Imagine a situação: você está com tudo preparado para fazer a sua tão aguardada viagem. Passagens compradas, passeios reservados, hotel escolhido, rotas planejadas, cartões desbloqueados, entre outros preparativos. E, por um motivo além da sua vontade, o seu voo é cancelado. Depois de todos esses gastos, você não poderá mais viajar. E agora, será que o seguro viagem cobre cancelamento de voo?

Caso você tenha contratado um seguro que cubra esse tipo de evento, sim! Para tirar as principais dúvidas, elaboramos este artigo com as coberturas que essa assistência oferece, como escolher o melhor seguro e o que fazer caso o seu voo tenha sido cancelado. Vamos lá?

Seguro viagem cobre cancelamento de voo: o que é e como funciona

O seguro viagem que cobre cancelamento de voo deve ressarcir os principais gastos que o segurado teve ao não embarcar a sua viagem. Diferente de outras coberturas da apólice, que passam a valer quando o contratante chega ao seu destino, a cobertura por cancelamento entra em vigor no momento da assinatura do contrato.

A princípio, ao ser anunciado o atraso de voo, o pagamento para despesas que estejam relacionadas à ocorrência, como hospedagem e alimentação, são acionados para minimizar o transtorno. Caso o voo seja realmente cancelado, comprometendo a sua viagem, podem ser acionados outros tipos de assistência.

Mas esse não é o único caso em que o seguro que cobre cancelamento de voo pode ser acionado. Ele também é pertinente em caso de imprevistos pessoais e familiares que o forcem a cancelar a viagem.

Só para deixar claro, existe uma grande diferença entre seguro de saúde e seguro viagem. O primeiro é muito procurado para quem vai morar em outro país ou fazer um intercâmbio, enquanto o segundo é destinado a todos os tipos de viajantes e oferece uma ampla gama de cobertura.

Qual seguro viagem cobre cancelamento de voo

As coberturas mais comuns

Além das situações de cancelamento por conta da companhia aérea, há muitas outras que podem ser usadas como justificativa para o cancelamento de um voo e a requisição de seu ressarcimento. Por isso, confira a seguir em que casos o seguro viagem cobre cancelamento de voo:

  • Visto rejeitado;
  • Revogamento de férias de trabalho;
  • Demissão ou mudança de emprego;
  • Doença pessoal ou familiar;
  • Acidentes a caminho do embarque;
  • Perda ou roubo de documentos requeridos para a viagem;
  • Nomeação para cargo público;
  • Acidentes ou calamidade na residência ou empresa;
  • Divórcio;
  • Aborto espontâneo ou parto emergencial;
  • Adiamento ou cancelamento de casamento;
  • Quarentena devido a surto (no país de destino ou origem, como o Coronavírus);
  • Impedimentos legais do segurado no país de origem;
  • Calamidade no destino da viagem.

Seguro viagem cobre cancelamento de voo?

Sim. A maioria dos planos de seguro viagem internacional possuem o termo “cancelamento de viagem” incluído em suas apólices. Portanto, é importante ler e entender a apólice de seguro viagem para verificar se o plano que está pensando em contratar cobre mesmo o cancelamento de voo. Dessa forma, não será preciso contratar um seguro apenas para esse tipo de incidente.

Porém, a cobertura ou não dessas situações, e o valor do reembolso, pode variar de seguradora para seguradora. Ela pode tanto já fazer parte do plano como ser colocada como um adicional, personalizado.

O seguro viagem cobre cancelamento de voo e autoriza o ressarcimento de até 80% das despesas geradas devido a multas e penalidades por anulação de passagens aéreas e/ou pacotes de viagem por parte de agências e operadores de turismo.

O teto da indenização vai depender do valor da cobertura comprada. Para saber detalhadamente qual delas se encaixa em seu plano, consulte sua agência. Assim, não será pego de surpresa caso algum problema venha a ocorrer.

Como escolher e contratar o melhor seguro viagem?

Muita gente deixa de se preocupar com o seguro para cancelamento de viagem com aquele pensamento “ïsso não vai acontecer comigo”. No entanto, ao viajar sem um seguro, os prejuízos serão todos seus, caso a sua viagem seja cancelada ou tenha qualquer outro problema durante a viagem.

Para escolher o melhor seguro viagem, é preciso levar em consideração as suas necessidades e as de sua família. Você deve levar em consideração o destino da viagem, se tem alguma gestante ou idoso na família, se vai praticar esportes, entre outros fatores. Se a viagem incluir vários membros da família, uma boa opção é contratar o seguro viagem familiar.

Viajar com internet ilimitada no mundo todo?

Nós avaliamos as principais empresas de chip internacional e a nossa favorita é a America Chip. É a única empresa que oferece internet ilimitada e ligações pelo melhor preço. Visite o site e confira.

Ver Planos →

Para contratar seu seguro de forma mais personalizada, recomendamos a utilização do nosso comparador de seguro viagem. Por isso, se você procura um seguro viagem que cobra cancelamento de voo, a ferramenta desenvolvida pelo Euro Dicas Turismo é ideal para viajantes que buscam a melhor opção.  O comparador de seguros tem em seu cadastro os planos das principais seguradoras do Brasil, garantindo os melhores preços aos nossos leitores. Sem contar que você ainda pode realizar todo o processo, da pesquisa até a compra, usando a plataforma. Muito mais prático, não é mesmo?

Outra opção é realizar sua busca diretamente no portal Seguros Promo, que oferece serviços de excelência há mais de 50 anos para os brasileiros em viagens nacionais e internacionais. No site você pode consultar e comparar planos de diferentes empresas com o melhor custo-benefício, independente do destino.

Seguro viagem cobre cancelamento de voo aeroporto

O que fazer em caso de cancelamento de voo?

Você fez tudo como se deve e contratou um seguro viagem que cobre cancelamento de voo, verificando quais situações são atendidas por essa cláusula. Apesar de não esperar que essa situação ocorresse com você, infelizmente, por um motivo ou outro, sua viagem foi cancelada. E agora, como proceder?

Prove sua situação

Para garantir os seus direitos em caso de cancelamento de voo, é importante levar em consideração essas dicas:

  • Reúna os documentos do voo após o cancelamento: para acionar o seguro, quanto mais documentos comprovem a situação, melhor;
  • Guarde notícias, e-mails e notificações relacionadas ao motivo do cancelamento da viagem;
  • Caso a situação seja um desastre natural ou acidente, fotografe e grave o ocorrido e peça documentos que comprovem a situação, como um B.O. ou ficha médica;
  • Caso a culpada seja a companhia aérea, fotografe o painel do aeroporto: como mais uma prova, o painel do aeroporto contém informações relevantes sobre o cancelamento do voo.

Acionando o seguro

Seu seguro cobre cancelamento de voo? Então, assim que assinar a contratação do seguro, a operadora deve fornecer todas as formas de assistência e de contato no Brasil e exterior. Com esses dados em mãos, juntamente com o número de seu contrato e os itens citados no tópico anterior, já é possível dar entrada no pedido de reembolso.

A compensação deverá ser paga em moeda nacional, dentro do período máximo de 30 dias contados a partir da data da entrega, por parte do segurado, de todos os documentos necessários para a comprovação ou elucidação do evento.

Airhelp

Criada em 2013, a AirHelp é uma startup que presta serviços jurídicos para passageiros que tiveram a experiência de um voo de cancelado, atrasado ou superlotado para dentro ou fora da União Europeia nos últimos três anos.

O seguro viagem cobre cancelamento de voo na hora do ocorrido. No entanto, saiba que caso isso aconteça, você tem direitos garantidos por lei e cabe a companhia aérea cumprir.  Porém, muitas vezes as companhias aéreas tentam encontrar brechas para se eximir de indenizações e muitos viajantes precisam entrar com ações para receber seu devido dinheiro. É aí que Airhelp entra.

Como funciona?

Com acesso a milhares de bancos de dados de voos, a Airhelp acessa as informações de sua viagem para verificar se você tem direito à indenização. Por isso, se o seu seguro viagem cobre cancelamento de voo, além de acioná-lo você ainda pode entrar no site da AirHelp e preencher um formulário com alguns dados pessoais e do voo para que façam a checagem de indenização. Caso tenha direito e autorize o procedimento, eles darão entrada no processo.

Vantagens

Consolidada no mercado e com os melhores resultados no âmbito de reivindicação de direitos dos passageiros de companhias aéreas, A Airhelp apenas cobra o serviço caso você obtenha a indenização reclamada. Então, mesmo que seja preciso entrar com ações legais, você não pagará nada, a não ser que ganhe o processo (e aí será cobrada uma porcentagem em cima do valor ganho). O que é uma grande vantagem.

Além disso, toda a operação é feita de maneira online, através do site, e a equipe de especialistas resolverá tudo para você, buscando responsabilizar as companhias aéreas por suas obrigações financeiras.

Dicas importantes

Para evitar problemas, nós recomendamos que você pesquise bastante antes de contratar o seu seguro viagem. Além disso, confira a apólice do seguro e preste atenção em todos os detalhes da cobertura.

E uma dica muito bacana é que, se você contratar o seguro viagem usando o nosso comparador ou pelo Seguros Promo, pode ganhar desconto na compra. Para isso, basta colocar nosso código de desconto EURODICASTURISMO (tudo junto e maiúsculo) na hora do pagamento, na parte de baixo da tela, onde tem um box escrito “Cupom de desconto”, e de clicar em “Aplicar”, para garantir uma economia de 5% no valor do seu plano.E se fizer o pagamento por boleto bancário, pode reduzir mais 5% o valor, totalizando 10%.

Agora que você já sabe que seguro viagem cobre cancelamento de voo, aproveite e confira uma lista de perguntas e respostas sobre prevenção de coronavírus em viagem.

  • Procura ingressos para as melhores atrações da Europa?

    Na Get Your Guide você encontra os melhores tours guiados, entradas para atrações turísticas e atividades únicas em todos os destinos europeus pelo melhor preço.

    VER ATRAÇÕES →
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Para entrar na Europa, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO →
  • Quer ter internet ao chegar na Europa?

    Nós indicamos o chip internacional da America Chip. Funciona em toda a Europa, tem internet ilimitada e os preços são ótimos.

    VER PLANOS →
  • Já tem um cartão de débito que funciona na Europa?

    Depois de testarmos as principais opções do mercado, a nossa escolha é Cartão Wise. É gratuito, seguro e com tarifas econômicas. O cartão Wise é entregue no Brasil e válido em toda a Europa.

    PEDIR CARTÃO →