No coração da Toscana está Cortona, um vilarejo encantador de mais de três séculos de história, arte e cultura. Devido à sua beleza natural e aos seus pontos turísticos, a cidade está se tornando cada vez mais uma popular meta turística. Mas, decidir o que fazer em Cortona pode não ser simples, pois existem dezenas de atividades para todos os gostos.
Para que você consiga entender os locais que pode visitar antes mesmo do início da sua viagem, separamos sugestões com roteiros de 1 a 3 dias de viagem com as atrações imperdíveis de Cortona. Vamos conferir!
Índice do artigo
O que fazer em Cortona?
Com pouco mais de 20 mil habitantes, Cortona é uma pequena cidade italiana que se tornou popular entre os turistas após ser o cenário para a gravação do filme “Sob o Sol da Toscana”, de 2003.
Eu já visitei Cortona seis vezes, pois é um dos meus lugares favoritos da Toscana. Na minha opinião, o vilarejo reúne os melhores aspectos da região: boa comida, arte por toda parte, edifícios históricos e paisagens belíssimas.
O primeiro passo para incluir Cortona no seu roteiro pela Toscana é entender quantos dias você vai ficar na cidade. Assim, você decide quais pontos turísticos irá conhecer conforme o tempo disponível no local.
Como você deve ter notado, a maioria das atrações de Cortona ficam muito próximas umas das outras. Mas, existem outras atividades que iremos sugerir que são mais distantes. Por isso, planejar o seu passeio com antecedência é a melhor forma de organizar o seu roteiro e garantir que a sua experiência seja inesquecível.
Para que você possa aproveitar ao máximo os seus dias no local, separamos sugestões de roteiros para estadias de 1 a 3 dias na cidade.
O que fazer em 1 dia em Cortona?
Com uma estadia de 1 dia em Cortona, você poderá conhecer as principais atrações turísticas da cidade. Sugiro que você siga o roteiro a seguir para aproveitar o tempo disponível na cidade:
- Comece o passeio pela zona bassa da cidade. Visite a Porta Sant’Agostino, uma das seis portas que faziam parte das muralhas que um dia cercaram Cortona;
- Siga até a Igreja de Sant’Agostino, ainda na zona bassa de Cortona, um edifício construído em 1273. No local, vale a pena visitar o Chiostro di Sant’Agostino, que abriga o polo cultural da cidade, com uma biblioteca e o Museu de Arte Contemporânea;
- Suba até a parte alta de Cortona para visitar a Piazza della Repubblica, o coração do centro histórico e um dos principais cartões-portais da cidade;
- Ainda na praça você encontrará o Palazzo Comunale, antiga sede do governo da cidade. O edifício é conhecido pela sua imensa torre do relógio, construída no século XIV, e a sua majestosa escadaria;
- Conheça também o Palazzo del Capitano del Popolo, o edifício mais alto de Cortona e antiga residência da poderosa família Passerini, que governava a cidade no passado;
- Finalize o passeio caminhando em direção à Piazza Luca Signorelli, em que estão situados o Palazzo Casali, sede do Museu Etrusco de Cortona (MAEC), e o Teatro Signorelli, construído em estilo neoclássico.
Bastante coisa, não é? Também recomendo que você separe um tempo extra para caminhar sem pressa pelas pequenas ruas do centro histórico de Cortona para explorar o passado medieval e renascentista da cidade sem pressa.
Caso queira otimizar o tempo ou prefira conhecer os principais pontos turísticos que mencionei com as explicações de um guia turístico, recomendo a excursão particular a pé por Cortona.
O que fazer em 2 dias em Cortona?
Terá mais tempo na cidade? Ótimo! Uma estadia de dois dias em Cortona é perfeita para explorar a cidade com calma e incluir outros pontos turísticos no seu roteiro.
Além do que você já terá visitado no primeiro dia, veja quais são as atrações turísticas que você poderá conhecer no segundo dia de passeio:
- Comece o passeio na Piazza Garibaldi, dedicada ao herói nacional Giuseppe Garibaldi, e aproveite o pôr-do-sol em um dos bares situados no mirante do local;
- Visite a Piazza del Duomo, a maior praça de Cortona, em que está a Catedral da cidade, construída por volta do ano 1000 sob as ruínas de um edifício pagão;
- Conheça o Museu Diocesano, com obras de arte dos principais artistas do Renascimento toscano, como Beato Angelico e Luca Signorelli;
- Caminhe em direção à Fortezza di Girifalco, uma fortaleza de época romana que foi renovada no século XVI. Aproveite a belíssima paisagem da Toscana a partir do local;
- Finalize o passeio na Basílica de Santa Margherita, no ponto mais alto de Cortona. O santuário foi construído no final do século XIII e é dedicado à padroeira da cidade. Além do estilo romântico do exterior do edifício, a Basílica é conhecida pelo ciclo de afrescos em seu interior, que foi concluído por volta do ano de 1335;
A minha parte favorita de visitar Cortona é percorrer o caminho que leva da Fortezza di Girifalco até a Basílica, pois as paisagens são impressionantes. Nos dias de sol, é possível avistar o Lago Trasimeno, localizado na região da Umbria, e, até mesmo, a cidade de Montepulciano.
O que fazer em 3 dias em Cortona?
Se você terá o privilégio de se hospedar por 3 dias na charmosa Cortona, poderá conhecer outras atrações interessantes que normalmente ficam fora do roteiro dos turistas por falta de tempo.
Veja uma opção de roteiro para o terceiro dia na cidade:
- Visite a Igreja de Santa Maria delle Grazie, um local popular entre os peregrinos que visitam a Toscana, pois se acredita que um milagre aconteceu na Igreja em 1484. Mesmo com a típica construção com aspectos renascentistas, a arquitetura do edifício é muito peculiar, pois ela precisou ser adaptada ao terreno íngreme do local;
- Conheça a Villa Bramasole, um elegante edifício do século XIX que se tornou popular após ter sido a residência de Frances Mayes, autora do best-seller “Sob o Sol da Toscana”, que deu origem ao filme de mesmo nome;
- Faça um passeio pelo Lago Trasimeno, um dos maiores lagos italianos que está situado a pouco mais de 20 km do centro de Cortona.
Outra alternativa para aproveitar o terceiro dia de passeio em Cortona é visitar outras cidades próximas. Sugiro que você permaneça na região da Toscana, pois há muito o que se explorar.
A pouco mais de 30 km de Cortona está Montepulciano, uma das cidades das rotas de vinho na Toscana. Conheça a Piazza Grande e a Basílica de Santa Maria Assunta e não perca a chance de saborear uma taça do delicioso Vinho Nobile di Montepulciano, a especialidade local.
Caso você esteja visitando a Toscana pela primeira vez, recomendo o passeio por Florença. Afinal, além de ser uma das cidades mais bonitas da Itália, Firenze possui inúmeros pontos turísticos imperdíveis.
Alcançar as cidades nos arredores de Cortona é muito simples: você pode optar por viajar de trem pela Itália e chegar até as cidades maiores, como Florença e Siena, ou alugar um carro para passear de forma prática.
Quantos dias são suficientes em Cortona?
2 dias são suficientes. Como disse, já visitei Cortona várias vezes e posso dizer que esse é o tempo de estadia ideal na cidade.
Ainda que seja possível visitar algumas das atrações da região em menos tempo, recomendo que você separe dois dias do seu roteiro pela Itália para não somente conhecer Cortona e seus arredores, mas também apreciar a gastronomia e conhecer o artesanato local.
Também indico que, quando estiver planejando o seu passeio, você separe um tempo extra para outras atividades. Afinal, aproveitar a tranquilidade e a beleza natural das paisagens incríveis de Val di Chiana, em que está Cortona, também merecem um espacinho no roteiro, não é?
O que não pode deixar de conhecer em Cortona?
A Basílica de Santa Margherita.
Idealizada por Giovanni Pisano, a construção do edifício aconteceu entre os anos de 1297 e 1304. Porém, a decoração da Basílica com afrescos de diferentes artistas toscanos continuou ao longo de todo o século XIV.
Outros afrescos foram adicionados à decoração original do interior da Basílica e, hoje, é possível apreciar o belíssimo jogo de cores das obras que narram as histórias da vida da padroeira da cidade e de outras figuras relevantes.
Situada no topo do Monte Egidio, a Basílica de Santa Margherita é uma atração imperdível de Cortona não somente devido a sua importância para a cidade, mas também devido a vista panorâmica que pode ser apreciada tanto no caminho até a Basílica como também da praça em frente ao edifício.
Não é necessário comprar ingressos para visitar a Basílica, pois a entrada é gratuita. Você poderá realizar o percurso até o topo do Monte Egidio a pé (o que eu recomendo), de transporte público ou de carro.
O que fazer à noite em Cortona?
Mesmo sendo pequena, Cortona oferece inúmeras opções para quem quer aproveitar a vida noturna na cidade.
O meu lugar favorito é a Piazza Signorelli, onde estão dezenas de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. O Il Globe, por exemplo, é um bar com uma atmosfera animada que propõe um extenso menu de drinks e cocktails originais. Aos finais de semana, é possível dançar ao som de música ao vivo no bar.
Ainda na Piazza Signorelli está também o Il Caciobrillo, uma enoteca mais refinada em que você poderá saborear diferentes tipos de vinhos produzidos na Toscana: o meu favorito é o Chianti Clássico. O local também organiza eventos de vários temas aos finais de semana.
Você encontrará outras opções para aproveitar as noites de Cortona na Piazza della Repubblica. Eu sugiro o Il Sotto Voce, um bistrot que propõe uma seleção de drinks e vinhos refinados. No verão, você poderá aproveitar música ao vivo no local também.
Qual a melhor época para conhecer Cortona?
Durante a primavera, entre os meses de março e junho.
Nessa época, o clima em Cortona é muito agradável e pode ser ideal para as longas caminhadas pelas ruas da cidade. Além disso, Cortona é uma cidade com uma vasta área verde, que se torna ainda mais bonita na primavera, com flores de todos os tipos e cores.
Outra vantagem de viajar durante a primavera é que você poderá evitar as multidões de turistas que visitam a Toscana na alta temporada (de junho a setembro) e conhecer Cortona com calma.
O que fazer em Cortona no inverno?
Caso decida conhecer Cortona no inverno, você poderá incluir as seguintes atividades no seu passeio:
- Conheça o Mercado de Natal de Cortona, onde você poderá encontrar artesanatos, comidas locais e outros produtos típicos;
- Explore as ruas da cidade iluminadas pelas luzes de Natal do festival Natale di Stelle – Luci e Riflessi;
- Assista a um concerto do Cortona Jazz, que acontece na Piazza Signorelli.
Adoro passear pelas ruas de Cortona no inverno: a cada praça você encontra um conjunto de decorações de Natal diferente, como presépios, árvores ou, até mesmo, a casa do papai noel!
O que fazer em Cortona no verão?
Cortona recebe milhares de turistas durante os meses mais quentes do ano. Por isso, a pequena cidade oferece uma programação intensa no verão, com inúmeras atividades para todos os tipos de visitantes que decidem conhecer o local.
Veja algumas sugestões para incluir no roteiro:
- Participe do Cautha Summer Festival, um festival de música e atividades em Cortona;
- Visite o Parque Arqueológico de Cortona, aberto para os turistas somente no verão;
- Assista a uma das apresentações de música clássica do Festival Filarmoniche in Piazza;
- Participe da Giostra dell’Archidado, um festival de tradições medievais típico da cidade.
O que fazer além do óbvio em Cortona?
Além das atrações turísticas que mencionamos nos roteiros, você também pode aproveitar a sua estadia em Cortona com opções de passeios menos comuns.
Por exemplo, uma forma diferente de explorar é em um passeio de e-Bike pela região de Val di Chiana. Ou, ainda, se estiver na cidade em novembro, participe do Cortona On The Move, o festival internacional de fotografia.
Ainda, conheça a tradição da gastronomia local com uma aula de culinária de massas e pizzas.
Agora que você já sabe o que fazer em Cortona, é hora de preparar o seu roteiro e aproveitar o passeio pelas ruas dessa pequena joia da Toscana. Buon viaggio!