A igreja católica possui locais de representação em diferentes cantos do mundo. O Vaticano, cidade/estado que fica na cidade de Roma, na Itália, é um deles, e o que não faltam são curiosidades do Vaticano, este local tão enigmático e conhecido no mundo todo.
Pensou em Vaticano, lembrou do Papa, certo? Pois é! É situada lá mesmo a morada do Papa Francisco. Essa e outras curiosidades você verá na lista que separamos.
Curiosidades do Vaticano
Confira 10 curiosidades do Vaticano e se surpreenda!
1. Tem a maior igreja do mundo
Você sabia que a Basílica de São Pedro, situada no Vaticano, é tida como a maior igreja do mundo? A Basílica de São Pedro abriga em seu interior a Santa Sede, sendo o templo religioso mais importante do catolicismo e igreja onde o Papa realiza as liturgias mais importantes.
2. Tudo o que tem direito
O Vaticano funciona como um país, mesmo tendo apenas 0,44 km quadrados. Chamado de ‘menor país do mundo’, o Vaticano possui correio, banco, serviços de telecomunicação e até mesmo um jornal próprio.
3. No comando
Todo país possui seu grande líder, e no Vaticano não é diferente. O Papa Francisco é o responsável por ‘governar’ as terras, podendo até mesmo criar leis e derrubá-las também. Quem exerce este comando atualmente é o argentino Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como Papa Francisco.
4. Um museu religioso
A Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico (morada do Papa), é mundialmente famosa por sua arquitetura e detalhes interiores. Inaugurada em 1512, toda a sua construção foi inspirada no Templo de Salomão, citado no Antigo Testamento.
Como se não bastasse essa inspiração, boa parte da pintura do interior da capela foi feita por ninguém menos que o artista italiano Michelangelo
Conheça os museus do Vaticano.
5. Parla italiano?
Por mais que se situe Roma, na Itália, e tenha todas as características de um país, o Vaticano não possui uma língua oficial. E entre muitos religiosos que falam o latim fluentemente, o idioma italiano ainda prevalece, e domina o documentos e comunicação oficial entre os cidadãos.
6. Turismo
Vai só pensando que por conta de sua extensão, o Vaticano não é um grande centro de circulação. Ele é o país que mais recebe turistas no mundo todo. São quase quatro milhões de peregrinos, em média, por ano.
Se você pretende fazer turismo pelo Vaticano, veja como comprar ingressos para os museus do Vaticano.
7. Sede da igreja
Outra curiosidade do Vaticano é que ele é sede da igreja. Antes de ocuparem o Vaticano, os papas viviam no Palácio de Latrão, localizado também em Roma. Isso mudou em 1309, quando eles passaram a comandar a Igreja Católica a partir de Avignon, na França, onde permaneceram até 1377 – foram 7 os papados desse período.
Assim que o governo episcopal voltou para Roma, o antigo palácio foi destruído em um incêndio e o Vaticano passou a ser a sede da igreja.
Veja como assistir a missa do Papa no Vaticano: saiba como conseguir os ingressos gratuitos.
8. Segurança oficial
Quem faz a proteção dos Papas e do Vaticano é a Guarda Suíça. Fundada em 1506 por Julio II, ela emprega homens católicos, que sejam solteiros e que, curiosamente, tenham no mínimo 1,74 de altura. A ideia varia de 19 a 30 anos.
O dia 6 de maio é a data de admissão de novos guardas. Estes prestam juramento diante do Papa e fazem o juramento com a mão direita levantada e os três dedos do meio abertos, recordando a Santíssima Trindade.
Que tal conhecer os segredos de Roma?
9. Look um tanto quanto marcante
O curioso uniforme da Guarda Suíça é um espetáculo à parte. Com sua malha de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue, causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuído a Michelangelo e pode ser visto tanto no Vaticano quanto no castelo Papal de Avinhão, sede do papado nos séculos XIII a XIV.
10. Para poucos, assim como as curiosidades do Vaticano
A estimativa populacional do Vaticano é de cerca de mil (1.000) pessoas, das quais aproximadamente 450 possuem a cidadania do Vaticano, enquanto as demais são somente autorizadas a residir temporariamente ou, em alguns casos, permanentemente, mas sem o direito de cidadania definitivo. Já quis morar no Vaticano? Não é fácil. Contente-se com uma super visita!
Gostou de conhecer as curiosidades do Vaticano? Espalhe para os seus amigos que sonham em conhecer esse lugar tão incrível!