Solicitar PB4 online é possível: veja o passo a passo

Dicas e Planejamento  / 

Antes, quem precisasse emitir um certificado PB4 precisava se dirigir a um Núcleo do Ministério da Saúde brasileiro ou enviar uma procuração para alguém ajudar a obter o documento. No entanto, desde novembro de 2019 tornou-se possível solicitar PB4 online, facilitando a vida de quem não mora nas capitais. Boa notícia, não?

Encontre as melhores experiências turísticas na Europa

Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus.

VER ATRAÇÕES»

Saiba agora como funciona todo o processo de solicitar PB4 online, com algumas dicas valiosas, além de informações sobre validade, tempo para a emissão, documentos necessários e se ele substitui o seguro viagem.

Solicitar PB4 online: o que é este documento e como funciona?

O PB4, junto com o IB2, é um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM) criado após um acordo entre os governos do Brasil, Cabo Verde, Portugal e Itália. Na Itália, é válido o IB2; nos demais, o PB4.

O documento funciona na prática como um seguro de saúde gratuito do governo brasileiro, que garante o atendimento nos hospitais públicos desses países, nas mesmas condições que um cidadão local.

Ou seja, se em Portugal a saúde pública é paga, o brasileiro irá desembolsar um valor idêntico ao de um português pelas consultas, exames e outros procedimentos realizados.

Cidadãos brasileiros e seus dependentes, assim como estrangeiros que vivam no Brasil, podem tirar o documento.

Quando chegar em Portugal ou Cabo Verde, é preciso validar o PB4 e ser incluído no sistema de saúde pública local. Ou então apresentar o documento em uma urgência ou emergência de um hospital público, para ser cadastrado no sistema.

Neste artigo, contamos em detalhes o que é o PB4 e como utilizá-lo.

Onde solicitar PB4 online e presencialmente

Como já antecipamos, agora solicitar o PB4 online é possível, no site oficial do Governo Federal. A medida foi implementada diante do alto número de pedidos, para agilizar o processo e torná-lo mais acessível.

site solicitar PB4

Além de poder solicitar PB4 online, o atendimento presencial nos Núcleos estaduais do Ministério da Saúde, continua a ser uma opção.

Eles ficam nas capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal (você pode consultar aqui a lista completa). É preciso realizar agendamento, levar a documentação exigida (que detalhamos a seguir).

Como é feito o pedido do PB4

Ao solicitar o PB4 online ou presencialmente, é preciso entregar a documentação em papel ou digitalizada e aguardar a emissão do seu certificado.

É necessário apostilar a versão impressa do PB4 em cartório – a chamada Apostila de Haia é um selo (carimbo) que valida internacionalmente o documento brasileiro.

Quanto tempo demora?

Vale destacar que solicitar o PB4 online leva em média 2 horas, que é o tempo para preencher todas as informações – você precisa ter, por exemplo, as datas de sua viagem confirmadas.

O prazo para obter o seu certificado é maior que na modalidade presencial, e o documento fica disponível para impressão em cerca de 15 dias corridos.

Já pessoalmente, você recebe em cerca de 3 a 5 dias úteis. Portanto, é muito importante solicitar o PB4 online ou nos Núcleos estaduais com antecedência.

E quem mora no exterior?

Quem já está morando no exterior e deseja pedir o PB4, não se preocupe. Basta procurar o consulado brasileiro no país onde vive e fazer uma procuração, em nome de alguém que possa ir ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde mais próximo e realizar o processo.

Já pensou em alugar uma mala para viajar?

A GetMalas tem a solução ideal para quem busca malas premium sob medida para cada viagem.

ALUGAR MALA »

Conheça aqui alguns sites úteis para brasileiros em Portugal.

Passo a passo para fazer seu PB4 online

Crie seu cadastro no site oficial

1. Entre no site do Governo Federal. Como provavelmente este será o seu primeiro acesso, vá em “Crie sua Conta”, no botão abaixo do campo para preencher o CPF. Serão solicitados os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Telefone celular, para receber o SMS de ativação da conta;
  • E-mail.

Marque a opção “Não sou um robô”, aceite os termos de política de privacidade e aperte Continuar.

cadastro online PB4

2. Na tela seguinte, você poderá validar seus dados e confirmar as informações:

  • Data de nascimento;
  • O primeiro nome da sua mãe;
  • Mês do seu nascimento;

Selecione “Tudo” e depois aperte em “Continuar”.

3. O sistema irá validar seus dados novamente e perguntar qual a melhor opção para o envio do link que habilita seu cadastro. Informe o que você prefere, e-mail ou SMS, e siga em “Continuar”. Deve aparecer a informação de que o link foi enviado com sucesso. Então, acesse o link enviado para validar a inscrição.

4. A conta estará ativa e você poderá inserir o CPF e cadastrar a senha. É recomendável combinar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres para que ela seja mais segura e considerada forte pelo site. Após defini-la, confirme em “Criar Senha”.

Primeiro acesso ao portal

5. Agora que seu cadastro está realizado, é possível acessar o portal pelo link oficial e inserir seu CPF normalmente. Aperte “Próxima” e digite sua senha. Em seguida, aperte “Entrar”.

6. Marque o campo que autoriza o termo de uso e a política de privacidade.

7. Agora sim, o cadastro está completo. Hora de acessar “Obter seu Certificado de Direito à Assistência Médica”.

PB4 online

Segurança em Portugal: dicas práticas para os viajantes.

Para começar a solicitar PB4 online

8. Para solicitar o PB4 online, você precisa ter a data de sua viagem. Aperte “Solicitar” e aguarde a próxima tela, para preencher o formulário com os seguintes dados:

  • Destino da viagem (Cabo Verde, Itália ou Portugal), se você é visitante ou residente (caso já tenha um visto de residente);
  • Informações do passaporte (incluindo uma foto da página principal do documento que deve ser anexada);
  • Dados do solicitante, com data, estado e cidade de nascimento, número do RG (órgão expedidor e estado do Brasil onde foi expedido), estado civil do solicitante e documento de identificação (carteira de identidade ou CNH);
  • Seus contatos, incluindo endereço completo no Brasil ou do exterior, se for residente em outro país;
  • Informe seu número do cartão nacional de saúde (número do SUS) e anexe uma foto do comprovante do cartão nacional de saúde, além de outras informações adicionais que você ache importantes.

Adicionar filhos e cônjuge

9. Caso tenha filhos e cônjuge, você pode incluí-los. Basta informar que possui dependentes e prosseguir para o próximo passo.

10. Um novo formulário será então aberto. Anexe um ou mais dependentes, informando nome completo, grau de parentesco, data de nascimento, número do passaporte e sua data de validade. Anexe uma foto do passaporte e um comprovante do grau de parentesco.

Finalizar e enviar o pedido do PB4

11. Depois de todos esses passos, apenas vá em Prosseguir e uma nova tela vai apresentar o resumo do pedido. Anote o número de protocolo gerado e confira com atenção se todos os dados que você preencheu estão corretos. Marque que está ciente e aperte “Enviar solicitação”.

12. Você irá receber a confirmação de que seus dados foram enviados com sucesso. As informações e o pedido serão analisados e notificações serão enviadas por e-mail, informando do andamento do processo.

Documentos necessários para solicitar PB4 online

  • RG do titular e de seus dependentes, se também forem solicitar o PB4 online;
  • CPF do titular e, se houver, dependentes;
  • Passaporte válido do titular e dependentes;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Se houver dependentes, um comprovante de vínculo (pode ser a certidão de nascimento de filhos menores de 21 anos de idade ou a certidão de casamento);
  • Se for viajar para Cabo Verde e utilizar lá o PB4, é preciso apresentar um comprovante de vínculo com o INSS.

Descubra também os principais documentos para viajar para Europa e planeje-se.

É possível renovar o PB4?

Claro. Quem solicitar o PB4 online receberá um documento válido por 365 dias. Se o passaporte tiver validade menor que este prazo, o seu CDAM (PB4 ou IB2) expira junto e precisará ser renovado.

Você deverá realizar o mesmo procedimento da primeira solicitação.

O PB4 substitui o seguro viagem?

Apenas para entrar na imigração em Portugal ou Cabo Verde. Contudo, sua cobertura não é suficiente quando analisamos os benefícios e assistências de um seguro viagem.

Basta considerar que o PB4 oferece apenas o acesso à saúde em hospitais públicos do país, o que nem sempre é gratuito e pode sair caro a depender da complexidade do caso.

O PB4 não cobre outros gastos, que podem ser muito altos dependendo do tipo de imprevisto. Um deles é o traslado de corpo para o Brasil, que pode ser uma despesa bastante elevada.

Ainda há outros benefícios além das despesas médicas, hospitalares e odontológicas que só o seguro viagem cobre, como:

  • Indenização pelo cancelamento de voo ou de viagem;
  • Extravio de bagagem;
  • Assistência jurídica;
  • Alguns seguros cobrem o envio e hospedagem de um familiar em caso de internação prolongada;
  • Repatriação sanitária;
  • Translado médico;
  • Indenização em caso morte acidental;
  • Indenização por invalidez permanente, total ou parcial.

Dedicamos um artigo completo, falando se o PB4 substitui seguro viagem em Portugal, com mais informações.

Como fazer um seguro viagem para Portugal

Por isso, a nossa recomendação é sempre fazer um seguro viagem para Portugal, ainda que possa levar o seu certificado PB4 para utilizá-lo de forma complementar. Vale a pena solicitar o PB4 online e contratar seguro viagem.

Essa combinação é interessante especialmente se você planejar uma viagem longa de intercâmbio ou se tiver a intenção de morar no país.

Um ponto importante, além dos que apontamos acima, é que o seguro viagem de Portugal também protege você em outros destinos na Europa, e sabemos que muitas pessoas incluem mais países em seu roteiro.

A forma mais rápida, confiável e com melhor custo-benefício é utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Com ele, você realiza uma cotação de preços junto a diversas seguradoras excelentes e tem o processo de compra mais simples que já utilizamos.

Também indicamos o nosso parceiro Seguros Promo, que oferece igualmente uma experiência excelente a quem busca um bom seguro viagem. Aproveite!

E se você gosta de cuidar do seu bem-estar, vai se interessar por este artigo que mapeia os retiros espirituais em Portugal. Confira.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da Mobility que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.