Caen: conheça a capital cultural e intelectual da Normandia

Visitar França  / 

Caen é considerada capital cultural e intelectual da Normandia. Localizada ao norte da França, foi palco de importantes eventos históricos. Além disso, é conhecida pela produção de Calvados e Cidra. Venha conhecer mais sobre Caen e inclua-a na sua próxima viagem a França.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Conhecida também como a “cidade dos 100 sinos” devido à grande quantidade de igrejas presentes, Caen foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido reconstruída após a guerra.

Porém, uma parte da cidade ainda mantém monumentos originais de séculos atrás, muitos construídos na época de seu mais ilustre morador: Guilherme, o Conquistador.

Conheça outras lindas cidades francesas para incluir no seu roteiro.

Quanto tempo ficar em Caen

Em um dia dá para se conhecer os principais pontos de Caen. Porém, sugiro ficar pelo menos dois dias na cidade para poder conhecer melhor suas atrações, culinária e visitar o Mémorial de Caen (museu imperdível dedicado à Segunda Guerra Mundial).

Se você tiver mais tempo, pode combinar a visita a Caen a uma visita pela Rota da Cidra (ver os produtores, assim como o processo de fabricação da Cidra e do Calvado), assim como uma visita às praias do desembarque e outras cidades da região, como o Mont Saint-Michel e Honfleur.

O Get Your Guide oferece um passeio de 5h30 pelas praias do desembarque saindo do Memorial de Caen.

Como ir à Caen

Você pode chegar à cidade da Normandia de carro, ônibus, trem ou avião.

Veja mais sobre os aeroportos da França e também onde comprar passagem de trem para a Europa.

O mais comum é fazer a visita à cidade durante uma viagem de carro pela Normandia. Ou então fazer um bate-volta para Caen, saindo de Paris e de outras cidades da Europa. Veja como alugar carro na Europa.

O que fazer em Caen

Muitos edifícios históricos da cidade, como o Castelo de Guilherme I, foram construídos com a pedra de Caen, pedra típica da região. Um bom passeio é andar sem destino pelas ruas da cidade.

As principais atrações de cidade francesa são:

Mémorial de Caen

O Memorial de Caen é dedicado à Segunda Guerra Mundial. É uma visita imperdível e é considerado um dos principais museus dedicados à Segunda Grande Guerra. Separe no mínimo uma tarde para a visita, sendo que o ideal é reservar o dia inteiro para conhecê-lo. Compre os ingressos para o Memorial de Caen com antecedência.

Château de Caen

O Castelo de Caen foi construído por Guilherme I, o Conquistador. Construído em 1060, ainda é possível visitar partes do Castelo. Ele está localizado no centro da cidade e é um ótimo passeio.

Você pode andar pelas áreas livres do Castelo, como por suas muralhas, e também visitar os Museu da Normandia e o Museu de Belas-Artes. Reserve ao menos uma tarde para a visita, sendo o ideal ir sem tempo para poder aproveitar mais o local.

Abbaye aux Hommes

A Abbaye aux Hommes, também conhecida como Abbaye Saint-Étienne de Caen, foi construída por Guilherme, o Conquistador no século XI.

Viaje sempre com internet no celular

Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia.

O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

VER PLANOS »

Em 1840, a Abbaye aux Hommes foi classificada como monumento histórico. O corpo de Guilherme, o Conquistador, está enterrado na Abbaye aux Hommes.

Abbaye aux Dames

Construída em 1066, a Abbaye aux Dames guarda o túmulo de Mathilda, esposa de Guilherme, o Conquistador. Sua arquitetura impressiona e não pode ficar fora do seu roteiro.

Igreja Saint Pierre

Construída no século XII, a igreja Saint Pierre é uma das principais igrejas da região, classificada na lista de monumentos históricos em 1840. Foi nessa igreja que, durante séculos, aconteceram as principais cerimônias públicas da cidade como, por exemplo, quando Henri IV declarou o fim da guerra entre as religiões.

visitar caen na frança

Veja também as igrejas mais bonitas da Europa.

Jardim Botânico de Caen

O Jardim Botânico de Caen está localizado no Jardin des Plantes. Com plantas de diversas partes do mundo, o Jardin des Plantes é um excelente lugar para um passeio, piquenique, ler um livro ou descansar.

Port de la Plaisance

O Port de la Plaisance é o porto de Caen. Ótimo lugar para passeio a apenas 5 minutos a pé do famoso Quartier du Vaugueux. Venha admirar o porto e também se deliciar em um dos restaurantes da região.

Quartier du Vaugueux

Visite o bairro Vaugueux e admire sua arquitetura, além dos charmosos cafés e suas pequenas ruelas.

Maison des Quatrans

Linda casa do século XV, classificada como monumento histórico.

Rua Saint-Pierre

Ótima rua para passeio e compras.

Comidas típicas de Caen

A culinária francesa é muito rica. Cada região, cidade tem sua culinária típica e com Caen não seria diferente.

Os pratos e bebidas típicas da região são:

  • Tripas;
  • Cocktail à base de Calvados;
  • Creme de Cassis;
  • Cerveja L’Embuscade;
  • Madeleines Jeannette.

Onde ficar

Para a escolha da sua acomodação indicamos que pesquise no Booking, onde poderá achar diversos hotéis.

Sugestões de hotéis em Caen:

Descubra qual a melhor época para visitar a França e planeje sua viagem.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a França. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
COMPARTILHE
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.