5 tipos de viajante: descubra qual é o seu perfil e nossas dicas

Viajar pela Europa  / 

Viajar é bom e todos nós sabemos disso. Porém, mais do que apenas escolher um destino e ir, você precisa conhecer (e até se encontrar entre) os tipos de viajante. Pois é, dos mais diferentes estilos de viagem, qual é o seu?

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Confira nosso artigo a seguir para conhecer os tipos de viajante e veja em qual você se encaixa. Tenho certeza que um deles é parecido, se não igual, ao seu estilo de viagem.

Conheça os tipos de viajante e descubra qual é o seu

Veja quais são os tipos de viajante mais comuns e descubra em qual deles você se encaixa.

1. Viajante “nem aí”

De todos os tipos de viajante, o “nem aí” se encaixa como aqueles que estão sempre de boa e prontos para o que der e vier.

Sem muito roteiro, encaram um mochilão e embarcam sabendo somente o dia da volta, mas pelo caminho aproveitam a vibe do dia para definir a programação (quando ela existe).

A hospedagem desse tipo de viajante depende dos contatos e até mesmo de algum voucher de desconto que apareceu por acaso. Pode ser um hostel ou a casa do amigo de um amigo.

O meio de transporte preferido varia entre as próprias pernas, uma carona de alguma alma caridosa que se encante pela simpatia do viajante ou carona de aplicativos.

Dos tipos de viajantes, o “nem aí” tem uma característica sensacional: ele nunca se estressa com nada e curte tudo com muita intensidade, afinal de contas o que vale é o momento.

Melhores destinos na Europa

O viajante “nem aí” curte vários roteiros. Um roteiro pelo Leste Europeu ou pelos países da Escandinávia não vai desiludi-los.

Melhores atividades na Europa para esses tipos de viajante

As atividades podem ir de um bom bar ou restaurante, uma escada no centro de uma cidade qualquer com alguém dedilhando um violão ou uma vista com pôr-do-sol.

2. Viajante planejador

O viajante planejador é daqueles tipos de viajante em que nada pode ser sair do controle. Tudo está matematicamente calculado, desde a saída do seu país de origem até o seu retorno.

Como tudo foi perfeitamente calculado, a hospedagem vai ao encontro da necessidade e da localização. Um hotel melhor num dia e até um hostel no outro são aceitáveis, desde que cumpram o papel de ficar “na mão” para o próximo destino.

O transporte que esses tipos de viajante escolhem é o mais eficiente para o roteiro que ele montou. Então, se ele pretende conhecer mais de um país, pode optar por trem, ônibus, avião ou até mesmo alugar um carro para que nada fuja do planejado.

As atividades do viajante planejador são organizadas por dia e seguem um roteiro que, para o bem de todos e para evitar uma guerra, não deve ser alterado.

Obviamente que os ingressos e visitas estão dentro de faixas de horário e isso faz a alegria do viajante preocupado.

Melhores destinos na Europa

Países extremamente bem organizados são os destinos preferidos do viajante preocupado. Suíça e Alemanha, por exemplo, ocupam as primeiras posições justamente porque tudo acontece conforme o combinado e nem o trem dá uma atrasadinha.

Melhores atividades na Europa para esses tipos de viajante

Visitar castelos, museus e contemplar paisagens fazem parte da viagem desses tipos de viajantes. Isso tudo, claro, desde que o roteiro pré-estabelecido seja cumprido e todas as atividades propostas inicialmente fluam.

planejamento de viagem

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Para você, viajante planejador: confira o que nunca esquecer numa viagem para Europa.

3. Viajante poupa tudo

Uns chamam de “mão de vaca” outros de “sovina”, porém o viajante poupa tudo é hoje também conhecido por viajante “low-cost”.

A viagem vai acontecer e todos os destinos programados serão  visitados, porém, a regra desses tipos de viajantes é sempre o menor custo possível.

O tipo de hospedagem vai variar conforme o tamanho do desconto e até daquele amigo ou conhecido que possibilita uma noite “free” e sem custo.

Os bilhetes de transporte são comprados antecipadamente e a quantidade e tipo variam conforme o desconto na hora da compra.

Tirar foto na frente dos pontos turísticos, museus, castelos e até estádios de futebol fazem parte do “ver, mas não gastar”. Então o viajante poupa tudo vai, mas não entra.

Prefere comprar comida no mercado e montar seus próprios lanches para fugir dos restaurantes.

Não é esse tipo de viajante? Então veja os estádios de futebol de Portugal a visitar!

Melhores destinos na Europa para esses tipos de viajante

Os melhores destinos na Europa são Portugal, Espanha e Itália. Nesses países, o custo para viajar não é tão alto e o tempo ajuda mais quem prefere caminhar do que gastar com transportes públicos.

Melhores atividades na Europa

Independentemente da atividade, o lema é gastar pouco ou, preferencialmente, não gastar. Qualquer atividade pode ser interessante, desde que não mexa no bolso desses tipos de viajantes.

Os museus com entrada livre no domingo são as principais escolhas, bem como conhecer o centro da cidade e aproveitar os parques ao ar livre.

perfil de viajante

Especialmente para “viajantes poupa tudo”: 7 dicas para economizar na Europa e aproveitar ao máximo.

4. Viajante experiente

Geralmente com mais idade e outras viagens na bagagem, o viajante experiente não abre mão de se hospedar em um bom hotel e sempre quer conhecer o restaurante local. Dos tipos de viajantes, este não se preocupa com o preço das coisas, mas com a memória que está criando do local.

O viajante experiente prefere os hotéis das grandes redes. Como ele viaja com frequência, sempre tem um cartão de fidelidade que garante upgrade e desconto em hotéis maravilhosos.

Uber e táxi são os transportes ideais para esse tipo de viajante que, por norma, segue a lei do menor esforço.

As atividades são sempre feitas com tempo e o relógio até parece que mais devagar na viagem deles.

Melhores destinos na Europa para esses tipos de viajante

Paris, Mônaco, Itália, Londres, Bordeaux e Praga estão no topo da lista. Com milhares de restaurantes maravilhosos, essas cidades são palco de viagens e momentos inesquecíveis para os viajantes experientes.

Melhores atividades na Europa

Curtir um bom bistrô francês ou um belo pub inglês são atividades comuns. Além disso, para esses tipos de viajantes, os eventos esportivos costumam fazer a diferença e assistir uma corrida de Fórmula 1 no Principado de Mônaco pode estar na lista.

5. Viajante cultural

O viajante cultural se preocupa com a história e a cultura. O gastar muito ou pouco depende do que a cultura do lugar exige. Dos tipos de viajantes, esse é o que lê tudo e estuda muito antes de embarcar.

Se o hotel ou Airbnb tiver algum traço histórico, pode acreditar que o viajante cultural fará de tudo para se hospedar ali.

Com respeito a transportes, viajar num trem histórico ou fazer a travessia de balsa que os antigos fizeram quando chegaram naquele local é opção certa.

Obviamente que visitar museus, galerias, castelos, campos de batalha, centros históricos e locais incomuns estão no roteiro.

Melhores destinos na Europa

Cada país da Europa tem uma história para contar e os viajantes culturais preferem visitar um de cada vez para poderem se aprofundar.

Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Bélgica, Polônia, Holanda, etc. sempre estão entre os melhores destinos.

Melhores atividades na Europa

Dar um pause no hoje para poder rememorar o passado. O viajante cultural é o tipo de viajante que volta facilmente ao passado e tenta, acima de tudo, sentir e vivenciar toda a história.

É bem comum encontrá-los em museus como o de Van Gogh, em Amsterdam, em campos de batalha franceses ou em Auschwitz, por exemplo. Eles também são loucos por espetáculos de ópera, dança, teatro e tudo que os façam respirar cultura.

Não se assuste se algum dia vir um viajante cultural emocionado dentro de uma livraria ou chorando ao assistir um coral cantando no altar naquela igreja do século XII.

visitar o Museu Van Gogh

Veja nossa lista dos 10 melhores destinos na Europa e não deixe de visitar.

Dicas para todos os tipos de viajante

Na verdade, viajar é tão bom que a gente adapta o nosso estilo. Os tipos de viajante podem variar. Se em um momento o dinheiro está mais apertado, você adota um estilo de viagem. Quando a coisa melhora, você muda e curte uma viagem de maneira diferente, em um hotel melhor e com mais conforto.

A real é que viajar é tão maravilhoso que todos somos um pouco de tudo e adotamos diferentes estilos dependendo do destino e da companhia.

Seguro Viagem Europa

Não esqueça que, independentemente do seu estilo de viagem, é sempre importante fazer um seguro viagem para curtir tudo sem preocupações e com mais tranquilidade.

Além disso, para as viagens para o continente europeu é obrigatório contratar um seguro viagem. Aproveite para conhecer o nosso comparador seguro viagem e economizar.

Seja lá qual for o seu estilo de viagem, aproveite para viajar e curtir, pois a vida é uma só e passa bem depressa.

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.