Descubra qual a melhor época para viajar para a Itália

Visitar Itália  / 

Saber as condições climáticas para viajar é um dos primeiros passos para escolher a data da viagem. É necessário levar em conta a estação do ano, se chove ou se o tempo é seco. Esta é uma ótima maneira de se preparar tanto física ( como preparação de mala) quanto psicologicamente. Portanto, este artigo te ajudará a descobrir qual é a melhor época para viajar para Itália.

Melhor época para viajar para Itália

Clima na Itália

A Itália está localizada na porção sul do continente europeu e o clima varia conforme a época do ano e a região. Por ser uma península extensa, cercada à oeste e ao sul pelo mar Mediterrâneo, à leste pelo Adriático e ao norte rodeada pelos Alpes, o clima na Itália é muito variável.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Aqui temos desde o clima mediterrâneo e quente no sul, ao clima temperado, frio e úmido, no norte da Itália.

Estações do ano na Itália

As estações do ano na Itália, por estar no hemisfério norte, são o contrário das estações do ano no Brasil. Ou seja, quando é inverno na Itália é verão no Brasil.

Saber as estações do anos é importante para saber qual é a melhor época para viajar para a Itália. Veja também como são as estações do ano na Europa.

Primavera na Itália

Como é a primavera na Itália

A primavera na Itália é ensolarada e as temperaturas são dia após dia maiores. É a estação em que as plantas voltam a brotar, e as cidades estão verdes e os jardins começando a florir. Os dias já não são tão curtos quanto no inverno.

Pessoas voltam às ruas

É a estação do ano em que as pessoas voltam a frequentar os parques e guardam os casacos e cachecóis. As temperaturas são normalmente amenas, o que é um convite para os passeios pelas cidades.

A primavera por aqui começa no dia 21 de março e vai até o dia 20 de junho, quando chega o verão.
Para muitos, a primavera é a melhor época para ir a Itália.

Verão na Itália

Como é o verão na Itália

O verão aqui na Itália começa no dia 21 de junho e termina no dia 20 de setembro. É a estação mais esperada pelos italianos (e europeus). Os dias são longos, anoitece perto das 22 horas e faz muito calor. Muito calor mesmo, em torno de 32 a 36º C.

Calor Intenso

Dependendo do horário, é quase impossível andar na rua.

Os italianos aguardam ansiosamente o verão por causa do “Ferragosto“, que são as férias de agosto. É quando todo italiano foge das cidades e vai para o mar (ou para as montanhas). Nas grandes cidades, durante o mês de agosto, tudo fica parado e vazio e muitos comércios e restaurantes fecham para férias.

Outono na Itália

Como é o outono na Itália

O outono na Itália começa no dia 21 de setembro e vai até o dia 20 de dezembro. É a estação do ano que marca o fim das férias escolares (início do ano letivo) e portanto é a época da volta à rotina dos italianos.

Céu menos ensolarado

Os dias vão ficando a cada dia mais curtos e as temperaturas também vão, gradualmente, caindo. Os meses de setembro e outubro ainda tem temperaturas amenas e agradáveis.

Em novembro o frio já se faz presente e é a hora de tirar os casacos do armário. Junto com o frio, normalmente temos dias de chuva.

Inverno na Itália

Como é o inverno na Itália

São os meses mais frios do ano. O inverno na Itália começa no dia 21 de dezembro e termina em 20 de março . O inverno por aqui é caracterizado por dias bem curtos, com anoitecer às 17 horas.

Os dias são curtos e frios. Dependendo da região, além do frio temos neve e chuva. É a época do ano em que os italianos costumam ficar em lugares fechados, curtindo o calorzinho da calefação.

Dos meses de inverno na Itália, dezembro é encantador. As cidades recebem as iluminações e decorações de Natal. Além disso, é a época dos mercadinhos de natal e das pistas de patinação no gelo. Diversão garantida para todo mundo.

Visitar a Itália no inverno

Em virtude do inverno ser considerado baixa temporada aqui na Itália (exceto o período de Natal e Réveillon), existe uma grande oferta de vôos e pacotes de viagens com preços melhores.

E se você pretende poupar na viagem e aproveitar váras atrações sem gastar muito, o Inverno pode ser a melhor época para viajar para a Itália.

Já demos algumas dicas de como comprar comprar passagem para Itália.

Destino muito procurado

Muita gente quer saber como é visitar a Itália no inverno. Apesar do frio mais intenso do norte, os meses de inverno não impossibilitam uma viagem para a Itália.

Só é preciso vir preparado para o frio para aproveitar da gastronomia e os bons vinhos produzidos aqui no País da bota.

Clima nos principais destinos na Itália

Os destinos italianos de maior procura pelos viajantes são Roma, Florença e Veneza. As três cidades são repletas de atrações turísticas e passeios, podendo ser bem aproveitadas em qualquer estação do ano.

Clima e temperatura em Roma

Como é o clima em Roma

A capital da Itália é a cidade italiana que mais recebe turistas. Além das ruínas do Coliseu e o Fórum Romano, Roma tem milhares de atrações. O Vaticano também está localizado na capital italiana.

O clima em Roma é mais mediterrâneo que continental. Os meses de verão são muito quentes, com temperaturas bem próximas a 40°C. Já o inverno não é tão frio quanto o norte, com uma média de 9°C.

As melhores épocas para visitar Roma são primavera e o outono, quando as temperaturas estão amenas e é bastante agradável caminhar pelas ruas da cidade eterna.

Também já compartilhamos várias dicas sobre o que fazer em Roma.

Clima e temperatura em Florença

Como é o clima em Florença

Florença é a capital da Toscana e habita o sonho de muitos viajantes. A Toscana possui o clima bastante semelhante ao de Roma.

O verão em Florença é bem quente, com temperaturas em média de 32°C. Já o inverno pode ser bastante rigoroso, com temperaturas entre 3°C e 12°C.

Florença é uma cidade belíssima, com muitos passeios para se fazer a pé. Assim como Roma, as melhores épocas para visitar são a primavera e o outono, quando as temperaturas estão mais amenas.

Clima e temperatura em Veneza

Como é o clima em Veneza

Com um clima muito variado e temperaturas diferentes durante o ano todo, a bela Veneza tem um clima úmido.
As temperaturas na primavera, verão e outono são amenas e agradáveis. No verão, as temperaturas podem ultrapassar os 30°C. É a época em que a cidade tem mais movimento turístico.

No inverno varia entre 11 e -1°C. Por ser muito frio, é comum ver nevoeiros e geadas que podem até congelar os rios, dificultando o caminho para as gôndolas e barcos ( o que é bem complicado, pois é praticamente o único meio de transporte na cidade).

O preço das passagens para a Itália variam conforme a estação do ano?

Sim! Os preços das passagens para a Itália variam conforme a estação e a época do ano. E o preço da passagem pode ser um fator determinante para escolher qual a melhor época para viajar para a Itália.

Você pode ver outras dicas de como comprar passagem aérea barata.

Preço das passagens para Itália no verão

O verão aqui na Itália (entre junho a agosto) é a época da alta temporada para turismo. Isso porque é a época das férias escolares e trabalhistas em todo o mundo e também por causa do calor.

Ou seja, as pessoas costumam programar suas viagens para essa época do ano. Por ser alta temporada os preços das passagens costumam subir bastante, sendo bem difícil encontrar uma passagem de ida e volta do Brasil para a Itália por menos de 4 mil reais.

Preço das passagens para Itália no inverno

Com exceção do período que vai do natal à meados de janeiro, o inverno é a baixa temporada aqui na Itália.

Ao contrário do verão, no inverno o preço das passagens tendem a cair e é possível encontrar passagens de ida e volta do Brasil para a Itália por valores bastante em conta.

Afinal, qual é a melhor época para viajar para a Itália?

Verão é a melhor época para viajar para a Itália

Bem, essa resposta depende de muitos fatores.

Se clima e temperatura forem importantes para você, a melhor época para viajar para a Itália é na primavera e no outono. As temperaturas são amenas, o que faz com que os passeios a pé sejam mais agradáveis. E você também foge da alta temporada, com seus preços exorbitantes e lugares lotados.

Se você quiser viajar mas ainda sim economizar, a época mais barata e que as cidades se encontram mais vazias o inverno é a melhor opção. Mas tem que gostar do frio!

Ah, aproveita para decorar estas expressões em italiano para viagens. Serão muito úteis.

A Itália é um país belíssimo e rico em atrações para todos os tipos de viajantes em qualquer época do ano. Se clima e temperatura não forem fatores tão decisivos para você, a melhor época para viajar para a Itália é o ano inteiro. 🙂

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.