Turismo religioso na Itália: guia para conhecer 6 destinos imperdíveis

Visitar Itália  / 

A Itália é um país muito ligado à fé católica. Assim, é natural que visitantes de todas as partes do mundo lotem anualmente as cidades italianas, ansiosos por ver de perto os templos, itens e monumentos artísticos que remetem aos tempos bíblicos e à história de Jesus. No artigo de hoje, você vai saber tudo sobre o turismo religioso na Itália e conhecer cinco destinos que não podem faltar no roteiro. Confira!

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

História da Itália

A Itália foi berço de várias culturas. Com mais de trinta séculos de história, o país foi sede de civilizações fundamentais para o desenvolvimento da cultura ocidental antes de ser unificada pelo Império Romano.

Durante a Idade Média, a Itália foi dividida em inúmeros reinos e cidades-estados, como o Reino da Sardenha, o Reino das Duas Sicílias e o Ducado de Milão. No período do Renascimento, o país voltou a ser unificado sob o domínio do rei da Sardenha.

historia da italia

No início do século XX, a Itália foi transformada em uma ditadura fascista, comandada por Mussolini. Sob o comando de Mussolini, o país foi um dos aliados da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da guerra, um referendo estabeleceu o fim da monarquia e fez com que o país adotasse a República Parlamentar como forma de governo. Assim, a Itália se abriu para eleições diretas e uma nova constituição entrou em vigor em 1948.

Turismo religioso na Itália

Todos os anos, mais de 40 milhões de peregrinos chegam à Itália. Sendo um dos principais destinos religiosos do mundo, 70% dos bens culturais do país são formados por lugares consagrados, como basílicas e museus diocesanos. Entre as cidades mais procuradas pelos visitantes estão Roma, Assis, Padova, Cassia e Turim.

Estado do Vaticano

Quando se fala em turismo religioso na Itália, o principal destino é, sem dúvida,  o Estado do Vaticano. Liderado por Sua Santidade o Papa, o Vaticano é o menor estado independente do mundo. A região está inserida no território de Roma.

Como economizar na Itália: dicas para poupar e aproveitar ainda mais a viagem.

Catolicismo na Itália

Considerada como berço do Catolicismo, a história da Itália está atrelada à da Igreja Católica. No século XI, uma disputa envolvendo o Papa de Roma e o patriarca de Constantinopla levou ao surgimento da Igreja Católica Apostólica Romana.

Com o catolicismo dividido após as várias cisões da Igreja Cristã, em 1054 a religião católica foi unificada sob o governo de Roma. Com o passar dos séculos, o catolicismo ganhou poder na Itália, fazendo com que hoje a maioria dos italianos se declarem como católicos romanos.

Como chegar na Itália

A Itália é um país europeu, localizado na região da Europa Meridional. Para quem planeja realizar turismo religioso na Itália, a viagem de avião é a opção mais fácil.

Há ampla oferta de voos em todo o território italiano e inúmeras conexões entre as cidades. Os principais aeroportos para quem chega de outros países são o Aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma, e o Aeroporto Malpensa, em Milão. A Itália é ligada por via aérea com a maior parte dos continentes e países da Europa.

Confira nossa dicas de como comprar passagem aérea barata.

Vais fazer turismo religioso na Itália? Veja o que visitar

Veja quais são os principais destinos de quem procura fazer turismo religioso na Itália.

Milão

Milão é outro ótimo destino para quer fazer turismo religioso na Itália. Milão é conhecida como a capital da moda, porém há muito o que ver pela cidade para quem procura o destino para fazer turismo religioso.

A Duomo de Milano (Catedral de Milão em italiano), por exemplo, é parada obrigatória. A Catedral é um cartão postal da Itália. Pode comprar os ingressos com antecedência online, por exemplo, no Get Your Guide.

Vaticano

Dentro do território italiano, o principal destino religioso é o Vaticano. A cidade-estado chefiada pelo Papa guarda tesouros valiosos: erguido no centro da Praça de São Pedro está o Obelisco do Vaticano, monumento cuja cruz na ponta foi feita com pedaços de madeira originais da cruz de Jesus Cristo.

A Praça de São Pedro foi construída por Bernini no século XVII, durante o pontificado do Papa Alexandre VII. De enormes proporções, o local conta com 284 colunas, adornadas por 140 estátuas de santos e 88 pilastras, que rodeiam as quatro fileiras do pátio.

Aos domingos, sempre às 12h, é onde acontece a missa do Papa e a bênção é concedida aos visitantes que se encontram na região.

turismo religioso na italia vaticano

Também na Praça de São Pedro encontra-se a Basílica de São Pedro, templo religioso mais importante do catolicismo. Construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro em arquitetura renascentista, a Basílica tem capacidade para acomodar 200 mil pessoas. Sua cúpula de 136 metros de altura oferece ao visitante uma visão panorâmica de toda a cidade.

Anexo à Basílica de São Pedro fica o Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. Em seu interior está localizada a famosa Capela Sistina, onde acontecem os conclaves para a escolha do Papa.

A Capela Sistina também é um museu que abriga uma série de obras valiosas, como “A Criação de Adão” e o “Juízo Final”, ambas assinadas por Michelangelo. Mas há diversos outros pontos turísticos pelo Vaticano. Os museus do Vaticano são um ótimo passeio.

Quem visita o Vaticano pode ter o privilégio de assistir a uma celebração ou ter audiência com o Papa. Para isso, é necessário reservar um ingresso, encaminhando com antecedência uma solicitação informando nome e data.

Experimente fazer uma tour pelo Vaticano com a Get Your Guide.

Arquibasílica de São João Latrão, em Roma

Em Roma, capital da Itália, está localizada a Arquibasílica de São João de Latrão, mais conhecida como Catedral de Roma. A construção, que mescla arquitetura barroca e neoclássica, é considerada como a primeira igreja católica e faz parte do roteiro de passeios sobre a história do cristianismo em Roma.

Localizada na Praça Giovanni Paolo II, a Catedral ganhou o título de “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo”. Nela está instalado o trono do Papa, o que faz com que o templo esteja acima de todas as igrejas do mundo em autoridade – incluindo a Basília de São Pedro. A igreja abriga o túmulo de 21 papas.

Pontos turísticos de Roma: descubra quais são as principais atrações e ingressos.

Santuário da Scala Sancta (Escada Santa), em Roma

Este é um ponto de parada obrigatória no turismo religioso na Itália. Em frente à Catedral de Roma está um dos mais importantes locais de peregrinação da cidade. A Scala Sancta é a construção que abriga a escada em que Jesus teria subido para encontrar Pôncio Pilatos durante a Sexta-feira Santa.

Os degraus da escada foram levados de Jerusalém até Roma e são propriedade da Santa Sé. Os peregrinos podem pagar promessas e reviver a Paixão de Cristo, subindo de joelhos os 28 degraus da escadaria. O acesso é gratuito.

Basílica de São Francisco, em Assis

Na cidade onde residiu São Francisco de Assis, está localizada a Basílica de São Francisco. Construída logo após a canonização de Francisco, em 1222, o templo de arquitetura românica e gótica italiana, abriga a tumba do santo fundador da Ordem dos Franciscanos e foi tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

assis na italia

Turim

Turim é uma das principais cidades quando o assunto é turismo religioso na Itália. Isso porque é na região que encontra-se o Santo Sudário, tecido de linho que teria envolvido o corpo de Jesus após a sua morte.

A peça está exposta na Capela do Santo Sudário, templo conectado ao Palácio Real de Turim. Construída no século XVII, a Capela foi projetada pelo arquiteto Guarino Guarini e passou 21 anos fechada para reforma, após ser atingida por um incêndio em 1997.

Uma cópia do Sudário sagrado está exposta ao público na Igreja de São Lorenzo, também na cidade de Turim. Já no Museu da Mortalha, há uma reconstituição do corpo que estaria envolvido pelo Sudário sagrado.

Turim fica próxima à Milão, e pode ser acessada de carro ou trem. É possível realizar um tour pela cidade através de ônibus turístico.

Confira como fazer viagem de trem pela Itália: dicas de ouro sobre o meio de transporte.

Gostou de conhecer sobre o turismo religioso na Itália?

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autor

Ana Bárbara é autora e editora no Euro Dicas Turismo. Formada em jornalismo, é apaixonada por viagens e gosta de usar o tempo livre para conhecer novos lugares, livros, filmes e pessoas.