É claro que temos que ter um pouco mais de cuidado, mas nada de desespero ou exagero. Não vamos deixar de aproveitar a viagem por sermos mulheres. A minha última viagem sozinha foi uma escala no Marrocos, e sinceramente foi menos assustador do que eu esperava.

Pode parecer egoísta da minha parte, mas muitas vezes eu prefiro viajar sozinha do que em grupo. Principalmente se o grupo for muito grande. Afinal, quanto mais gente, mais divergências vão surgir. as pessoas vão querer fazer coisas diferentes, comer em lugares diferentes… uns querem visitar museus e outros preferem igrejas…

Por isso, viajar sozinho pode fazer com que você aproveite ao máximo cada lugar, do jeitinho que você planejou. Vale muito a pena! Não deixe de aproveitar as suas férias ou um feriado porque não tem companhia para viajar!

Não se esqueça também da importância de ter um seguro de viagem para a Europa.

  • Procura ingressos para as melhores atrações da Europa?

    Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

    VER ATRAÇÕES →
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO →
  • Quer ter internet ao chegar na Europa?

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →