Alessandria na Itália: guia turístico pela graciosa cidade

Visitar Itália  / 

Alessandria na Itália (Lissandria em piemontês, Lisòndria em dialeto alessandrino) é uma cidade com cerca de 100.000 habitantes, a capital da província de mesmo nome. É o terceiro município da região por população e o primeiro por área. A cidade está localizada no centro do triângulo Turim-Milão-Gênova, constituindo um importante intercâmbio para as três cidades e para as regiões das quais fazem parte.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Neste artigo te conto tudo para visitar a cidade italiana.

Conheça Alessandria na Itália

Ela sobe na planície de inundação formada pelos rios Tanaro e Bormida, perto de seu ponto de confluência. Graças à sua posição no centro do triângulo de Turim-Gênova-Milão, a cidade é um importante centro rodoviário e ferroviário com uma estação de carga frontal, localizada no sudoeste da estação de passageiros.

É servido pela autoestrada A21 e pela autoestrada A26. É uma cidade caracterizada por longas e largas faixas com múltiplas faixas e praças amplas e arejadas.

Alessandria é agora um grande centro comercial e industrial. Entre as indústrias, as fábricas de Borsalino, as oficinas ferroviárias e mecânicas ocupam o primeiro lugar; as fábricas de canteiros de ferro e fertilizantes; a fiação e tecelagem de algodão, etc. O comércio de produtos agrícolas e especialmente vinhos é muito ativo.

Cidades italianas mais bonitas: conheça o nosso Top 10.

História da cidade de Alessandria na Itália

Nascida na aldeia de Rovereto, a cidade de Alessandria foi inicialmente chamada de “Civitas Nova”. A fundação oficial data de 1168 e ao mesmo tempo também tinha o nome com o qual ainda a conhecemos hoje em homenagem ao papa Alexandre III, que excomungou Federico Barbarossa naquele ano e promoveu ações contra seu Sacro Império Romano.

Em 1174, durante a massiva ofensiva das forças imperiais que levaram à queda das cidades próximas de Susa e Asti, Alessandria foi sitiada pelo exército de Barbarossa. No entanto, as forças armadas de Federico não conseguiram atravessar o fosso ou colapsar a cidade após um longo período de cerco e foram forçadas a fugir em 12 de abril de 1175. Em 1183, após a paz de Constança, no entanto, a cidade caiu sob influência imperial e foi renomeada Cesaréia, para retornar livre em 1198.

Pontos turísticos da Itália: saiba quais são os principais locais a visitar.

Séculos de mudanças

Durante séculos, Alessandria permaneceu na condição política acima mencionada, passando sob a influência de mais de um dos reinos do norte da Itália, ainda mantendo um tipo de independência, que perdeu em 1707 às mãos do príncipe Eugene terminando nas mãos do Savoy de 1713 depois do tratado de Utrecht. No breve período da ascensão napoleônica, Alessandria era uma terra de conquista e foi anexada diretamente à França, mas, após a derrota de Bonaparte, tornou-se parte do Reino da Sardenha.

historia da cidade alessandria na italia

Durante as revoltas revolucionárias do Risorgimento italiano, Alessandria foi um centro de importância vital. Sobretudo por causa de sua posição estratégica, foi de fato o teatro e o protagonista de numerosos episódios de revolta e patriotismo.

Após a unificação da Itália e o nascimento das ferrovias, a cidade se tornou a junção muito importante que ainda é hoje, um ponto de separação entre o resto da península e todo o estado do noroeste. Alessandria também foi tristemente conhecida nos anos 70, porque foi um dos primeiros centros onde o grupo subversivo e sanguinário das Brigadas Vermelhas começou a se reunir e se estabelecer.

Veja como economizar na Itália: dicas para poupar e aproveitar ainda mais a viagem.

O que fazer em Alessandria na Itália

Alessandria é a minha cidade do coração. Foi a cidade que escolhi para morar, mas infelizmente tive que mudar os planos em virtude da falta de emprego. Todavia, é um comune que vale a pena conhecer, pois assim como qualquer lugar na Itália, tem muita história para contar! Aqui estão alguns lugares para conhecer.

o que fazer em alessandria na italia

Cittadella

Construída em forma hexagonal às margens do Rio Tanaro, é um dos mais magníficos monumentos de fortificação do século 18 e um dos poucos ainda existentes e preservados na Europa. Tendo seis frentes de muralhas ligadas por caminhos e túneis, existia uma ponte de pedra sobre o Rio Tanaro que ligava a Cittadella à cidade.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Palácios

Em torno da Piazza Libertà, que marca o coração da cidade, há vários palácios como o Palatium Vetus que foi o centro da vida política e judiciária na época medieval. Foi construído em 1170 logo após a fundação da cidade. Com várias dependências, o palácio era usado naquela época como sede do Capitano del Popolo, órgãos judiciais e prisão.

Desde o início da cidade a aristocracia se reunia no Palazzo Cavigliani. Isso fez surgir nobres residências nas imediações, como o Palazzo Guasco que era a mansão da família do Marquês Ludovico Guasco. Construída em 1723 e posteriormente acrescida de um teatro, tornou-se a mais ilustre residência da cidade e o centro da vida social da época.

O Palazzo Ghilini é o maior prédio de Alessandria . Situado na Piazza Libertà, foi construído no século 18 pelo Marquês Tommaso Ghilini em direção ao Arco do Triunfo. O Arco foi construído em 1768 para homenagear o rei Vittorio Amadeo II quando ele esteve visitando a cidade. Ao redor do Arco surgiu a Piazza Matteotti com vários palácios em estilo “art nouveau”, tendo servido também como uma referência para a construção de outros palácios.

Conheça os mais famosos monumentos da Itália.

Palazzo Cuttica

Numa via secundária perto da praça está o Palazzo Cuttica, que foi construído pelo Marquês Cuttica. Pertencendo à nobreza, dizem que ele se esmerou no projeto tentando superar o palácio construído pelo Marquês Ghilini.

Pallazzo Vescovado

O Pallazzo Vescovado, construído no século 15, é a Diocese da cidade. Em sua história hospedou ilustres personagens, entre eles o Imperador Charles V e os Papas Paulo III e Pio VI.

Igrejas

A cidade tem inúmeras igrejas, seminários e conventos, sendo alguns da época da fundação da cidade como a antiga Catedral, que foi totalmente reconstruída em 1290 devido ao aumento da população. Ao longo dos séculos a Catedral foi modificada diversas vezes, tendo seu campanário em destaque no meio da cidade.

Entre as igrejas da época medieval, a Igreja Santa Maria di Castello é uma das mais antigas. Construída no coração do antigo bairro de Rovereto na época da fundação da cidade, durante sua história serviu como hospital durante as epidemias e como quartel, armazém e prisão durante o primeira guerra mundial.

Segundo contam, na época medieval quando havia surtos de peste era costume construir capelas no cruzamento das ruas. Algumas dessas capelas se expandiram ao longo do tempo, enquanto outras permaneceram em sua forma original, como a Capela Beata Vergine Assunta.

Descubra qual a melhor época para viajar para a Itália.

Museu de Marengo

O Museu de Marengo retrata a vitória de Napoleão sobre os austríacos e a anexação francesa do Piemonte, tendo em exposição mobilias, gravuras e documentos que lembram fatos da batalha. A Rievocazione Storica Battaglia di Marengo de 2013, que foi realizada no Museo di Marengo, incluiu uma série de eventos além da encenação da Batalha de Marengo.

Museo del Capello Borsalino

O mais interessante é o Museo del Capello Borsalino que contém centenas de modelos, tipos e cores de chapéus de diferentes épocas, permitindo uma viagem histórica na moda e costumes. Além desse interessante acervo, o museu reconta a saga de Giuseppe Borsalino que em 1857 criou um modelo de chapéu masculino, tornando-o um acessório que representava status e elegância no melhor estilo italiano.

Com lojas espalhadas em várias cidades do mundo, desde a sua criação até os dias atuais os chapéus Borsalino são usados por muitas celebridades no mundo, como Johnny Deep, Lady Gaga, Brad Pitt, a princesa Kate Middleton e outros. Sua marca inclusive deu nome ao grande clássico do cinema chamado Borsalino, que foi estrelado por Alain Delon e Jean Paul Belmondo interpretando dois gângsters em 1930.
Outros museus

Há outros museus, como as exposições de arte e documentos da história da cidade que fazem parte do acervo do museu que funciona no Palazzo Cuttica. No Antiquarium há exposição do acervo arqueológico e o Museu Etnográfico apresenta uma interessante exposição de móveis e costumes antigos.

Veja comprar ingressos para atrações turísticas online: guia prático.

Teatro delle Scienze

Teatro delle Science  é uma proposta inovadora que permite conhecer a natureza de Alessandria e ouvir seus sons. Pode-se ainda conhecer a origem e evolução da Terra, além de uma exploração do espaço celeste, o ciclo de fases lunares, o movimento dos planetas e constelações em diferentes estações do ano sob a cúpula do planetário e auditório astronômico.

Rally Madonnina dei Centauri

Em 1947 a Beata Vergine della Creta ou Nossa Senhora de Creta foi proclamada padroeira dos motociclistas de todo o mundo, por isso no dia da padroeira é realizado um desfile que vai de Alessandria até Castellazzo Bormida onde está o santuário. Acontece todos os anos, no segundo domingo de julho.

Que tal fazer uma viagem de trem pela Itália? Confira dicas de ouro sobre o meio de transporte

Fazer compras em Alessandria na Itália

Alessandria tem as características típicas do comercial com lojas espalhadas pelas ruas com uma sucessão de grandes marca. Na Corso Roma, há lojas como Sephora, Zara, Benetton, Calzedonia, dentre outras, além de vários cafés e bares.

Próximo à Alessandria tem o Serravalle Designer Outlet Village, um shopping center muito conhecido e frequentado, construído ao longo das linhas de uma antiga vila medieval da Ligúria, que reúne uma ampla clientela ansiosos para comprar produtos de grife a preços com desconto. Você pode ir de carro ou de trem. Escolhendo a segunda opção, demora 20 minutos para chegar até Serravalle Scrivia e ao lado da estação tem um ponto de ônibus. Durante o dia sai um ônibus do próprio outlet.

Não deixe de ler, também, nossas dicas para fazer compras em Milão sem gastar muito.

Onde comer em Alessandria na Itália

Restaurante é o que não falta em Alessandria. Desde trattoria, osteria, fast-food, você encontra muitos restaurantes e cafés espalhados pela cidade.

Descubra quais são as 10 comidas típicas da Itália.

onde comer em alessandria na italia

Eu indico dois dos meus lugares preferidos: Caffè degli Artisti, na Via Vochieri, 11 e o Pizzò, na Via Milano, 9. No Caffè o pessoal é muito educado e simpático, a comida é boa, cardápio variado de comida e bebida. O Pizzò é o meu lugarzinho semanal. Pizzaria de uma família de albaneses, super simpáticos. Acabaram virando amigos. Atualmente eles oferecem café da manhã, almoço e jantar. Com certeza é um lugar simples e com comida boa e bem barata. Eles também oferecem chopp Heineken bem geladinho, além de vinho, água, cerveja, refrigerante…

Apesar de ser capital da província, Alessandria tem um ar de interior. É completamente diferente de Milão ou Roma, por exemplo. Se quiser fazer um passeio mais tranquilo, com certeza Alessandria e seus arredores devem entrar no seu itinerário! A presto!

Onde se hospedar em Alessandria na Itália

Confira dicas de onde se hospedar em Alessandria na Itália:

onde se hospedar em alessandria na italia

Albergo ristorante Da Tunon – hotel 2 estrelas com diárias a partir de 70€;
Hotel Europa – hotel 3 estrelas com diárias a partir de 80€;
Alli Due Buoi Rossi – hotel 4 estrelas com diárias a partir de 71€;
Suitte Plazza Liberta – apartamento 5 estrelas com diárias a partir de 59€.

Ficou interessado para conhecer Alessandria na Itália? Espero que sim!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Aline é ítalo-brasileira, advogada e decidiu trocar a vida no Brasil para recomeçar na Itália. Adora viajar, conhecer pessoas, jogar vídeo-game e comer um churrasco. Gosta de arriscar e de novas experiências.