Etihad Stadium: conheça o estádio do Manchester City

Visitar Inglaterra  / 

Se você é apaixonado por futebol, conhecer alguns estádios da Inglaterra podem ser uma experiência fantástica. O Etihad Stadium é deles.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Aqui, vamos te contar a história deste estádio, onde ele fica, como visitá-lo ou assistir jogos e o que fazer, além de outras informações importantes para você saber tudo sobre o local.

O que é o Etihad Stadium?

Inaugurado em 2003, o Etihad Stadium é um estádio de futebol de Manchester, na Inglaterra. Ele é a sede do Manchester City Football Club e tem capacidade para 55.097 pessoas.

Além de jogos de futebol e eventos esportivos, o local é palco para grandes shows nacionais e internacionais na Inglaterra. O estádio é composto por três níveis de arquibancadas. De acordo com a UEFA, o estádio do Manchester City é considerado um estádio 4 estrelas.

História do Estádio do Manchester City

Estádios anteriores ao atual

O estádio de futebol Hyde Estrada era localizado na Gorton do Oeste, em Manchester, e era o local onde o Manchester City jogou desde 1887 até 1923, quando o clube se mudou para Maine Road.

O estádio de futebol Maine Road, também localizado em Manchester, foi inaugurado em 1923, e foi a casa do Manchester City durante 80 anos.

Apesar de existirem planos de remodelação do estádio para aumentar sua capacidade para 45 mil lugares, o Manchester City deixou Maine Road e passou a jogar no City of Manchester Stadium, que estava sendo criado para os Jogos da Commonwealth de 2002, com campeonatos de rugby e atletismo.

Construção do estádio do Manchester City

O Etihad Stadium é um estádio novo, com apenas 16 anos e uma arquitetura bastante moderna. Ele foi construído no ano de 1999 para os Jogos Olímpicos de 2000, mas perdeu a disputa com a cidade de Sydney, na Austrália. O projeto foi feito pela Arup Associates e construído por Laing Construction.

O custo da obra foi de £ 110.000.000 (cento e dez milhões de libras) e a inauguração aconteceu no dia 22 de julho de 2002. Já no ano de 2002, o estádio sediou os Jogos da Commonwealth, com a presença da Rainha Elizabeth II e do jogador britânico David Beckham na abertura oficial.

Em 2008, ele foi sede da Copa da UEFA, um dos principais torneios de futebol da Europa. Seu antigo nome era City of Manchester Stadium. Desde 2011, o estádio do Manchester City tem o nome de Etihad Stadium, por conta do patrocínio (naming rights) da companhia aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos.

O estádio também é conhecido por diversos nomes entre os ingleses. O nome City of Manchester Stadium é, muitas vezes, utilizado apenas como COMS pela imprensa. Ele também é chamado de Camp Blue pelos torcedores (com significado de “acampamento azul”).

etihad stadium é o estádio do manchester city

Maiores torcidas da Europa: os 20 times com maior número de torcedores.

Prêmios recebidos

O estádio do Manchester City já foi premiado pela sua estrutura e design. Em 2004, recebeu o Prêmio de Design Inclusivo do Royal Institute of British Architects e, em 2003, o Prêmio Especial da Instituição de Engenheiros Estruturais.

Shows no estádio do Manchester City

Confira a lista de alguns dos shows que já passaram pelo Etihad Stadium:

  • Metallica
  • Foo Fighters
  • Muse
  • Coldplay
  • Spice Girls

Como chegar no Etihad Stadium

O estádio está localizado bem próximo do centro da cidade, a apenas 3,6 quilômetros da prefeitura de Manchester e a 17 quilômetros do Aeroporto de Manchester.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Localização: Ashton New Rd, Manchester M11 3FF

Se você estiver no centro da cidade, pode ir até o estádio de ônibus (número 53) ou de metrolink (tram). De tram você pode pegar da Piccadilly Station direto para Etihad Campus, que fica ao lado do estádio do Manchester City. O trajeto dura cerca de 10 minutos.

Se preferir ir a pé do centro, o tempo de caminhada é de aproximadamente 45 minutos (3,6 quilômetros). Para quem vai de carro, o estacionamento do estádio tem o valor de £ 10,00 (dez libras).

Para quem estiver em Londres, a melhor forma de viajar para Manchester é de carro ou de trem (a forma mais rápida). De trem, a viagem dura cerca de 2 horas.

Conheça também o Estádio do Liverpool e o Stamford Bridge, o estádio do Chelsea.

Como visitar o Etihad Stadium

É possível visitar o interior do Etihad Stadium através de visitadas guiadas. Os ingressos podem ser comprados pela internet, no site do Get Your Guide.

O tour ao estádio tem duração de aproximadamente 90 minutos e você poderá conhecer o vestiário da equipe da casa, do time visitante, o banco de reservas, o túnel dos jogadores, a sala de imprensa, a área de entrevistas pós-jogo, as laterais do campo, uma exposição interativa e muito mais. Os ingressos têm o valor de £ 25,00 (vinte e cinco libras) por pessoa, com guia em inglês e guia de áudio em português.

O time também criou um tour guiado com uma lenda do Manchester City por £ 70,00 (setenta libras) por pessoa. A visita inclui uma foto assinada pelo jogador, recepção com bebidas, passeio pelo estádio e conversa com um ex-jogador do time.

Horários de visitação

Os horários de visitação ao Etihad Stadium acontecem de segunda a sexta, das 10h30 às 15h30. Em dias de shows ou jogos no estádio, pode haver alterações. Por isso, o ideal é reservar a data da sua visita guiada pelo estádio com antecedência.

Melhores estádios da Europa: os 10 principais que você vai querer visitar.

Como assistir a jogos do Manchester City no Etihad Stadium

É possível comprar ingressos para assistir os jogos do Manchester City de forma antecipada pelo site do Manchester City. Veja a programação completa dos próximos jogos e selecione o melhor lugar. O ideal é comprar ingressos com alguns meses de antecedência para garantir um bom lugar no estádio e um melhor preço.

estadio do manchester city loja

O que visitar em Manchester

Durante a sua viagem à Manchester, na Inglaterra, aproveite para conhecer a Prefeitura de Manchester, o Museu Nacional do Futebol (o esporte começou na Inglaterra), o Museu de Ciência e Indústria, a John Rylands Library, o Museu Imperial da Guerra e também o estádio do Manchester United Football Club (o Old Trafford).

Aproveite também para almoçar e passear na região do Salford Quays (Cais de Salford), em Manchester. O local é ideal para conhecer em um dia de sol. Durante o verão, diversos artistas atuam nas ruas e diversos mercadinhos ficam disponíveis para os turistas. O local também é sede da emissora BBC.

Um dia para visitar Manchester é suficiente, pois como a cidade é um centro financeiro, não possui tantas opções de lazer.

Depois de conhecer o Etihad Stadium e Machester, você pode viajar até Liverpool, conhecer a cidade dos Beatles (o Cavern Club, o Albert Docks, etc.), ou então viajar para a bela e histórica cidade de York, que vale muito a pena a visita! Eu recomendo vivamente para quem vai fazer turismo na Inglaterra.

Nunca é demais lembrar: é obrigatório ter seguro de viagem para visitar a Inglaterra. Sugerimos que faça uma simulação no comparador de seguro viagem do Euro Dicas Turismo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autores

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.