York na Inglaterra: história e dicas sobre os principais passeios

Visitar Inglaterra  / 

Imagine misturar vikings, romanos e ingleses em um só lugar. Impossível? Não para a cidade de York na Inglaterra. Ao longo dos séculos, essa charmosa cidade foi se reinventado sem perder seus traços originais e a sua história singular.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Para quem está planejando sua viagem ao Reino Unido e quer conhecer muito além de Londres, deve incluir York no roteiro. Afinal, a pequena cidade no norte inglês é um acervo histórico ao ar livre. Vamos conferir?

Principais atrações turísticas de York na Inglaterra

A principal atração turística é, sem sombra de dúvidas, a Catedral de York. A igreja é um monumento gigantesco no melhor estico gótico e é herança da era medieval. Sua obra foi iniciada no século XIII e dizem que levou mais de 200 anos para ser concluída.

A Catedral pode ser vista e admirada em seus diversos ângulos de vários pontos da cidade e é impossível se sentir indiferente a ela.

Porém, nem só de catedral vive o turismo da cidade. Apesar de pequena, York possui diversos museus que ajudam a contar a história da cidade aos turistas de todo o mundo.

Stonehenge: visite um dos monumentos mais enigmáticos da Terra.

Walk Tours

Apesar de ser uma cidade rica histórica e culturalmente, não é muito fácil identificar os principais pontos turísticos para quem chega em York pela primeira vez.

Sem perceber, você pode acabar deixando de observar monumentos seculares presentes pelas ruas da cidade.

Por isso, uma boa dica é contratar um serviço de passeio guiado assim que chegar à cidade. Em média, os passeios duram cerca de 3 horas e você passa pelos locais mais significativos da cidade ao mesmo tempo em que a história vai sendo narrada em detalhes. Para garantir o seu ingresso com antecedência, clique aqui.

Museus, jardins e ruínas

Além da Catedral, a cidade possui vários museus históricos. Um deles está localizado no Castelo de York e é aberto ao público.

Os jardins também nos presenteiam com muito verde, áreas para descanso, flores de diversas espécies e, claro, ruínas da era romana.

Cervejaria

Para quem quer algo mais contemporâneo, pode incluir nas visitações uma passada na York Brewey LTD. Essa cervejaria produz cerveja artesanal e permite que visitantes vejam de perto o interior da instalação e como é produzida a cerveja local.

O visitante tem a oportunidade de degustar a cerveja, claro!

Harry Potter inspired

Não podemos falar de York na Inglaterra e não citar aquela que serviu de inspiração para o cenário do “Beco Diagonal”, na saga Harry Potter. A viela em questão é a York Shambles, uma das mais estreitas e antigas da cidade.

Durante muitos anos era conhecida como a rua dos açougues, mas hoje conta com um comércio popular bem interessante. Aqui você terá ótimas opções de souvenirs para quem adora comprar uma lembrancinha por onde passa.

Atualmente podemos dizer que a rua é um ponto de encontro para muitos pottermaníacos que visitam a cidade atrás de referências reais para as cenas dos filmes.

Se você é fã da saga e está em Inglaterra, planeje visitar os estúdios do Harry Potter, em Londres.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Onde se hospedar em York

Existem inúmeras opções de hotéis, hostels ou hospedarias para ficar em York na Inglaterra. Tudo vai depender do tipo de acomodação que você prefere e o quanto está disposto a pagar.

rua de york em inglaterra

O bacana é que a maioria dos prédios são antiquíssimos e contam um pouco da história do local. Uma forma de contextualizar e tornar a experiência mais real e, porque não dizer, especial ao hóspede.

Veja nossas sugestões de hospedagem:

  • The Grand Hotel & Spa: se você quer luxo e conforto, essa é a melhor opção. Um hotel 5 estrelas com spa, nota de 9.3 dos usuários do Booking e excelente localização.
  • Staycity Aparthotels Paragon Street: se você prefere a liberdade de um apartamento, essa é a melhor escolha. Nota 8.9, correspondente a 4 estrelas a 750 metros do centro.
  • Park Inn by Radisson York City Centre: se quer uma estadia mais econômica, sugerimos esse Park Inn. Possui nota 8.4, tem instalações modernas bem no centro da cidade.

Saiba como encontrar hotel barato na Europa.

Quantos dias ficar?

Como falamos de uma cidade pequena, um roteiro de dois dias e duas noites é o bastante para conseguir conhecer bem a parte histórica de York. Além de aproveitar tudo o que a cidade pode oferecer como restaurantes, confeitarias, cafés, casas de chás e, claro, pubs.

E por falar em pub, uma dica bem legal é “The Golden Fleece”, um bar muito bacana que está instalado em um dos prédios mais antigos da cidade. Aqui também fica a hospedagem mais antiga de York, com data de abertura de 1503.

Perto de York, não deixe de conhecer o Peak District National Park no norte de Inglaterra.

York na Inglaterra: a história da cidade

York é uma cidade murada localizada ao norte da Inglaterra, cerca de 300 quilômetros de Londres.

Ela faz parte do condado de Yorkshire (daí surgiu seu nome) e é resguardada pelos rios Ouse e North Yorkshire.

Chegada Romana

Os imperadores romanos foram os primeiros a chegarem a York na Inglaterra. Eles foram os responsáveis por fundar a cidade e construíram um forte militar às margens do rio Ouse.

Inclusive a cidade foi palco da coroação do Imperador Constantino, O Grande. Antes dele, porém, os imperadores Adriano e Sétimo Severo também fizeram de York corte de seus governos.

Da Roma Britânica restou um fascinante sítio arqueológico que pode ser visto nos jardins do Museu de York. Lá se encontram diversas ruínas e demarcações de terra da era romana. O que torna a experiência e visita à cidade ainda mais fascinante.

Influência Viking

No ano de 866, após intensa e sangrenta luta, os vikings conquistaram e dominaram a cidade. Durante o comando e governo viking, York se consagrou como importante porto fluvial por onde passavam grandes volumes de mercadorias.

Por isso, a cidade se consagrou como um forte centro comercial do país. Porém, em 954, Érico – o último governante viking – foi expulso de York e, anos mais tarde, a Inglaterra conseguiu unificar todo o país sob um único governo.

Então, pode esperar que a cidade é um prato cheio para quem ama história. Além disso, York também é visita obrigatória para quem gosta de observar a vida moderna convivendo com traços marcantes de séculos passados.

Que tal conhecer o Carnaval na Inglaterra, o segundo maior do mundo?

Como chegar a York na Inglaterra

A melhor maneira de se chegar à cidade de York na Inglaterra é por trem. A viagem é fascinante.

O percurso saindo de Londres ou de Edimburgo, na Escócia, dura cerca de 2 horas e você ainda pode aproveitar para curtir as belas paisagens pelo caminho.

Saiba tudo sobre os aeroportos na Inglaterra.

Dica bônus

É possível comprar no centro turístico da cidade o York Pass, que permite acesso em mais de 30 atrações turísticas da cidade. Além disso, você terá um mapa turístico da cidade e também contará com diversos vouchers com descontos em muitos estabelecimentos e serviços locais. Garanta o seu York Pass aqui.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cidade de York? Já esteve por lá e quer compartilhar tudo o que achou dessa importante cidade inglesa? Deixa um comentário!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.