Vale do Loire: conheça a região dos fabulosos castelos franceses

Visitar França  / 

Desde 2000 considerado como patrimônio mundial pela UNESCO, o Vale do Loire atrai turistas do mundo todo todos os anos para visitar sua bela região, suas principais cidades, seus principais castelos e suas vinícolas.

Encontre o melhor pacote de férias para a Europa

Pacotes de Viagem, Circuitos, Multi Destinos, Cruzeiros.

Confira as promoções na Logitravel e garanta sua viagem dos
sonhos para a Europa.

VER OFERTAS DE FÉRIAS »

Ela é considerada a região francesa com a maior concentração de castelos. Pode até ser visitada mesmo que rapidamente em 1 dia por quem vai conhecer Paris.

Onde fica o Vale do Loire

O Vale do Loire é a região que banha o rio Loire. Suas principais cidades atuais são: Orléans, Blois, Amboise, Tours, Chinon, Montsoreau, Saumur et Angers e está localizado cerca de 130 km de Paris.

Melhor época para conhecer o Vale do Loire

Há castelos que ficam abertos o ano todo. Outros que fecham em alguns períodos, normalmente no mês de janeiro. Então é bom conferir o site de cada castelo antes de ir.

De uma maneira geral, a melhor época para ir para o Vale do Loire é entre março e outubro.

Veja também a melhor época para visitar a França.

Como ir?

Se você puder ficar mais de 1 dia no Vale do Loire, o ideal é pegar um trem até uma das cidades do Vale do Loire e depois alugar um carro lá. Ou então alugar um carro em Paris e ir para lá.

O passeio de carro é o mais indicado para poder aproveitar melhor os atrativos da região, como suas belas estradas, seus castelos e suas vinícolas. Um passeio de carro te permite parar nos mais diversos e belos cantos, criando uma viagem dentro da sua viagem.

Outra opção é contratar passeios guiados que já incluem o transporte, como falaremos mais em baixo.

Caso queira ir de trem ou de ônibus, você deve escolher a cidade destino de acordo com o castelo que deseja visitar.

As principais cidades visitadas são: Orléans, Blois, Amboise e Tours.

Veja também como se locomover na França.

O que fazer no Vale do Loire

As principais atividades são as visitas aos Castelos e vinícolas. Porém também é possível fazer passeios de bicicletas e barco no rio Loire.

Principais castelos da região

Mais de 300 châteaux (castelos e palácios) estão espalhados pelo Vale do Loire. Sua maioria foi construída entre os séculos X e XVI pela realeza e nobreza francesa.

Castelo de Chambord

Alguns ainda são usados hoje como moradia, outros estão abandonados, outros viraram hotéis (isso mesmo, imagina dormir num castelo!) e outros permitem a visitação para o encanto de todos que tem a oportunidade de ir conhecê-los.

Os Castelos mais visitados são:

Vai viajar para a Europa? Veja todos os documentos obrigatórios

Fizemos um checklist de todos os documentos recomendados e obrigatórios para se viajar para a Europa.

RECEBER GRÁTIS »

Chambord: é o maior dos castelos do Vale do Loire. Preste atenção nas suas escadas em espiral que apesar de se abraçarem, não se encontram em nenhum andar.

Chenonceau: considerado o mais romântico, está construído sobre o rio Cher. Também é conhecido como “Château des Dames” devido a sete mulheres poderosas que moraram ali, dentre elas Catarina de Médicis.

Cheverny: até hoje é habitado por uma família nobre (o marquês e a marquesa de Vibraye) numa ala fechada para visitas. Todos os cômodos são finamente decorados e o mobiliário, apesar de ser antigo, é muito bem conservado.

Amboise: está localizado à beira do rio Loire. Devido à períodos de negligência e disputas, apenas 20% do castelo original existe hoje.

Clos-Lucé: é o castelo onde morou Leonardo Da Vinci. Vá ao restaurante L’Auberge du Prieuré para provar um dos pratos daquela época servido por garçons vestidos de acordo com a época de Leonardo Da Vinci. Além disso, veja 40 máquinas produzidas a partir de desenhos originais de Leonardo Da Vinci.

Blois: foi moradia de 10 rainhas e 7 reis franceses. Abriga o Museu de Belas Artes, além disso, você pode ver uma encenação de um duelo medieval.

Villandry: seus jardins valem mais que o castelo em si. É considerado por ter um dos mais belos jardins renascentistas do Vale do Loire.

Veja os castelos mais bonitos da Europa.

Quanto tempo ficar?

Muita gente faz um bate-volta de Paris. Assim é possível conhecer em 1 dia até 3 castelos.

Porém, se você tiver mais tempo, aconselho ficar mais tempo, dormir no Vale do Loire e assim poder conhecer melhor os encantos da região.

Veja também nosso guia de  turismo em Paris.

Onde de hospedar em Vale de Loire

Dependendo do roteiro que você fizer, você pode pesquisar hotéis no Booking no caminho entre um castelo e outro.

Ou então você pode ficar hospedado num local diferente como num castelo:

Passeios em Vale de Loire

Bate e volta

Caso você queira fazer um bate-volta de Paris, você pode comprar suas próprias passagens de trem ou de ônibus e ir para a cidade mais próxima do castelo que deseja visitar.

No Get Your Guide, você tem a opção de visitar os castelos de Blois, Cheverny e Chambord a partir de Tours ou Amboise. As avaliações dos usuários são excelentes! Pode reservar facilmente online, por 169€, com possibilidade de cancelamento.

Há também passeios onde é possível ir e voltar de Paris para o Vale para visitar 3 castelos: Chambord, Chenonceau e Cheverny.

Tour de 2 dias

Se você tiver mais tempo, uma outra opção é contratar o passeio da Paris City Vision de 2 dias no Vale do Loire. Nesse passeio, você conhecerá 5 castelos (Chenonceau, Chambord, Cheverny, Clos Lucé e Amboise), além dos jardins do castelo de Villandry e a belíssima cidade de Tours.

Bicicleta

Se você é mais esportivo, pode pegar um trem até alguma das cidades do Vale do Loire e de lá alugar uma bicicleta. Há 12 percursos sinalizados compreendendo 400 km que te permitirão conhecer as principais belezas da região. Você pode selecionar quais percursos deseja fazer.

Preparado para conhecer essa região de conto de fadas? Desejamos que façam uma excelente viagem!

Prepare a sua Viagem:
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para visitar a Europa?

    Seja por lazer, negócios ou outro motivo, a imigração no aeroporto pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Vai precisar de carro? Para aluguel de carros na Europa esta é a nossa sugestão

    Ter um carro à disposição é um conforto enorme dependendo do tipo de viagem (em família, road trip, etc). Na Europa, sempre alugamos através da RentCars que tem os melhores preços do mercado.

    VER CARROS »
  • Viaje sempre com internet no celular

    Para consultar o Google Maps, chamar um Uber, tirar qualquer dúvida ou para alguma emergência, viajar com internet sem depender de Wi-Fi é essencial hoje em dia. O Chip que usamos sempre em nossas viagens é o da Viaje Conectado que tem os melhores preços e cobertura de 4G do mercado.

    VER PLANOS »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas Turismo.
Compartilhe
Autor

Elaine é brasileira e mora em Paris há dois anos. Completamente apaixonada por Paris desde pequena, sempre sonhou em  morar na cidade Luz. Adora viajar, fazer novos amigos, conhecer novas culturas e descobrir cada vez mais sobre França e a cultura francesa.