Natal em Roma: descubra o que ver e fazer na cidade

Visitar Roma  / 

A conhecida “Cidade Eterna”, por ser a mais antiga e habitada do mundo, muda completamente em dezembro. Roma fica lindamente iluminada, os aromas das ruas mudam com suas famosas castanhas assadas e uma atmosfera mágica toma conta da cidade. Então, certamente, passar o Natal em Roma é uma experiência incrível.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Além disso, várias atrações são espalhadas pela cidade, tornando o Natal em Roma uma ótima opção para curtir as férias no final do ano.

Como é o Natal em Roma?

O Natal em Roma começa oficialmente no dia 8 de dezembro, no Dia da Imaculada Conceição – ou Immacolata, em italiano.

A tradição de colocar uma árvore de Natal gigante na Praça de São Pedro teve início em 1982. Aliás, é uma maneira relativamente nova de marcar a temporada natalina em Roma, sendo que a cada ano a arvore é enviada como presente de algum país da União Europeia.

Você verá muitos presépios enquanto explora a cidade nesta época do ano. Sendo que o maior deles é encontrado na Piazza Navona, que também abriga o maior e mais famoso mercado da cidade.

O Vaticano também cria um presépio muito impressionante na Praça de São Pedro, em frente à icônica basílica. E enquanto você estiver lá, pode ficar por perto para ouvir o Papa fazer seu discurso.

Tradições

Na Igreja Católica Romana, a véspera de Natal é um dia de jejum e abstinência. A Festa dos Sete Peixes é a tradicional refeição noturna que ocorre em La Vigilia (véspera de Natal). Não há carne no cardápio, mas sim sete frutos do mar.

Hoje em dia, não é imperativo preparar os sete pratos completos e, nas cozinhas romanas, é popular a especialidade local de bacalhau seco, conhecido como baccalà.

Ainda, na Itália não é o Papai Noel que dá presentes à crianças, mas La Befana. Diz a lenda que ela era uma mulher que deixou os Três Reis Magos passarem a noite em sua casa, enquanto seguiam a estrela até Belém. No dia seguinte, ela queria se juntar ao grupo, mas nunca conseguiu encontrá-los e, até hoje, La Befana ainda voa em sua vassoura, procurando por Jesus.

No dia 5 de janeiro, ela deixa doces nas meias de meninos e meninas bem comportados ou carvão, se você foi malcriado. Por isso, se você vê pessoas vestidas como uma mulher com um nariz torto e segurando uma vassoura, não se preocupe! Elas são as La Befana.

O que ver e fazer no Natal em Roma

Passar o Natal em Roma é uma experiência inesquecível. As luzes e a magia natalina tomam conta da cidade e é possível curtir centenas de atrações diariamente. Confira algumas ideias:

Comprar em Roma

100 Presepi

São mais de 170 presépios em várias regiões da Itália e em outros 72 países. Eles são montados para perpetuar a arte e tradição italiana sobre os presépios que já dura mais de 40 anos.

Conheça dicas para visitar a Piazza di Spagna.

Patinação no Gelo

Ir passar o Natal em qualquer cidade da Europa e não se aventurar nas pistas de patinação é praticamente um crime. E em Roma você vai encontrar muitas pistas decoradas para a época.

Confira a pista no Parco dell’Auditorium ou tente uma das pistas mais perto do centro da cidade:

  • Auditorium Parco della Musica, Viale Pietro De Coubertin, 30
  • Ice Park Euroma2, Via dell’Oceano Pacifico, 83
  • Galleria Porta di Roma, Via Alberto Lionello, 201

Aproveite e descubra os segredos de Roma.

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Delicie-se com panetone ou pandoro

Itália é sinônimo de boa gastronomia e em Roma não seria nada diferente. Se for passar o Natal em Roma, repare nas caixas coloridas de pão grande e redondo, empilhados em todos os cantos dos supermercados e pasticcerie.

Essas são um dos melhores lugares para experimentar seu panetone:

  • Picca e Picca, Via Principe Amedeo 7F / G
  • Roscioli, Via dei Giubbonari 21-22
  • Panificio Bonci, via Trionfale 34/36
  • Panela, Via Merulana 54
  • Romoli, Viale Eritreia, 142

Não deixe de visitar os museus em Roma.

Mercados de Natal em Roma

Na Europa inteira, os Mercados de Natal tomam conta das ruas na época natalina. Vai passar o Natal em Roma? Então, saiba que eles começam em dezembro e encerram no dia 6 de janeiro.

Piazza Navona

Este é o mais famoso e importante mercado de Natal em Roma. Localizado na Piazza Navona, este mercado mistura elementos tradicionais aos mais modernos, cheio de luzes coloridas, música, barracas gastronômicas e decorações típicas.

Passeie pela grandiosa Piazza Navona enquanto os vendedores locais oferecem doces, castanhas, artesanato e obras de arte.

  • Localização: Piazza Navona
  • Horário: de dezembro até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h à 1h, sábado e domingo, das 9h às 2h

Você não pode viajar para Roma sem conhecer um de seus principais pontos turísticos. Saiba aqui como conseguir seus ingressos para o Coliseu.

magia do natal em roma

Mercado Monti

Monti é sinônimo de charme e o Mercato Monti é uma incorporação disso. Encontre presentes de Natal ideais, que vão desde roupas, acessórios e outros tesouros artesanais. Para o mês de dezembro, o Mercato Monti dobra de tamanho.

  • Localização: Hotel Palatino, Via Leonina 46 (Monti)
  • Horário: finais de semana, das 10h às 20h

Veja aqui como usar o transporte público em Roma.

Piazza Mazzini Christmas Fair Market

Este é um mercado que acontece durante todo o ano, mas entra no clima de festa enquanto se transforma em um Mercado de Natal. Descubra uma variedade de artesanato, presentes, decorações e muito mais.

  • Localização: Piazza Mazzini
  • Horário: todos os dias no mês de dezembro, das 8h às 20h

Descubra uma lista com os melhores lugares para passar o Natal na Europa.

Magico Natale Ai Parioli

Este mercado de Natal é dedicado a uma variedade de produtos, desde cachemire, casacos e bolsas até design de casa, guloseimas gastronômicas e roupas.

O mercado acontece todo fim de semana e fim de semana prolongado até 23 de dezembro. Cupons de desconto, leilões de caridade e muito mais esperam por você!

  • Localização: Villa Mercadante, Via Saverio Mercadante, 22 (Parioli)
  • Horário: até 23 de dezembro, de sexta-feira das 15h às 17h30, sábados das 11h às 19h30 e domingos das 10h às 19h30

Confira quanto custa viajar para Roma e planeje o seu orçamento.

Auditorium Parco della Musica

Fuja para este oásis das maravilhas do inverno para ter uma chance de mostrar suas habilidades na pista de gelo. E não se esqueça de aproveitar o tradicional mercado de Natal, com mais de 30 barracas com alimentos de várias regiões italianas, obras de artesanato e presentes artesanais.

  • Localização: Viale Pietro De Coubertin, 30 (Parioli)
  • Horário: de dezembro a 6 de janeiro, das 10h às 21h

Não deixe de ler a nossa lista com os restaurantes em Roma.

Christmas Market at Rome Cavalieri

Mime-se com a atmosfera mágica das compras de fim de ano no mercado de Natal do Rome Cavalieri. De delícias gastronômicas a produtos de beleza, há muito para ver neste mercado de Natal em Roma.

  • Localização: Rome Cavalieri, Via Alberto Cadlolo, 101 (Monte Mario)
  • Horário: durante o mês de dezembro, das 10h às 18h

Está em Roma? Então estique a viagem e confira a nossa lista com os lugares para conhecer na Itália.

The Christmas City: Vintage Market + Mercatino Giapponese

Um mercado de Natal completo que mistura dois grandes e bem estabelecidos mercados: o Vintage Market e o Mercatino Giapponese.

Com mais de 200 artesãos de toda a Itália exibindo desde artigos vintage e artesanais até vinis, polaroides e artesanato japonês, será impossível não encontrar um presente perfeito.

  • Localização: Ragusa OFF, Piazza Ragusa 68
  • Horário: nos dias 14 e 15 de dezembro, das 10h30 às 21h

Saiba como utilizar o metrô em Roma.

Missas de Natal em Roma

Na época do Natal em Roma, é altamente recomendado ir à missa. Mesmo que você não seja religioso, esse ritual é uma tradição romana. Certamente, você não deve deixar de assistir à Missa do Galo, que acontece na Basílica di San Pietro, no Vaticano.

Mas é importante ficar atento porque os ingressos para assistir à Missa do Galo dentro da Basílica são super concorridos. Então, para garantir seu lugar, planeje-se com antecedência.

Primeiramente, você deve preencher o formulário que tem no site da Basílica e enviá-lo preenchido via fax. A resposta chegará via correio no mês de dezembro.

Se o seu pedido não for aceito, indicamos assistir à missa de meia-noite de véspera de Natal, na Praça de São Pedro. E também na Igreja de Santa Maria Aracoeli, no Capitólio. Elas são particularmente espetaculares.

Ingressos para atrações em Roma

Uma dica muito importante para você economizar dinheiro, e principalmente tempo, é comprar os ingressos para as atrações que você deseja visitar pela internet. Além de sempre ser mais barato, você vai economizar muito tempo ao evitar as filas das bilheterias.

Ainda, acesse o site Get Your Guide e compre ingressos para diversas atrações, passeios para curtir o Natal em Roma. O site é em português e é totalmente seguro.

onde passar natal em roma

Onde ficar no Natal em Roma?

Roma tem um centro histórico bastante grande e é divido em 22 bairros, por isso, existem diversas opções de lugares para ficar. A escolha vai depender do seu orçamento e da distância que você gostaria de ficar em relação à área central da cidade.

Para facilitar sua escolha, separamos os 10 melhores bairros para se hospedar no centro histórico de Roma. Dividimos as regiões em cinco grupos, de acordo com sua localização e características. A partir daí, é só ir no Booking pesquisar os melhores hotéis.

Lembramos que o Natal em Roma é uma época muito movimentada, por isso é importante reservar sua hospedagem com antecedência.

  • Esquilino e Castro Pretorio: para viajantes econômicos
  • Trastevere, Monti e Celio: bairros mais alternativos de Roma
  • Parione, Trevi e Pigna: para viajantes que gostam de estar próximo dos cartões postais da cidade
  • Vaticano Prati: ideal para turismo religioso
  • Ludovisi e Campo Marzio: para turismo de luxo

Agora que você já sabe o que ver e fazer durante o Natal em Roma, confira as nossas dicas para conhecer as cidades italianas mais bonitas.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.