O que fazer na Inglaterra: as principais cidades e atrações do país

Visitar Inglaterra  / 

A Terra da Rainha é principalmente conhecida por sua capital, Londres. Cheia de vida, é um dos destinos com mais atrações no mundo. Mas o país é mais do que isso. Liverpool, a cidade dos Beatles, ou Brighton Beach, também possuem seus encantos e merecem a visita. Veja o que fazer na Inglaterra e prepare uma ótima viagem.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

O que fazer na Inglaterra e qual a melhor maneira de chegar ao país?

A principal porta de entrada para a Inglaterra ainda é Londres. Com grandes aeroportos, são vários os voos diretos saindo do Brasil, e companhias de baixo custo operando dentro da Europa.

O Aeroporto de Heathrow (LHR) é o mais importante da capital inglesa, com maior tráfego aéreo na Europa.

É aí que pousam os voos diretos vindos do Brasil operados pela LATAM, British Airways e, a partir de março de 2020, pela Virgin, companhia aérea inglesa. Outras empresas fazem o itinerário com escalas em 1 ou 2 cidades no continente.

O segundo maior aeroporto de Londres é o Gatwick e os dois últimos, Luton e Stansted, são os preferidos das companhias low cost. Já o quinto aeroporto, o London City, é o mais utilizado por voos executivos, ou seja, os mais caros.

Para encontrar a melhor tarifa, faça uma busca em comparadores de viagem como o portal Kayak. Confira os melhores preços, de acordo com as datas possíveis.

Ainda é possível colocar alertas de passagens, para receber sempre a baixa ou o aumento dos preços.

E para locomover-se entre as cidades?

Quando tiver a sua lista de o que fazer na Inglaterra, saiba que dentro do país é fácil se locomover de trem ou ônibus. Veja o comparativo no site Train Line entre as duas opções antes de escolher.

Veja dicas de turismo na Inglaterra e planeje-se.

O que fazer na Inglaterra? Conheça as principais atrações

As grandes cidades inglesas reúnem diversas atrações, principalmente no quesito cultural e histórico. Mas as pequenas também possuem seus atrativos.

Separamos tanto atrações nas cidades como o próprio destino em si.

Confira quais são os mais especiais:

1. London Eye, Londres

Vamos começar com uma das atrações mais conhecidas da Inglaterra: a London Eye, a famosa roda gigante de Londres.

Inaugurada no ano 2000, se tornando um dos ícones emblemáticos da capital da Inglaterra. Conhecida também como Millenium Wheel (Roda do Milênio), ela foi construída ao longo de sete anos. Foi considerada a maior roda-gigante do mundo até 2006, sendo superada em 2008 por uma em Singapura.

Compre o ingresso antecipado para o London Eye com entrada padrão ou prioritária incluindo um guia e a entrada com experiência.

Localização: Lambeth, Londres SE1 7PB
Como chegar: Utilize as linhas Waterloo (linhas Bakerloo, Jubilee, Northern e Waterloo & City)
Horário: todos os dias. Os horários mudam de acordo com o dia e mês do ano. Veja o calendário completo no site oficial
Ingresso:
Inteira: A partir de £27
Dos 3 aos 15 anos: £22
Entrada gratuita para crianças até 3 anos

Ingressos London Eye: veja todas as opções para subir na roda gigante.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

2. Universidade de Oxford, Oxford

Estudar em grandes universidades é o sonho de muitos estudantes. Aproveite sua ida à Inglaterra e visite a Universidade de Oxford.

Na Excursão a Pé pela Cidade e Universidade, com duração de 2 horas, o visitante irá conhecer o centro da cidade, incluindo uma visita à uma das faculdades mais antigas do mundo, a Biblioteca Bodleiana, e ainda conhecer curiosidades sobre histórias ficcionais que se passam por ali, como Harry Potter. O filme sobre o bruxinho inglês teve locações na própria Universidade.

Para ir de Londres, ou de outras cidades no país, para Oxford, confira preços e horários de trem no site da GWR ou da National Rail. A viagem tem duração de cerca de 54 minutos.

Localização: Oxford OX1 2JD, Reino Unido
Como chegar: Trem saindo da Paddington Station
Horário: os tours acontecem às 11h e às 14h
Ingresso: £16,99

3. Brighton, Inglaterra

E quando quiser explorar o que fazer na Inglaterra, tire algumas horas, ou dias, para explorar alguns ótimos destinos do país. Um deles é Brighton, um dos balneários favoritos dos ingleses.

Distante apenas 100 quilômetros ao sul de Londres, o local ainda recebe o Brighton Festival, que acontece todos os anos no mês de maio, entre a primavera e o verão.

Entre as principais atrações da cidade está o Royal Pavilion, um exótico palácio no centro de Brighton. Localizado à beira-mar, o local foi construído para o Rei George IV e mistura referências da Índia e da China. Compre o ingresso para o Royal Pavilion e aproveite para conhecer o local na sua visita à Brighton.

Para ver uma vista da cidade do alto, adquira o bilhete British Airways i360, uma subida de 138 metros de altura a bordo de um teleférico panorâmico de vidro com vistas panorâmicas.

Localização: Brighton, Inglaterra
Como chegar: De trem. A partir de Londres, a viagem mais rápida tem duração de 54 minutos saindo da Victoria Station
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

O que fazer na Inglaterra Brighton

Veja quais são as melhores praias na Inglaterra em nosso artigo.

4. Greenwich, Londres

Parece outra cidade, mas é um bairro de Londres cheio de atrações e, por isso, Greenwich merece estar na sua lista de o que fazer na Inglaterra enquanto você estiver na capital.

O Cruzeiro no Rio Tâmisa de Westminster a Greenwich vai passando por diversos pontos turísticos da cidade. Além disso, do rio ainda é possível ter uma perspectiva diferente e você ainda pode conhecer a região de Greenwich na ida do passeio.

Conheça o Meridiano de Greenwich que é o ponto exato onde começam a ser contadas as longitudes. Visite o Observatório Real, onde passaram grandes astrônomos do mundo.

Dê uma volta pelo Parque de Greenwich, um dos mais belos de Londres. E não deixe de conferir as antiguidades no Greenwich Market.

O percurso do cruzeiro tem duração de 1 hora e custa £13,25 por pessoa. O ticket de ida e volta são comprados separadamente.

Localização: Greenwich, Londres
Como chegar: De barco é a melhor opção. Se preferir ir de ônibus, as linhas 129 e 188 fazem o percurso
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

5. Bath, Inglaterra

Mais uma das pequenas cidades nos arredores de Londres e que valem a visita é Bath, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e que fica a 185 quilômetros de distância da capital. De trem, a viagem leva cerca de 1h30, ou um pouco menos.

A pequena Bath tem diversos atrativos. Um deles são as Termas Romanas, restos preservados de spas religiosos e preservados desde a época dos romanos. A excursão a Stonehenge e Termas Romanas de Bath faz esse passeio saindo de Londres.

Os fãs de Jane Austen, autora de Orgulho e Preconceito, também devem fazer da cidade destino certo na lista de o que fazer na Inglaterra. Ela morou em Bath e o local serviu de inspiração em alguns de seus romances.

Veja um guia de o que fazer em Bath e aproveite mais ainda a cidade.

Localização: Bath, Inglaterra
Como chegar: Saindo de Londres, o trem parte da Paddington Station
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

O que fazer na Inglaterra Bath

Conheça os melhores castelos da Inglaterra.

6. Liverpool, Londres

A cidade dos Beatles merece uma visita de mais de um dia, então prepare-se para pernoitar por, pelo menos, uma noite.

A 346 quilômetros de distância de Londres, Liverpool foi palco dos primeiros shows do quarteto que aconteceu no The Cavern Club, onde os fãs podem tirar uma foto ao lado da estátua de John Lennon.

São vários os atrativos da cidade, incluindo os lugares onde os integrantes viveram e Strawberry Field, o famoso orfanato que inspirou a música de mesmo nome.

A premiada exposição “The Beatles Story“, que conta a história do grupo, também fica em Liverpool.

Mas nem só de Beatles vive o turismo de Liverpool. Lá estão alguns dos principais museus da Grã-Bretanha, como o Slavery e o World.

O Estádio do Liverpool é outro local que leva visitantes de todo o mundo para a cidade inglesa. Faça um tour no Museu e no Estádio e conheça a história do lugar e exposições sobre o time de futebol.

Se só tiver um dia na cidade, adquira o bilhete de 24 horas para o ônibus Hop-On Hop-Off, com paradas estratégicas nos principais pontos turísticos.

Localização: Liverpool, Inglaterra
Como chegar: Saindo de Londres, o trem parte da Euston Station e dura, em média, 2h de viagem
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

7. British Museum, Londres

E para conhecer toda a história do país, o British Museum, ou Museu Britânico, considerado um dos mais importantes do mundo, é parada obrigatória na sua ida à Inglaterra.

Sua coleção vai desde múmias do Egito até obras de arte. Se quiser conhecer em detalhes, a Excursão Guiada Museu Britânico com Entrada Sem Fila de 2 horas custa a partir de £22,43 por pessoa. Ele inclui comentários em inglês, alemão, francês, espanhol, italiano, russo e português, além de um sistema de áudio para grupos com mais de 6 pessoas. A excursão inicia às 10 horas.

Já a Excursão aos Destaques do Museu Britânico tem duração de 2 horas e meia e foi feita especialmente para os adoradores de obras de arte. Um guia historiador profissional faz um tour privado ensinado toda a história por trás das obras expostas no museu. Custa a partir de £193,03 por pessoa. É possível agendar em 2 horários: às 10h ou às 14 horas.

Localização: Great Russell Street Londres WC1B 3DG
Como chegar: Metrôs Holborn, Russel Square, Goodge Street, Tottenham Court Road
Horário: Todos os dias, das 10h às 17h30 e nas sextas das 10h às 20h30
Ingresso: Gratuito

8. Stonehenge, Inglaterra

Um passeio à Stonehenge é cotado como um dos melhores a se fazer na Inglaterra. A misteriosa formação de pedras gigantes é Patrimônio Mundial da Unesco e sua estrutura, além de histórica, é curiosa e cheia de mitos e lendas ao redor.

Conhecido como “hanging stones”, ou pedras suspensas, sua descrição medieval está como “dança dos gigantes”. Monumento pré-histórico e famoso mundialmente, o vale onde as pedras estão data de 3 mil a.C.

Os historiadores contam que as pedras que formam o completo chegaram cerca de 500 anos depois e o local levou 1,5 mil anos até ficar como está hoje.

Não se sabe ao certo as informações sobre sua construção e a origem das pedras. Charles Darwin, por exemplo, dedicou seus últimos anos de vida e pesquisa ao local.

É possível ir ao local saindo de Londres em uma excursão de meio dia a Stonehenge com ingresso incluso. Se for de ônibus ou carro, reserve ingresso para o Stonehenge com horário marcado.

Localização: Salisbury SP4 7DE, Reino Unido
Como chegar: Ônibus a partir da saindo da Victoria Station em Londres. De trem, chegue em Salisbury e use o ônibus turístico da cidade para chegar ao centro de visitação
Horário de funcionamento para o Centro de Visitação de Stonehenge:
Abril a agosto: todos os dias, das 9h às 20h
Setembro a 17 de outubro: todos os dias, das 9h30 às 19h
18 de outubro a 30 de março: todos os dias, das 9h30 às 17h
Última entrada sempre 2 horas antes do encerramento
Ingresso:
Adulto: £21,10
Crianças: £12,70
Idosos e adultos: £19

O que fazer na Inglaterra Stonehenge

Confira nossa lista de pontos turísticos a não perder na Inglaterra.

9. National Gallery, Londres

Não vai faltar o que fazer na Inglaterra, principalmente na capital, Londres. Mais um dos grandes museus londrinos, a National Gallery (Galeria Nacional) é considerada um dos maiores e melhores do mundo.

Com mais de 2.300 quadros em toda a sua coleção, a galeria reúne grandes nomes das artes plásticas mundial. Confira obras de pintores renomados, como Van Gogh, Boticelli, Caravaggio, Michelangelo, Raphael e, claro, Pablo Picasso.

Também tem entrada gratuita. O Get Your Guide oferece uma visita guiada pela National Gallery a partir de £70,08 por pessoa.

Localização: Trafalgar Square, Londres WC2N 5DN
Como chegar: Metrôs Charing Cross, Leicester Square, Westminster, Embankment, Piccadilly Circus
Horário: Todos os dias, 10h às 18h e nas sextas das 10h às 21h
Ingresso: Gratuito

10. Manchester, Inglaterra

Continuando o tour pela Inglaterra, inclua outra cidade do seu passeio: Manchester. Bastante conhecida pelo futebol, o destino é mais do que isso.

Manchester fica a cerca de 335 quilômetros de distância de Londres. Conhecida como um dos locais mais divertidos e animados do país, também conta com bastante entretenimento cultural.

Entre eles está a Manchester Central Library, uma enorme e impressionante biblioteca, uma Catedral em estilo medieval e, claro, o Northern Quarter o bairro “cult” da cidade, com muitos bares, cafés e galerias de arte.

Se for fã de futebol, faça o Tour no Museu e Estádio do Manchester United.

Localização: Manchester, Inglaterra
Como chegar: A viagem tem duração de 2 horas saindo da Euston Station, partido de Londres de trem. De avião, o percurso leva 1 hora
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

11. York, Inglaterra

A apenas 317 quilômetros de distância de Londres, a pequena York tem clima medieval e seu legado viking faz dela uma importante parada no seu planejamento de o que fazer na Inglaterra.

Sua história é uma mistura de vikings, romanos e ingleses em um mesmo lugar. Charmosa, York foi se reinventando ao longo dos anos, mas sem perder o charme de sua história.

Dentre as principais atrações para conhecer a cidade estão a Catedral de York em estilo gótico, lembrança de sua ancestralidade medieval, a cervejaria York Brewery LTD, seus museus, jardins e ruínas.

Para conhecer a cidade, faça o passeio O Melhor de York a pé ou o Cruzeiro Noturno no Rio Ouse.

York também está no imaginário das histórias de bruxaria. Se quiser conhecer, faça o tour guiado por Harry Potter.

Localização: York, Inglaterra
Como chegar: A viagem de trem tem duração de cerca de 2 horas e sai da estação King’s Cross, em Londres
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

12. Cambridge, Inglaterra

Mais uma das cidades inglesas conhecidas por sua grande universidade, Cambridge fica pertinho de Londres, a apenas pouco mais de 92 quilômetros de distância. A “rival” de Oxford possui campus espalhados por toda a cidade.

Faça um tour guiado a pé com um estudante da Universidade e conheça o interior do Trinity College, suas bibliotecas e outros espaços por onde passaram grandes nomes como Isaac Newton e Stephen Hawking.

O passeio de barco em Cambridge também é bastante recomendado.

Se quiser incluir o passeio pela Universidade de Cambridge com o traslado, veja a opção de excursão de 1 dia inteiro a Cambridge, partindo de Londres.

Localização: Cambridge, Inglaterra
Como chegar: A viagem de trem tem duração de cerca de 53 minutos e sai da estação King’s Cross, em Londres
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

13. Abadia de Westminster, Londres

Não deve faltar na sua visita à Inglaterra: a Abadia de Westminster em Londres. Com mais de 700 anos de história, é parada obrigatória para quem quiser conhecer mais a história da Inglaterra e do Reino Unido.

O local ainda guarda o túmulo de grande nomes da história da Inglaterra como rainhas, reis, poetas e cientistas. Entre eles estão Isaac Newton e Charles Darwin, e mais de outras 3 mil pessoas.

Além disso, é neste prédio gótico, do século X, que estão muitas obras de arte valiosas. Considerada patrimônio histórico mundial pela Unesco, é lá onde fica o lendário trono da coroação de grandes reis e rainhas da Inglaterra.

Desde 2019, também é possível visitar as Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha, um espaço medieval. Evite fila para entrar e adquira ingresso antecipado para a Westminster Abbey, com áudio guia, por £21.

Localização: 20 Deans Yd, Westminster
Como chegar: Utilize as linhas estações Westminster (Linhas Jubilee, District e Circle) ou St. Jame’s Park (linhas District ou Circle)
Horário:
Segunda a sexta: 9h30 às 15h30
Às quartas funciona até mais tarde: 18h
Sábados: de Maio a Agosto, das 9h às 15h; de Setembro a Abril, das 9h às 13h
Fecha aos domingos, funcionando apenas para missas
Por ser uma Igreja, pode ter outros horários de funcionamento em eventos especiais. Confira no site oficial
Ingresso:
Inteira: comprando antecipado £21; direto na Abadia £23
Crianças de 6 a 16 anos: £10
Estudantes e pessoas com mais de 60 anos: £20
Para visitar as Galerias do Jubileu de Diamante da Rainha: mais £5

O que fazer na Inglaterra Stratford-upon-Avon

Veja mais opções de ingressos para a Abadia de Westminster em nosso artigo.

14. Stratford-upon-Avon, Inglaterra

E como outras cidades que guardam histórias de grandes nomes mundiais, não poderia faltar Stratford-upon-Avon, a cidade onde nasceu William Shakespeare, ícone inglês do drama e do teatro.

É lá que também está a sede da clássica e prestigiada Royal Shakespeare Company. A cidade gira em torno do grande dramaturgo, incluindo a Casa de Anne Hathaway, local onde nasceu e cresceu sua esposa.

A apenas 150 quilômetros de distância de Londres, dentre as outras atrações de Stratford-upon-Avon estão a casa onde Shakespeare nasceu, que hoje é um museu, e o Royal Shakespeare Theatre, um dos teatros mais famosos do mundo.

É possível adquirir o acesso a 3 ou 5 casas em torno da vida do autor com o ingresso Casas de Nascimento de Shakespeare e Casas da Família. Escolha entre a casa onde ele nasceu, a Fazenda de Mary Arden, sua mãe, e o local onde ficava a casa de sua família.

Se quiser ir e voltar no mesmo dia, veja a Excursão a Oxford, Stratford e Cotswolds, saindo de Londres, com duração de 10 horas.

A cidade também conta com o ônibus turístico Hop-on Hop-off com paradas em pontos turísticos.

Localização: Stratford-upon-Avon
Como chegar: De carro, a viagem tem duração de cerca de 2 horas. De trem, é necessário fazer baldeação. Saia da Marylebone Station, em Londres, até a estação Warwick. De lá, siga viagem até Stratford-upon-Avon
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

15. Birmingham, Inglaterra

A segunda maior cidade do Reino Unido, ficando apenas atrás de Londres, é Birmingham. A apenas 185 quilômetros de distância da capital, é mais um ótimo passeio dentre as atrações de o que fazer na Inglaterra.

Uma sugestão é passar 1 ou 2 noites na cidade e conhecer alguns de seus atrativos como, por exemplo, o Jardim Botânico, sua Biblioteca Nacional, a Catedral de Birmingham e o National Sea Life Centre, o único com um túnel oceânico de 360 ° do Reino Unido.

O local mostra uma enorme variedade de espécies marinhas e é programa bastante recomendado para viagens com crianças. Aproveite e adquira o ingresso para o National Sea Life Centre antecipado.

Localização: Birmingham, Inglaterra
Como chegar: A viagem de trem tem duração de cerca de 1h30 minutos e sai da estação Euston Station, em Londres
Horário: todos os dias, 24 horas
Ingresso: gratuito

Quando visitar a Inglaterra?

A decisão de quando ir à Inglaterra vai depender do seu estilo de viagem. Os meses de maio a setembro tendem ser os melhores para quem quiser evitar o frio.

Como na maior parte da Europa, as estações de primavera, verão e outono possuem temperaturas mais amenas e agradáveis.

Na primavera, entre maio e junho, e no outono, nos meses de setembro e outubro, por serem estações de baixa temporada, o custo é um pouco menor. No verão, a Europa inteira fica mais cara, e não é diferente na Inglaterra.

Os meses mais quentes, julho e agosto, o país como um todo fica mais cheio por serem os meses de férias no continente europeu. E os mais quentes.

Em janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto, outubro e dezembro são considerados os meses mais chuvosos no país.

Gostou? Confira um roteiro de 10 dias pela Inglaterra, passando por algumas dessas atrações.

Dicas sobre o que fazer na Inglaterra para curtir ao máximo

A Libra Esterlina é a moeda utilizada em toda a Inglaterra. Para brasileiros, é uma moeda considerada cara, pois custa mais que o Euro e o Dólar.

Por isso, planeje sua viagem com antecedência, adquirindo as passagens aéreas, e os traslados internos, alguns meses antes. Todas essas informações ajudam para saber quanto custa viajar para Inglaterra.

Passagens aéreas

Confira os valores de passagens aéreas para Londres na área de voos do portal Kayak. Você poderá escolher entre as diversas opções e adquiri-las direto no site das companhias aéreas.

Ingressos para as atrações e tours

Outra dica valiosa é adquirir os ingressos para as atrações antecipadamente. Assim, evita as grandes filas nos principais locais, principalmente se for ao país na época de alta temporada. O ideal é comprar ingressos para as atrações online.

Hospedagem em Inglaterra

Hospedagem é outro fator que pode encarecer a viagem. Pesquise no Booking e compare entre diversos sites de hotelaria.

Levar um seguro viagem à Inglaterra é recomendável

Mesmo não sendo obrigatório para a Inglaterra, um seguro viagem é sempre bastante recomendável. Os preços de tratamento de saúde são muito caros e podem pesar no bolso em caso de emergência.

Sugerimos que você confira os valores no nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo, uma parceria com o portal Seguros Promo, e escolha as melhores opções de seguro para a sua necessidade.

Nossos leitores ainda ganham desconto. Para pagar menos 10% do valor do seu seguro viagem, insira o nosso cupom de desconto EURODICASTURISMO (para ganhar 5% de desconto) na hora do pagamento e pague por boleto bancário (para ganhar mais 5%). Vale tanto para compras no nosso comparador, como diretamente no site do Seguros Promo.

Veja mais dicas de como economizar em Londres, a principal cidade destino da Inglaterra. Boa viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.