Viver nas grandes capitais europeias é o sonho de muitos brasileiros. E Lisboa, em Portugal, é um desses destinos. Afinal de contas, a cidade possui qualidade de vida, instituições de ensino renomadas e um custo de vida relativamente baixo. Além disso, a segurança em Lisboa é considerada alta quando comparada a outras capitais da Europa.
Por isso, se você está pensando em eleger Lisboa como seu próximo destino, acompanhe o artigo a seguir. Nele, abordaremos os principais quesitos que fazem parte da segurança da cidade em números. Assim, ficará mais fácil decidir se vale a pena arrumar as malas e viajar para a capital portuguesa.
Índice do artigo
Segurança em Lisboa em números
Para avaliar os níveis de segurança em Lisboa, nos baseamos no RASI – Relatório Anual de Segurança Interna. Trata-se, na realidade, de um compilado de dados emitidos pelos órgãos responsáveis em realizar a segurança em Portugal.
Ele leva em consideração as ocorrências registradas no país entre os meses de janeiro a dezembro. Veja a seguir:
Índice de criminalidade
Segundo o RASI 2018, os índices de criminalidade em Lisboa diminuíram em relação a 2017 em 3,3%. Isso significa que em 2018 foram registrados menos 3001 crimes na cidade com relação ao ano anterior, que teve 90.691 ocorrências.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, os índices de roubos e furtos na cidade é considerado pequeno, cerca 0,8% do total de criminalidade geral. Também considerados baixos, estão os crimes contra a integridade física, cerca de 5%.
Em uma pesquisa realizada com os moradores da cidade, constatou-se que o medo em relação a violência é bem pequeno. Temores a roubos de carros, de residências e receio de receber ataques por questões de preconceito é “muito baixo”.
Ou seja, se você deseja visitar ou morar em uma cidade segura e onde a diversidade cultural é respeitada, certamente Lisboa deve aparecer no topo da lista entre suas preferidas.
Seguro Viagem Portugal: como funciona, preços e coberturas.
Lugar no ranking internacional
O ranking internacional das melhores cidades para se viver está sempre regulando as escolhas de quem deseja se mudar. Sendo assim, saber a posição que Lisboa ocupa na lista é bastante importante.
Segundo o Índice Global da Paz 2019, Portugal ocupa o 3º lugar no ranking dos países mais pacíficos do mundo. Já a capital portuguesa ocupa a 37ª posição em índice de qualidade de vida e a 31ª posição na lista das cidades com menos criminalidade do mundo. Inclusive, cabe ressaltar que a cidade subiu uma posição no ranking, quando comparado aos dados de 2018.
Ainda, o relatório do Global Peace Index (Índice Global da Paz) leva em conta vários fatores. Entre eles, a segurança em Lisboa, índices de criminalidade, envolvimento em conflitos armados, política, economia entre outros índices.
O que fazer em Lisboa: confira o que não pode perder na cidade.
Segurança em Lisboa: golpes mais comuns aos turistas
Não é porque a segurança em Lisboa é considerada boa que você vai se descuidar ao andar pela cidade. Isso porque infelizmente os golpes praticados contra turistas ainda são muitos.
Além disso, eles também são dos criminosos que atuam nas ruas da cidade roubando/furtando pertences pessoais – sobretudo dinheiro.
Dessa forma, vale conhecer os golpes mais comuns em Portugal contra os turistas para ficar atento e não cair em nenhum deles. Veja a seguir:
1. Valores altos nos táxis
Esse golpe é muito comum não somente em Lisboa, mas nas cidades mais turísticas da Europa. Ele consiste basicamente em seguir para o destino solicitado através do trajeto mais longo.
E, como a grande maioria dos turistas não sabe o caminho que deve seguir, acaba pagando por um valor bem maior do que o normal.
2. Batedores de carteira
Conforme mencionamos anteriormente, os batedores de carteira são muito comuns em Lisboa. Embora eles ataquem também os moradores locais, são os turistas seus grandes alvos.
Isso porque geralmente os turistas estão sempre de mãos ocupadas com malas ou mochilas de viagem e dessa forma se tornam alvos fáceis desses criminosos. Principalmente em meios de transportes em Lisboa, como as estações rodoviárias e do metrô.
Ágeis, geralmente eles levam todo o dinheiro e até mesmo os documentos da pessoa. Eles furtam dinheiro através de uma retirada suave do bolso de trás da calça ou em atos rápidos, quando a pessoa está a realizar um pagamento.
3. Compras no mercado
O golpe das compras nos supermercados em Portugal pode até parecer esquisito, mas é mais comum do que se possa imaginar. Nessa modalidade, pessoas tentam passar itens junto com sua compra no caixa.
Ao carregar uma cesta ou descarregar os itens no caixa, é comum que alguém tente infiltrar algo junto. Sendo assim, você paga por aquilo sem perceber e a pessoa disfarçadamente retira o item do outro lado.
Segurança na França: o que você precisa saber antes de viajar.
4. Dinheiro para ajudar no transporte
Esse é um dos golpes aos turistas mais antigos que existe. Ele não é daqueles que furta ou rouba algo, mas daqueles que te deixam sensibilizado com algo que não é verdade.
Nessa modalidade, uma pessoa (aparentemente inofensiva) se aproxima do turista dizendo que foi assaltado ou perdeu a carteira. Em seguida, pede gentilmente ajuda financeira para inteirar na passagem de volta para a casa.
Tudo mentira. No dia seguinte, a mesma pessoa é encontrada no mesmo local pedindo dinheiro a outros viajantes pelo mesmo motivo. Por isso, fique atento enquanto faz turismo em Portugal.
Não perca os nossos truques de como viajar mais barato e mais seguro.
Dicas de segurança em Lisboa
Sabendo de todas essas informações, é bem importante estar atento a algumas dicas de segurança em Lisboa. Com atitudes bem simples você consegue garantir uma viagem sem imprevistos e preocupações.
1. Nunca carregue grandes quantias na carteira
Se possível, deixe o dinheiro em outra mala ou carregue-o nos bolsos internos da jaqueta. Dessa forma, caso alguém roube sua carteira, não ficará totalmente sem dinheiro.
Outra opção para evitar esse tipo de transtorno, é levar consigo um cartão pré-pago internacional. Assim, caso surja algum imprevisto, poderá providenciar o seu cancelamento imediatamente.
Veja onde guardar dinheiro na viagem em nosso artigo.
2. Evite andar sozinho à noite
Por mais que a violência na cidade seja pequena, essa é uma situação que facilita os roubos e furtos.
3. Atenção redobrada ao visitar a Praça do Comércio
Embora seja uma das mais importantes praças de Lisboa, a Praça do Comércio é também cercada por batedores de carteira e pessoas oportunistas.
Portanto, para garantir a sua segurança em Lisboa ao visitar a praça, esteja sempre atento aos seus pertences e evite falar com desconhecidos.
4. Cuidado ao pagar por suas compras no cartão
Ao entregar o seu cartão para pagamento, verifique se o que estão te devolvendo é mesmo o seu. Além disso, tenha sempre cuidado ao digitar a sua senha na máquina.
Verifique se ela está sendo protegida pelo asterisco (*) e esteja atento para ver se não tem ninguém observando você inserir a senha.
5. Contrate seguro viagem
Além de obrigatório, o seguro viagem é essencial para uma viagem segura e cômoda. Sugerimos que faça uma simulação no site Seguros Promo para conferir as várias opções de seguro para a sua viagem à Europa.
Você pode cotar diversos planos de diversas seguradoras, de acordo com seu perfil e necessidades. Uma dica é não comprar visando somente o preço, e sim os benefícios que o plano lhe oferece.
Embora sejam dicas de segurança para viagem fáceis de seguir, elas fazem toda a diferença durante a viagem.
E agora que você já conhece os índices de segurança em Lisboa, que tal preparar as malas para um passeio ou mudança? Veja nosso artigo sobre os melhores tours em Lisboa.