Os 12 principais golpes em turistas na Europa e como se prevenir

Dicas e Planejamento  / 

Quando saímos do Brasil é normal nos sentirmos mais seguros e acabar “baixando a guarda” em certas situações. Para evitar desconfortos e problemas durante a viagem, vamos falar dos principais golpes em turistas na Europa.

Golpes em turistas na Europa e como não cair

Você acha que na Europa não tem gente querendo se aproveitar dos turistas? Está enganado, tem sim! Existem vários golpes em turistas na Europa, e acredite, é muito fácil cair em alguns deles.

Vai viajar para a Europa? Saiba todos documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.


Aproveite o melhor da Europa sem qualquer preocupação.

RECEBER GRÁTIS »

Pulseirinha colorida

Esse é um dos golpes em turistas na Europa mais comuns. Acontece em vários países e é bem normal que os turistas caiam nesse. Sabe como acontece? Estamos passeando pelas ruas das cidades, sem preocupações, tirando as nossas típicas fotos de turistas, quando aparece alguém com várias pulseirinha coloridas.

A pessoa nos aborda e amarra a pulseira no nosso pulso, dizendo que é um presente, e depois nos pede dinheiro pela pulseirinha. Por isso, evite parar para falar com essas pessoas, e diga logo “não” quando for abordado.

Roubo no metrô – o maior dos golpes em turistas na Europa

Esse golpe é clássico e eu já caí nele uma vez… Quando estamos andando de metrô temos que ter atenção às nossas coisas, pois existem muitos batedores de carteira na Europa. Acontece que a pessoa que vai te roubar nunca tem “cara de ladrão”.

Eu estava andando no metrô em Paris, quando o metrô deu uma travada mais brusca e um senhorzinho (bem de idade) “caiu” em cima de mim. Eu ajudei ele a levantar e quando vi ele estava com a mão no bolso do meu casaco, roubando tudo o que eu tinha. Antes que eu pudesse reagir ele saiu do metrô e eu fiquei com cara de boba.

Por isso, para que isso não aconteça com você, fique de olho nos seus pertences, bolsos, mochilas. Nunca entre no metrô com a mochila nas costas, pois você não conseguirá ver se alguém está te roubando.

metro de roma tipos de bilhetes

Ajuda para comprar passagem

Quando vamos viajar de trem, ou mesmo nas estações de metrô, muitas vezes podemos nos enrolar na hora de comprar a passagem nas máquinas. Enquanto estamos tentando descobrir como funciona, uma pessoa local começa a nos rondar e vem perguntar se queremos ajuda.

Não caia nessa! A pessoa vai te ajudar a comprar a passagem que você quer e vai ou pedir dinheiro em troca (depois que você comprou a passagem) ou pegar no seu troco que sai na máquina e sair correndo.

Acredite, já vi essas duas coisas acontecendo. Por isso, para não cair nesse golpe, não aceite ajuda. E se você estiver com dúvidas sobre como comprar a passagem, procure os balcões de atendimento.

Veja como funciona o aluguel de carro na Europa.

Trocar dinheiro sem taxas

É muito comum irmos nas casas de câmbio quando estamos viajando. E agora vamos falar em um dos golpes em turistas na Europa que mais me irrita. Ele acontece quando estamos na fila para trocar dinheiro na casa de câmbio.

Enquanto estamos esperando a nossa vez, somos abordados por alguém que tem dinheiro para trocar e quer fazer a troca diretamente com a gente, de uma maneira mais barata e sem taxas. Acontece que essa pessoa vai ficar com o seu dinheiro e vai te dar em troca algumas notas falsas.

Para evitar esse golpe, troque dinheiro somente nas casas de câmbio e bancos.

O anel de ouro

Esse é também um dos principais golpes em turistas na Europa (e que também acontece no Brasil). Uma pessoa finge encontrar um anel de ouro na rua, e pergunta se é seu. Você diz que não, pois realmente você não perdeu nada, e então a pessoa tenta te vender esse anel que ela encontrou.

É óbvio que o anel não é de ouro, e que a pessoa vai tentar vender por um preço bem baixo, mas não caia nessa. Muitas pessoas acreditam que o anel encontrado é de ouro e acabam comprando, achando que estão fazendo o “negócio do ano”.

Para não cair nesse golpe, se a pessoa perguntar se o anel é seu, responda logo que não e continue andando. Não dê conversa para essas pessoas.

Pessoa simpática tirando foto

Esse é, por incrível que pareça, um dos golpes em turistas na Europa mais comuns. Acontece ao viajar sozinho ou mesmo com a galera. Estamos nos pontos turísticos tentando bater uma foto, mas sem o “pau de selfie”, as fotos não ficam boas, não é mesmo?

Então vem uma pessoa muito simpática te oferecer para tirar uma foto sua (ou do seu grupo), e acreditando na simpatia da pessoa, você entrega o seu celular ou a sua câmera para a pessoa. Depois disso, a pessoa tira a foto mas te pede dinheiro para poder devolver os seus pertences.

Como normalmente ficamos assustados com a situação, acabamos por pagar para ter as nossas coisas de volta. Para que isso não aconteça com você, não aceite ajuda de estranhos para tirar fotos.

O abaixo-assinado

Esse acontece em vários países da Europa. Um grupo de pessoas te aborda (normalmente são adolescentes ou pessoas com problemas de audição) e explica que está fazendo um abaixo-assinado para uma “causa nobre”.

Eles te convencem a assinar o papel e depois que você assina eles exigem dinheiro, mostrando que no papel que você assinou está escrito que você iria fazer uma doação. Eles são tão insistentes e agressivos que você acaba dando dinheiro só para sair de perto deles.

Uma variação desse que faz parte dos golpes em turistas na Europa é, enquanto você está distraído tentando entender qual a causa do abaixo-assinado, uma outra pessoa vem e rouba a sua carteira, sem você nem perceber.

Por isso, evite parar para ver qual a “causa nobre” que as pessoas estão defendendo.

Comida para os pombos

Na maioria das praças das cidades turísticas, podemos ver pessoas alimentando os pombos. Eu particularmente não gosto disso, mas se você gosta de alimentar os pombos, fique atento a mais um dos golpes em turistas na Europa.

Quando você estiver na praça, uma pessoa irá colocar um bocado de milho na sua mão, para que você jogue para os pombos. Isso acontece muito rápido e quando você vê, você já está com a mão cheia de milho. Logo depois eles vão ficar pedindo dinheiro insistentemente até que você aceite dar alguma coisa.

Por isso, se quiser alimentar os pombos, leve alguma coisa de casa.

Ciganas lendo a mão

Acontece muito principalmente nos pontos turísticos das cidades. O turista é abordado por uma cigana, que oferece para ler a sua mão e desvendar o seu futuro. Porém, depois ela cobra pelo “serviço” e se o turista não paga, ela joga “maldições” nele e na família (parece bobo mas é assustador).

Por isso, se não quer pagar para alguém fazer a leitura da sua mão, não pare para falar com as ciganas.

Ingressos falsos

Esse também é um dos golpes em turistas na Europa que mais vemos relatos de pessoas que “caíram”. Ele acontece quando estamos nas filas para comprar ingresso para entrar em algum ponto turístico ou para algum evento.

Como as filas normalmente são grandes, acabamos por ficar um pouco impacientes. Nisso vem um falso funcionário oferecendo ingressos para os turistas, só que esses ingressos são falsos, e se você comprar vai gastar dinheiro à toa.

Por isso, para evitar esse golpe e ainda ganhar tempo, compre seus ingressos online em plataformas como a Get Your Guide.

economizar em viagem

O falso policial

Esse é talvez o golpe mais complicado para o turista, e o mais arriscado para quem aplica. Chega um homem com uma “farda-meia-boca” da polícia local, e diz que tem muitos turistas com notas falsas naquela região e que aquilo é uma operação para identificar quem possui notas falsas. O turista fica assustado e deixa o policial “conferir” as notas.

Nesse meio tempo ele pega uma ou duas notas enquanto as manuseia, mas é tão rápido que dificilmente você vai perceber na hora. E depois, quem vai dizer pro “policial” que ele o acabou de roubar? Nesses casos, diga que quer a presença de outros policiais, e que vai ligar para a polícia local e rapidamente eles vão arrumar alguma desculpa pra ir embora.

[Bônus] Os romanos

Esse é um bônus, por que não considero bem um golpe em turistas. Aqui digo romanos, mas isso pode ser aplicado em qualquer lugar de maneira diferente. Na frente do Coliseu em Roma, algumas pessoas ficam vestidas de “romanos” e posando para as fotos dos turistas e até tiram fotos junto com os turistas. Depois disso é claro que vão te pedir algumas moedas em troca das fotos.

Eu não considero isso um golpe, por que é claro pra mim que eles não estão ali de graça, se você não pretende pagar, não tire foto com eles. Na verdades eles já foram até proibidos de ficarem ali em 2012, mas sempre tem um ou outro.

Como evitar cair em golpes em turistas na Europa

Para quem nunca saiu do Brasil e está planejando a viagem, isso pode parecer assustador, mas é só manter a calma e não aceitar e nem falar com pessoas que te abordam na rua. O mesmo cuidado de quando você anda em alguma aglomeração no Brasil também deve ser tomado para andar na Europa. Não ande com mochila nas costas, sempre virado pra você.

Além das dicas que já demos, é muito importante que você preste atenção à sua volta. Veja se tem alguém agindo estranho, te seguindo… Evite entrar em ruas escuras e sempre cuide dos seus pertences.

Nunca entregue os seus documentos e aparelhos eletrônicos para desconhecidos e confie na sua intuição. Caso você caia em algum desses golpes em turistas na Europa, procure a polícia para fazer queixa.

Dica: se está planejando viajar para a Europa, faça uma cotação do seguro viagem no nosso comparador. Aproveite o cupom de desconto EURODICAS5 para ganhar 5% de desconto no seu seguro viagem.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.